domingo, 21 de julho de 2013

[Resenha] Réquiem para um assassino

Postado por Ju às 11:00

Título: Réquiem para um assassino
Autor: Paulo Levy
Editora: Bússola

Sinopse: Parecia uma manhã como outra qualquer na pequena Palmyra, uma cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro. A caminho do trabalho, o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas. Diante da Igreja de Santa Teresa e da Antiga Cadeia, no Centro Histórico, uma multidão observa o corpo de um homem atolado na lama seca do canal. Ninguém sabe como o corpo foi parar lá. Não há sinais de arrasto, marcas de barco, violência, ferimentos, nada. Apenas um band-aid na dobra interna do braço esquerdo. Abandonado pela mulher e longe dos filhos, o delegado Dornelas, um tipo humano, amante de cachaça e de mingau de farinha láctea, se envolve de corpo e alma no caso em busca de salvação. Sem aviso, a irmã do morto e um vereador poderoso aparecem para dar informações importantes sobre o que se tornaria um caso de dimensões bem maiores do que Dornelas poderia imaginar. Aos poucos se revela uma complexa teia de interesses envolvendo a política, o tráfico de drogas, a prostituição e a comunidade local de pescadores. A intuição aguçada, a cultura e o conhecimento das forças que movem a natureza humana permitem ao delegado Joaquim Dornelas se mover habilmente pelo emaranhado de fatos e versões que a trama apresenta. O que a princípio seria  mais uma investigação na sua carreira, se torna para o delegado uma jornada de transformação pessoal. (Fonte: skoob)

Um homem aparece morto, sem nenhuma identificação. Aparentemente, seria difícil saber de quem se tratava. Mas, muito rapidamente, duas pessoas entram em contato com o responsável pelo caso, e informam ao delegado quem é a vítima do "Crime do Mangue": José Aristodemo dos Anjos. Só que ele nunca tirou uma identidade na vida, e fica complicado até mesmo comprovar que o morto é quem dizem ser.  

Réquiem para um assassino é o primeiro livro de Paulo Levy. Uma história policial com foco na investigação, ou seja, bem o meu estilo. Não é sangrento, apesar de contar com algumas mortes. Me deixou tensa, com medo de qualquer barulhinho que eu ocasionalmente ouvia em casa. Fiquei super ansiosa enquanto aguardava a resolução do caso. E, o mais importante, não me decepcionei com o final. A explicação fez total sentido, me deixou satisfeita.

O delegado Joaquim Dornelas é o responsável pela delegacia de Palmyra, uma pequena cidade no interior do Rio de Janeiro. Gostei dele de cara. A gente sente o quanto ele é humano e percebe que ele ama o seu trabalho e que dá o seu melhor, sempre (mesmo que isso transforme sua vida pessoal num caos). Um homem íntegro, inteligente e perspicaz (e um viciado em novelas... rs...)


Os tempos mudaram, muitos preconceitos caíram, a idade passou a lhe pesar cada vez menos sobre os ombros e a mente. Seus anos de vida eram apenas números que mudavam. O que lhe importava era como se sentia em relação ao tempo vivido, ao presente e às perspectivas para o futuro.

Adorei os momentos em que uma luzinha se acendia na mente dele e ele corria para esclarecer um fato novo. Torci demais para que ele resolvesse tanto o caso quanto a bagunça em que sua vida havia se transformado. 

A narrativa do Paulo faz com que a gente não queira largar o livro. Desconfiei da pessoa errada, depois da certa. Mas, ainda assim, não tive certeza antes da solução do caso. Foi muito bom me sentir envolvida na investigação, e poder vibrar com cada descoberta de Dornelas. 

Alguns erros no texto me incomodaram um pouco. São poucos, na verdade, mas tenho mais problemas que as pessoas normais com isso... rs... Mesmo assim, recomendo que leiam. Existe um segundo livro em que o delegado é o protagonista, Morte na Flip, e espero logo poder falar dele para vocês.

Até mais!

Resenha postada no skoob.

8 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha, quase me fez ter vontade de ler, quase...
    Como eu já disse aqui em outros comentários, não sou fã de policial, sinto preguiça quando tento ler e parece que nunca vai acabar. Acho que prefiro ver uma série ou um filme sobre o assunto, mas é o tipo de literatura que não me atrai.
    Mesmo assim, eu entendo o poder apelativo do livro e deixo claro que não é por causa da história, mas o gênero. Espero que um dia o gênero me enlace de tal maneira a ponto de eu me arrepender das declarações atuais. kkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aaaaah Ju se a sinopse já tinha minha conquistado, imagina agora com sua resenha, poxa esse livro tem tipo o estilo do Sherlock Holmes ( já falei isso no outro post, rsrrs) e eu gosto muito dessas narrativas que resolvem dois casos ao mesmo tempo, como este que resolve o assassinato e a vida do delegado. MUiito bom!!

    ResponderExcluir
  3. Eu também não sou fão de livros policiais, esse aqui só me chamou a atenção por ser uma história passada no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Então Ju, acho que só li um livro policial na minha vida, acho que era do sidney sheldon, não lembro se era dele mesmo e não me recordo muito bem porque já faz um tempo mas, lembro de ter gostado bastante o livro. Como não li muitos policiais, não sei se gosto ou não do estilo. Réquiem para assassinos me pareceu bastante interessante, bastante envolvente. Adorei o nome do livro, para começar, e achei muito legal o fato de o livro ser de um autor brasileiro (: gosto de quando um livro te faz especular, pensar, e espero gostar desse também. Adorei a resenha Ju (:

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, agora estou morrendo de vontade de ler este livro, adoro livros policial.
    Este livro vai para a minha lista :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro Ju! Apesar que eu tenho que admitir que a capa não me deixou nem um pouco ansiosa pela história :/ Olha eu de novo jugando um livro pela capa (que vergonha Thais!) Adorei a história, mas acho que minha mae ia gostar ainda mais (ela amaaa livro policial haha)

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha vontade de ler o livro, fiquei com mais.
    Eu gosto bastante de uma boa investigação policial, daquelas que nos deixa ligadas e doidas para tentar descobrir quem é o assassino (ainda que geralmente falhe, rs).

    ResponderExcluir
  8. Eu estou querendo mudar um pouco o gênero de livros que ando lendo e acabei parando na sua resenha XD
    O problema de eu ler suas resenhas é que eu sempre fico vontade de ler o livro Ju! KKKKKKKK
    Me interessei ainda mais pelo fato de história se passar no Brasil...
    Foi pra lista de "vou ler" o/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo