quinta-feira, 5 de outubro de 2017

[Resenha - Suma de Letras] A rainha de Tearling

Postado por Ju às 16:00
Título: A rainha de Tearling
Autora: Erika Johansen
Tradução: Cássio de Arantes Leite
Livro #1 da trilogia
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 352

Quando a rainha Elyssa morre, a princesa Kelsea é levada para um esconderijo, onde é criada em uma cabana isolada, longe das confusões políticas e da história infeliz de Tearling, o reino que está destinada a governar. Dezenove anos depois, os membros remanescentes da Guarda da Rainha aparecem para levar a princesa de volta ao trono – mas o que Kelsea descobre ao chegar é que a fortaleza real está cercada de inimigos e nobres corruptos que adorariam vê-la morta. Mesmo sendo a rainha de direito e estando de posse da safira Tear – uma joia de imenso poder –, Kelsea nunca se sentiu mais insegura e despreparada para governar. Em seu desespero para conseguir justiça para um povo oprimido há décadas, ela desperta a fúria da Rainha Vermelha, uma poderosa feiticeira que comanda o reino vizinho, Mortmesne. Mas Kelsea é determinada e se torna cada dia mais experiente em navegar as políticas perigosas da corte. Sua jornada para salvar o reino e se tornar a rainha que deseja ser está apenas começando. Muitos mistérios, intrigas e batalhas virão antes que seu governo se torne uma lenda... ou uma tragédia.

Kelsea é a herdeira do trono de Tearling. Foi mandada por sua mãe para ser criada por pessoas de confiança, mas acaba de completar 19 anos, que é a idade com que o trono deve ser assumido. Então, homens pertencentes à Guarda da Rainha aparecem para buscá-la e levá-la para ocupar seu lugar de direito.

A garota cresceu longe do resto do mundo pois, há muitos anos, com a morte de sua mãe, seu tio tornou-se o regente e sua vida passou a correr perigo. Teve todo o preparo que poderia ter, mas muitas coisas foram propositalmente escondidas dela. O motivo não é informado aos leitores, o que nos faz ficar tão ansiosos quanto a protagonista por esclarecimentos.

Kelsea não sabe direito a história do reino. Sabe que aconteceu "a Travessia" e que William Tear a liderou e usou seu sobrenome para batizar o local em que norte-americanos e ingleses se estabeleceram. Sabe que Tearling é o reino com mais problemas para se manter, já que a região que ocupa só é boa para a agricultura, o que faz com que coisas mais valiosas precisem ser negociadas com outros reinos. Sabe que o reino vizinho se chama Mortmesne e é governado pela Rainha Vermelha - uma tirana de quem ninguém sabe o verdadeiro nome. Sabe que este reino um dia se chamou Nova Europa, mas a atual soberana fez questão de mudar sua denominação para deixar clara sua intenção de fazer tudo à sua maneira.

Não sabe em quem pode confiar. Teoricamente, seus guardas seriam completamente fiéis a ela, mas algumas coisas estranhas começam a acontecer e a possibilidade de um traidor torna-se mais que provável. Não sabe o que fazer para lidar com toda a tirania a que seu reino foi submetido em sua ausência, mas decide que não vai tolerar abusos. De ninguém.

A protagonista é incrível. Tudo o que sabe é que quer ser uma rainha de valor, alguém que coloca o povo em primeiro lugar e faz tudo o que estiver a seu alcance para o bem estar de todos. Não vê como seria possível escolher alguns para pagarem pela paz de outros, então antes mesmo de ter a coroa em sua cabeça já começa a fazer mudanças nas regras.

Kelsea pode até ser inconsequente, mas é extremamente corajosa e justa. Logo entende que precisa se impor, mas não pode deixar de ter uma excelente equipe ao seu redor, que possa emprestar seus talentos para que ela não tenha que se preocupar com absolutamente tudo.

As personagens secundárias são quase tão incríveis quanto a protagonista. Alguns membros da guarda conhecemos bem de perto, embora a história de cada um seja revelada apenas em partes. Além disso, Kelsea tem algo muito valioso em seu poder: um colar com uma pedra que parece ser capaz de quase qualquer coisa. É emocionante ver a joia começar a se revelar e mostrar o que pode fazer. Tenho certeza que ainda vou me surpreender muito com os poderes que ela proporciona.

A narrativa fluiu muito bem para mim, fiquei a cada página mais envolvida com o enredo. Algo que achei muito legal foi que, no início de cada capítulo, temos observações feitas no futuro por algum historiador, dando pistas sobre como foi o reinado de Kelsea. Felizmente, as coisas não terminam de forma desesperadora nesse primeiro volume, mas mesmo assim não vejo a hora de ler o segundo, que já está disponível. Tenho uma suspeita muito forte sobre um assunto importante e tenho esperança de descobrir se estou certa ainda no segundo livro. Espero ter logo a oportunidade de ler para que possa dividir minha opinião a respeito dele com vocês.

16 comentários:

  1. Achei que esse livro fosse um diário hehehehe, por causa da capa que é toda charmosa.
    A história não me convence muito, apesar da rainha ter uns pontos positivos como escutar o povo, colocar ele em primeiro lugar, isso é legal, a história em si não é algo que me atraia

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Não conhecia essa obra mas super curti a sua dica. O fato da protagonista ser uma mulher forte e corajosa me animou ainda mais nessa leitura. Estou farta de personagens femininas submissas e chatas. Só fiquei com uma duvida, você fala de uma trilogia e eu não gosto de livros que são cortados em um certo ponto e continua no próximo. Será que dá pra ler individual?
    Obrigada pela dica, no aguardo da sua resposta.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconselho, você ficaria com muitas perguntas sem respostas. Como eu disse, a história não termina de forma desesperadora mas continua no próximo volume.

      Excluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Estou com o livro A rainha de Tearling para ler aqui, mas ando dividida em relação as resenhas.
    Pela sua opiniao vejo que o livro foi tudo de bom e me anima a ler logo. Mas ja vi outras pessoas falando que o livro é bem introdutorio e com uma narrativa arrastada.
    A capa é linda, se fosse aveludada seria mais bonita ainda, hehe.
    Ainda pretendo ler esse ano.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, fiquei sempre a pensar se leria essa história e agora com a sua opinião, tomei a decisão que não lerei, odeio livros que deixam respostas no ar e ficar aquele ? na cabeça, amei a sua sinceridade, de verdade, e amo essa capa também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso é normal, já que se trata de uma série... Se tudo fosse respondido no primeiro volume não sobraria nada para os outros. Adorei a leitura.

      Excluir
  5. Oi,
    Pela capa e título achei que fosse um romance de época mas parece que esse livro puxa mais para fantasia. Infelizmente, não me agradou muito a premissa e ainda saber que é uma série,rs. Mas que legal que você gostou.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu estou curiosa para ler esse livro ele parece ser aquele que eu vou amar fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, não sei se isso é bom o ruim, digo em relação ao final não tão desesperador... kkkk
    Já vi o livro, mas não li ainda. A capa que eu gostei.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. oi Ju,
    Ainda não li esse livro, mas estou muito curiosa para ler, pois adoro a premissa dele, principalmente, em relação a personagem principal e sua coragem. O fato de ela ser um pouco inconsequente me preocupa, mas acho que posso relevar.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie
    fico feliz que o enredo tenha te envolvido tanto e que tenha sido uma leitura tão boa, espero um dia poder ler apesar de fugir bastante do que eu leio normalmente, as vezes é bom arriscar um pouco

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro chegou aqui, mas eu acabei passando ele pra uma amiga porque estava com muitos livros na tbr. Ela ainda tá lendo, mas já tá gostando bastante.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Estou com os dois livros aqui na pilha e espero ler em breve. Estou bem curiosa com essa história, pois já recebi várias indicações. Gostei muito da sua resenha, fiquei bem curiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não o conhecia, mas parece ser uma boa leitura, estou apaixonada por essa capa, que lindeza!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju! Tinha dúvidas em relação a esse livro, mas a sua resenha me animou a ler, é tipo de história que curto, cheia de tramas e conspirações, obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tudo bom?
    Nossa esse livro esta na minha lista de próximas leituras, amo esse gênero, e tenho certeza que vou ficar louca nele, mas são tantos livros, e tão pouco tempo para ler.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo