terça-feira, 9 de julho de 2013

[Resenha] A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra

Postado por Ju às 11:00

Título: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Tradução: Edmundo Barreiros
Edtora: Novo Conceito

Sinopse: A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso... (Fonte: site da editora)

Clay Jannon é um desempregado com padrões cada vez mais baixos para conseguir um novo emprego. Por acaso, encontra a livraria do Mr. Penumbra, e acaba sendo admitido como atendente (detalhe que o que ele considerou sua única esperança de trabalho sempre foi o trabalho que eu sonhei ter e nunca tive... rs...). 

E é por causa da livraria que ele vai se transformar, se redescobrir como um ser humano criativo e com uma vida cheia de possibilidades. Ele tem um grande desafio pela frente, e precisará da ajuda de vários amigos para enfrentá-lo. Só passei a gostar realmente do Clay quando ele passou a se preocupar com seu chefe, o meu querido Mr. Penumbra.

Penumbra se tornou minha personagem preferida quase que instantaneamente. Um velhinho simpático e sorridente com olhos muito azuis, dono de uma livraria com estantes que parecem infinitas de tão altas. Super misterioso, aparentemente o mentor de uma sociedade secreta em que as pessoas apresentam seus códigos e retiram livros antigos, sabe-se lá com que motivo. Um apaixonado por seu trabalho.

- Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros - diz Penumbra. Ele ergue uma sobrancelha. - Eu tinha a impressão de que liam tudo em seus telefones celulares.

Além do Penumbra, temos muitas personagens interessantes. Gostei demais do amigo da vida toda de Clay, Neel, seu antigo mestre de RPG e hoje dono de sua própria empresa, que tem um lucro considerável e faz com que a investigação de Clay seja possível.

O livro demorou a me interessar. Apesar do Penumbra ter me conquistado, parecia que a narrativa não ia chegar a lugar nenhum. Até que os acontecimentos começaram a me deixar curiosa, e eu quis solucionar o mistério guardado por essa livraria. Fora que é muito legal a discussão da importância dos livros impressos e também de toda a tecnologia que temos à nossa disposição. 


Terminei A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra sorrindo, e doida de vontade de ler As Crônicas da Balada do Dragão, a série preferida de Clay... Pena que se trata de uma série imaginária... rs...


Todos os segredos do mundo que merecem ser conhecidos estão escondidos debaixo de nossos olhos.

Resenha postada no skoob.

15 comentários:

  1. Aaain JU pra ser sincera amei a frase que vc postou do livro, mas n me interessei muito por ele n. É que n sou muito fã de livros que falam de outros livros, bibliotecas e etc.

    ResponderExcluir
  2. Hey! Há alguns dias eu vi esse livro na wishlist de algum blog por aí. Me interessei e desde então estou com muita vontade de ler esse livro :)
    Curti muito a sua resenha, fez a minha vontade aumentar, rs.
    Me identifiquei com isso: "(detalhe que o que ele considerou sua única esperança de trabalho sempre foi o trabalho que eu sonhei ter e nunca tive... rs...)" UAHHAHHHA Pra mim, seria um S-O-N-H-O trabalhar em uma livraria/biblioteca <3
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ainda não conhecia o livro. Adoro livros de mistério e logicamente adoro livros hehe acredito que a junção desses dois fatores tenham deixado o livro bastante interessante. Com relação à importância dos livros impressos, pra mim são os melhores, e não troco os livros físicos pelos digitais nunca, porque, posso parecer meio paranoica mas, adoro sentir o cheiro do livro novo, a textura do papel, e ver vários livros na minha estante, isso pra mim não tem preço, mesmo que os livros digitais sejam mais portáteis e até mesmo mais baratos, para mim não vale muito a pena (: adorei a resenha, excelente dica de livro!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha, por ser um livro "misterioso" deve ser mais difícil de resenhar, em função de não publicar spoilers. Acho que o legal desse livro, é para quem adora uma livraria, ficar se imaginado por lá... heheheheh Bjos!

    ResponderExcluir
  5. pow cara '-' agora fiquei curiosa sobre As Crônicas da Balada do Dragão auhshusuh

    ResponderExcluir
  6. Que pena que o livro demora para enlaçar o leitor, mas acho que só de ler sobre um ambiente de uma livraria faz compensar essa espera. Fiquei com vontade de ler o livro e a série imaginária também, só de você falar nela, compraria só pelo título hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Desde que vi o lançamento deste livro, ele está entre meus desejados. Me lembra muito da história do livro " A sombra do vento" do Carolos Ruiz Zafón, que também fala sobre livros e que foi uma leitura que me marcou muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Desde que vi esse livro tive vontade de ler. Ahei a história interessante e fascinante. Apesar de saber que no início o livro não é muito interessante ainda sinto grande vontade de ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, parabéns pela resenha, ficou ótima. Mas eu fiquei como vc no começo do livro não consegui me interessar, fui até o fim, fiquei curiosa quanto ao desfecho, mas sinceramente não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  10. Lendo tudo sobre esse livro, lembrei de dois livros rs. Os 13 porques, devido ao nome do personagem ser Clay, mas isso é o de menos. E lembrei de A menina que não sabia ler, pelo fato dele ser impedido de ler os livros [mas que absurdo!! k], do mesmo jeito q gostei da MQNSL, creio que vou adorar esse livro, adorei já, quero muito le-lo.

    ResponderExcluir
  11. Que bom que você concluiu a leitura bem feliz! Eu tenho uma ótima impressão sobre o livro - que ganhei aqui, inclusive. E de cara já gostei da sinopse e da capa sinistra...
    Algumas resenhas que li reclamam tb dessa narrativa que parece circular, pq roda e não vai a lugar algum, isso me deixou um tanto desanimada... ainda bem que vc me deu essa boa notícia que depois tudo se arruma e que as personagens são bem construídas.

    ResponderExcluir
  12. Putz, to pasma, que interessante este livro Ju! E o emprego que o Clay conseguiu tbm é meu emprego dos sonhos, imagina trabalhar em um lugar repleto de livros - não sei porque, mas eu sempre achei que os melhores livros da biblioteca eram aqueles que estavam em lugar de difícil acesso - Estou doida para ler! E eu sofro com todos livros que leio e tem algum filme/livro/jogo imaginário, pois tbm fico morrendo de vontade de conhecer...

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser muito interessante.
    Parece ser um livro, de alguma forma, mágico. Bem do estilo que gosto, cheio de mistérios e duvidas. :) lerei quando poder. haha

    ResponderExcluir
  14. Livros e segredos? Parece que esse livro foi escrito pra mim rs
    Está na minha lista de desejados, quero muito lê-lo. Apesar de você ter dito que o livro demorou a te interessar, é bom saber que no final a história valeu a pena ser lida!

    ResponderExcluir
  15. Eu tava um tempão atrás de uma resenha boa sobre esse livro, e finalmente achei! hahahahah Estou muito a fim de comprá-lo, a capa me chamou bastante atenção...


    www.literaturaliteral.wix.com/litblog

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo