sábado, 25 de fevereiro de 2017

[Resenha - Rocco] Crave a marca

Postado por Ju às 23:30

Título: Crave a marca
Autora: Veronica Roth
Tradução: Petê Rissatti
Livro #1 da série
Editora: Rocco
Número de páginas: 480

Num planeta em guerra, numa galáxia em que quase todos os seres estão conectados por uma energia misteriosa chamada “a corrente” e cada pessoa possui um dom que lhe confere poderes e limitações, Cyra Noavek e Akos Kereseth são dois jovens de origens distintas cujos destinos se cruzam de forma decisiva. Obrigados a lidar com o ódio entre suas nações, seus preconceitos e visões de mundo, eles podem ser a salvação ou a ruína não só um do outro, mas de toda uma galáxia. Primeiro de uma série de fantasia e ficção científica, Crave a marca é aguardado novo livro da autora da série Divergente, Veronica Roth, que terá lançamento simultâneo em mais de 30 países em 17 de janeiro, e surpreenderá não só os fãs da escritora, mas também de clássicos sci-fi como Star Wars.

Em Crave a marca, conhecemos um universo diferente. Nele, existe a corrente, algo que está presente em tudo o que vive. A história se passa principalmente em planetas que estão dentro da barreira do fluxo-da-corrente, mas também ouvimos falar de lugares que ficam além dela, na “Borda”. 

Este fluxo pode ser visto e sentido pelas pessoas, e se manifesta em cada uma delas através de dons - que várias vezes parecem maldições - que têm a ver com a personalidade de cada um ou com as necessidades enfrentadas.

Thuve é um planeta-nação que abriga dois povos bem diferentes: os thuvesitas, um povo pacífico que dificilmente lida com armas, e os shotet, um povo guerreiro que sobrevive indo a outros planetas buscar coisas descartadas por eles para serem reaproveitadas e reinventadas. 

Catamos a sabedoria de cada planeta e a trazemos para o nosso. (...) E quando fazemos isso, mostramos a eles o que existe lá que merece seu apreço. Nós os revelamos para eles mesmos. (...) Coleta significa renovação.

Os dois povos têm uma rixa antiga que piora muito quando a Assembleia - uma espécie de Governo Geral de todos os planetas dentro da barreira - decide divulgar as fortunas de todas as pessoas. Eu sei, ainda não falei das fortunas.

Cada planeta tem seus oráculos: os ascendente, o atuante e o descendente. Esses oráculos conseguem ver várias versões do futuro, mas no caso das pessoas afortunadas existe algo em comum em todas essas versões. Não necessariamente algo bom, pode ser um destino bem ruim que sempre se repetirá independentemente das atitudes que a pessoa tomar.

Então a divulgação acaba revelando as ameaças existentes e também mostrando a algumas pessoas maneiras de alcançar seus objetivos usando os recursos certos. É por isso que Akos e seu irmão são sequestrados e levados para Shotet, onde terão que se adaptar a uma vida completamente diferente. Entre os costumes com que passam a conviver, está o de cravar uma marca no braço a cada vida tirada.


“Marca de assassínio” é um nome errado. Sempre registram perdas. Não triunfos. (...) Independentemente do que qualquer shotet idiota te diga.


A narrativa é dividida entre partes que se passam em terceira pessoa, sob o ponto de vista de Akos, e partes narradas em primeira pessoa por Cyra, a irmã do governante de Shotet. A garota tem um dom que a faz parecer um monstro aos olhos de todos: causa dor a qualquer um que a toque, e por isso é usada pelo irmão como instrumento de tortura. O que os outros não sabem é que a dor que é capaz de causar ela também sente, o tempo todo.

Todas as pessoas são violentas. Algumas resistem ao impulso, e algumas não. 

Li Divergente da mesma autora e preciso dizer que não gostei. Sofri durante toda a leitura da série porque a escrita da Veronica me incomodava de alguma forma, e com isso a história não conseguia me conquistar. Mas, mesmo assim, gostei muito da ideia, embora o desenvolvimento não tenha me agradado. Foi por isso que decidi ler Crave a marca, mesmo porque sou apaixonada por ficção científica.

E felizmente dessa vez as coisas aconteceram de forma diferente. Desde o início o enredo conseguiu me envolver e me vi apegada a várias personagens. Os dois protagonistas tiveram vidas completamente diferentes, mas percebem que podem aprender muito um com o outro e se tornar pessoas melhores. Entendem que existem sempre pelo menos duas versões para um mesmo fato, dependendo do ponto de vista e do objetivo que se tem ao divulgar alguma coisa. Estou ansiosa pela continuação.

É difícil saber o que é certo nesta vida. Fazemos o que podemos, mas o que realmente precisamos é de compaixão.

23 comentários:

  1. Olá! Eu li Divergente da autora e gostei muito, apesar de ainda não ter terminado a série. Fiquei curiosa sobre esse novo livro dela, mas ainda não sabia direito do que se tratava. Parece interessante, com essa coisa de novos mundos e pessoas com poderes diferentes. Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Eu ADOREI a saga divergente (os livros, pq os filmes são PÉSSIMOS), mas a premissa desse não me chamou muito a atenção. Coisas que envolvem MUITA ficção científica não me agradam muito, rs.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada da autora, só ouvi falar muito de Divergente e agora mais ainda desse.
    Confesso que a história parece ser bem interessante e os personagens parecem cativar. Acho que daria uma chance.

    ResponderExcluir
  4. Oi, comecei a ler a trilogia Diveregente... gostei do universo criado pela autora, mas não me apeguei aos personagens e acabei desistindo, ai estou meio desanimada para essa nova saga, mas gostei da sua resenha. Talvez leia mais pra frente. Bjs

    ResponderExcluir
  5. I LOVE SCIENTIFIC FICTION - Muito Mesmo! e Com certeza leria esse livro, fiquei com pena e querendo saber do futuro da irma do governante shotet que "dom" mais maldito! como amo filmes e séries seria bem legal se saísse um filme decente desse livro.
    BJBJ
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?

    Eu li "Divergente" ano passado e diferente de você, adorei a obra e todo contexto escrito pela Veronica. Estava muito querendo ler "Crave a marca", mas ao ler sua resenha, o livro não me conquistou, faltu algo, não sei. Acho qe ara mim, a leitura sria cansativa, então me desanimei bastante agora. Parece que muitas coisas precisam ser digeridas com calma, muitas informações!
    Sua resenha ficou muito boa e foi bem esclarecedora. Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Sempre bom quando conseguimos ficar feliz quando damos uma segunda chance a um autor né? Sempre tento fazer isso, ao menos pegar outra coisa para ve se o problema é o autor mesmo ou era o livro. Crave a Marca não me chama tanto a atenção, apesar de gostar de ficção. Ótima resenha.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Confesso que eu estava bem receosa com para ler esse livro. Diferente de você, eu gostei bastante da série Divergente. No entanto, tive medo de que este livro não fosse tão bom ou não atendesse às minhas expectativas.
    Mas, pelo que vi da sua resenha, parece que é uma boa leitura. Gostei de você ter falado que se apegou aos personagens, pois isso é o que mais chama a minha atenção em um livro.
    Já estou ficando curiosa e pretendo ler em breve. Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie
    uau que bom que o enredo conseguiu te envolver, eu não cheguei a ler divergente mas vejo os filmes e gosto, porém, esse gênero para livros não me atrai muito, parabéns pela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu também gostei muito da leitura desse livro, esperava um pouco menos, mas no final, tudo foi mais satisfatório que eu imaginava. Akos e Cyra são dois protagonistas que fui com a cara logo de início, então a história fluiu muito bem pra mim tbm, me senti envolvida desde as primeiras páginas. Louca pela continuação.

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Não sou muito chegada em ficção científica ou distopias, então acredito que não seria o público alvo dessa série!
    Entretanto, curti saber que ainda que a outra série da autora não tenha funcionado para você, esta está fluindo bem e você está até se apegando aos personagens. Um ponto que me deixou muito curiosa foi essa premissa da Cyra!
    Adorei a resenha, super bem escrita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Esse é um dos livros que eu estou deixando na geladeira, apesar de ser meu gênero favorito eu ainda não consegui sentir aquela vontadeeee de ler, vou deixa-lo guardado mais um pouquinho, pra quem sabe, mais pra frente eu ler rsrs. Amei o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju! Que bom que desta vez não só a ideia da autora, como também a forma que ela desenvolveu o enredo te conquistaram. Não li nada dela ainda, e ambas as série me interessam.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem?

    Eu fiquei empolgada desde o início dos burburinhos sobre esse livro, mas como sei que a maioria abomina os livros da Veronica Roth eu pretendo esperar as continuações serem lançadas e as avaliações dos blogueiros para então comprar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!!


    Conheço as obras das autoras mais nunca li. Minha amiga ama divergente, entretanto não me sinto curiosa para começar a ler, mas assim como você decorrente do gênero de ficção cientica me senti interessada em ver como se desenrola o livro, até mesmo por ter a visão de dois protagonistas. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    A segunda resenha que leio desse livro e diz a mesma coisa: que não gostaram muito de Divergente, mas quando leram Crave a Marca, acabou gostando muito mais. Eu amo ficção cientifica, distopia e tudo mais e tenho muito interesse de ler tanto Divergente (só vi o filme) e esse livro, todos os dois estão na minha lista de desejados. Pra ser bem sincera, Crave a Marca realmente parece ser bem melhor que Divergente, mas eu consegui ver através da sinopse e da sua resenha, que tem algumas características parecidas entre as obras, espero que isso não atrapalhe quando eu for ler.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Eu acho ótimo quando a gente dá mais uma chance para um autor e acaba gostando na segunda tentativa! Nunca li nenhum livro da autora, porém tenho que confessar que a premissa é pra lá de interessante e eu to querendo muito ler mais livros com esse tipo de enredo!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Essa capa sempre me chamou muuuuito a atenção, e sempre vi bastante resenha em blogs elogiando a obra, confesso que o enredo não me fez morrer de curiosidade de ler, mas ainda assim tenho vontade ☺ http://flornooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Que interessante e engraçado, tipo, você leu Divergente e não gostou, já nesse você amou! É muito bom quando acontece isso, não é verdade? Lição do dia: sempre dê chances a outros livros de tal autora! HUAHAUAHUAAUAAU, eu to louquinho pra ler esse livro! A capa é tão fantástica e fiquei admirando toda a edição excelente! Ah, e sua resenha ficou super bacana aumentou ainda mais minha curiosidade sobre esta coisa linda!

    Beijos,
    Lu - https://justificou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Acho que estou muito desatualizada sobre o mundo literário. Não sabia que este livro é da mesma atora de Divergente. Já tem um tempo que quero ler este livro, mas sempre acabo deixando de lado.
    o enredo me cativou muito além da capa ser maravilhosa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Oie tudo bem? Ao contrário de vc eu amei divergente e se você que não gostou, se surpreendeu com este novo livro da autora, acho que eu vou gostar também. Já estava muito ansiosa pra ler antes, agora então....

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Nunca li nada parecido com a premissa desse livro. Já tive contato com a escrita da autora no primeiro livro da série divergente. Estou com o livro Crave a marca aqui na estante e sua resenha me deixou ansiosa para conferir. Que bom que foi uma boa leitura para vc.

    ResponderExcluir
  23. Li diversas resenhas positivas desse livro, admiro muito a escrita da Veronica Toth e admito que quero ler esse livro já!

    Ao contrário de você gostei de divergente e insurgente... Não li ainda Convergente, algo que pretendo sanar em breve. Crave a Marca já está na minha lista de desejados! <3

    Ótima indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo