terça-feira, 17 de outubro de 2017

[Resenha - Rocco] Garotos de Lugar Nenhum

Postado por Ju às 16:00
Título: Garotos de Lugar Nenhum
Autora: Elise McCredie
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Editora: Rocco
Número de páginas: 296

Já imaginou retornar para casa depois de uma excursão da escola e descobrir que ninguém se lembra de você? Que sua existência simplesmente foi apagada, como se você nunca tivesse nascido? Parece um pesadelo, mas é o que acontece com Felix, Andy, Sam e Jake em Garotos de lugar nenhum, versão em romance da primeira temporada do famoso seriado de TV australiano Nowhere boys. Depois de passarem uma assustadora noite de tempestade perdidos na floresta durante o que seria um passeio rotineiro a um parque nacional da região, os meninos finalmente conseguem retornar para casa. Mas, estranhamente, ninguém os reconhece, nem mesmo seus familiares. Presos em um universo paralelo onde eles não existem para o mundo a sua volta, os quatro tentam entender o que aconteceu quando percebem que uma força das trevas está à solta. E precisam lutar para restaurar as coisas, antes que ela os destrua de uma vez por todas.

Em uma excursão para um parque nacional, quatro garotos são deixados para trás. Eles se desviam do trajeto pré-determinado e acabam caindo em um barranco. A partir desse momento, acontecimentos estranhos passam a fazer parte de suas vidas.

No dia seguinte, Felix, Andy, Sam e Jake conseguem uma carona para casa, mas logo percebem que ninguém estava procurando por eles, e mais: nenhum dos habitantes de sua pequena cidade os reconhece. Isso inclui seus familiares e todos os seus amigos.

Os garotos acabam entendendo que foram parar em uma realidade paralela, em que nem sequer existem. Os outros três não sabem, mas um deles foi o causador daquilo, mesmo que não tenha tido a intenção. Agora têm que aprender a sobreviver completamente sozinhos e descobrir como voltar para casa.

Adoro esse tema de universos paralelos e já li bastante coisa que tratava dele, mas nada parecido com esse livro. Dói o coração acompanhar a jornada dos garotos, eles não têm dinheiro, não têm comida, não têm uma casa, e precisam se virar. Enquanto isso, veem as pessoas que antes eram próximas a eles continuarem suas vidas sem lhes dar nenhuma atenção. O pior é que antes do que aconteceu os quatro mal se conheciam apesar de serem da mesma turma no colégio, então têm que aprender também a conviver entre eles - são garotos completamente diferentes um do outro.

A leitura fluiu muito bem para mim, o livro tem menos de 300 páginas e possui capítulos curtos, além de fonte de um ótimo tamanho e espaçamento ideal. É fácil visualizar o que está sendo descrito, o que torna a narrativa ainda mais ágil. Acho que a capa transmite bem a ideia de que a vida dos protagonistas virou de cabeça para baixo e se tornou um inferno, mas a verdade é que nem tudo é ruim nessa nova realidade. Algumas das pessoas que eles amam têm vidas bem melhores, o que acaba deixando alguns dos rapazes em dúvida sobre se deveriam retornar ou ficar quietos onde estão.

O enredo é baseado na primeira temporada da série de TV de mesmo nome, que tem duas temporadas disponíveis na Netflix. Antes de eu terminar de ler comecei a assistir. Vi poucos episódios até agora, mas já deu para perceber que a autora se preocupou em manter a história bem fiel e completa em sua obra; algumas mudanças foram feitas, mas nada que tenha alterado significativamente os acontecimentos. Ainda que o livro não tenha conseguido passar o mesmo nível de emoção da série, a narrativa me envolveu e me deixou ansiosa para saber como tudo terminaria. E a presença de magia no enredo me deixou bem feliz.

A história tem um final, mas tem também um enorme gancho para continuação - o que na verdade faz total sentido já que a série não parou na primeira temporada. E, pelo que pesquisei, o lançamento do livro no exterior aconteceu em 2013 e não foi publicado mais nenhum volume, então acredito que não haverá mais um. Espero que eu consiga saber o que acontece depois assistindo à série, porque histórias pela metade me deixam extremamente angustiada. Quando terminar de assistir venho contar para vocês o que achei.

14 comentários:

  1. Olá Ju,
    Tenho visto a capa desse livro por aí, mas não tinha lido nenhuma resenha até a sua. Adorei suas impressões e fiquei muito contente por você ter curtido tanto assim e, principalmente, por a leitura ser ágil. Estou me perguntando como é esse final que deixa um gancho e como a história se desenrola.
    Dica anotada.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, eu não sabia que tinha série desse livro e fiquei bem interessada em assistir, o enredo de quebra parece ser fascinante e envolvente, sei que seria uma ótima pedida para mim!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. eu gostei demais dessa história dos meninos chegarem em casa e ninguém conhecer eles, vou colocar na minha lista pq amei mt msm, bjs

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super curiosa, a trama toda me despertou interesse e eu não sabia que era baseado em uma série da Netflix, já vou adicionar a série à minha lista para ver quando tiver com tempo. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Ando doida por esse livro justamente por conta da série que gosto muito. Sempre dou uma olhadinha no peço, mas o danadinho ainda não entrou numa promoção legal para que eu possa finalmente tê-lo em mãos.
    Também gosto demais do tema universos paralelos e foi justamente isso que me atraiu para a história. Tenho certeza que vou gostar tanto do livro como gosto da série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Também curto bastante histórias com universos paralelos, sou fascinada! Não sabia que tinha uma série, gostei de saber que a adaptação está legal. Gostei bastante da premissa e vou anotar a dica, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, não li ainda, mas já tinha ouvido falar tanto do livro quanto da versão em série da Netflix. Acho importante que as adaptações ejam fieis aos livros, e isso já ganhou uns pontos comigo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Ooi. Eu pedi o livro para tentar ver como um livro se sai adaptando uma série. Acho que eu nunca tinha feito esse caminho antes. Gostei muito, inclusive. A autora foi bem fiel, praticamente em todos os detalhes. A história é legal também, mas nem de longe se tornou uma das minhas favoritas.

    ResponderExcluir
  9. Mundo invertido... amo mais que chocolate. Já tinha visto o livro por aí, mas não fazia ideia do que se tratava, parece ser muito bom.
    Também fico louca com histórias pela metade, mas vou procurar saber mais sobre a série que mencionoou, eu nem sabia que tinha rsrs
    Ótima dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, é difícil haver livros baseados em filmes ou séries - e não o contrário. Mas adorei essa história! Não conheço a série e já tenho livros acumulados demais aqui pra adquirir esse agora, mas vou dar uma chance a série e se gostar talvez leia o livro mais pra frente.

    ;*

    ResponderExcluir
  11. Oie.
    Estou lendo esse livro no momento e a leitura também está fluindo muito bem para mim.
    Já fiquei triste de saber que não vamos ter um final concreto, eu andei vendo umas imagens da série e poxa, acho que não vai me agradar tanto como o livro.
    Adorei sua resenha estou tendo os mesmo sentimentos hahah.

    ResponderExcluir
  12. Estou vendo geral elogiar o livro, estou ficando curiosa e louca para lê-lo.Sua resenha me deixou extremamente curiosa também, já quero.
    Otima resenha
    Beijuh

    ResponderExcluir
  13. Oii!!
    Que história incrível, gostei bastante. Gosto de livros que tratam desse tipo de assunto, fico imaginando se isso um dia acontecesse na minha vida. Fiquei bem interessada nessa leitura, vou procurar a série pra ver, já que não estou podendo comprar livros no momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!
    Também gosto muito de leituras Sci-fi, os mundos paralelos me encantam, a possibilidade de ser outra no mesmo lugar!!!
    Não conhecia a obra, vou dar uma olhada na série e anotar a dica!

    Beijokas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo