quinta-feira, 3 de abril de 2014

[Resenha - Editora iD] Inside Girl

Postado por Ju às 16:00
Título: Inside Girl
Autor: J. Minter
Tradução: Marcos Maffei
Livro #1 da série Inside Girl
Editora: iD

Sinopse: Flan Flood podia reclamar de muitas coisas, menos de nunca ter ido às festas mais legais, vestido as roupas mais exclusivas, frequentado os colégios mais caros e conhecido os mais belos garotos. Mas agora ela se cansou de tudo isso e resolveu dar uma guinada em sua vida - ela vai se matricular em uma escola pública e começar a levar uma vida de garota comum. Será que esta adorável inside girl vai se transformar em uma... outsider?

Flan Flood é uma inside girl, o que quer dizer que ela faz parte de uma elite. Aos 14 anos, mora em Manhattan e nunca lhe faltaram as melhores roupas e convites para as festas mais badaladas. Seus irmãos mais velhos, na verdade, são os responsáveis por isso. Super populares e bem relacionados, são lendas. Seu irmão, inclusive, foi eleito o garoto mais bonito de todas as escolas particulares da região, e é famoso pelas festas que oferece.

Flan, na verdade, está um pouco cansada de tudo isso. E é por esse motivo que resolve deixar a escola cara em que sempre estudou e se matricular na escola pública mais próxima. É uma chance de mostrar aos outros quem ela é, de conhecer pessoas novas que não verão seu sobrenome antes de sua personalidade.

Era estranho: mesmo que estivesse tentando me reinventar, na verdade eu ainda não tinha descoberto o que queria ou do que gostava. Tinha estado muito ocupada escondendo as coisas antigas sobre mim para descobrir algo novo.

A narrativa é fluida, a história é bem construída pelo autor. Flan tem as inseguranças de qualquer adolescente, quer desesperadamente ser aceita - o que só torna tudo mais complicado. A garota se esforça demais, não sabe dizer não para as pessoas. Quando precisa fazer isso, sofre bastante. Acaba se vendo numa situação muito complexa, e não consegue imaginar como seu passado poderá conviver sem conflitos com seu presente.

- Olha, eu não sei o que está acontecendo com você, mas vou arriscar o palpite de que se você simplesmente se abrir com as pessoas, deixar que elas vejam quem você realmente é, um monte desses assim chamados "problemas" vai desaparecer. Porque as pessoas gostam de você. (...) Mas o que elas gostam em você é que você é real.

As personagens são bem construídas, pude ver reflexos de pessoas que conheci em algumas delas. A diagramação está perfeita, a letra tem um tamanho bom e o espaçamento colabora bastante na leitura também. Só achei que a garota da capa parece ter mais de 14 anos e, quando olho para ela, não vejo a Flan. 

Inside Girl é o primeiro volume da série de mesmo nome. São seis livros no total, e quatro já foram publicados por aqui. Gostei da leitura, mas não me apaixonei pelo livro. O autor tem uma série anterior publicada, Insiders, em que a história dos irmãos da protagonista é contada. Até onde eu sei, essa série não foi publicada no Brasil.

Não consegui entender tudo o que a Flan sente. Ok, ela diz, mas como não testemunhei realmente nada que ela viveu, foi difícil conseguir entender suas motivações. Acredito que se eu tivesse lido a outra série primeiro, teria tido uma experiência de leitura completamente diferente. Mas não sabia da existência dela e, como meu inglês não é bom o suficiente para que seja agradável para mim ler um livro nessa língua, de qualquer forma não seria uma possibilidade.

Acredito que, à medida que eu for lendo o restante da série, esse problema será minimizado. No primeiro volume a Flan esconde muito de si mesma, mas acho que nos permitirá conhecê-la melhor nas continuações. Afinal, também está fazendo descobertas a seu respeito. Já vou iniciar a leitura do segundo livro, A Coisa Mais Doce, e logo volto para contar para vocês se esta impressão se confirmou.

Resenha postada no skoob.

11 comentários:

  1. Ando meio cansada dessa avalanche de livros adolescentes, onde o único problema na vida da personagem é escolher a roupa ou o esmalte do dia seguinte... sei lá, mas foi isso o que a sinopse/resenha me passou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Flan tem problemas bem piores que esse, garanto. Não foi à toa que ela abandonou a vida que tinha para tentar descobrir quem é de verdade.

      Excluir
  2. Oie Ju, tudo bem?
    Eu já tinha visto essa série, mas nunca cheguei a ler resenha nenhuma, então está é a primeira resenha que leio do primeiro livro. Eu leria esse livro, a série toda, mas seria algo mais casual, que não está na minha meta de desejados, mas que eu leria em uma tarde tranquila e calma. Anotei a dica e quando puder vou conferir a história. Não sou mais adolescente, mas de vez em quando gosto de ler livros que me façam lembrar de minha adolescência.Concordo com você quando diz que a capa não lembra uma garota de 14 anos, realmente a garota parece mais velha. Em suma, ótima resenha e aguardo a resenha do segundo livro.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  3. Oieee, este tipo de histórias é o meu segundo gênero preferido hahaa, assim como Gossip Girl e Exclusivo esta série com certeza irá me conquistar, ainda não tinha visto o livro em lugar nenhum e fiquei com muita vontade de ler, vai para a minha lista de desejados, Abraços e Parabéns pela resenha :D

    ResponderExcluir
  4. Eu até achei a sinopse interessante, a premissa é boa. Mas, sem nem ler o livro, já concordo com sua resenha. Não é um livro que eu leria sem indicação. E a capa, realmente, deixou a desejar.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia, mas parece ser um livro bom. É um ponto muito positivo os personagens serem bem construídos e o enredo é bem interessante, ainda que a personagem não tenha permitido ao leitor que a conhecesse muito bem. Acho que leria, mas espero que fique melhor a partir dos próximos volumes! :)

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Achei a premissa até interessante, mas eu acho que esse tipo de livro não funciona comigo, não sei se conseguiria ler. Agora acho que eu até gostaria de assistir algo do tipo em um filme. As vezes têm histórias que eu acho que são contadas de maneira mais interessante no cinema, não sei, eu posso estar enganado também haha xD

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Pode até não conseguir ver a protagonista na capa, mas eu achei a capa linda demais!
    Eu gostei da premissa e do que me pareceu ser a personalidade da mocinha! Essas inseguranças, o não saber dizer não, o machucar as pessoas ou a si mesmo! Me chamou atenção!
    Aguardo as demais resenha suas da série, as vezes não se apaixonamos de primeira, mas com o desenrolar da história mudamos isso!
    Linda resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,
    tudo em?
    Engraçado, se ela vai para a escola pública para se dar a chance de viver a história dela, para que os outros conheçam a Flan e não a irmã dos rapazes, não entendi porque ela faz de tudo para ser aceita.
    Entretanto, isso torna o livro mais real, porque a adolescência é marcada por essa confusão mesmo. E acho, que no fim das contas, não importa a idade, infelizmente, a todo momento as pessoas, no fundo no fundo, querem ser aceitas.
    Ju, gostei muito da sua resenha, da análise que fez da personagem, dos conflitos que ela enfrenta.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bom?
    Eu vi esse livro em outro blog e não me agradou muito, ao ler a sinopse fiquei com uma coisa na cabeça: "FÚTIL" posso estar errada, mas eu não gosto muito de livros que tenham adolescente como protagonistas, sabe? Odeio o draminha que elas fazem por nada. Como tu disse, adolescentes tem inseguranças claro, não vou ser hipócrita negando, mas sei lá. Não consegue me envolver, entende? Espero que os próximos livros te agradem.

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju!
    Não conhecia o livro, mas mesmo adorando a literatura infanto juvenil, esse não me agradou, pelo que pude ver a Flin não parece ter uma história envolvente.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo