segunda-feira, 15 de julho de 2013

[Resenha] Simplesmente Ana

Postado por Ju às 11:00
Título: Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha... Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser... A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta. (Fonte: site da editora)

Me identifiquei com a Ana desde o início. Como eu, ela é mineira de BH, e só uma mineira pode entender o fascínio que o mar exerce sobre nós... rs... Além disso, tem trauma do castelo do terror do Shopping Del Rey! hehe... E, como se não bastasse isso, descobre que o pai que nunca conheceu é o rei da Krósvia, um pequenino país próximo à Itália (essa parte nos diferencia, eu sempre soube quem era o meu pai e estou muito satisfeita com ele! rs). Sabem qual foi a primeira coisa que a encantou quando ela foi visitar o país? A natureza!! Gente, eu nunca pensei que fosse acontecer isso comigo, mas a primeira coisa que me fascinou em Florença foram as árvores lindas e gigantes! *-*

Amei a história de Simplesmente Ana! O jeito que a Ana descobriu quem era seu pai foi bem moderno, rs, não vou contar porque é legal descobrir lendo. Ela ficou insegura de ir com ele conhecer a Krósvia, mas recebeu apoio de todos os lados e decidiu ir. Chegando lá, encontrou um país lindo, com paisagens paradisíacas e com gente que deixa o carro na garagem com a chave dentro. Conseguem imaginar?

Fora que a garota, de universitária com uma vida confortável, passa a princesa com direito ao castelo dos sonhos e a um cartão de crédito sem limite de gastos! rs... E não surta completamente, o que demonstra que não perde sua essência. Ponto pra ela.

A narrativa da Marina é muito boa, passei a me sentir meio como a Ana. Fiquei impressionada ao notar que quando ela ficava nervosa, eu ficava também; quando ria, eu me pegava rindo ou, pelo menos, sorrindo. Até chorei junto com ela!! Acho que foi a personagem com quem eu mais me envolvi, em um bom tempo.

Só teve uma coisa que eu não gostei no livro: uma conversa que a Ana tem bem no início pelo msn. Me incomodou como essa conversa foi escrita, com "naum", "nd", coisas do tipo... Mas é uma coisa bem pessoal, nunca escrevi assim e me irrito com gente que escreve.

Eu acho essa capa mais que linda!! Ela não é completamente fiel à história... Só que dessa vez terei que deixar passar. Sou tão fascinada por ela que nem consigo falar do que está errado!

A Ana se revela uma pessoa ótima, mas me apaixonei mesmo foi pelo Alex. Ele é enteado do pai dela, e um antipático à primeira vista. Mas depois que passam a preocupação e a desconfiança que ele sente, vira outro. Um ser tão fofo, gentil e lindo que dá vontade de roubar de dentro do livro!! hahaha...

Estou muito feliz com a notícia de que a continuação será lançada em breve (não sei exatamente quando). Já estou morrendo de saudade de todas as personagens. Vou deixar umas palavrinhas da Ana para vocês. Ainda bem que a minha saudade é boa! =)


- Sempre ouvi dizer que saudade é uma palavra exclusiva da língua portuguesa. Quando dizemos que estamos com saudade, significa que sentimos uma falta tão imensa de alguém que a dor queima no peito. É como se a alma ficasse meio perdida sem a proximidade das pessoas de quem temos saudade. (...) Ela só é boa quando sabemos que podemos matá-la, ou seja, quando reencontramos quem não está por perto.

Resenha do Desafio Nacional Literário 2013.
Julho: Tema Livre.


13 comentários:

  1. Ju para tudooooooooooooo! EU estou morrendo, louca, pirada p/ ler esse livro, disseram já em outras resenhas que ele tem o estilo de diário de uma princesa, mas não interessa eu quero ler ele mesmo assim!!! HAHAHA! ENtão eu simplesmente amei essa capa e acredito que vou me indentificar muiito com a Ana, com a diferença tbm q eu tenho um Pai e estou muiiito satisfeita com ele!!

    P.S: Eu vou ganhar esse livro no top desse mês! HAHAHA #CruzandoOsDedos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Então, vou começar falando que achei lindíssima a capa do livro desde a primeira vez que o ví em uma estante no skoob, mas nunca tinha tido real interesse pelo livro por desconhecer sua história, e sua sinopse não me fascinou a primeira vista. É a primeira resenha que leio sobre Simplesmente Ana, e Ju, você conseguiu despertar minha curiosidade com relação à ele! Sério! Você descreve a obra de forma tão envolvente e apaixonada que me deu vontade de ir até uma livraria agora e comprá-lo (quem dera isso fosse possível para mim kjslkdjslkjd). Talvez eu esteja equivocada em minha comparação mas, a história me fez lembrar do filme O Diário da Princesa estrelado pela Anne Hathaway (a propósito, adoro a Anne (: hehe ) pelo fato de uma menina normal descobrir que é uma princesa e tudo mais. Com relação ao que você citou na escrita do msn que tem em Simplesmente Ana, confesso que não gosto de ver isso em livros, sei lá, me incomoda um pouco. Admito também que já escrevi assim em um período, mas foi só uma fase graças à deus já passou alkjskdjskjd adorei a resenha Ju (:

    ResponderExcluir
  3. Ju!!!

    Adorei a resenha. Ficou tão fofa... Obrigada pelo carinho.

    Beijão!
    Marina Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Sou muito louca para ler esse livro, todo mundo fala muito bem dele. Sua resenha ficou incrível! Concordo com você, a capa dele é linda demais.
    Beijo, Joyce.

    http://rosa-amarelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A Marina não é linda? Comentou aqui no blog. =D
    Ela já sabe o quanto surtei de felicidade com esse livro, quando vi a capa, a sinopse e que ela é fã da Meg Cabot (minha favorita!), não teve como não correr para ler esse livro. Ri muito com a Ana e o trecho que você destacou sobre saudade foi um dos mais tocantes que já, foi quase como se um mecanismo tivesse sido acionado em mim e senti saudade de muitas coisas que amo na hora, olha o poder dessa quote!
    E, bom, não posso deixar de comentar sobre o Alex, não é? Ahhh o Alex, seu lindo teimoso gostoso! Tropeço para escolher adjetivos que o descrevam, todos parecem insuficientes, por isso vou simplesmente descrevê-lo como: Alex. Ou melhor, no melhor sotaque brasileiro, Alexander. Amei a maneira pela qual a Marina trabalhou conceitos culturais, simbologias e relações afetivas. Ela nos leva a pensar na importância de muitas coisas sem perder o tom de leveza, ou seja, um chick lit da melhor qualidade!
    Parte do que escrevi aqui está no texto-surto que escrevi assim que terminei o livro, mas tomei cuidado para não mencionar spoilers.
    Mal posso esperar pelo próximo livro e espero que todos os seguidores daqui do blog leiam o quanto antes, pois é SIMPLESMENTE perfeito!
    Muito sucesso, Marina!
    Amei a resenha, Ju, sua experiência foi ainda mais especial por causa das referências mineiras, fiquei com um invejinha - kkkkk.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. awn fico feliz que vc tenha gostado, me animei ^^

    ResponderExcluir
  7. Quero ler este livro desde que foi lançado. Acho a história linda, fora a capa, que é muito fofa. Adoro conto de fadas modernos e não sabia que teria continuação também...

    ResponderExcluir
  8. Achei esse livro muito fofo e bonitinho. Me lembrou muito Tudo Que uma Garota Quer. Quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  9. É tão bom ler uma resenha empolgada assim!
    Adoro essa sensação de me envolver completamente, como aconteceu com você nessa leitura. A identificação e/ou aprovação de uma ou mais personagens é fundamental pra gente se aproximar da história, não é? Eu detesto quando a personagem é sem empatia, quando não me desperta nenhum sentimento.
    Quero tanto ler esse livro! E descobrir essa alegria que você refere.

    ResponderExcluir
  10. Que livro lindo Ju!
    Não sabia que a Ana era mineira haha a unica diferença é que eu não sou de BH (chora :'|) Adorei a história era bem o que eu imaginava, eu amo essa capa, e acho que a conversa no msn não ia me incomodar rs sou danada para abreviar as coisas de vez em quando, mas essa minha mania eu venho melhorando haha (eu era bem pior)

    ResponderExcluir
  11. Ah, quem sabe eu ganhe ele na promoção não é mesmo?? hehehehe cruzando os dedos aqui! (:

    ResponderExcluir
  12. Estou muito curiosa com esse livro, desde que vi a capa. Parece ser um história leve, porém boa, assim como você disse. Estou bem ansiosa pra ler, principalmente por se tratar de um livro nacional

    ResponderExcluir
  13. Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    adriana medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo