quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

[Resenha - Geração Editorial] O Guardião

Postado por Ju às 21:30
Título: O Guardião
Livro #1 da trilogia Cidade das Sombras
Autor: Daniel Polansky
Tradução: Ricardo Gozzi

Anti-herói desencantado combate o crime num mundo assombroso. Poderá se redimir ao investigar o estupro e assassinato de uma garotinha? Imagine um policial noir como os de Raymond Chandler e James Ellroy com o ritmo sanguinolento dos filmes de Quentin Tarantino e a fantasia de “O Senhor dos Anéis”, num cenário como a Los Angeles de “Blade Runner”, onde os policiais não querem ver nada que não convenha e convivem com gangues multiétnicas de assassinos, prostitutas, contrabandistas, drogados e traficantes. Pelas ruas imundas desse mundo devastado, em meio a uma fauna corrupta de que é prudente desconfiar a todo momento, vaga o “Guardião”, um tipo solitário e desiludido que viveu como combatente numa grande guerra, sobreviveu a uma peste e leva a vida como narcotraficante. Ele se droga para suportar seu cotidiano sórdido e investiga o cruel assassinato e estupro de uma garotinha. “Cidade das Sombras” é uma trilogia fantástica, cujo primeiro volume é este alucinante romance de estreia que inaugura um novo gênero: a “fantasia noir”. Tenso, com um suspense crescente, “O Guardião” surpreende pela ousadia, assusta com a previsão de um futuro sombrio para a humanidade e garante uma leitura de impacto do começo ao fim.

Imaginem um garoto que viu seus pais morrerem de peste e teve sua casa saqueada por pessoas em quem confiava. Um garoto que precisou aprender a sobreviver sozinho em um mundo completamente devastado, que cresceu vendo coisas nem um pouco agradáveis. Mas, mesmo quando ainda era uma criança, tinha alguma vocação para guardião. Usou o pouco que tinha para salvar uma garotinha que seria vendida em troca de um pouco de droga.

Como é possível saber quais decisões são cruciais, e quais não são?

Esse garoto cresceu e se tornou um soldado e, ao retornar da guerra, um gélido, que é uma espécie de investigador da polícia. Depois, passou para uma equipe bem mais cruel, responsável por conseguir informações usando todos os meios necessários para isso. Até que, por algum motivo, ele abandonou essa vida e se tornou algo bem diferente. 

- Você é um homem frio.
- Este é um mundo frio. Eu apenas me ajustei à temperatura.

De representante da lei, virou um traficante. Mas um traficante que manteve seus contatos da época de policial e que é conhecido como "o guardião", já que conhece pessoas de todas as classes e faz o possível para que elas possam viver com toda a segurança possível. É como o guardião que o conhecemos, e para ele é inevitável investigar um crime extremamente violento que assusta e escandaliza a todos.

Rara é a situação que requer pleno funcionamento de todas as percepções de um indivíduo, e no geral o mundo se torna um lugar melhor quando visto apenas de soslaio.

A leitura me decepcionou bastante. Esperava algo mais ágil, mais fantasioso. Achei a narrativa muito arrastada. Tive que me esforçar para terminar de ler. Mas, pelo menos, o mistério me manteve interessada. Existe magia na história, mas não é uma coisa muito explorada. Algumas personagens achei bem construídas, outras foram apresentadas de forma bem superficial. E algo que me incomodou bastante foi a quantidade de erros no texto. 

No geral, a história foi fechada sem pontas soltas, e nem consigo imaginar como o autor vai trabalhar a continuação. Mas alguns detalhes não foram bem explicados. Algumas coisas não prejudicaram meu entendimento, por serem coisas menores; mas os motivos das pessoas não ficaram claros para mim, ou não foram fortes o suficiente para me convencer. Fora que achei o final bem corrido, a coisa toda se esclarece de repente, sem uma preparação gradual. Sim, tem a parte legal de sermos surpreendidos, mas acho mesmo que em um livro tão grande (ele tem 445 páginas), daria para tirar destaque de algumas coisas e dar mais destaque a outras, e assim tornar o enredo mais consistente.

Tenho o segundo livro da trilogia aqui, e não vou demorar para ler, mas confesso que não estou empolgada para a leitura. Espero que a baixa expectativa faça com que eu goste mais dele que do primeiro volume.

19 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Estava ficando empolgada com o livro no começo do texto, pois ainda não conhecia essa trilogia e a capa me chamou bastante a atenção. É uma pena que ele não é tão legal quanto parece, ainda mais para um livro de 400+ páginas é sempre importante que o autor saiba equilibrar mistério e aventura, os personagens e principalmente o desfecho.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem?
    Puxa, que pena que o livro não te agradou tanto =( Enquanto lia os primeiros parágrafos da sua resenha, fiquei super empolgada com a história, mas quando você disse que a narrativa foi arrastada eu já fiquei com um pé atrás. É uma pena quando os livros não são totalmente explorados, quando coisas acontecem demasiadamente rápido e outras tããão devagar. Na minha opinião o foco da história é bem diferente do que estamos acostumados, mas como disse, não sei se gostaria de ler.

    Mil beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju. Eu já li as duas obras. Confesso que minha emoção não foi daquelas enormes não. Gostei bastante da história. O enredo em si foi algo que me chamou a atenção, mas a construção da obra em si não me atraiu, foi muito arrastada a leitura e ainda não teve aquele ponto máximo que você disse.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  4. OOOii,

    Nossa, o inicio da sua resenha me despertou interesse mas depois quando vc disse que a leitura foi arrastada, eu fiquei meio receosa. Tenho problemas (acho que todo mundo) com esse tipo de leitura pq acabo me distraindo muito e não consigo concluir.
    Acho que o enredo é muito bom e não foi bem trabalhado, infelizmente. Espero que isso melhore no proximo livro!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Flor! Tudo bom?
    Uau, pelo visto a história é bem mais do que intensa, fico triste por ele, ter passado por tantas tragédias desde tão cedo e a vida dele tem reviravoltas impressionantes. Fiquei triste ao ler que o livro foi uma decepção, pelo que você trouxe da história, tinha tudo para ser algo que nos chocasse e colocasse o livro na lista dos melhores de 2014, mas pelo visto não é assim. Sempre quero arrancar os cabelos quando tudo começa a se arrastar e o único motivo para você querer terminar de ler é "não vou deixar um livro pela metade", a leitura fica cansativa e perde totalmente o propósito. Fiquei surpresa pelo fato de ter erros, não gosto de encontrar e as vezes até influência na minha avaliação. Quem sabe o segundo volume não é melhor, normalmente o primeiro volume é sempre a apresentação sobre o protagonista e seu mundo, vou esperar de dedos cruzados!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, é a primeira vez que ouço fala desse livro, e lendo tua resenha, em nada ele me atraiu, e quando deu tua opinião sobre como a história é mal construída e possui muitos erros, confesso que é uma leitura que vou deixar passar, sem dor na consciência.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Juju, sua linda tudo bem
    Nossa, eu fiz o que mandou no início da resenha e fiquei com o coração partido por ele. A vida sabe ser cruel em alguns momentos. Esperava um mega livro, com esse enredo tinha tudo para ser favoritado pelo menos por mim. Que pena o livro ter se tornado arrastado. De repente, o autor se perdeu. Mas vou aguardar a resenha do segundo volume, quem sabe o autor não pega o ritmo e nos surpreende.
    Adorei sua resenha, apesar da leitura não ter sido o esperado: passou emoção e foi super sincera, como sempre.
    beijinhos.]cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse eu passei pra Suzi, ela leu e gostou, mas também teve algumas ressalvas. Agora conferindo sua resenha, não me arrependo de ter deixado de ler, pelo contrário. Tenho fugido de livros não muito bem recomendados já que meu tempo anda escasso. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Ola Ju quando li a sinopse pensei deve ser o the best Quentim e Senhor dos Anéis, lendo sua resenha já me desanimei com o ritmo da leitura, uma pena ver que o autor não conseguir envolver o leitor desde o começo , Vou deixar essa leitura para mais para frente. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    O livro me fisgou, eu admito, ele parece ser aquele tipo de livro que eu leria mais de uma vez.

    Abraços, Mr. Souza || Small Scribble

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Algumas coisas me deixam sem vontade de ler o livro e outras também me motivam. As que me me mantém longe dele são: pertencer a uma trilogia, ter erros de revisão, você não ter gostado e esse enredo ser bem clichê. Mesmo assim, adorei a capa e acho que mesmo tendo uma trama bem comum e já vista muito provavelmente em algum lugar acho que acabaria gostando, só acho que vou esperar uma nova edição, porque não vou incentivar esses erros continuarem a ser propagados.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem? Achei interessante a história do livro, de como ele passou de um guardião para um traficante, mas bem, estava esperando mais fantasia... e o fato de algumas coisas não serem bem destacadas e o final ser meio corrida me desanima um pouco. Não tenho muita vontade de ler, mas talvez a resenha do segundo volume, me deixe com vontade. Erros no textos me incomodam muito, mesmo que não atrapalhem minha leitura.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju
    Li uma resenha e ela tinha opiniões parecidas com a sua: trama lenta, arrastada, um pouco decepcionante e baixas expectativas para o segundo volume. Não sei se iria amar este livro. Ainda não consigo ter um embasamento para dizer que sim ou que não. Leio ou não leio!
    Eu acho legal o fato do protagonista ter passado por tanta coisa e que estas acabaram se refletindo na sua formação de identidade como adulto. Enfim, gostei dos pontos explorados e da sinceridade, mas ainda não sei se adiciono a lista de prováveis leituras! (eita, que complicação)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom? Poxa, ele tinha uma premissa tão legal. É meio estranho ele não ter abordado mais profundamente certos temas, já que ele tem mais de 400 páginas! Não gosto de uma narrativa corrida, eu não consigo mergulhar na história quando isso acontece. Tomara que o segundo livro seja melhor que o primeiro. Beijos

    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Pela sinopse do livro, imaginei uma resenha empolgada de cheia de relados de aventuras. É chato quando um livro não atende nossas expectativas, principalmente quando ele tem tudo para ser bom. Começar um livro com expectativas baixas tem seu lado bom e ruim. o bom é que você pode se surpreender, o ruim é que, se ele não empolgar, você vai acabar arrastando ou desistindo da leitura =/
    Mas espero que a continuação seja mais animadora.

    Beijos, Dreeh

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    é, realmente, só pela sinopse eu já imaginava um livro com cenas de ação, momentos de tensão, etc. A capa é atrativa e me chama a atenção. Se a narrativa é arrastada, o livro perde toda a graça, o que é uma pena. Espero que o segundo livro da série te surpreenda, pelo menos =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    minha amiga me disse que o livro O Guardião é ótimo, agora venho aqui e me deparo com essa resenha um tanto negativa, acabei desanimando :( Confesso que tinha ficado interessada, por se tratar de um anti-herói, e a história parecia ser legal, uma pena que se tornou lenta e arrastada em certas partes. Espero que o segundo livro seja melhor ;)

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa Ju,é muito ruim quando a narrativa é arrastada e nos desmotiva e quando se espera mais agilidade e fluidez na leitura e acontece justamente o oposto eu fico bem frustrada. Mas, como você eu luto demais para não desistir da leitura.
    Espero que a continuação supere as expectativas e fiquei curiosa para saber como o autor dará continuidade se deixou praticamente tudo fechado no primeiro livro, realmente um desafio para ele, pelo menos na minha opinião.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Ju!
    Quando você começou a resenha eu pensei, caramba que livro maravilhoso. Mas quando você disse que a leitura é arrastada eu me decepcionei. É muito ruim ler livros assim. Espero que a continuação seja melhor.
    Beijinhos!
    Http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo