Autor: Michel Bussi
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 352
Skoob
Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho. É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas. Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.
Giverny. Um vilarejo eternizado por Monet em suas pinturas. O lar de três mulheres diferentes, mas com algo em comum: a vontade de deixar aquele lugar para sempre.
Giverny é uma armadilha! Um cenário maravilhoso, sem dúvida alguma. (...) Mas vou lhe confessar: o cenário está paralisado. Petrificado. É proibido mudar a decoração de qualquer casa, pintar uma parede, colher uma mísera flor. Dez leis proíbem tudo isso. Nós aqui vivemos dentro de um quadro. Estamos emparedados!
Por esse trechinho dá para ter uma ideia do que passa na cabeça de cada uma delas. Fanette, de 11 anos, é uma garota talentosa que pretende ser uma pintora famosa e quer muito descobrir quem é seu pai. Stéphanie, de 36, é a professora da única turma da única escola do lugar e vive com o marido por costume, mas sem saber se o ama. A terceira, de 84 anos, não nos diz seu nome. Só nos diz que é má, uma quase viúva que vive espionando todos ao seu redor. Quando um médico é assassinado no vilarejo, as três de alguma maneira se envolvem com os acontecimentos.
Apesar de nunca ter lido O voo da libélula, outro livro do autor publicado pela editora, sempre ouvi infinitos elogios a ele. Então comecei a ler esta obra com as expectativas nas alturas e, infelizmente, elas não foram alcançadas.
Fiz várias tentativas de leitura, sempre recomeçando do início. As duas primeiras páginas me fascinaram todas as vezes, só que não conseguia chegar na página 30 de jeito nenhum. Mas com o prazo para dividir minha opinião com vocês chegando ao fim, acabei me forçando a terminar. E todo mundo sabe que isso nunca traz um resultado bom.
Talvez, em outro momento, eu pudesse ter considerado o livro genial. Nunca vi algo como a estrutura que o autor construiu. Mas acontece que, como isso só é esclarecido no final, obviamente não posso contar o que ele fez. Apenas posso dizer que foi uma construção do enredo inovadora e ousada.
Tive sérios problemas para me conectar com as personagens. Apenas uma delas conseguiu minha simpatia, um dos policiais, o assistente do delegado. Tudo bem que é legal encontrar nas histórias personagens que realmente parecem humanas, com defeitos e qualidades. Mas quando os defeitos de quase todas se sobressaem fica difícil para mim nutrir simpatia por elas e a leitura se torna extremamente arrastada. Mas esse é um problema particular meu com os livros.
Mesmo assim, chegou um ponto em que a história conseguiu me envolver, quando comecei a entender o que havia acontecido. Ou quase. Michel nos dá muitas pistas falsas, o texto dá a aparência de estar acontecendo uma coisa, mas o que realmente acontece é algo bem diferente. E é tudo o que posso dizer.
Claro que houve pontos positivos. As descrições foram muito bem feitas, e quem não gostaria de conseguir se imaginar no cenário retratado tantas vezes por um de seus pintores preferidos? Além disso, sou fascinada por arte e por sua história, e pude aprender algumas coisas a esse respeito.
Embora o livro não tenha conseguido me conquistar totalmente, a leitura valeu a pena por ter me oferecido algo novo, pelo menos levando em conta tudo o que já li. Além disso, todas as opiniões que vi até agora foram positivas, então acredito que a experiência de quem decidir ler tem grandes chances de ser positiva também.
Eu não conhecia o autor pelo outro título, mas nunca tinha lido uma resenha com pontos negativos dessa obra. A capa e a sinopse chamam muito a minha atenção, mas após a sua resenha eu fiquei com um pouco de medo em fazer a leitura, pois odeio leitura arrastada. Enfim, eu vou continuar dando uma chance para essa obra, mas terei muito cuidado ao fazer a leitura.
ResponderExcluir→ desencaixados.com
Oi, Ju. Estava louca para ler esse livro desde o lançamento. A sinopse me agradou demais, e parece exatamente o estilo de leitura que eu gosto. Mas confesso que com sua opinião de que foi arrastado para ler, acabei desanimando um pouco. Quem sabe acabe acrescentando à lista novamente mais tarde.
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Beijão :*
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirA capa nada condiz com o tema, não é mesmo? Eu imaginei que fosse um thriller quando bati o olho. Jamais imaginaria que abordasse arte, mistério, e um romance policial (Que é um gênero que a-m-o!) Quero muito dar uma chance :D
Na verdade, a capa é perfeita, mas não posso te dar muitos detalhes a esse respeito... Rs
ExcluirOi..... eu li o voo da libélula.... não gostei e foi bem difícil pra mim na época.. .. quando comecei a ler a sua resenha, fiquei até animada, pensei em ler maravilhas, mas pelo jeito o autor continua enrolado em suas tramas.... uma pena! Não lerei...... bju
ResponderExcluirOlá!! :)
ResponderExcluirEu já ouvi falar desse livro e já li ate algumas resenhas, bem positivas por sinal! E acho que a tua e a primeira que não e tao eufórica! ahah :) Todos temos opiniões diferentes, e isso e ótimo!
Realmente, e uma pena que não te tenha envolvido muito de inicio, mesmo que depois tenha melhorado. Mas e ótimo que as descrições sejam tao boas assim! :)
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Fiquei curiosa para saber como o autor desenvolveu o enredo, adoro narrativas diferenciadas. Que pena saber que a obra não alcançou suas expectativas, é muito ruim quando isso acontece. Como eu gosto bastante do gênero e fiquei curiosa pela trama, vou dar uma chance, e se não conseguir evoluir na leitura desisto, rsrs.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Olá!
ResponderExcluirÉ horrível quando a gente insiste e o livro não vai pra frente, apesar de não ter te prendido, você trouxe pontos bem legais sobre ele pra gente :) acho que vale a pena tentar reler daqui uns anos e ver como sua opinião sobre ele muda. Adorei a resenha!
Beijos,
Luana
Olá!
ResponderExcluirEu tenho muita curiosidade pra ler essa obra. A resenhista do Cia já leu e resenhou, fico a desejar fazer o mesmo. Pena que não funcionou muito pra você. Gosto essa trama toda com mistério e investigação.
Abs
Ni
Cia doLeitor
Oi Ju, que pena que você não gostou. Achei incrível a forma como ele construiu e principalmente terminou o enredo. Ousado e inovador mesmo. Só fui perceber a ideia dele no final. Em nenhum momento suspeitei do que ele fez.
ResponderExcluirBjs
Oi.
ResponderExcluirO enredo me intrigou. O que essas mulheres tão diferentes podem se envolver em um assassinato? Ainda mais sendo uma delas criança e a outra idosa.
Eu já vivi essa mesma experiência que você retratou, me forçar a ler um livro e acabar não gostando. Acho que isso transforma entretenimento em obrigação e o resultado quase sempre é ruim.
Aconteceu comigo com A Menina que Roubava Livros. Detestei a primeira leitura, e, depois de alguns anos, decidi repetir a leitura e adorei, me emocionei com o final... Talvez aconteça o mesmo com você.
Ainda darei uma chance ao livro porque o enredo me intriga e gostei disso que você falou de ser algo bem diferente do comum.
Beijos.
Olá
ResponderExcluireu ouvi muitos elogios legais sobre o livro e também dei uma folheada, acabei ficando bem curiosa pela história, goto desse gênero e quero muito ler em breve, parabéns pela resenha
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi! Assim como você eu realmente tenho um sério problema em me conectar com as personagens quando seus defeitos se sobressaem mais do que suas qualidades... Sabemos que realmente ninguém é perfeito, mas acho que tem que haver um equilíbrio em tudo, sem falar que o fato de você ter tentado mais de uma vez e não passar da página 30 também não me animou. Outra coisa é que a história não me cativou... Em geral, nada nessa obra me agrada a ponto de me deixar curiosa e interessa em ler. Então não leria essa obra no momento, mas quem sabe mais para frente eu tenha outro ponto de vista e goste mais!
ResponderExcluirUm beijo
www.brookebells.com
Oi Ju!
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas a minha experiência com "O voo da libélula" não foi muito boa, pois desvendei o mistério de cara. É uma pena que você tenha tido dificuldade com esse livro e que não tenha se conectado aos personagens. Acho que, no momento, vou deixar a dica passar por enquanto.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirGostei muito da sua sinceridade na resenha. Também não conheço a escrita do autor e nunca nem tinha ouvido falar de sua outra obra, mas confesso que não me chamou muito a atenção. Que bom que não foi de tudo ruim e em certos momentos você conseguiu ficar presa a história, mas acho que vou deixar essa dica de lado.
Beijos.
Olá!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar do autor, mas nunca tive contato com sua obra. Amei a capa do livro, porém a temática do livro não me conquistou de fato. Estou com o pé atrás em relação a esse livro, pois parece que o autor enrola bastante durante o texto.
Bjs.
Oi, que pena que o livro não funcionou muito para você. Eu tenho o outro livro do autor na lista dos a serem lidos, mas sempre adio. É péssimo quando nos obrigamos a acabar um livro. Eu confesso que eu não me sinto tão intrigada para realizar essa leitura, mas quem sabe.
ResponderExcluirJá vi um resenha desse livro o qual me empolgou muito, a sua resenha me trouxe outros fatos, mas ainda assim tenho curiosidade de conhecer a leitura. Que pena que nao fluiu para você, mas sei bem como é isso.
ResponderExcluirBeijos
Viviana
Estou com muita vontade de ler esse livro, só vi elogios à obra.
ResponderExcluirInovador e ousado parecem músicas para meus ouvidos, afinal é tudo o que ese busca em um livro com uma premissa dessas! Mas que pena que sentiu dificuldades para se conectar com as personagens... Tem uma curiosidade: eu jogo RPG há anos e, sempre que vou construir uma personagem nova já penso nos defeitos que quero para ela. Para mim, o que torna um personagem huamnos são justamente seus defeitos, então creio que isso torna apenas o livro ainda mais "crivel".
Ótima indicação!
Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com