Título: Macbeth
Autor: William Shakespeare
Adaptação: Richard Appignanesi
Tradução: Alexei Bueno
Ilustrações: Robert Deas
Livro da coleção Mangá Shakespeare
Editora: Galera Record
Número de páginas: 216
“Salve, Macbeth, que será rei!” Com esta enganadora profecia, três feiticeiras plantam a semente da ambição criminosa na alma do chefe guerreiro Macbeth. Incitado por Lady Macbeth, sua esposa, ele embarca numa orgia assassina contra velhos amigos e rivais, até a confrontação final, quando percebe, muito tarde, que as feiticeiras o iludiram. Nesta versão da narrativa shakespeariana de assassinato e sobrenatural, guerreiros samurais recuperam um mundo pós-atômico de mutantes.
Sou apaixonada por Shakespeare, por isso amo essa coleção da Galera. Qualquer coisa que faça com que o dramaturgo seja mais conhecido considero muito bem vinda. Muita gente não se sente à vontade lendo textos teatrais, muito menos os de Shakespeare que eram escritos em verso, então claro que ver as histórias em forma de quadrinhos, mais especificamente com traços de mangá, facilita muito o contato com suas obras.
Li Macbeth há muito tempo atrás e não me lembro dos detalhes, mas com certeza a essência da obra está presente no livro. Nele, conhecemos Macbeth, um chefe guerreiro leal a seu governante. Enquanto ele retorna de uma batalha, três feiticeiras surgem em seu caminho e profetizam que será rei. Ao contar à sua esposa, a obstinação pelo trono é plantada nela, e essa é a semente de todos os infortúnios que precisarão enfrentar.
Na obra, somos convidados a refletir sobre o poder do destino em nossas vidas. Será que conhecê-lo torna inevitável que aconteça, ou apenas nos faz agir para alcançá-lo? O poder e a riqueza valem nossa paz de espírito?
Nas primeiras páginas, vemos a apresentação dos personagens com ilustrações coloridas. Aconselho que quem não conhece o enredo pule essa parte, a não ser que não se importe com spoilers, já que fatos importantes são revelados nessas poucas páginas. O restante da obra é em preto e branco, então fica fácil saber onde a história realmente começa.
É uma obra sangrenta, com muitos assassinatos, mas nada com muitos detalhes. Gosto muito do traço do ilustrador, que segue o padrão da capa. No final do livro, foi colocado um resumo da história e uma pequena contextualização, além de uma breve biografia de Shakespeare. Com certeza é uma leitura que recomendo.
Já tinha visto essa coleção da Galera, mas não tinha certeza se era boa mesmo, pela sua resenha eu posso comprar sem medo, e seria super interessante ter um desses Mangás do Shakespeare, comecei a ler as peças de esse ano por causa da faculdade e seria legal compara.
ResponderExcluirBeijos!!!
http://follow-and-breath.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirSempre vejo as pessoas falando super bem sobre todas as obras de Shakespeare, eu no entanto não sinto vontade nenhuma de ler algo do autor, me contento com os pequenos trechos que vejo por aí a fora.
Por isso, essa obra não me é tão atrativa, além disso não curto muito mangás, houve uma época em que eu adorava, hoje não mais.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br/
Olá, eu não me lembrava que a Galera tinha lançado essa coleção do Shakespeare em quadrinhos. Certamente lerei, pois Macbeth é um clássico que desperta muito o meu interesse, ainda que eu não curta histórias muito sangrentas.
ResponderExcluirOlá. Eu até pensei em solicitar esse livro, mas sabia que não iria gostar muito. Não consigo gostar muito de mangá.
ResponderExcluirBeijos.
Nossa, um mangá de Shakespeare! Que moderno
ResponderExcluirAdorei conhecer essa novidade, pois não sabia que a Galera ia lançar. Acho uma boa releitura e forma de apresentar clássicos aos jovens.
Que bom que a qualidade compensou.
Adorei a dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Olá!
ResponderExcluirNunca tinha visto esse livro, nem mesmo na página da editora. Infelizmente não faz o meu tipo de livro que leio. Nunca gosto de histórias muito sangrentas, nem mesmo filmes.
ótima resenha, apesar de não ler o gênero.
Abraços
Olá!! :)
ResponderExcluirEu na o conhecia este livro mas gostei de conferir ainda que não va ler (não faz muito o meu género..) :)
Ma ainda abem que gosatste e também do traço da ilustração, assim como do facto de ter mortes mas sem grandes detalhes. :)
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Super válida a proposta da Galera Record que aproxima o leitor desses grandes textos de forma totalmente atraente. Fiquei curioso pra ver uma fotinha do interior do livro, mas de qualquer forma já estou apaixonado por essa coleção.
ResponderExcluir*☆* Atraentemente *☆*
Lá em cima, onde tem a opção de ler um trecho, você pode ver o início da história, da parte em preto e branco mesmo, pode clicar sem medo de spoilers. ;)
ExcluirMá oeee!!! Essa capa é linda demais e fico feliz que ce tenha curtido o livro, mas não tenho certeza se leria, sempre fico com um pouco de pé atrás com adaptações de classicos como os do tio William. Abraço!
ResponderExcluirOie Ju!
ResponderExcluirnossa!! Q bacana. Não sabia que tinha essa coleção. Apesar de não ler quase nada em Mangá, achei essa ideia bem interessante para os obras de Shakespeare. Como vc falou, é uma forma de ler e conhecer a obra dele de um jeito mais dinâmico.
Gostei. Já vou dar uma lida pra ver se me adapto.
Ótima dica.
Bjo
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirMacbeth é uma peça repleta de camadas que nos leva a refletir tanto sobre ambição quanto sobre política, é uma obra sensacional. Tenho muita curiosidade de conferir essa versão, acredito que as ilustrações sejam incríveis.
Beijos
Uhhu, história sangrenta..kk
ResponderExcluirSeja em HQ, Mangá ou livro adoro enredos assim.
Percebi que pela sua resenha, o ilustrador soube passar bem tudo que envolve a história. Sempre gostei de ler mangás, a forma diferente que é escrito e como lemos é realmente algo que me instiga.
Oi Juliana, tudo bem?
ResponderExcluirNão tenho o hábito de ler mangás, mas para mim é sempre uma leitura bem-vinda, ainda mais porque tenho curiosidade de conferir a obra de Shakespeare e dessa maneira é muito mais fácil do que pelos versos teatrais. Somente pela capa eu imaginava mesmo que seria uma obra sangrenta, mas adorei a premissa e já estou ansiosa pra descobrir o que irá acontecer. Espero ler um dia, adorei a dica!
Beijos! ♥
Olá!
ResponderExcluirAchei essa edição muito interessante para quem não consegue ler livros difíceis de compreender ou para leitores mais jovens, porque essa obra é maravilhosa e saber que ela traz tantos detalhes assim é muito legal.
Beijos.
Ainda não li nada de Shakespeare exatamente pelo o que você citou, não estou acostumada a leitura de uma peça. Mas achei a idéia dos hqs incríveis. Ainda não conhecia a história e me parece uma boa iniciação ao autor.
ResponderExcluirÓtima resenha, beijos!
Oi!
ResponderExcluirNão sabia que Macbeth havia virado mangá e achei muito legal Tive que ler a obra para o cursinho e foi bem agradável, mas acho que seria muito melhor ler com ilustrações. Gostei de saber que nada ficou muito detalhado com relação às partes sangrentas.
Dica anotada, obviamente.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Oie!
ResponderExcluirConcordo contigo, clássicos em versão mangá ou hq aproxima muito, principalmente os jovens, das leituras de livros que muitas vezes não leem. E eu nunca li Macbeth, fiquei bem tentada em adquirir esse livro hahaha
Beijos
Não sabia da existência dessa coleção, achei interessante. De Shakespeare eu tentei ler Romeu e Julieta, e foi sofrível, tanto que abandonei a leitura. O estilo da escrita dele, como você pontuou, realmente não me agradam. Mas eu conheço o enredo da maioria de suas histórias mais famosas, já me sinto satisfeita assim, e também não curto mangás...
ResponderExcluirBeijos
Nossa, ainda nãao conhecia essa coleção de mangás com as obras de Shakespeare! Li Macbeth pra um trabalho na faculdade de letras onde tinhamos que fazer uma dramatização da peça, foi muito divertido! Legal pra galera que não conhece Shakespeare ainda começar a gostar, mangá é bem mais atrativo ne? ahhahah muito legal mesmo! adorei!!!
ResponderExcluirAchei muito legal essa coleção! Quero muito conhecer, e juntar Shakespeare com samurais com certeza vai fazer alcançar mais público, o que é ótimo!
ResponderExcluirHelloo, Ju! Tudo numa nice?!
ResponderExcluirEstou super numa vibe de ler clássicos e acredito ter começado exatamente por Shakespeare. Li Hamlet - que adorei - e Romeu e Julieta. Gostei demais e estou amando ler clássicos. Não li Macbeth, mas assisti ao filme interpretado pelo Fasbender e gostei apesar de ter achado um pouco difícil de acompanhar porque a linguagem de Macbeth me pareceu um pouco mais difícil do que os outros, ainda assim gostei muito.
Quero conferir esse livro.
Beijin...
Oi Ju.
ResponderExcluirEu achei bacana a ideia de ter um mangá de Shakespeare. É bem diferente e criativo. Mesmo não tendo habito de ler mangás eu fiquei com vontade de conferir como ficou o material. Dica anotada, pois gostei da sua opinião.
Bjos
Histórias Existem Para Serem Contadas
Oie!
ResponderExcluirQue bacana essa coleção.
Nunca tinha ouvido falar, mas já amei.
Adoro Shakespeare, mas li muito pouco.
Adorei a roupagem que a Galera deu e quero muito ler.
Hm, eu provavelmente gostaria de ler a obra original antes desse mangá, até porque não faço ideia da história :x
ResponderExcluirMas esse lance de sobrenatural e guerreiros samurais não faz muito minha cabeça, então acho que não leria hahaha.
ourbravenewblog.weebly.com
Oie, tudo bem?? Olha, sinceramente nãoo curto mangás mas achei SENSACIONAL transformar o clássico Macbeth em quadrinho, com certeza facilita muito o contato com a obra sim! Querooooo! Bjossss
ResponderExcluirhttp://porredelivros.blogspot.com
Oie
ResponderExcluirnão é meu tipo de leitura mas que legal que indica pois gostei da capa e sei de amigos que iam amar, parece ser be, peculiar e isso é bom para dar uma variada nas outras leituras tipicas
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li nada do shakespeare e por isso não conhecia a obra e nem a história, mas adorei a ideia da galera fazer esses livros, gostei muito e adorei sua recomendação. Vou ver se dou uma chance para a obra uma hora dessas.
Beijos
http://www.oteoremadaleitura.com/