segunda-feira, 9 de outubro de 2017

[Resenha - Rocco] Do outro lado

Postado por Ju às 19:00
Título: Do outro lado
Autora: Carrie Hope Fletcher
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
Editora: Rocco
Número de páginas: 272

Primeiro livro de ficção da jovem atriz, cantora e escritora britânica Carrie Hope Fletcher, que mantém um canal no Youtube muito popular na Inglaterra, Do outro lado conta a emocionante jornada de Evie Snow, que morre aos 82 anos, serenamente e cercada pela família, mas descobre que ainda precisa acertar algumas contas com o passado para que sua alma consiga chegar ao Paraíso. Nesta espécie de “segunda chance”, Evie se vê aos 27 anos e sabe que precisa se livrar de culpas e segredos antes que seja tarde demais. Mas assim que começa a refazer a própria jornada, ela percebe que sabia pouco sobre a própria vida e que precisa recuperar o verdadeiro amor para encontrar a paz.

Após uma vida longa e feliz (embora não completamente), Evie morre aos 82 anos (só pra esclarecer, quando o livro começa ela já morreu). Sua alma vai imediatamente em busca de seu paraíso particular, o apartamento em que morou quando tinha 27 anos. Evie nasceu numa família rica e tradicional e, embora não concordasse com o modo de vida deles, não lhe era permitido fugir muito do padrão. Exceto pelo ano em que ganhou uma chance de provar seu valor e ter direito à vida que desejasse. O ano em que o apartamento foi seu.

Ela se vê na porta do local e com uma chave no bolso, mas ao tentar usá-la descobre que não funciona. O antigo zelador do prédio, que a recebe na vida após a morte, lhe diz que isso acontece apenas porque está muito pesada e precisa se livrar do que quer que esteja lhe impedindo de seguir em frente.

Evie sabe muito bem do que ele está falando. Guardou três segredos muito bem guardados por acreditar que seria o melhor para todos, mas percebe que na verdade não teve coragem para ser transparente e completamente sincera. Só que agora esses segredos precisam ser revelados, apenas assim ela poderá continuar sua jornada. E mais: entende que as coisas que não disse a pessoas que ama podem ajudar em situações que eles precisam enfrentar atualmente nas próprias vidas, então aceita a missão de contar o que sempre se esforçou para esconder.

A protagonista é super carismática. É muito fácil sentir tudo o que ela sente. Parte da história se passa no presente, quando Evie precisa se virar para fazer o que aparentemente se tornou certo no momento atual. Mas a maior parte se passa no passado, quando ela teve 27 anos pela primeira vez (depois da morte voltou a essa idade) e adorei acompanhá-la descobrindo a liberdade e o amor. 

Confesso que em alguns momentos fiquei um pouco brava com ela por não abrir mão de sua herança e ir cuidar da própria vida longe de certos familiares doentes, mas nada era tão simples assim. Não era questão de não querer perder o dinheiro. Seria como se nunca tivesse existido e ela perderia a convivência não só com os pais abomináveis, mas também com seu melhor amigo e com o resto da família. Qualquer escolha que fizesse lhe traria perdas. A questão era apenas entender qual decisão lhe permitiria sobreviver.

Nos são fornecidos vislumbres de toda a vida da protagonista. Sabemos quais foram suas decisões e em nenhum momento seus motivos são escondidos de nós, então o coração chega a doer. E, para minha felicidade, a história tem um toque de fantasia muito especial. Um certo passarinho que é super importante no enredo ganhou meu coração, ele é extraordinário, um ser extremamente leal, e não é à toa que tem destaque na capa. Por falar na capa, todos os elementos utilizados são essenciais para a história, não é sempre que fazem uma escolha tão perfeita. Foi uma leitura sensível e repleta de delicadeza de que gostei bastante.

15 comentários:

  1. Oi Ju tudo bem?
    Que demais essa resenha linda, realmente parece ser uma pedida pra quem curte esse tipo de leitura, uma coisa que me atraiu foi saber que dá para sentir e compreender tudo que a personagem vive e sente, creio que seja um dos principais pontos que avalio para uma leitura futura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Owmm que resenha mais cheia de sentimentos. Você usou toda a emoção que sentiu ao realizar a leitura para escrever essa resenha tão encantadora. Parabéns! Confesso que não conhecia a obra, mas sua resenha me deixou curiosa. Quero saber o uma pessoa de 82 anos vividos deixou para tras e se ela conseguiu encontrar o paraiso.
    Amei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ooi! Quando vi esse livro na lista da Rocco eu fiquei em duvida se pegaria ou não para ler, a premissa de cara não parece com algo que eu leria e pela sua resenha acho que não iria curtir muito a leitura. É um pouco raro de eu gostar dessas histórias que personagens que se foram acabam ~voltando para ter que consertar algo de suas vidas ou algo assim. Mas enfim, isso vai de leitor para leitor já que você manifestou ter gostado bastante do livro.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto o livro por aí, mas não havia me interessado por ele. Mas acredite, passei a ver a obra com outros olhos após ler a sua resenha. Que interessante essa personagem que não consegue se desligar do passado. Adorei a sua resenha.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas a história parece ser muito interessante, sem falar que é tão bom quando sentimos aquela conexão com o personagem. Não é muito o meu tipo de leitura, mas vou anotar aqui.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, olha gostei bastante da premissa, a personagem parece bem interessante, e sinto que é um tipo de história de eu vou gostar de ler. Valeu pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, não tinha visto este livro ainda e fiquei encantada com a capa. Saber que ele tem tudo haver com o enredo me deixa ainda mais feliz.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda mas ate fiquei curioso depois da tua opinião! :)

    Bem, acho ótimo que tenhas gostado, mesmo que a personagem te tenha irritado tanto por não abrir mao da herança!...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas achei a premissa extremamente original. Parece ser uma história muito sensível mesmo, daquelas que cativam o leitor. Mesmo você tendo se irritado um pouco com a protagonista, deve ser interessante acompanhar a jornada dela.
    Adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que livro mais amor.
    Adorei a resenha.
    Não conhecia muito bem o livro e agora já estou com vontade de ler.
    Acho que muitas pessoas gostariam de ter a chance que Evie teve, de voltar e concertar as coisas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei interessada na história. Essa questão dela morrer e para agora ela poder "tomar" conta da vida dela pela primeira vez, ela ter que voltar quando era mais jovem e poder mudar algumas decisões é um tema interessante.
    A capa está bonita mesmo!
    Adorei a resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. olha, mesmo não sendo um gênero que costumo ler, até que a premissa dele me deixou curiosa em fazer a leitura... quem dera se a gente tivesse a chance de consertar algumas coisas depois da morte hhehehe
    bjs...

    ResponderExcluir
  13. Eu venho paquerando esse livro faz um tempo e a melhor parte é quando a gente lê uma resenha tão emocionada assim. Você realmente demostra que o livro além de ser lindo, falou extremamente com n você. Suas palavras me deixaram ainda mais traída pelo livro.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Tudo bom?
    não conhecia o livro, mas de cara já fiquei babando na capa, que linda.
    Além disso, me pareceu ser uma ótima história.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não conhecia esse livro e fiquei muito curiosa. Quero muito saber quais são os três segredos que a protagonista escondeu de todos e quero saber qual a referência dos elementos da capa, incluindo o pássaro. Vou adicionar a minha lista de livros desejados kkk
    Bjs!
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo