sábado, 19 de abril de 2014

[Resenha - Geração Editorial] O Enigma das Estrelas

Postado por Ju às 20:00
Título: O Enigma das Estrelas
Autor: F. T. Farah
Ilustrações: Samuel Casal
Livro #1 da série Clube dos Mistérios
Editora: Geração Editorial (selo Geração Jovem)

Sinopse: Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador. Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre. Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...

Ok, vamos lá. Estou um tanto quanto decepcionada com esse livro, mas vou tentar apresentá-lo a vocês da melhor forma possível. Afinal, os motivos que me fizeram não gostar dele podem fazer alguns de vocês se interessarem... rs... 

Morro do Ferro. Uma cidade em que é difícil encontrar um morador que nunca tenha visto um disco voador, ou até mesmo um extraterrestre. Existe até um morador que se tornou um mendigo e não consegue se manter sóbrio desde sua abdução - mas nisso pouca gente acredita, os moradores preferem pensar que ele é um bêbado louco. Com certeza é a opção mais confortável para continuar vivendo suas vidas sem preocupações. Se é que isso é possível em um lugar amaldiçoado...

- Um padre se apaixonou por uma mulher. Certo dia, o sacristão pegou os dois atrás do altar. Pelados. Revoltado, ele saiu da igreja aos berros dizendo que (...) os moradores deveriam matá-lo para se livrarem da ira de Deus. O padre foi amarrado com a mulher em uma figueira na praça. Antes de morrer, ele amaldiçoou Morro do Ferro. (...) Alguns dias depois um morador contou que uma bola de fogo apareceu no céu, jogou um raio na figueira e ela secou na horinha. (...) Muitas pessoas se mudaram daqui e as que ficaram diziam que os demônios vieram se vingar da morte do padre. 

Cinco amigos - Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho - costumam passar sempre suas férias de julho por lá, já que é a cidade natal de seus pais. O pai de Jonas acha que o filho está muito ligado à tecnologia, que precisa de um contato maior com a natureza. Então, tem uma ideia: que ele e seus amigos acampem assim que chegarem à cidade. Convence os pais dos outros garotos (e garotas) e lá vão os cinco, rumo ao Morro dos Anjos (o lugar em que luzes estranhas usualmente aparecem).

Nem todos ficam felizes com isso. Alguns estão bem assustados com a possibilidade de encontrar extraterrestres, demônios, ou simplesmente animais selvagens sedentos por sangue... Uma das meninas está tendo pesadelos constantes, acha que eles estão correndo um perigo desnecessário. Será que esse perigo é real?

A narrativa do livro flui, os diálogos são bem construídos. A diagramação está boa, a letra utilizada é de um tamanho bom para a leitura. Há pequenas ilustrações no início dos capítulos que aumentam o interesse do leitor. Quando um capítulo termina na frente de uma folha, o verso dela é preto. =)


O que, afinal, fez com que eu me decepcionasse? Primeiramente, achei fraca a construção das personagens. Não consegui me envolver com elas, porque sabia muito pouco a respeito de cada uma. Isso é algo que me incomoda bastante. Como é o primeiro de cinco livros, acredito que isso ainda poderá ser trabalhado nos volumes seguintes.

O segundo motivo é muito mais pessoal. Tenho pânico de cobras, e elas têm uma participação grande na história. Achei nojentos os extraterrestres que o autor escolheu para colocar na narrativa e, no final, quando ele explica algumas alterações que fez da primeira edição para essa, fiquei ainda mais revoltada com a escolha, porque na primeira edição ele usou extraterrestres diferentes... rs... Mas, quem acha répteis seres fascinantes, vai gostar da alteração.

Por último, eu esperava que algum mistério fosse resolvido... só que na verdade o mistério é apenas apresentado. Mas o autor não tem culpa das minhas expectativas terem sido inadequadas... rs... ele não me prometeu uma história fechada em cada livro, e sim uma série, sem nenhuma especificação de como seria trabalhada.

Bom, é isso. O book trailer ficou bem legal, assistam! =)


13 comentários:

  1. É, acho que eu também não gostaria de extraterrestres associados a répteis. Aliás, não assistam ao filmes Batalha Naval se vocês também não gostam, é uma mistura humanoide, mas ainda assim não é uma boa para quem não gosta.
    Espero que o autor atenda suas expectativas nos próximos livros, Ju.
    Adorei a resenha, você explicou os motivos de não ter gostando e isso sempre nos ajuda a decidir se queremos não ou ler. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiee Ju =)
    huuum, por tua resenha não vou ler, não tenho pavor mas não gosto muito de cobra, e que chato o autor apresenta problema mas não soluciona ;s
    pelo amor, também não gostei muito da capa, bem se ganhar leio, mas comprar não.
    Beliscões da Máh~~<3
    Blog | Twitter |Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oieeee, eu também tenho pavor de cobras suauhsuahusashuhu, já tinha visto este livro mas nunca tinha lido uma resenha, é uma pena que o livro não te envolveu rsrs, eu ainda não sei se leria, fiquei em dúvida rsrs. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju,
    Esse é minha próxima leitura, diante de sua primeira frase, já não vou com tanta sede ao pote hehe, sem muitas expectativas.
    Pareceu-me realmente um livro bem leve, que a narrativa flui de uma forma bem comum para o público alvo do livro talvez.
    Assim como você fico bem frustrada quando me deparo com personagens bem fracos, que o leitor não consegue se envolver com eles, sempre que favorito um livro esse é um dos motivos, o envolvimento que tenho com os personagens.
    Menina eu tenho PÂNICO de cobras, só de ler essa palavra já fico toda arrepiada :(
    Espero que o resto do livro me agrade, mas já sei que não será nos meu favoritos.
    Gostei da sua resenha, que mesmo sem te agradado você, colocou os pontos fortes do livro.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,
    tudo bem?
    Eu entendo perfeitamente. Eu não tenho fobia de cobras, particularmente, mas morro de medo mesmo assim, risos.....
    Eu gosto muito de mistérios, de tramas policiais, e esse parecia ser muito bom. E como o nome é o enigma das estrelas, eu entendi, que cada livro teria um novo caso, logo, ele teria que dar o desfecho dentro do próprio livro.
    Fiquei em dúvida agora, se lei ou não.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É aquilo né Ju, gosto é gosto, opinião é opinião, e cada um tem sua visão, mas a verdade é que sempre levo em consideração opiniões de amigos confiáveis.
    Então assim, como a ideia geral não me agradou muito e você ficou decepcionada, e entendi perfeitamente suas justificativas, eu vou fazer essa ressalva aqui no minha cabeça e pensar bem antes de decidir ler.
    Também não gosto quando os personagens não são bem trabalhados, parece que tudo perde o sentido e eu me sinto uma intrusa no meio de um monte de estranhos rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju!!! Adorei a resenha!

    Humm, mesmo você tendo falado que decepcionou-se, eu fiquei interessado na leitura de Enigma das Estrelas. Primeiramente porque o fato dos et's serem repteis não me incomoda, não que eu goste, mas também não me dão medo, como você disse é um motivo pessoal.
    Já li muitos livros com a construção péssima dos personagens, me incomoda muito, mas acho que também é de cada um, porque você não se deu com os personagens, mas talvez eu ou outras pessoas podemos gostar.
    O que me chamou atenção foi a história, adoro maldições, et's, criaturas fantásticas e todo esse mistério. Apesar do enredo me parece muito filme de sessão da tarde, O Enigma das Estrelas é um livro que eu leria.
    Então eu vou ficando por aqui, abraços!

    Jonathan Freitas - http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem???
    Então eu tenho aquele medinho de cobras, mas não as acho nojentas, mas o livro não me despertou pela leitura. O enredo até que foi interessante, mas mesmo assim. Não sei o conjunto apresentado não me animou. Eu até achei interessante algum mistério, mas se não mostra nenhum desfecho ai realmente desanima né... Mas quem sabe nos outros você se anima mais e talvez seja surpreendida? Xero!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Apesar de você ter se decepcionado um pouco eu fiquei curioso para ler esse livro só pelo fato de ter extraterrestres, e eu acho cobras tão legais, eu queria ter uma de estimação, mas infelizmente eu teria que ter uma casa um pouco maior, pra não deixar a cobra presa 24hrs em uma gaiola. Espero conferir esse livro em breve!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Jú,

    Bom, gosto de personagens fortes e que obra me dê bastante clareza do papel de cada um, parece não ser este o caso. Outras questões que me desmotivam a ler este livro: 1) tenho verdadeira paúra de cobras, me incomoda o simples fato de algumas vezes vê-las na TV. 2) uma série de 5 livros é muito para mim, sou um bicho que não gosta de se sentir preso e o mesmo vale para livros.

    Bjim
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Acontece de a gente se decepcionar nessa nossa vida literária! Eu também gosto de histórias bem fechadas, mesmo sendo uma série, sempre espero que o mistério apresentado no livro seja resolvido, não me importa que fique algumas pontas soltas, se o principal for esclarecido!
    Não é a primeira resenha assim que leio, de imediato ele não me chamou atenção, mas se topar com ele, espero ler!
    Boa resenha flor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem?
    Confesso que apesar de parecer uma leitura ok, não me atraiu muito, não.
    Acho que não chamou minha atenção: nem a história, nem o desenvolvimento do livro. Provavelmente não lerei, mas quem sabe um dia. Estou com tantos livros que quero MUITO ler, que esses que nao me atraem acabam ficando esquecidos.
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  13. Mas o que que tem a ver répteis e extraterrestres? Acho que ao final da leitura, me sentiria tão decepcionada quanto você. Já vou deixá-lo aqui anotado na listinha de "Não Compre!', rs.

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo