sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

[Resenha - Seguinte] A Bailarina Fantasma

Postado por Ju às 16:00
Esta resenha foi escrita por mim e publicada originalmente no blog Ler e Imaginar.


Título: A Bailarina Fantasma
Autora: Socorro Acioli
Livro #1 da série Anabela em quatro atos
Editora: Seguinte
Número de páginas: 192

Anabela mal podia conter a empolgação quando seu pai foi o arquiteto escolhido para coordenar uma obra no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. A proposta era que aquela casa de espetáculos maravilhosa mantivesse as mesmas características de quando foi inaugurada há mais de um século, em 1910. Em pouco tempo vira rotina para Anabela passar as tardes naquele teatro antigo fazendo a lição de casa enquanto o pai trabalha. Mas essa reforma acaba desenterrando mistérios escondidos há muitos e muitos anos… Para a surpresa de Anabela, uma bailarina translúcida e vestida de azul aparece dançando no palco e passeando pelos corredores, perseguindo Anabela. O que será que ela está fazendo ali? E por que será que apenas a garota consegue enxergá-la? Quem é essa bailarina e por que ela aparece?

A Bailarina Fantasma nos apresenta a Anabela, uma garota que perdeu a mãe e mora apenas com o pai. Ele é um arquiteto, mas tem dificuldade para conseguir trabalho, já que não gosta nem um pouco de todos aqueles metais e vidros azuis que as pessoas costumam querer utilizar nas construções modernas. Mas surge uma oportunidade que não pode deixar passar: um concurso para definir o responsável pela reforma do Theatro José de Alencar, o mais antigo de Fortaleza. Como ninguém chega nem perto de saber tanto quanto ele sobre o local, é o escolhido para o trabalho.

Comunica sua filha que ela irá com ele para o teatro todas as tardes, e que naquela mesma noite assistirão a um balé que marcará o início da obra. Durante o espetáculo, Anabela não consegue tirar os olhos de uma bailarina toda vestida de azul, que dança de uma forma bem mais encantadora que as demais. Acaba descobrindo que só ela a vê, e que trata-se de um fantasma com assuntos mal resolvidos. Mas como uma simples garota como ela vai conseguir lidar com algo tão assustador e complicado?

Conheço esse livro há bastante tempo, desde que foi lançado por outra editora e ainda não fazia parte de uma série. Mas confesso que sempre imaginei que fosse um livro juvenil inofensivo, que eu leria apenas para passar o tempo. Qual não foi minha surpresa quando me peguei chorando no final! Um pouco antes tinha percebido que estava engasgada e segurando as lágrimas, mas na última cena simplesmente não me aguentei. Foi muito emocionante.

O enredo não é nem um pouco parecido com o que eu esperava. É muito melhor. Não aconselho a leitura para crianças, acredito que deve ser lido no mínimo por pré-adolescentes, porque alguns personagens chegam a ser bem cruéis e inescrupulosos, e não demonstram nenhuma noção do certo e do errado. Um deles é, basicamente, a personificação do egoísmo.

O trabalho gráfico ficou simplesmente maravilhoso. É de babar de tão encantador. Até a fonte ganhou cor, ela é azul-escura, e as folhas são amareladas. Ficou linda a forma como trabalharam o início dos capítulos, e aproveitando o fato da história se passar em sua maior parte dentro de um teatro, o livro foi dividido em três atos, que se dividem em capítulos. Amo essa capa, e cada início de ato ganhou uma ilustração especial também. A revisão está perfeita.

Parte do livro é narrada em terceira pessoa, e parte em primeira pessoa, o que permite que várias personagens ganhem voz. Principalmente quando a melhor amiga de Anabela decide investigar a respeito da tal bailarina, e sai entrevistando várias pessoas que, então, têm a oportunidade de falar diretamente com o leitor.

Fui surpreendida várias vezes pela autora. Realmente não tinha a expectativa de encontrar tantas reviravoltas. A história foi muito bem trabalhada e o livro não ficou com pontas soltas. O gancho para o próximo volume é o fato do pai da Anabela ser contratado para cuidar da reforma de outro teatro, desta vez em São Paulo. Mal posso esperar para ler.

20 comentários:

  1. Olá :)
    A capa do livro é realmente bem trabalha, tenho ele já faz um tempinho, mas ainda não o li, adorei saber mais sobre a história e com certeza lerei assim que puder, adorei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Um livro interessante, gosto do título me parece curioso. Livros que trazem reviravoltas são sempre tão bons de ler.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Não curti muito a capa do livro não (eu acho). Mais a sua resenha me conquistou a respeito da história, é bastante curiosa.
    Ansiosinha pra ler o livro rs!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ei Ju, tudo bom? Confesso que achei a capa bem feinha, mas pela sua resenha o livro parece ser muito bom, eu não curto esse tipo de literatura mas esse realmente me chamou atenção! Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Que história incrível, já quero ler ahuahua. Amei a sua resenha e essa capa é linda também. Amei o fato de ter muitas reviravoltas, é o que estou precisando ahauhau.

    Até mais,
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não o conhecia mas gostei bastante. Apesar de ser mais juvenil, acho que todos deveriam ler, por causa da mensagem que ele transmite. Espero que você consiga ler o próximo!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Realmente foi pensando que era uma obra infanto-juvenil até você dizer que chorou. A capa realmente sugere algo mais lúdico e infanto. Fiquei integrado com a construção perversa de alguns personagens que você citou, vou procurar o livro ( preciso lê-lo). Estou sempre procurando livros infanto-juvenis que posso usar em sala de aula ( e tenho achado uma missão dificil pra caramba). Recentemente li "Meu amiguinho do Espaço", e gostei, devo até fazer uma adaptação teatral com meus alunos.

    ResponderExcluir
  8. Oie
    já ouvi muito da leitura e só elogios, espero poder ler em breve e curtir já que falam tão bem, sua resenha me deixou mais curiosa ainda e essa capa é uma graça

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Conheci esse livro no mês passado e fiquei encantada com a história. Gostaria muito de lê-lo, porém é muito difícil encontrar aqui na minha cidade. Até na internet procurei e não encontrei, uma pena. Sua resenha ficou excelente. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  10. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Deu até aquela sensação do filme o sexto sentido, em que o garotinho conseguia ver fantasmas que precisavam de sua ajuda. Mas nunca poderia esperar que fosse tudo isso, que nos deixaria arrasados no final, a ponto de chorar. Depois dessa resenha não tem como não querer ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Não conhecia o livro e achei a capa bem bonita.
    De título você não imagina que poderia mexer tanto com alguém como você diz que mexeu com você.
    Sou um pouco medrosa, mas acho que daria uma chance para a leitura sim.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. poxa, já fiquei curiosa com essa premissa... amo esse tipo de história em livros juvenis, mesmo que seja meio pesado em alguns momentos... vou adicionar em minha lista e lerei assim que puder...
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Que bom que tenha sido uma leitura proveitosa! gosto de livros que surpreende com reviravoltas e esse parece ser bem interessante.
    Vou anotar!

    ResponderExcluir
  14. Oie,

    Que capa maravilhosa, não conhecia esse livro e já fiquei bem curiosa com ele, quando vi as páginas logo pensei em um livro pequeno e para crianças, estava enganada pelo visto. Já coloquei o livro na minha lista, com certeza quero conferir mais sobre a história.

    Mayla

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada. Que bom que a história te surpreendeu.Beijos!!
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom? É sempre bom ser surpreendida com livros dos quais não esperávamos nada, não é mesmo?
    Fiquei muito curiosa pela leitura pois, assim como você, eu imaginava que era um livro infantil e não previa que alguns personagens podiam ser inescrupulosos e tal. Gostei também de saber que o livro te surpreendeu em relação ao enredo ^^"


    Beijos!
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  17. Nunca que eu iria imaginar que serianum livro tão interessante. Ainda mais que eu só conhecia a edição anterior que não me chamava nem um pouco a atenção, mas depois da sua resenha (e dessa capa linda!) Fiquei mais do que curiosa e querendo ser surpreendida ckmk você foi...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  18. Adorei a sinopse e sua resenha, não conhecia este livro, mas j me encantei. Adoro o tema teatro e a história parece ter um suspense.´
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu acho essa capa estupidamente fofa! hehe. Só por ela já valeria minha compra. Infelizmente ainda não o vi vendendo, mas assim que eu vir, comprarei!

    ResponderExcluir
  20. Gosto de histórias com reviravoltas e que me enganam, porém não faz meu estilo literário.
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo