Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do primeiro livro da série. Caso não tenha lido o livro anterior, aconselho que pule a sinopse.
Título: O Bosque Subterrâneo
Autor: Colin Meloy
Tradução: Rodrigo Abreu
Ilustrações: Carson Ellis
Livro #2 da trilogia As crônicas do Bosque Selvagem
Editora: Galera Record
Número de páginas: 440
Desde que Prue McKeel voltou da Floresta Impassável, depois de resgatar o irmão das garras da perversa Governatriz Viúva, a vida tem sido muito sem graça. A escola não é mais interessante, e a professora de Ciências, Darla Thennis, vive pegando no seu pé por causa de notas ou por ela estar desatenta em sala de aula. Tudo porque Prue não consegue parar de pensar no verde infinito e nas altas árvores do Bosque Selvagem - onde seu amigo, Curtis, continua vivendo; e agora ele é um bandido em treinamento! Mas, naquele mundo, as coisas também andam esquisitas. Um inverno rígido assola o Bosque, e um clima de discórdia se instaura quando um tal Golpe da Bicicleta surge no Bosque do Sul, exatamente onde Prue e Curtis ajudaram a fomentar a revolução. Raposas assassinas munidas de motivos misteriosos conspiram para se vingar de um cliente desconhecido, enquanto um Titã da Indústria, obcecado por explorar a Floresta Impassável, emprega crianças do orfanato em sua fábrica de máquinas.
No livro anterior, conhecemos Prue McKeel, uma garota de 12 anos que descobre que um lugar na fronteira de sua cidade que sempre foi considerado impenetrável, e por isso mesmo havia recebido o nome de Floresta Impassável, na verdade esconde um bosque imenso, dividido em várias regiões, cada uma abrigando um povo com suas peculiaridades.
Prue pensou que havia deixado aquele lugar para trás, mas aparentemente alguém não quer que ela volte tranquilamente para sua família e sua antiga rotina. Quando a vida de Prue sofre uma grave ameaça, só resta à menina aceitar a ajuda de seus amigos do bosque e retornar a ele para se esconder. Mal sabia ela que uma enorme missão a aguardava. E isso é tudo o que posso dizer sem soltar absolutamente nenhum spoiler deste livro ou do livro anterior da série.
Quando li O Bosque Selvagem, me encantei com o mundo criado pelo autor. Coloque animais falantes num enredo e você tem a minha atenção, rs, junte a isso alguma espécie de magia e pronto, me ganhou. Esse volume me proporcionou bons momentos, mas não chegou a ser tão incrível quanto o anterior.
A leitura não fluiu tão bem e se tornou mais lenta, e claro que houve alguns motivos para isso. Primeiro, um novo núcleo surgiu no enredo. Um orfanato que é tudo menos um lugar em que órfãos podem ficar em segurança e ter esperança de encontrar uma nova família. Ele nos apresenta a um personagem completamente obstinado pela floresta que está bem a seu lado, que está disposto a qualquer coisa para colocar as mãos nela e em todos os recursos que com certeza ofereceria. Definitivamente não se trata de uma pessoa agradável.
Segundo, enquanto esse novo núcleo surgiu, outros foram deixados de lado. Senti bastante falta de alguns personagens que foram importantes no livro anterior, gostaria de ter tido ao menos algum vislumbre do que havia acontecido com eles. Mas claro que deve existir um motivo para não terem sido citados, talvez a presença deles entregasse a resolução de algum mistério que o autor escolheu manter até o terceiro e último livro.
Ao contrário do primeiro volume, este não tem um final bem fechado, é repleto de pontas soltas. Enquanto o outro poderia até ser considerado um livro único, esse não nos dá basicamente nenhuma explicação. Prue recebe uma missão, mas não sabemos porque, nem o motivo de aquilo precisar ser feito naquele momento. As motivações dos vilões também não são explicadas, sabemos o que eles pretendem fazer, mas não com qual objetivo. Aliás, não sabemos nem mesmo quem exatamente são os vilões. Sabem aquela coisa de mandar os outros fazerem seu trabalho sujo? Então, imagino que o maior vilão seja uma pessoa bem poderosa que ainda não deu as caras.
Como no outro volume, neste podem ser encontradas ilustrações em preto e branco de vários tamanhos que retratam momentos do enredo. E, no final, também somos presenteados com algumas ilustrações coloridas, em um papel especial. O livro tem alguns problemas de revisão, identifiquei certos trechos em que faltaram palavras nas frases, mas como foram pouquíssimos isso não chegou a me atrapalhar.
Agora vou ter que segurar a ansiedade para conhecer o desfecho dessa história que felizmente já foi publicado há alguns anos no exterior, então só preciso esperar que saia por aqui. Torço para que isso não demore a acontecer, já que o enredo foi simplesmente interrompido no meio e tenho que saber como tudo vai terminar.
Gostei da historia, vou me aventurar a ler *_*!
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirNossa essa já é a segunda resenha que leio sobre esse livro nessa semana. Eu desconhecia que o mesmo se tratava de um livro dois! Acho o enredo bem legal, pois amo os livros do catálogo Junior da Galera. Acho o fato de ter ilustrações dentro um charme pois deixa a leitura mais atrativa. E espere que sai logo essa sequência e tenhamos um desfecho. Adorei a resenha e até mais ver
Bjks
Vamos começar falando da capa, que é bem fofa. E agora história que incrível, ao contrário de você não gosto muito de animais falando, mas quando envolve magia com certeza o livro me agrada demais. É um pouco chato quando a continuação da série não é tão bom quanto ao anterior, mas isso faz parte. E sobre suas observações, talvez o autor esteja guardando algo maior, para revelar os segredos e inserir novamente os personagens anteriores de volta na história. E fiquei curioso para saber quem é o vilão dessa história, pena que o último livro ainda não foi lançado aqui =[
ResponderExcluirTrouxa do Livro
Também adoro leituras com animais falantes, então já fiquei interessada nessa série, parece muito amorzinho. Que pena saber que a continuação tem várias pontas soltas, mas mesmo assim quero conferir as obras. Adorei sua resenha.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Os livros desse selo me encantam e quero ler mais deles. Não conhecia esse livro e nem que era uma sequência. Gostei do enredo e vou procurar sua resenha do primeiro, pois fiquei bem interessada em fazer essa leitura.
ResponderExcluirUma pena que o livro tenha deixado pontas soltas, pois quando acabamos interessados na leitura torna quase que obrigatório querer ler a sequência e a ansiedade piora quando temos essa sede por respostas de perguntas do livro anterior.
Bjs,
Garotas de Papel
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirSe tem algo que realmente detesto, é quando os autores deixam os desfechos dos livros em aberto, sem desfecho nenhum. Acho isso extremamente indelicado e irritante. Me desanima saber que as motivações dos vilões também não são explicadas. Por outro lado, histórias com algumas ilustrações é ótimo, e me parece ser uma história de aventura interessante. Espero ler o primeiro livro em breve.
Beijos! ♥
Apesar desse livro ter me conquistado pela capa eu ainda tenho minhas ressalvas quanto a leitura dele agora porque gosto de ler uma coisa apenas quando ela está completa, ou seja quando eu tenho uma série inteira então vou esperar mais um.pouco. ótima resenha. Beijos
ResponderExcluirApesar dos problemas de revisão no livro, algo que acho que não devia passar despercebido, gostei da premissa que o livro traz. Quero ler a resenha do primeiro, já que este veio com um bom desenvolvimento do enredo e dos personagens. Fiquei super curioso com as impressões que você trouxe.
ResponderExcluirSabe quando você pede um livro atraída pela capa e não presta atenção nas informações? Então, eu pedi o livro achando que a série tinha livros "independentes" e agora eu tô super pra baixo de ter que ler o primeiro haha, mas vou tentar. Que pena que o ritmo desse não é tão bom quanto do primeiro.
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Oi, Ju
ResponderExcluirNem conhecia esse livro. Que pena que esse não foi tão bom quanto o anterior. Quem sabe no próximo esses personagens que ficaram um pouco de lado não voltam... vamos torcer para a Record publicar logo o desfecho para você saber como termina. Eu não fiquei muito interessada, não faz muito meu estilo. ;)
Beijo
Olá!
ResponderExcluirAi que pena que esse segundo volume não foi como o primeiro e acabou sendo um pouco ruim :(
Confesso que leria apenas o primeiro livro que você falou que é bem fechadinho e poderia ter ficado sendo assim. É uma pena que a inserção desse novo núcleo não tenha funcionado pra você e que o Orfanato é dessa forma, me deu um pouco de raiva.
Adorei conhecer suas impressões.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Olá!
ResponderExcluirQuantos mistérios esse livro guarda. Não conhecia esse trilogia, mas fiquei mega curiosa para saber quem é os vilões e qual a missão da Prue. Pena esse livro não ter te agradado tanto que o primeiro.
Adorei sua resenha e espero que o terceiro livro seja lançado logo.
Beijinhos!
Olá
ResponderExcluirque resenha ótima, e adorei a capa desse livro, é uma graça. Estou fugindo de séries e fantasias mas bem legal o enredo, quem sabe eu arrisque mais pra frente com mais tempo]
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Esse é um livro que deve estar fazendo muito sucesso pois já vi resenha dele em vários lugares, e a cada resenha que leio só aumenta minha vontade de ler o livro. A capa é linda e a história parece ser ótima !
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAdorei sua resenha.
Você não é a primeira pessoa que conheço que recomenda esse livro e estou ansiosa por essa leitura.
Bjs
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirSabe que essa é minha leitura atual e estou amando o livro, a personagem é ótima e carismática, adoro aventuras e estou me surpreendendo muito com a obra. Adorei ver que você gostou!
Beijos
http://www.oteoremadaleitura.com/