quarta-feira, 3 de julho de 2013

[Resenha] Rio 2054 - Os Filhos da Revolução

Postado por Ju às 11:00
Título: Rio 2054 - Os Filhos da Revolução
Autor: Jorge Lourenço
Editora: Novo Século
Compre o e-book: Saraiva

Sinopse: Rio de Janeiro, 2054. Três décadas após uma guerra civil que começou com a disputa pelos royalties do petróleo, a cidade se vê alvo de uma nova ameaça. Um velho jogo de intrigas e espionagem industrial entre as multinacionais que controlam a cidade ganha novos contornos quando uma perigosa jovem com poderes psíquicos surge nos guetos. Alheio a tudo isso, Miguel é um jovem sem grandes pretensões. Morador de uma região abandonada no pós-guerra, ele sobrevive catando restos de tecnologia e tem uma vida despreocupada. Sem saber o que o destino lhe reserva, ele é convidado para assistir a um duelo de motoqueiros e acaba se tornando o pivô de uma disputa que pode mudar o Rio para sempre. Num lugar onde o bem e mal se confundem, Miguel terá que desvendar os segredos de uma misteriosa inteligência artificial e, para proteger aqueles que ama, bater de frente com as poucas pessoas dispostas a salvar o que resta do Rio de Janeiro. Sem saber que lado escolher, caberá a ele decidir o futuro de uma cidade partida pela ganância. (Fonte: skoob)

Espetacular. Palavra constantemente usada por um amigo e que se aplica completamente a esse livro. Rio 2054 é perfeito. É uma distopia, minha primeira distopia brasileira. E comecei com o pé direito.

Rio de Janeiro, 2054. A cidade é uma ZI - ou seja, uma Zona Internacionalizada. O que quer dizer isso? Que ela não é administrada mais por um governo eleito pelo povo, e sim por três multinacionais que obtiveram uma concessão para fazê-lo por um determinado período (bem longo, aliás). O motivo? Uma guerra civil em que o Rio tentava se separar do restante do país. Uma guerra que parecia que não ia ter fim, e que fez o país ser foco de uma intervenção internacional para "garantir a paz".

A cidade foi dividida em duas: Rio Alfa e Rio Beta. Na primeira, toda a prosperidade imaginável. Tecnologia altamente desenvolvida. Pessoas felizes com suas vidas. Na segunda, uma pobreza imensa. Moradores sobrevivendo de restos, com duas alternativas: se conformar com a miséria ou se envolver com o crime. A Rio Beta é chamada de Escombros, pois foi uma área muito atingida no confronto. E seus habitantes só podem visitar a parte rica da cidade com autorização, normalmente conseguida quando se tem um trabalho por lá, um trabalho que os moradores de Rio Alfa nunca considerariam realizar.

O livro é mais que viciante, tudo acontece na hora certa. Quando eu começava a querer entender alguma coisa, lá vinha a explicação. Quando sentia falta de uma personagem, lá estava ela... rs... Gostei muito do jeito que os fatos foram trabalhados. O autor não deixou nenhuma ponta solta.

A história é bem ágil, repleta de ação. As personagens têm conflitos ótimos, isso as enriquece demais. A IA - Inteligência Artificial - é abordada de um jeito fascinante. Me apaixonei por essas máquinas que mais parecem gente.

Amei também a existência dos psíquicos, pessoas com poderes mentais que são usados, principalmente, para lutar. Eles tornaram tudo mais emocionante para mim. Não sou fã de pancadaria, rs, mas pancadaria com o poder da mente até que me agrada!! hahaha....

Rio 2054 tem reviravoltas surpreendentes. Testemunhamos uma grande confusão, o início de uma revolução, que é claro que foi orquestrada por alguém. Não desconfiei do culpado nem por um segundo, mas a explicação fez total sentido. 

Eu amei a capa, e todo o trabalho gráfico do livro está bem legal. Dá para ter uma ideia lendo o prólogo no link que está bem no início da resenha. Espero que o livro chegue até vocês, porque a leitura realmente vale a pena. =)


A obrigação de se levantar contra os opressores é do povo. Em toda a história, sempre foi. E o ciclo é o mesmo. Primeiro, a aceitação da nova ordem. Depois, a percepção da exclusão. No fim, a revolta.




Resenha (atrasada) do Desafio Nacional Literário 2013.
Março - Tema: Distopia/ Ficção

18 comentários:

  1. Nossa, este livro eu fiquei louquinha pra ler. Adoro distopias, e uma que se passa no Brasil, então tem que ser acompanhada. Muito interessante pelo momento histórico que vivemos. Lembrei muito de Jogos vorazes...

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhuma distopia não Ju, mas nossa esse livro parece ser realmente incrivel, quando vc falou sobre ele em outro post no blog, fiquei curiosa pra ler, mas fiquei com medo de ser ma ficção tipo 2012. rsrsrs. mas pela sua resenha pude perceber que o livro é maravilhoso, tbm gostei muito do book trailer, repassa a emoção do livro!

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei, nunca tinha lido resenha sobre o livro, só a sinopse.

    Estou muito a fim de ler por ser distopia e de autor nacional.

    Adoro história envolvente e com acontecimentos nos devidos tempos; isso demonstra um grande talento do autor.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Distopia brasileira, sera se da certo??! Meio que combina com os tempos atuais em que vivemos, não a guerra civil e tals, mas as manifestações por melhorias, o rumo que os governantes dão aos royalties do petróleo... Aguardar pra ler!

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de resenha, pontuando o que eu precisava saber sobre o livro e por que ele é bem elogiado. Parabéns.
    Não li nenhuma distopia. Ainda não sei se lerei.
    Vi a proposta do livro como uma reflexão e tb uma metáfora do que vivemos no Brasil hj: o lado A e o lado B da sociedade, onde a desigualdade grita.
    Gostei muito. Será minha entrada nas distopias? Q seja, melhor ainda por ser nacional!

    ResponderExcluir
  6. Eu achei a capa do livro super bacana e chamativa , e a história realmente me conquistou , espero ter a oportunidade de lê-lo *_*

    ResponderExcluir
  7. Realmente muito interessante o livro, já coloquei na lista dos meus desejados. Além de falar de um assunto atual, sendo uma distopia, me causou muita curiosidade, principalmente por ser brasileiro e por estar meio que relacionado com o contexto em que vivemos atualmente. Enfim, espero lê-lo em um futuro próximo. Excelente resenha (:

    ResponderExcluir
  8. Ual! Uma distopia brasileira. Juntou as duas coisas que eu mais amo em livros: distopia e literatura brasileira. Acho que vou correndo a livraria mais próxima! Eu necessito desse livro.
    Xxxx

    ResponderExcluir
  9. Prefiro os pós-apocalípticos às distopias, mas fiquei interessada nesse por ser nacional, e sua resenha foi viciante rsrs mistério, IA, espionagem, intrigas, ação, suspense, agilidade e reviravoltas.
    Beeem bacana!
    Vou colocar na minha listinha de desejados.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da capa, gostei da história e achei o tema super atual. Nada como uma distopia ambientada no nosso país. Quero ler.

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais da capa desse livro e já tinha me interessado só pela sinopse. Agora com a resenha só reforçou.
    Eu comecei a ler distopias por Jogos Vorazes e só tenho me apaixonado pelo gênero e essa aqui gostaria muito de ler, parece bem interessante e ainda mais passa no Brasil :)

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, parabéns!

    Abraços, Gustavo
    http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O mesmo comentário que postei no skoob, vou postar aqui... É impressionante como a literatura Brasileira tem evoluindo e para melhor, gosto dos clássicos e tudo, mas é uma linguagem bem diferente do que lemos hoje. Agora quero muito conferir esta distopia.

    ResponderExcluir
  14. Estou tentando sempre ler mais livros de autores brasileiros, nunca pensei que nosso país tivesse tantas mentes brilhantes como a do autor Jorge Lourenço. Uma Distopia brasileira?! que perfeito, super interessada nessa estória. Apenas com sua resenha e o prólogo pude sentir a adrenalina que é carregada por toda trama. Espero ter a chance de conhecer esse trabalho e já está na minha lista.

    ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Não tenho costume de ler distopias, mas sua resenha me fez repensar. O livro parece muito bom e, por ser nacional e por esse momento que vivemos atualmente, acho que seria uma leitura bem interessante.

    ResponderExcluir
  16. Ju, ja tinha me envolvido muito com o livro quando voc~e contou da parceria, a apa é realmente incrivel né, adoro livros assim, que viciam, que você le no tempo certicimo, e que explucam todos os pontos da história, fiquei louca com a sua resenha haha história muito bem complexa :)

    ResponderExcluir
  17. Eu fiquei muito empolgada com a resenha!!
    Li apenas um livro de dispotia e gostei! Achei bem interessante o livro se de um autor brasileiro. Amei isso de poderes psíquicos, me deixou muito curiosa!!!

    ResponderExcluir
  18. Amo distopias, essa me interessou bastante, fiquei muito curiosa!
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo