Título: Métrica
Autora: Colleen Hoover
Livro #1 da Trilogia Slammed
Tradução: Priscila Catão
Editora: Galera Record
Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.
Layken (mais conhecida como Lake) é uma garota de 18 anos que acaba de se mudar para longe da casa em que passou toda a sua vida. Seu pai teve um ataque cardíaco, e a mãe não foi capaz de manter o padrão de vida da família apenas com seu trabalho - então, ela e os dois filhos acabam indo morar em uma casa menor em sua cidade natal, onde uma grande amiga lhe oferece um emprego melhor.
Nunca passou pela cabeça da garota que isso podia ser bom - mas ao conhecer Will, seu vizinho de 21 anos, ela percebe que a mudança pode ter sido uma ótima ideia. Ao começar a se relacionar com ele, sente-se feliz como há muito tempo não se sentia, mas o destino não parece estar a favor dessa felicidade, e Layken precisa encarar mais uma perda.
Quis ler essa trilogia simplesmente porque amei Um caso perdido, outro livro da autora já publicado por aqui. Confesso que no início achei que fosse me decepcionar, mas fico muito feliz em dizer que eu estava completamente enganada!! Colleen mais uma vez destroçou o meu coração. Métrica é um livro maravilhoso, que quando começa a surpreender não para mais.
As vidas das personagens têm tudo para não ser perfeitas, mas elas fazem tudo para que se tornem tão boas quanto possível. É meu tipo preferido de livro, tem drama, mas não é nada depressivo; a morte está presente, mas não é um livro sobre a morte, e sim sobre a vida. Temos uma personagem secundária particularmente importante: a melhor amiga de Lake, Eddie. Uma garota que tem tudo para ser uma pessoa revoltada, mas que é muito alegre e está sempre disposta a dividir sua alegria com o mundo.
Todas as personagens são muito bem construídas, aliás. A gente entra na cabeça e no coração delas e vivencia suas conquistas e aflições. Elas são obrigadas a amadurecer durante a narrativa, e é com muito amor que as coisas acabam se resolvendo - não que tudo termine bem, mas quem disse que a vida é perfeita?
A vida não fica totalmente no meio do seu maldito caminho só porque quer que você deixe tudo nas mãos dela e seja levado por ela. Ela quer que você lute. Que aprenda a fazer uma vida sua.
Nunca gostei muito de poesia, mas esse livro fez com que eu me interessasse mais pelo gênero. É um tipo de poesia que dá título à série, o slam, uma poesia feita para ser interpretada. A poesia é praticamente uma personagem do enredo, porque o slam é responsável por definir destinos. É através dessa linguagem que os protagonistas conseguem entender e expressar seus sentimentos.
E daí que a dor sobre a qual você escreveu ano passado não é o que você está sentindo hoje? Pode ser exatamente o que a pessoa na primeira fila está sentindo. O que você está sentindo agora, e a pessoa a quem suas palavras talvez afetem daqui a cinco anos - é por isso que se escreve poesia.
Enfim, foi uma leitura maravilhosa, super fluida. Não percebi erros no texto. Métrica é um livro que faz refletir, que nos faz ser gratos por tudo o que temos. Não é um livro com temática natalina, mas as mensagens que ele transmite fazem dele um livro perfeito para ser lido nessa época - e em qualquer outra época também.
Oi Ju, tudo bom?
ResponderExcluirAinda não li Métrica e nenhum outro livro da autora. Vou começar a ler "Um Caso Perdido" de tanto que me indicam. Fico feliz que esse livro tenha aberto a possibilidades para as poesias. Também não curtia muito, mas espero mudar de opinião depois desse livro. Adorei a resenha, ela me deixou com mais vontade de começar essa série! Confesso que estava esperando lançar todos os livros para começá-la. HAHAHAHA
Beijos, Rob
http://estantedarob.blogspot.com.br
Tenho um amigo que é louco por esse livro. Confesso que, lendo sua resenha e a vendo a paixão desenfreada desse meu amigo, estou muito curiosa. Ele falou da poesia existente no livro (ele até começou a compor depois da leitura) e eu fiquei ainda mais curiosa, pois amo poesia. Prosa e poesia juntas, então! deve ser a perfeição!
ResponderExcluirhttp://eueminhacultura.blogspot.com.br/
Amiga eu ainda não tive chance de ler essa série, mas eu já tenho Métrica em minha estante. Só que tipo, eu quero ver se consigo comprar os outros da coleção para poder ler tudo de uma vez só, porque eu odeio terminar um livro e não ter o próximo para ler sabe? hahahahaa....Mas mesmo assim vou tentar ler, principalmente depois de ler a sua resenha, porque gostei bastante de tudo que vc falou sobre a história. Fiquei bastante curiosa e espero gostar bastante =] Eu adorei UM CASO PERDIDO e acho que com essa série não será diferente também =]
ResponderExcluirlovereadmybooks.blogspot.com.br
Eu sou doido para ler esse livro, com sua resenha então...
ResponderExcluirhttp://criativare-leitura.blogspot.com.br/
Oooi Ju!
ResponderExcluirEu AINDA não li nada da Collen, mooorro de vontade, porque pelo visto ela escreve livros maravilhosos.
Vejo muitas resenhas dessa serie e eu tenho vontade de ler (mas vou comecar por Um Caso Perdido).
Achei bem legal saber que é um livro sobre a vida e não morte, porque já tô meio cansada de tristeza. Acho que uma das qualidades da autora é essa é conseguir construir bem seus personagens, amo quando isso acontece.
Não vou conseguir ler por enquanto, mas quero ler algo da autora em breve!
Beijinhos.
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, Ju!
ResponderExcluirLi Métrica recentemente e me apaixonei - não tanto quanto Um Caso Perdido. Acho que a Colleen sabe muito bem como trabalhar com o gênero sem ser clichê ou apenas focar naquele amor arrebatador dos personagens, onde tudo que eles pensam é somente neles. Gosto quando um romance nos trás reflexões sobre nossa própria vida.
Beijos; Feliz Natal.
Blog Cantar Em Verso
Métrica é o meu livro preferido da Colleen. Não tem como, ela escreve muito bem e sabe o que faz. Sou apaixonada pelo Will, ele é incrível. Só fiquei meio traumatizada porque Kel era nome de um homem =P huahuahuahua
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Olá Ju, essa é uma trilogia que pretendo ler no ano que vem <3 parece ser muito boa e com um ótimo enredo que mostra que uma mudança que tem tudo para ser ruim pode trazer ótimos frutos, gosto de saber que tem um pouco de drama, mas que não chega a ser depressivo. Sua resenha ficou ótima.
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
Oi Ju, tudo bem? Aah, preciso continuar a ler esse livro, comecei uma época, mas acabei tendo que parar. Preciso mudar isso e espero que em 2015 consiga ler toda a trilogia. É um livro realmente bonito, e realmente é um livro que nos fala sobre a vida... achei muito interessante essa visão que você teve dele. O slam realmente chega a ser uma personagem da história, tão vivida que está. E fora que a Lake e o Will são perfeitos um para o outro.
ResponderExcluirAdorei a resenha!!
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Juuuuuu, que bom que você gostou! Comecei a ler a resenha já apreensiva pra saber sua opinião, porque quero que todos leiam e gostem da escrita da Colleen (idem com Eleanor & Park). Eu amei Métrica, o romance de Will e Lake, a poesia embelezando tudo... E os personagens secundários? Amei os irmãos, a amiga maluca e a mãe. ♥ Colleen é diva e ponto! hahahaha!
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho esse livro auqi em casa e estou a um bom tempo treinando para começar a ler ele, pois vi vários comentários dizendo que esse livro é de destruir o coração, então estou me preprarando antes da leitura, sabe? kkkkk Mas eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro, a sua foi a primeira e ela me fez querer sair correndo e pegar o livro da estante, porque você falou que uma forma que me deixou muito interessada na leitura mesmo, ou melhor, me deixou mais interessada ainda. O seu comentário sobre o livro ser de drama e falar sobre a vida me deixou muito interessada, seu comentário sobre os personagens me fez imaginar que a autora é incrível, consegue fazer com que o leitor vivencie os momentos do personagem e fazer com que ele entre no coração é algo difícil, né? Enfim, eu adorei a sua resenha, ficou maravilhosa, depois dela eu coloquei Métrica como o próximo livro a ler *-*
Beijos :*
Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br
Oi Ju.
ResponderExcluirDesde que li Um Caso Perdido e me encantei pela autora que estou pra ler essa série, mas já preparei uma listinha para o próximo ano e ele está nela.
Pelo visto é característica da autora criar histórias com uma temática que desperta o interesse do leitor e surpreende.
Espero encontrar na Collen minha próxima autora favorita.
Beijos.
Leituras da Paty
Olá Ju!
ResponderExcluirTodos falam muito bem sobre essa trilogia. Eu tenho Métrica e Pausa, ma não tive tempo de ler. E cada vez que vejo resenhas sobre esse livro eu fico muito ansiosa para conhecer a história. Que bom que o livro te agradou.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi Jú,
ResponderExcluirAmei a sua resenha e estou louca para ler Métrica, sabe amo tramas que nos surpreendem e como você disse que a autora consegue fazer isto de uma forma impar, tenho certeza que vou gostar da obra que já está na minha lista de desejados faz algum tempo. Todos falam da forma espetacular da Collen escrever e captar 100% a atenção do leitor, amo esta magia da escrita. Tem drama sem ser depressivo e tem morte sem ser exclusivamente sobre ela e Lake cheia de vida como você colocou deve ser uma personagem apaixonante.
beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Colleen destroçando corações. Cade a novidade na frase?! hahaha
ResponderExcluirEu adiei demais essa leitura, com medo do lado poético e tudo mais, e como eu me arrependi disso. A poesia é essencial aqui e nao torna o livro chato, com aquele ar super culto. Os personagens são muito bem construídos e eu estou louca para ler a continuação, principalmente porque ela é narrada pelo Will <3
E você tem razão, é uma história para se ler em qualquer época do ano.
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Olá Ju
ResponderExcluirEsta resenha me conquistou e acabo de colocar este livro na minha lista de livros pra sair da zona de conforto. Confesso que pela blogosfera me interessei por Um Caso Perdido e já que amou aquele (e este também) vou dar uma chance à autora, que parece ser ótima sempre naquilo que propõe.
Abraço!
www.umomt.com
Ooi, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não li nada da autora, mas só ouço coisas boas sore "Um caso perdido". Creio que "Métrica" seja muito bom também.
Me interesse pela leitura, porém, por se tratar de uma trilogia. Vou adiar a leitura.
beijooos!