quarta-feira, 9 de abril de 2014

[Resenha - Única Editora] Poder

Postado por Ju às 22:30
Esta resenha não possui spoilers desse livro ou dos livros anteriores da série.



Título: Poder
Livro #3 da Saga Encantadas
Autora: Sarah Pinborough
Tradução: Edmundo Barreiros
Editora: Única

Sinopse: Acordar uma princesa pode ser letal. Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder... Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida. Porém, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fadas, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não perecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventuras.

Poder é o último livro da trilogia Encantadas. Vocês sabem que eu amei Veneno, e me decepcionei com Feitiço. Agora fiz as pazes com a série, e me considero quase completamente satisfeita com o desfecho.

Apesar de ser o terceiro livro, cronologicamente Poder vem antes. No final dele há uma entrevista com a autora, em que ela explica que procurou escrever a série de uma forma que, mesmo que um leitor começasse a leitura fora da ordem, conseguisse acompanhar os acontecimentos. Ela também disse que, dependendo da ordem de leitura, poderíamos gostar mais ou menos de determinadas personagens, com o que eu concordo plenamente. Já tinha uma antipatia profunda por uma personagem específica antes de ler Poder, mas se tivesse começado por ele com certeza conseguiria ser um pouquinho mais tolerante com essa pessoa.

Como acontece toda vez que fingimos que uma situação não é ruim, para todo homem ou mulher chega um momento em que não dá mais.

Esse livro é baseado na história da Bela Adormecida, mas também em muitos outros contos de fadas; mistura inclusive um número bem maior deles que os livros anteriores. Na verdade, considero que a inspiração principal nesse volume foi outro conto de fadas... mas acredito que contar qual seria um spoiler imenso, então aguentem a curiosidade. A autora me surpreendeu bastante, e conseguiu ligar perfeitamente esse livro aos outros.

As personagens foram bem construídas, gostei principalmente da Petra, uma garota que vive em um lugar isolado com a avó e se junta ao príncipe e ao caçador para viver uma aventura. Poder tem algumas partes mais fortes que os outros volumes, acho que foi a primeira vez na saga que senti bastante nojo e repulsa, ele tem um lado bem macabro. Mas, se meu estômago aguentou, tenho certeza que qualquer estômago aguenta.

Só tenho duas observações a fazer: faltou um detalhe importantíssimo na capa, e gostaria de saber mais sobre o que aconteceu com determinada personagem, que surge no fim de Feitiço e participa bastante dessa história. Fiquei realmente curiosa para saber o que a pessoa passou antes de chegar ao ponto que chegou.

Gostei bastante da saga. A autora fez algo inovador, e a série merece ser lida, apesar de eu ainda odiar o final de Feitiço... rs... Espero que vocês tenham a oportunidade de conhecer esses livros, a autora realmente conseguiu fazer releituras fantásticas de alguns contos de fadas. =)

Todo mundo precisa encontrar o próprio destino.



19 comentários:

  1. Gosto muito dessa nova roupagem que alguns autores estão dando para os clássicos, que não são tão infantis hahahahaha

    Ponto importantíssimo pra mim: saber que a autora teve todo um cuidado de escrever uma série na qual as pessoas não se sentissem perdidas por começá-la fora de ordem... Sarah, vc é uma fofa!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju.
    Engraçado eu adorei Feitiço. Estou com Poder aqui para ler e pretendo começar ainda hoje. Fiquei curiosa para saber quem é essa personagem que surgiu mais para o final do livro e a parte macabra dele. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, a personagem com que eu fiquei curiosa aparece é no final de Feitiço, mas claro que só no decorrer de Poder a gente descobre de quem se trata e porque ele causa certa reação no príncipe no livro anterior... Espero que curta a leitura! Beijo!

      Excluir
  3. Oi Ju!

    Acho as capas dessa série muito bonitas e gosto da ideia das releituras de contos de fadas. Também gostei que mencionou que a autora consegue fazer uma ligação entre os três livros e fiquei curiosa com essa personagem que aparece em Feitiço que mencionou. Gostei da resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma série que quero muito ler. As capas são lindas e as premissas, ótimas. E Bela Adormecida é um de meus contos de fada favoritos.
    Que bom que vc gostou deste, estava preocupada desde sua resenha de Feitiço. Melhor assim, né?! Mas fiquei receosa com a tal personagem... ela não ficou sem final não né?! E que detalhe faltou na capa?
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, digamos que ficou sem meio... rs... e tem gente que fica meio sem final, hehe, não exatamente em Poder... mas não é nada que incomode... afinal, contos de fada sempre terminam com "e eles viveram felizes para sempre, né?". Esses livros terminam mais com "e eles foram viver sua vida prontos para enfrentar todos os problemas que surgirem"... rs...

      Excluir
    2. Esqueci de falar sobre a capa... não posso dizer... rs... segredo!! hahaha... É um detalhe bem marcante sobre a personagem.

      Excluir
  5. Ainda não li a série. Já tenho os três livros aqui e pretendo ler depois de terminar minha leitura atual. Achei uma pena você ter odiado o final de Feitiço..fiquei curiosa para saber porque.
    Gostei muito da sua resenha de Poder, parece ser um livro muito bom também, fiquei mais curiosa ainda para ler, apesar de você ter comentado que faltou alguns detalhes...beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    As capas desses livros são bem chamativas e essa ideia da autora de poder fazer com que o leitor não perca nada da história lendo em qualquer ordem é muito boa! Se bem que essa coisa de ter uma empatia maior com determinado personagem dependendo da ordem de leitura é um pouco diferente demais haha

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju

    Eu já comprei a saga das Encantadas e hoje ainda pretendo inciar a minha leitura de Veneno.
    Gosto muito da releitura dos contos de fadas, sou fã de OUAT e por isso não poderia de ler essa saga.
    As capas são lindas e forma um conjunto maravilhoso.

    Até mais
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  8. Sério Ju, que a série terminou e você ainda ficou com questões pendentes?
    Bom, eu acho que li todas as suas resenhas sobre essa série, e definitivamente não é uma leitura que eu tenha urgência em fazer, mas admito que tive meus momentos de curiosidade, então pode ser que eu venha dar uma checada nas histórias, mas nada pra já, até mesmo porque esse negócio de macabro que tem em Poder não é o meu forte rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Hey Ju,

    Ainda não li nenhum livro dessa trilogia, mas tenho muita vontade de iniciá-la, gosto muito de contos de fadas, eles me levam de volta pra infância, e me faz querer de novo ser uma princesa rararar, releve meu ataque de loucura, as capas são lindas, preciso desses livros.

    Mayla

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,
    tudo bem?
    O que mais gostei nessa série, foi a criatividade da autora. Ela transformou personagens clássicos dos nossos sonhos, em pessoas reais, com problemas, com dramas, boas e ruins. Quero muito ler!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee, eu amei veneno, porém quando fui ler feitiço eu não consegui descobrir a ligação entre os dois livros kkk, somente depois de terminar de ler feitiço que minha ficha caiu de que a branca de neve era a mesma kkkk, enfim o final de feitiço foi surpreendente kkk, espero gostar também deste final rsrs, as capas nem se fala, são LINDAS <3 rs Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,
    Eu não gosto de releituras, sei que isso soa preconceituoso e posso estar perdendo uma ótima série, mas eu acho releituras tão oportunistas.
    É bom saber que os personagens são bem elaboras e confesso que fiquei curiosa com o lado macabro... mas ainda não tenho certeza se lerei a série...

    Bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Ju
    Eu estou louca para ler a saga Encantadas, mas estou primeiro terminando a série das Irmãs Fallon, da Única Editora e depois começar essa série. Adoro as releituras de contos de fadas, isso é influência de Once Upon a time...rsrsrs. Ótima resenha, só aguçou a minha curiosidade nessa saga.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!

    Eu realmente quero ler essa série! Achei um máximo o que vc trouxe sobre a entrevista da autora: ''ela explica que procurou escrever a série de uma forma que, mesmo que um leitor começasse a leitura fora da ordem, conseguisse acompanhar os acontecimentos. Ela também disse que, dependendo da ordem de leitura, poderíamos gostar mais ou menos de determinadas personagens''

    E é uma inovação! É engraçado como somos influenciados pelas perspectivas das histórias e como um bom autor consegue nos guiar para odiar ou amar um personagens em um determinado momento e mudar de opinião em outro!

    Maravilhosa resenha! Me deixou com mais vontade ainda de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Desde que essa trilogia foi lançada comecei a me interessar bastante. Achei todas as capas muito bonitas e os comentários das pessoas sobre os livros só foi me empolgando mais. Adorei sua resenha pois achei bem 'sóbria', não gosto muito de resenhas de gente que só fica empolgado elogiando tudo e nao tem nenhuma critica sabe? Apesar das criticas feitas eu continuo bem interessada pela história

    ResponderExcluir
  16. Olá Ju.
    Juro que achava que pelo título Saga Encantadas, seriam mais de três livros. Fiquei surpresa por este ser o último e confesso que perdi uma puta promoção com os três, mas meu escasso dindim do cofrinho é pra bienal e quero primeiro terminar minhas séries incompletas.

    Mas não gostei nadinha do fato dos livros terem sido escritos meio que, de propósito, fora da ordem. Isso atrapalha totalmente meu ritmo de leitura :/

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo