sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

[Resenha - Planeta] Ruído Branco

Postado por Ju às 15:00
Título: Ruído Branco
Autora: Ana Carolina
Editora: Planeta
Número de páginas: 144

Ana Carolina é uma das mais populares cantoras de MPB na ativa. Em 17 anos de carreira ela já vendeu mais de 5 milhões de discos e acumulou prêmios nacionais além de duas indicações ao Grammy Latino. Seus fãs conhecem seu lado de compositora, arranjadora e pintora, mas em Ruído Branco, seu primeiro livro, eles serão apresentados a uma nova faceta que desconhecem: poeta. Neste livro de capa dura e recheado de telas e fotos exclusivas de sua intimidade, Ana Carolina apresenta mais de 50 poesias, prosas e letras inéditas escritas ao longo da sua vida.


Ruído Branco é um livro que nos apresenta várias faces de Ana Carolina. Conhecemos a autora de prosa, a autora de poesia, a compositora, a pintora... Eu, particularmente, nunca tinha visto nada pintado por ela e fiquei hipnotizada pela imagem da tela “Raio de sol”. Queria um dia ter a chance de vê-la pessoalmente.

Normalmente tenho problemas com textos curtos, não escondo isso de ninguém. Mas faço questão de ler livros de pessoas que admiro, então resolvi me arriscar. Claro que não me identifiquei com tudo, mas me identifiquei com bastante coisa.

Ainda não tenho 41 anos, mas quem nunca sentiu que era várias pessoas, pessoas de idades diversas que um dia foram nosso presente mas que agora são passado e presente ao mesmo tempo? E claro que nosso futuro refletirá todas as pessoas que já fomos.

Resta uma voz da infância
que ficou lá e ainda sou eu
Uma secreta voz
que me liga à velha que serei
Aos 41 anos tenho todas as idades

Quem nunca teve medo em um momento de plena felicidade, medo do que poderia acontecer em seguida?

Em toda felicidade existe uma tristeza quieta

Quanto à prosa, meu texto preferido foi Firenze. Descobri coisas que não sabia sobre a cidade, mesmo que tenha passado três semanas lá. Quando eu voltar, poderei olhar para alguns lugares de maneira diferente. O texto me fez rir e refletir bastante.

Era eu ali. Só. Sem conhecer ninguém, me desligando totalmente das ciladas do cotidiano, que incluem a expectativa dos outros, as personagens que criamos pra nos livrar dos outros e, sobretudo, de nós mesmos, as pressões da persona pública. Acaba toda a teatralidade que nos serve muitas vezes de bengala.

Teve uma parte do livro que achei especial. Ela se chama “Caderninho” e contém poesias escritas pela autora entre 11 e 12 anos.


A diagramação está muito linda, algumas páginas têm o fundo preto, as outras são amareladas. As laterais das folhas são pretas, o que deu um toque todo especial à obra. Temos várias fotos da Ana Carolina inseridas no livro também, a foto abaixo foi a minha preferida (foto de Nelson Faria). Ela ocupa duas páginas mas vou mostrar apenas uma parte, assim vocês podem ficar curiosos com o contexto... rs...


Foi uma leitura que adorei fazer, e que indico tanto para fãs da autora quanto para leitores que não a conhecem. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não entendeu do que se trata o livro, ele não conta nada sobre a cantora ou mesmo pessoa Ana Carolina, e sim apresenta trabalhos dela em outras áreas.

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo