Resenha escrita por mim e postada originalmente no Ler Imaginar.
Título: Provence
Autora: Bridget Asher (pseudônimo de Julianna Baggott)
Tradução: Amanda Orlando
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368
A vida de Heidi com o filho Abbot tornou-se um jogo para manter viva a memória de Henry, bom pai e marido exemplar. Manter uma vida normal em um mundo em que Henry não existe mais está cada dia mais complicado. Heidi precisa lidar com o filho que se tornou um verdadeiro maníaco por limpeza e com a sobrinha Charlotte, uma adolescente problemática. Uma casa em Provence, na França, que pertence à família de Heidi há gerações, é rica em histórias de amor e surpreendentes coincidências. Heidi e sua irmã mais velha, Elysius, passavam os verões lá quando crianças, com sua mãe. Mas a casa, as lembranças e os segredos de Provence haviam ficado no passado, mas agora, com o incêndio na propriedade, a casa precisa ser salva por Heide. Ou será que é Heide que precisa ser salva pela casa? Uma história de recomeço, amor e esperança em face à perda, onde uma pequena casa na zona rural do sul da França parece ser a responsável por curar corações partidos há anos.
Provence conta a história de Heidi. Ela perdeu o marido em um acidente e perdeu o rumo de sua vida ao mesmo tempo. Os dois se conheceram por causa da paixão pela comida, mais especificamente por doces, e tinham uma confeitaria que nossa protagonista praticamente abandonou na mão da nova sócia após ficar viúva.
Mas Heidi não pode abandonar o filho e ele parece estar pior a cada dia. Ficou com um medo absurdo de germes, o que o transformou em um maníaco por limpeza. Não quer de forma alguma que a morte leve mais alguém que ele ama, afinal.
Apesar de Heidi morar nos Estados Unidos, ela descende de franceses, e sua família ainda mantém uma casa em Provence. Um lugar repleto de histórias fascinantes e em que verdadeiros milagres aconteceram: a casa é capaz de curar corações partidos. Quando um incêndio acontece na cozinha do imóvel, a mãe dela insiste que vá até lá para realizar a reforma.
Depois de receber uma espécie de sinal, Heidi aceita a missão. Parte com o filho e com a sobrinha problemática de 16 anos, Charlotte. Ela não poderia prever que a mágica realmente aconteceria e que os três viveriam experiências transformadoras, que lhes fariam reencontrar a felicidade.
O livro não conta só uma história, conta várias. Na primeira parte, vemos como está a vida de Heidi e de seus companheiros de viagem e ainda acompanhamos momentos que passou com o marido, Henry, através de flashbacks. É lindo ver a relação dos dois, que viveram realmente aquele tipo de amor especial que todos almejam.
A segunda parte se passa na França e nela vemos a casa em ação, e é muito legal acompanhar como cada uma das personagens consegue se libertar de suas mágoas e angústias e seguir em frente. Os viajantes não são os únicos que curam seu coração partido nesse enredo.
A leitura fluiu bem e é tocante. O livro é sobre realmente viver a vida; escutar o coração; se arriscar, mesmo correndo o risco de se machucar. É sobre o amor em todas as suas formas. Sobre viver com paixão cada momento que nos é concedido. Uma leitura que indico, uma história simples que retrata problemas que qualquer pessoa pode ter e mostra que tudo tem solução se nos abrirmos para a vida.
Oi Ju!
ResponderExcluirEsse livro parece passar uma mensagem linda, e amei a capa! Adoro livros que se passam na França, então já fiquei interessada em ler.
Beijos,
Isa
Viciadas em Livros
Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros
Oi Ju tudo bem?
ResponderExcluirQue livro mais lindo menina, eu fiquei apaixonada pela história de Heide e quero muito saber como será o desfecho e em relação ao seu marido, achei triste essa parte. Mas, mesmo assim me aventuraria, sua resenha ficou ótima e é sempre bom quando uma leitura é fluída.
Beijinhos
Oi Ju! Essa me parece ser uma leitura bem sensível, daquelas que nos fazem refletir sobre o que realmente importa na vida e nos desafia a ser melhores. Afinal a vida é feita pela forma como reagimos aos obstáculos que surgem pelo caminho.
ResponderExcluirBeijos
Parece ser um livro forte e com mensagens incríveis, com certeza eu adoraria ler, mas não no presente momento.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão o conhecia, mas achei interessante. Vou dar uma conferida e quem sabe, arriscar na leitura.
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada, pois é o tipo de leitura que adoro, aquela leitura que vai fazer você pensar e refletir. Também gosto muito de leituras em diferentes épocas, pois nos conectam mais com a vida. Com certeza uma leitura que vou realizar posteriormente!
Beijos!
Olá Ju, eu não conhecia o livro, mas pelos seus comentários parece ter um enredo delicado e tocante *-* Fiquei bem curiosa para l~e-lo.
ResponderExcluirOii!!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro ainda, mas achei interessante a história. Gosto de livros que nos fazem refletir sobre a nossa vida, tenho feito muito isso ultimamente. Com certeza pretendo ler, só que mais para frente.
Beijos
Pela capa eu não leria porque soa bem romântico mas lendo tua resenha que ele está para além disso né? Parece mais profundo, achei interessante.
ResponderExcluirSim, vai além disso. Li sem esperar nada e me surpreendi. :)
Excluir