Título: Lúcida
Autores: Ron Bass | Adrienne Stoltz
Tradução: Glenda D'Oliveira
Editora: Galera Record
Número de páginas: 364
Sloane é uma aluna nota 10, com uma grande e amorosa família. Maggie vive uma existência glamourosa e independente, como aspirante a atriz em Nova York. As duas não poderiam ser mais diferentes. A não ser por um pequeno detalhe, algo que não têm coragem de revelar a ninguém. À noite, cada uma sonha que é a outra. Os sonhos são tão vívidos que as garotas sentem e experimentam o que a outra está passando naquele momento. Seriam as duas reais? Uma delas estaria mentalmente instável e imaginando a outra? Seriam ambas a mesma pessoa? Qual delas é real?
Maggie é uma adolescente que não frequenta mais a escola, já que precisa estar livre para fazer seus testes de atriz em Nova York. Seu pai era professor e lecionava para ela em casa, mas faleceu na véspera do seu aniversário de 16 anos e desde então a garota estuda sozinha para fazer as provas do supletivo. Vive com a mãe, que trabalha na Elle e é super hiper mega ocupada, e com a irmãzinha de 7 anos, Jade, de quem precisa cuidar com frequência. Não tem grandes amigos, até que conhece Andrew e Carmem, um casal de namorados. É quando a vida de Maggie começa a mudar.
Sloane vive em uma pequena cidadezinha com os pais e o irmão mais novo, já que o mais velho já saiu de casa. Seu melhor amigo morreu na véspera do seu aniversário de 16 anos, lhe deixando a companhia de um outro amigo quase tão próximo quanto ele, que a garota mantém como reserva para ter uma opção em caso de não encontrar o amor de sua vida. Mas quando James, o garoto aparentemente mais perfeito do mundo, surge em sua escola, ela começa a acreditar que existe uma chance de ser feliz de verdade, ao lado de alguém que a completaria inclusive intelectualmente.
Duas personagens com vidas completamente possíveis, a não ser por um pequeno detalhe. À noite, uma sonha que é a outra. Isso acontece desde sempre. As duas acreditam que são reais, e que a outra é obra de sua imaginação. Mas será mesmo? A dúvida as assombra, não têm certeza de que realmente existem, têm medo de um dia não conseguirem mais seguir com a vida, quando a outra resolver que não precisa mais daquele recurso maluco.
Quando se troca constantemente de ambiente, você se dá conta de como o mundo é imenso e de quantas escolhas possíveis existem dentro dele.
Ficou confuso? Bem, se ficou, só tenho a dizer em minha defesa que é um pouco confusa mesmo essa leitura. Confesso que solicitei por causa da capa, que é maravilhosa, e por achar que a narrativa teria algo a ver com sonhos lúcidos, que é um tema de que gosto muito. Mas não foi isso que encontrei.
Nem posso dizer exatamente do que trata o livro porque, quando terminei, não fiquei nem um pouco satisfeita. Não é que eu não tenha entendido, acho até que entendi o que os autores escolheram como final, mas achei bem aleatório. Para mim a história não foi caminhando para aquele desfecho, eles poderiam ter terminado de qualquer jeito e nenhuma escolha seria melhor ou pior, logicamente falando.
Porém, mesmo que o final tenha me deixado com uma sensação ruim, a leitura em si foi agradável. Gostei da construção das personagens, tanto das protagonistas quanto das secundárias, e consegui me sentir próxima tanto de Maggie quanto de Sloane. As páginas são amarelas, a fonte tem um tamanho confortável. A leitura fluiu bem e a finalizei rapidamente.
Enfim, embora tenha sido uma obra que não conseguiu alcançar nem muito menos superar minhas expectativas, isso não quer dizer que vocês teriam a mesma reação a ela. Aconselho que leiam para tirar as próprias conclusões. E, se já leram, vou adorar saber a opinião de vocês a respeito do enredo.
Eita Ju, fiquei com medo um pouco ahauhauahau achei esse mistério um tanto tentador a fazer o leitor descobrir o que realmente assombra ou revela o que faz essas coisas, sua resenha me deixou de queixo caído, e dica super anotada!
ResponderExcluirBeijinhos da Morgs!
Oi, Ju.
ResponderExcluirQue história confusa!
A capa é mesmo tentadora, mas agora que li a sua resenha, não vou me deixar enganar! Tenho me decepcionado um pouco com alguns livros que a Galera tem colocado em seu catálogo!
beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Oi, Ju! Obrigada por apontar os prós e contras que você vivenciou nesta leitura. Pelo que andei lendo, outras pessoas enfrentaram dificuldades e fizeram críticas parecidas sobre o desfecho da trama. Não tinha me animado a ler e por enquanto não está entre as minhas prioridades. Beijos!
ResponderExcluirOiee ^^
ResponderExcluirO livro parece ser mesmo um tanto confuso, mas eu entendo porque você o solicitou...haha' a capa é mesmo linda *-* Mas ainda é uma história que eu quero conhecer, mesmo sabendo que é um tanto confusa e que não bateu as suas expectativas.
MilkMilks ♥
Olá.
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar deste livro até agora, eu achei a capa linda também, mas tenho que admitir que a sinopse me deixou muito curiosa.
Eu nunca li nada com esse tema, apesar de ter muito por ai. Eu espero gostar dele, pois realmente parece uma livro meio confuso e cheio de questionamentos, que eu adoro.
Adorei a resenha.
Bjsssssss
Oi, Ju
ResponderExcluirUma pena que o livro não tenha atendido suas expectativas. Eu confesso que não me atrai pela sinopse, mas não por ser um pouco confusa, mas porque não senti vontade de ler mesmo.
Sempre vale dar uma chance, né, mesmo você não gostando pode ter alguém que goste. Gostei da sinceridade.
Blog Livros, vamos devorá-los
Oi, Ju!
ResponderExcluirMenina, imagina que eu estava vendo a capa desse livro por entre uma página e outra essa semana e fiquei me perguntando do que se tratava a história. Sua resenha chegou em ótima hora, apesar de que, assim como você já deduziu, fiquei um pouco confusa com como elas podem sonhar mutuamente com a vida uma da outra, mas intrigada também por saber qual verdade há por trás disso. Diferente, estranho, instigante demais! Uma pena que não tenha alcançado suas expectativas, mas bom saber que, apesar disso, é uma leitura no mínimo, digamos, interessante, rs. Talvez pense em dar uma chance à ela, sim, um dia. Dica anotada, e parabéns pela resenha!
Beijos!
♥ Sâmmy ♥
♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥
Oi Juju, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirAchei essa capa linda também, mas sou suspeita, é só ter a minha cor preferida que já quero, vai entender, risos.. Como eu sou muito curiosa e tenho uma detetive amadora dentro de mim, a primeira coisa que chamou minha atenção foi a coincidência (ou não) de ambas terem alguém próximo falecendo na véspera de seus aniversário de 16 anos (nova coincidência?). Mas se na verdade forem uma pessoa só, eu consigo ver explicação: fuga. O curioso, é que mesmo na fuga, ela manteve o trauma, ainda perdeu alguém. Que pena que não correspondeu às suas expectativas, mas você não foi a única, já li outra resenha com a mesma opinião. Confesso que fiquei desanimada com a leitura. Como sempre, adoro sua sinceridade, a resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
A capa é maravilhosa! Com certeza também escolheria a leitura pela capa e sinopse, mas é uma pena que ele não tenha alcançado as expectativas, acredito que foi uma grande temática que os autores desperdiçaram.
ResponderExcluirParabéns pela sinceridade!
Beijo
http://capsuladebanca.blogspot.com.br
O livro é uma das minhas próximas leituras e estou bem desanimada já...
ResponderExcluirQuer dizer, a capa é linda e eu fiquei super curiosa com a sinopse mas se o livro se torna confuso e não entrega bem o que foi proposto me faz pensar que eu deveria ter ido em minha outra opção....
Se bem que só lendo para ter certeza, né?
espero gostar pelo menos um pouquinho...rs
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Quando olhei a capa e o título, achei de se tratava de um mistério e que as personagens seriam mais adultas. Lendo a resenha percebo que se trata de algo completamente diferente. E agora n sei se busco a leitura ou não... Fiquei tão confusa quanto você, pelo visto. Talvez busque mais pra frente, como curiosidade. ;)
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão é a primeira vez que leio a resenha desse livro, a primeira foi bem positiva, mas pensando bem, acho que foi mais "sem partido" do que tudo. Eu achei bem interessante o fato delas se acharem a mesma pessoa, uma existir enquanto a outra não existe, mas a narrativa vai me confundir mt, tenho certeza, prefiro não apostar nessa leitura..
bjss
:)
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirVi esse livro no lançamento deles e fiquei com muita vontade de ler, porém depois que li sua resenha senti que a história não é aquilo que eu estava imaginando e senti que você também não achou ela grande coisa.
Desta vez vou deixar passar a dica.
Beijuh
Oi Ju, estava crente que seria uma história super interessante pelo breve resumo que você apresentou, mas saber que nem ao menos alcançou suas expectativas meio que me desanima. Já tinha visto essa capa e ela realmente é linda, bom, não sabia bem sobre o que se tratava o livro antes, mas depois de sua resenha não sinto vontade de ler.
ResponderExcluirOi Ju!
ResponderExcluirValhaaaaa que capa maravilhosaaaaaa! E super criativa essa parada de uma sonhar que é a outra. Mas é livro unico? Pq o fim aleatorioo pode ter sido proposital ne? Se for, é estranho mesmo. Achei legal a premissa e tudo, mas nao é algo que eu pegaria no momento pra ler. To meio cansada de fantasia, distopia, coisas do tipo. Mas que bom que mesmo nao sendo perfeito a leitura fluiu e as personagens sao interessantes! Adoro esse nome "Sloane".
bjs
Oi!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas confesso que não faz muito meu estilo. Apesar de sua resenha ter me deixado bastante curiosa :)
Bjs!
Oi Ju!
ResponderExcluirOlha a coincidência, li esse livro na semana passada e agora estou tentando resenhar e está sendo tão complicado explicar como me senti que parei para comentar nos blogs e me deparei com a sua resenha do mesmo título. Eu também me senti muito confusa com a história, mas gostei das meninas e por isso não posso dizer que foi uma leitura boa, mas tbm não foi ruim. Esperava bem mais da história, fiz mil teorias para explicar o que poderia estar acontecendo e acho que as minhas teorias são todas melhores do que o final que a autora criou.
Bjs!