segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

[Resenha - Única Editora] A canção de Alanna: a primeira grande aventura

Postado por Ju às 15:00
Título: A canção de Alanna - a primeira grande aventura
Autora: Tamora Pierce
Tradução: Ana Resende
Livro #1 da série
Editora: Única
Número de páginas: 256

A coisa que Alanna mais quer no mundo é ser uma guerreira extraordinária, que vença batalhas e consiga ajudar as pessoas. Ela só tem um problema: no reino de Tortall, meninas não lutam, ou melhor, não fazem quase nada. Então, para realizar seu sonho, ela deve arriscar a própria vida tornando-se Alan de Trebond. Esta é sua primeira aventura, e pode ser a última caso ela não seja forte o bastante para superar as próprias limitações e controlar sua magia, que é mais poderosa do que a maioria das pessoas pode suportar. Para piorar, Alanna é a única capaz de combater o mal que se abateu sobre o reino de Tortall. Está em suas mãos salvar o herdeiro do trono e derrotar os seres milenares que habitam a terrível e amaldiçoada Cidade Negra. O fracasso não é uma opção. Sua grande batalha já começou. Ela pode morrer, ou pior: perder a própria alma para sempre!

Alanna e Thom de Trebond são gêmeos. Quando completam 10 anos, o pai deles toma sua decisão sobre o futuro dos dois: Thom será enviado ao Palácio para se tornar um cavaleiro e Alanna será mandada para o convento para que se torne uma dama. Mas eles não querem esse destino. Na verdade, gostariam de trocar de lugar… e percebem que é algo bem possível de acontecer.

Magros, com cabelos vermelhos e olhos violeta, os gêmeos são basicamente idênticos. Então decidem que Alanna cortará o cabelo e se apresentará ao Palácio como Alan, e Thom irá ao convento, o que permitirá que realize seu desejo de ser feiticeiro. Neste primeiro volume, a partir do momento em que os irmãos se separam, o foco é em Alanna e acompanhamos quase quatro anos de sua formação no castelo.

A protagonista é muito corajosa, mas também extremamente orgulhosa, e não aceita nada de graça. Faz muitos amigos de todas as idades e, digamos, classes sociais… rs… a garota se torna próxima até mesmo do Rei dos Ladrões do local.

A narrativa fluiu muito bem, o livro é curto, tem as páginas amarelas e a fonte bem grande, o que tornou a leitura ainda mais rápida. Para se tornar um cavaleiro, Alanna precisa enfrentar aproximadamente quatro anos como pajem e mais quatro como escudeiro, e muito raramente possui momentos de descanso. A rotina é pesada tanto na parte teórica quanto na prática, mas ela se dispõe a treinar ainda mais em seus poucos momentos livres, já que acredita que só sendo a melhor conseguirá provar seu valor. É empenhada e completamente obstinada.

Mas não é apenas isso, a garota tem o Dom, ou seja, possui magia, incluindo magia de cura, e precisa encarar um treinamento para aprender a lidar com ela também - treinamento este ministrado por alguém em quem ela não confia nem um pouco. E o pior é que a protagonista não se sente confortável com esse aprendizado, nunca gostou de lidar com esse seu lado e se pudesse escolheria evitá-lo.

Alanna e vários dos personagens secundários são muito carismáticos. Os acontecimentos não são narrados com muitos detalhes, mas é informado ao leitor tudo o que ele precisa saber para acompanhar com clareza o enredo. Gostei muito da leitura, é um livro juvenil com bastante aventura e fantasia e amo isso!

Neste volume, tivemos o desfecho de uma luta bem difícil contra um mal antigo, mas também ficaram pontas soltas para serem desenvolvidas nos próximos livros. Espero que eu possa conferir logo o restante da série.

21 comentários:

  1. Acho a capa desse livro muito gracinha, amo muito fantasia e desde o lançamento ele me chama atenção o que me desanima um pouco é o fato de ser uma série e o fato de que a editora pode não terminar de publicá-la por aqui.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Parece ser um livro de fantasia bem legal.
    Gostei da sua resenha, mas ando fugindo de séries no momento.
    Anotei a dica para uma leitura futura.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei da proposta da série trabalhar a quebra do paradigma através dos gêmeos indo atrás do que realmente querem, mesmo em um contexto onde isso era proibido e muito arriscado. No momento, estou com outras séries para terminar. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Gosto muito de fantasias juvenis, são tão gostosas, eu prefiro a magia, será que no segundo conheceremos um pouco mais do convento. Também fiquei curiosa com esse mal antigo

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu tenho muita vontade de ler essa livro, mas fico com um pé atrás pelo fato da editora só ter publicado esse livro. Enfim, fico feliz que tivemos um final fechado; mas de certa forma com pontas soltas à pra as sequências. Amo essa capa e quem sabe daqui pra frente eu na o consiga fazer a leitura da obra. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Adoro fantasia e essa capa é uma fofura só.
    Gostei dessa trama de dois trocarem de lugares e seguirem seus sonhos mesmo tendo que se esconderem.

    Colocando nos meus desejados no Skoob.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiiii!

    Ju, não conhecia esse livro, acho que você já sabe que não sou a maior fã de fantasias, até tento ler, mas sempre demoro a engatar a leitura. A capa é muito amor e saber que fluiu rápido é muito bom!
    Gostei de saber que há umas pontas para as outras obras, espero que o próximo responda suas perguntas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu não dava nada por esse livro por conta da capa, que apesar de fofa não me atrai, e me surpreendeu com a premissa dos gêmeos que trocam de lugar para realizarem seus sonhos. Parece ser uma trama bem envolvente, uma pena que a continuação ainda não tenha sido lançada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de fantasia, ainda mais aquelas que conseguimos imaginar bem os personagens e o universo criado pelo autor, como parece ser o caso desse livro, acredito que irei gostar.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju.
    Já tem um tempo que li esse livro e estou doida pela continuação! Fiquei apaixonada pela Alanna e quero muito saber o que vai acontecer com ela depois de tudo...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia o livro e achei a capa muito chamativa, mas a história não me chamou muito a atenção, não sei, não me cativou. Mas achei sua resenha muito boa!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia este livro, mas fiquei bem empolgada depois desta sua resenha.
    Gosto de livros com uma narrativa tranquila e que não é por isso que se mostra fraca.
    Vou adicionar este livro na meta de leitura de 2017.

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Seria bacana se o segundo livro trouxesse o ponto de vista do menino, né?
    Eu ainda não conhecia esse livro, e, para ser sincera, não fiquei muito curiosa para ler, principalmente por não gostar muito de aventuras/fantasias...hehe'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá ! eu não conhecia o livro, achei muito interessante. Acho que daria um belo filme. bjs.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas não pretendo fazer a leitura pois fantasia não é meu gênero favorito, os livros nem sempre me prendem. Quem sabe em outro momento...

    ResponderExcluir
  16. Olá, adoro esses livros juvenis com muita magia, batalha e pontos abertos para as sequências. Não conhecia ainda a obra, mas confesso que sua resenha me deixou bastante curioso para lê-la e conhecer mais destes personagens carismáticos.

    ResponderExcluir
  17. Por ter mais de um livro me desmotiva um pouco, estou correndo de séries e trilgias, mas a historia me parece ser uma aventura incrivel e o fato de ter personagens juvenis me interessa muito.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ainda não conhecia o livro, mas a história me interessou muito, porque curto livros desse gênero e essa capa está simplesmente maravilhosa. Adorei poder conferir sua resenha e suas considerações, e vou adicionar o livro na minha lista de futuras leituras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Ola Ju lindona, a premissa desse livro me chama atenção faz tempo, o fato de serem gêmeos já me encanta, ser uma guerreira corajosa mesclado a magia tem todos os elementos que amo em livros. Com certeza será uma leitura desse ano. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Não conhecia o livro, mas a história parece ser realmente mmuito interessante hein?
    Curti a premissa e anotei a dica :D
    Não conhecia a historia e agora quero saber mais sobre ela

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Eu não conhecia o livro e achei a Alanna uma personagem muito forte. Fiquei bem curiosa com a história e pretendo lê-lo.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo