Título: O avião de Noé
Autor: Fernando Vita
Em “Todavia”, cidade do interior baiano, tudo pode acontecer… e acontece. Nos anos 1950, começando com uma explosão durante uma missa em louvor à Santa Rita dos Impossíveis. Uma fábrica de fogos pega fogo, mas todos acham que o barulho é devido às comemorações pela vitória do Brasil contra a seleção sueca. O responsável: o porco de um enfermeiro. Um inventor improvisado acredita que, com os restos de sucatas que vai encontrando, poderá construir um helicóptero, o “Águia de Todavia”, e até marca o dia para seu lançamento. A geringonça voará? Este e muitos outros relatos desfilam numa sucessão de acontecimentos vertiginosos na cidadezinha imaginária baiana criada pelo jornalista e romancista Fernando Vita, que compõe um mosaico debochado, escatológico e cheio de aventuras populares com tipos folclóricos neste seu segundo livro, depois de “Cartas anônimas”.
O avião de Noé fala sobre a vida em uma cidade imaginária no interior da Bahia - uma cidade em que a luz elétrica é de baixíssima qualidade, em que as pessoas vivem com fossas (o escatológico na sinopse não é brincadeira... tem várias cenas que me deram enjoo), e em que a clandestinidade das indústrias é a regra. Isso causa inclusive uma tragédia no início da narrativa - uma explosão em uma fábrica de fogos.
Não foi uma leitura que gostei de fazer. Meu maior problema com o livro foi o estilo de escrita. A história se passa a partir do final da década de 1950, e o vocabulário na época era um pouco diferente. Levei bastante tempo para me acostumar. A linguagem também é bem crua, no sentido de que o autor não mede palavras em nenhum momento.
Minha maior dificuldade foi na hora de ler páginas inteiras sem nenhum ponto final. Que fique claro, o autor usa pontos finais, mas algumas vezes nos deparamos com um texto enorme antes de encontrar um deles. Também não consegui realmente sentir simpatia por nenhuma personagem, e isso sempre prejudica minha opinião sobre um livro.
O que achei legal: as referências que o autor utiliza no texto e a crítica presente na obra. Tem muito disso, e coisas assim sempre enriquecem a narrativa. O enredo ficou bem crível também; por mais que à primeira vista algumas situações possam parecer absurdas, todas são possíveis.
Pensei em abandonar o livro várias vezes, mas acabei conseguindo terminar, mesmo que tenha precisado me obrigar a fazer isso. Eu já disse a vocês e repito: a leitura é uma experiência muito pessoal, e não é porque eu não gostei que vocês também não vão gostar.
Oi ju! nossa so de ler sua resenha que por sinal esta otima e super detalhada, eu me cansei rs achei essa historia pesada acho que seria essa mesmo a palavra pesada!
ResponderExcluirnao gostei do livro e nem me interessei pela historia :(
beijos
www.marichic.comn
OOoi Ju!
ResponderExcluirLi uma resenha toootalmente diferente da sua, por isso eu adoro a leitura.
Gostei de saber desse lado da hstória, eu não conseguiria ler um texto de pontuação assim. Fico triste que você não tenha se envolvido com o livro nem com os personagens, passei por isso com um livro que estava lendo e é muito ruim.
Gostei da sua sinceridade!
Beijinhos!!
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi Ju... tudo bem???
ResponderExcluirBom eu não costumo ter esse tipo de leitura... então assim que vi o livro sabia que não iria ler e entendo perfeitamente a parte de você não ter gostado... dependendo do contexto que o livro possa trazer realmente pode ou não nos decepcionar.... é uma pena que o livro não tenha te envolvido... Xero!!!
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirAchei a sinopse bem interessante, mas algumas coisas que você falou me deixou desanimada. O fato de terem páginas inteiras e nenhum ponto me cansa muito, não consigo me acostumar com esse tipo de leitura. Além disso, a linguagem dessa época também me desanima um pouco. Bom, não tenho muitos problemas com cenas meio nojentas e acho interessante a crítica. Entretanto, não sei se leria o livro.
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oi, Ju!
ResponderExcluirJá li uma resenha sobre esse livro, que ao contrário da sua era positiva mas ainda não havia me interessado. Mesmo achando a premissa legal e carga de criticas me interessar, não é algo que eu colocaria na minha lista para 2015.
Uma pena que o livro não te agradou tanto, mas achei legal voce não abandonar até o fim da história.
Beijos.
Blog Cantar Em Verso
Olá, Ju!
ResponderExcluirAchei a premissa do livro bem legal, entretanto, não sei se o leria. O fato de você ter pensando em abandonar o livro e ele possuir diversas partes onde há a falta de pontuação final me deixou bem desestimulado. Gostei da sua resenha, está bem sincera ;)
Até mais,
Sérgio H.
www.decaranasletras.blogspot.com
Oieee, eu achei a capa bem diferente mas gostei, porém sobre a temática do livro eu achei um pouco estranho o que o livro representa, confesso que é um tipo de livro bem diferente, eu suponho, mas eu acho que assim como vc eu tbem não iria gostar do mesmo. Mas mesmo assim valeu pela dica rs, Abraços.
ResponderExcluirAbandonar um livro é triste demais, mas as vezes acho que levar uma leitura ruim até o final é perca de tempo. Essa não é a primeira resenha negativa que vejo do livro, o que só confirma minha opinião sobre nao querer lê-lo.
ResponderExcluirBeijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Oi Juju, querida, tudo bem
ResponderExcluirUma linguagem crua, descrevendo cenas capazes de causar enjoo. Esse livro não vai me fazer bem. Não gosto de histórias assim. E ainda teve que lutar para ir até o fim. Definitivamente não é para mim. Uma pena mesmo. Mas concordo com você, é um tipo de livro, pode não ser do nosso gosto, mas provavelmente é de alguém. Adoro ouvir (quer dizer, ler, risos) suas opiniões sempre tão sinceras.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Ooooi, tudo bem?
ResponderExcluirJá disse que amo o eufemismo? Não me sentiria bem lendo algo tão grosseiro. Como a história se passa em 1950, achei meio nada a ver a capa :/
Essa leitura não me faria bem.
Beijooos!
Oi Jú,
ResponderExcluirVocê sabe o quanto a sua opinião é importante para mim e se no início da leitura da resenha eu já estava pensando não ler, acabei me fechando completamente nesta decisão, pois você pensou em desistir, me pareceu que o autor não teve alguns cuidados, além de ser muito, mas muito cansativo ler páginas e páginas sem ponto, não dá.
Beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Tem livros que eu também penso em abandonar. Então eu deixo de lado um pouco, leio outro livro e depois volto. É assim mesmo. Quanto a O Avião de Noé, a leitura não chama a minha atenção, infelizmente.
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Olá Ju!
ResponderExcluirNunca tinha visto esse livro, me parece um história muito maçante. Acho que não conseguiria ler esse livro. A sua resenha demonstra o quanto você não gostou da história e é horrível ler um livro que não nos agrade.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oiii Ju
ResponderExcluirAcho que não leria esse livro, não. Só na parte que tu disse q te deu enjoos, já não gostei.
Quem sabe mais para frente eu o leia.
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/