quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

[Resenha - Novo Conceito] Três vezes nós

Postado por Ju às 22:00
Título: Três vezes nós
Autora: Laura Barnett
Tradução: Ivar Panazzolo Junior
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 384


Uma jovem mulher com uma bicicleta quebrada após desviar de um cão. Um homem que ela poderia facilmente ter deixado passar, sem parar, levando consigo uma vida inteira, uma vida que poderia nunca ter sido dela. Eva Edelstein está no segundo ano do curso de Inglês na Universidade de Cambridge. Ela namora David Katz, estudante e aspirante a ator. A vida de Eva parece bem encaminhada, quando, no campus da universidade, ela conhece acidentalmente Jim Taylor, estudante frustrado de direito. Há três versões, três realidades diferentes para o futuro de Eva e Jim, dos anos 1950 até os dias atuais. Se o nosso futuro é uma encruzilhada, gostaríamos de saber qual caminho seguir? E depois, ficaríamos felizes com a nossa escolha? Três vidas. Três histórias. Três destinos... permeados com traições e ambições, mas também com amor e arte. Três vezes nós explora a ideia de que há momentos em nossas vidas que poderiam ter sido diferentes e como pequenos fatos ou decisões que tomamos podem determinar o rumo da nossa vida para sempre.


Uma garota e sua bicicleta. Três versões dos acontecimentos. Na primeira, um cachorro surge em seu caminho e, ao desviar dele, ela fura o pneu em um prego. Um garoto desconhecido, mas que parece familiar, se oferece para consertá-lo. Na segunda, o cachorro desvia no último momento e ela segue normalmente com sua rotina. Na terceira, ela também precisa desviar do cachorro, mas leva um tombo e acaba se machucando. É convidada para ir a um bar onde com certeza teriam gelo e gim, já que mencionou que uma bolsa de gelo e uma taça de gim curariam facilmente seu tornozelo. Esses são os três possíveis começos da história de Eva e Jim.

Em todas as resenhas desse livro que li, as pessoas aconselharam os leitores a ler a obra fora de ordem, uma versão por vez. Não fiz isso, li na ordem em que foi escrita, e não achei tão difícil assim separar os acontecimentos. Existem diferenças fundamentais já no início do enredo, e eu só precisava me lembrar delas para me situar. Além disso, no início de cada capítulo sempre é indicado a que versão - 1, 2 ou 3 - eles se referem. 

Achei que as versões fossem acontecendo só pela questão das escolhas, mas não foi bem isso que vi. Logo no começo, é acrescentado um fato na terceira versão que não acontece nas outras, e é isso que inicialmente a distancia muito da primeira.

No decorrer do enredo, nos deparamos com acontecimentos iguais que se desenrolam de maneira diferente dependendo de como os personagens se relacionam em cada versão, e por isso mesmo achei legal ler na ordem, para comparar as pequenas ou grandes diferenças. Nas últimas páginas do livro, foi deixado um espaço para que o leitor anote os acontecimentos essenciais das versões para identificá-las com mais facilidade, mas não utilizei esse recurso.

Infelizmente, preciso dizer que achei a leitura bem cansativa. São três versões, certo? Seria pedir muito que em uma delas as pessoas pudessem ser felizes? Fiéis a elas mesmas e às pessoas ao seu redor? É querer demais pensar que em ao menos uma das histórias as coisas pudessem se desenrolar sem traições? Não acho que seja, mas a autora estragou tudo para mim. Passei tanta raiva que não conseguia ler por muito tempo, levei duas semanas para terminar um livro de menos de 400 páginas - normalmente eu teria levado no máximo quatro dias, se tivesse lido só durante a semana.

Achei difícil acreditar no amor dos protagonistas e isso dificultou mais ainda meu envolvimento. O livro tem uma espécie de prólogo que se passa em 1938 e depois narra os acontecimentos de 1958 a 2014. Claro que existem acontecimentos diferentes de acordo com as escolhas anteriores dos personagens, mas coisas fundamentais foram mantidas na maior parte das vezes (por exemplo, se uma pessoa morre, morre em todas as versões). O enredo não se torna repetitivo, sempre há diferenças importantes.

Nada é permanente, exceto a mudança.

As folhas são amarelas, a fonte tem um tamanho bom e não me lembro de ter encontrado erros. A leitura não funcionou bem para mim, mas lembrem-se, todos temos trajetórias de vida diferentes que fazem com que nos identifiquemos ou não com um enredo, com que gostemos ou não de uma história. Se curtiram a premissa, não deixem de ler para tirar suas próprias conclusões.

17 comentários:

  1. Oi!

    Faz um tempinho que não leio algo da NC...E esse livro até poderia ter chamado minha atenção, mas esse parece negativo q vc fez (ninguém é feliz ou fiel em nenhuma das opções) tbm me deixaria irritada...mas mais triste q irritada.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem??
    Quanto tempo não apareço por aqui haha... saudades!!!
    Bom eu não conhecia esse livro... achei a capa bem bonita... mas parece-me que é um enredo que contem 3 versões para saber como fica os personagens... sinceramente isso eu não curti... sei lá... é uma forma diferente de ler, mas eu não iria gostar não... é uma pena que a leitura não foi tão boa quanto esperava, mas valeu pela experiência... Xero!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para saber o que acontece nas três versões. Porém, fiquei com o pé atrás por você ter dito que eles não possuem finais felizes e que muitas coisas se repetem. Não sei se leria por agora.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  4. Oie

    Já tinha visto a sinopse do livro e chamou minha atenção, acho interessante o lance das três versões.
    Não sei dizer se iria gostar ou não, só lendo mesmo pra tirar as próprias conclusões, mas acho que me incomodaria sim de em todas, nenhuma ter um final feliz, não seria pedir muito.
    Em todo caso, como fiquei curiosa, vou procurar ler pra ver.
    Parabéns pela resenha.

    bjs
    Fernanda Y.
    Pacote Literário

    ResponderExcluir
  5. Eu li outra resenha, e realmente a garota que escreveu indicou ler uma versão por vez, eu acho essa ideia de três versões algo incrível, e como o leitor não tem costume com esse tipo de narração, o começo deve ser um pouco confuso, mas deve ser no final uma experiência bem gostosa. E que pena que você gostou, mas concordo com você, em três versões, em pelo menos uma a gente espera um final feliz.
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  6. Oi. Já tinha visto esse livro por aí, mas nunca parei para ler nada a respeito dele. Não sabia do que se tratava até ler a sua resenha. Não sei se leria ele por agora, não sei se leria ele em algum momento no futuro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu até achei interessante a premissa de ter 3 versões diferentes de uma mesma história. A capa tem esse estilo que está em moda, de desenho bonitinho, lembrando romances. Mas também achei meio exagerado em 3 versões não ter 1 com um lado mais bacana no ser humano. Nem sempre somos fdp o tempo todo... Acho que se eu fosse ler, tb leria direto, não me incomodo om essas mudanças de tempo e espaço.

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Também já li esse livro, e comecei lendo normal, mas depois voltei e li uma versão por vez. Assim como você, achei bem cansativa a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Helloo, Ju! Tudo numa nice?!
    Well, eu já tinha visto esse livro, mas nunca tinha me interessado - por não ter lido a sinopse - , e pela capa, mas agora por conhecer um pouco da estória o interesse diminui. Não sou muito afoita de romances, minha vibe é fantasia for life ahaha, mas de tempos em tempos leio romances para intercalar e essas coisas. Só de pensar em três versões da estória já fico cansada. Nunca me dou bem com leituras desse tipo - e com certeza ia ficar enfadada com as repetições, apesar de várias diferenças. É como aquele episódio de Zack e Cody que eles voltam no tempo toda vez que passou por um estreito no mar. Enfim, eu também fico com raiva quando demoro tanto tempo para terminar uma obra pequena.
    Well, esse não é o meu tipo de leitura.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!
    Estou com esse livro parado aqui e tentando encontrar coragem para ler. A maioria das resenhas que li foram negativas e falaram que é uma obra meio cansativa e isso me desanimou bastante!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Já li um livro nesse estilo, era hot, fiz todas as possibilidades possíveis. Pelo jeito esse livro é do mesmo jeito. Fiquei curiosa para saber que tipo de situações as histórias podem ter. Parece ser bem interessante. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana! Acho que sei de que livro você está falando, mas não é a mesma proposta. Neste o leitor não faz escolhas, são três versões já prontas que são narradas de forma intercalada. ;)

      Excluir
  12. Oi, Ju!
    Verdade seja dita, só pela divulgação desse livro eu estava realmente confusa com o enredo exatamente, mas sua resenha me esclareceu agora, valeu mesmo, rs. Mesmo que seja muito curiosa a forma com a qual a autora resolveu desenvolver o enredo, em três versões diferentes, como se fossem realidades paralelas, sei lá, rs, chato saber que a leitura se torna cansativa justamente por alguns detalhes permanecerem os mesmos nas três versões e ainda que haja coisas como traição e tal, não me empolgou na leitura mesmo. A capa até me lembrou, na verdade, o livro Uma vez na Vida, conhece? Que foi, à propósito, uma leitura que não gostei muito, então também vou deixar a dica de Três Vezes Nós passar. Mas ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  13. Esses dias eu li uma resenha falando ao contrário, que é melhor ler na ordem que tá, que é mais fácil de entender o que está acontecendo, acho que vou seguir a dica de vocês, rs.
    Eu achei muito bacana essa forma de narrativa, gostei bastante da trama, estou louca para ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Confesso que tenho um certo receio com os livros da Novo Conceito, estranho julgar por editora né? Mas minhas experiências não foram muito boas hahaha. Apesar disso, a sinopse me intrigou, essa história de três versões me pareceu interessante, mas não sei se encararia mesmo assim, por ser um gênero que não me chama muito a atenção e tem grandes chances de não me agradar. Além disso, tenho optado por livros mais curtos porque tô toda atrasada hahaha. Beijos!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nossa... fiquei achando que o livro era bastante interessante por três caminhos diferentes, mas acabei ficando bem confusa... realmente não é tão grande, mas deve ser exaustivo :/
    bjss

    ResponderExcluir
  16. Para mim foi uma leitura bem cansativa e lendo separado eu até consegui chegar ao fim... Mas...
    É aquilo que você disse, porque em todas as versões algumas coisas são super iguais??? E mais, porque o relacionamento dos dois não poderia em pelo menos uma delas ter um pouco mais de carisma???
    Enfim, foi um livro diferente, com uma ideia interessante mas que não foi bem elaborada...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo