Título: Em Busca de Abrigo
Autora: Jojo Moyes
Tradução: Renato Motta
Editora: Bertrand Brasil
Número de páginas: 434
Na noite da Coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953, a comunidade de expatriados de Hong Kong se reúne para celebrar o evento com uma festa. Enquanto os convidados tentam ouvir a cerimônia em um rádio antigo, Joy, uma jovem de 21 anos, se apaixona. Menos de vinte e quatro horas depois da festa, ela já está prometida em noivado ao rapaz, mas só tornará a se encontrar com o noivo um ano depois. Em 1980, um ato de rebeldia faz Kate, aos 18 anos, fugir do Condado de Wexford, na Irlanda, com sua filha ilegítima. Quinze anos mais tarde, Sabine deixa Hackney, o elegante bairro onde mora, em Londres, para visitar os avós que jamais conheceu e descobre que Wexford parece ter parado no tempo. Quando Sabine, sua mãe e sua avó voltam a se encontrar, um segredo de família cuidadosamente guardado é descoberto, bem como algumas verdades importantíssimas: o conflito entre o amor e o dever, as escolhas que as mulheres são obrigadas a fazer e o relacionamento entre mães e filhas.
Finalmente li um livro da Jojo Moyes e, por um completo acaso, acabou sendo o primeiro que ela escreveu. Gostei disso, vai me permitir ver a evolução da escrita da autora em minhas próximas leituras. Não que eu não tenha gostado desse livro. Ele é muito bem escrito e tem seu foco nos relacionamentos familiares, abordando principalmente as relações entre mulheres de três gerações.
1953. Joy mora em Hong Kong, que naquela época era uma colônia britânica. A garota não consegue se adaptar ao local, mesmo vivendo cercada de luxo e de festas. Até que, em um momento bem inconveniente - em que estava bêbada e passando muito mal por causa disso - conhece Edward. Ele é gentil com a garota, mas ela só pensa em tirá-lo de perto dela, já que não se orgulha nada de estar naquela situação. No dia seguinte, Edward a visita de surpresa. Os dois saem juntos e acabam percebendo que têm uma ligação incrível, que não pode ser descartada. O rapaz precisará embarcar em breve, já que faz parte da marinha, e só terá uma nova licença dentro de aproximadamente um ano, mas os dois conseguem convencer os pais de Joy a permitirem um noivado.
1997. Sabine mora com a mãe em Londres, e o relacionamento das duas está cada vez pior. Aos 16 anos, a garota não suporta saber que Kate pula de um relacionamento para o outro, e acredita que ela não se preocupa nem um pouco com o efeito que isso possa ter sobre a filha, que nunca conheceu o verdadeiro pai. Kate não fala com os pais há muitos anos, desde que saiu de sua casa, na Irlanda, após engravidar e não encontrar nenhum apoio ou compreensão. Mas acredita que será bom para Sabine conviver um tempo com os avós, e a envia para passar uma temporada em um local remoto, em que conhecerá um estilo de vida completamente diferente.
Joy é a avó de Sabine, e à medida que o relacionamento das duas se desenvolve - depois de um começo altamente tortuoso - acaba contando algumas coisas de seu passado para a neta, então a narrativa acaba se intercalando entre passado e presente. Temos contato com muitos personagens, mas não tive nenhuma dificuldade para acompanhar as histórias de todos eles, já que a autora trabalhou muito bem tanto os acontecimentos da vida dos personagens principais quanto os da vida dos personagens secundários.
O livro tem mais de 400 páginas, mas a leitura fluiu bem para mim, apesar de não ser uma história cheia de ação. Muito pelo contrário, o enredo permite muitas reflexões, e tem um ritmo mais lento. Isso não impede que seja uma história com momentos divertidos e outros em que é impossível evitar um sorriso, mesmo que a leitura não tenha me causado emoções mais fortes, e eu tenha terminado de ler sem choro nem gargalhadas.
É muito interessante ver os conflitos que existem entre Sabine, Kate e Joy, e descobrir aos poucos como eles se originaram. A autora nos mostra que, às vezes, mal entendidos causam separações que podem durar toda uma vida - e nem sempre há tempo para reverter isso. Jojo fechou bem o enredo, e me surpreendeu com vários fatos. Só achei que faltou trabalhar um pouco mais uma questão sobre a Sabine, mas não é algo que faça falta para o entendimento geral da história. Gostei muito da leitura e com certeza lerei em breve outras obras da autora.
Oi, Ju! Eu já li alguns livros da Jojo Moyes e gostei bastante, fiquei bem curiosa para conhecer essa história! Adoro quando o enredo se baseia nas relações familiares, e acho que a história de Joy, Sabine e Kate trará muitas surpresas e emoções. A história deve ser linda. Bom saber que a história te envolveu e que você gostou! Também espero ter uma experiência de leitura positiva. Beijos!
ResponderExcluirOlá. Eu quero muito ler algum livro da autora que parece colocar toda a emoção em suas palavras. Pela resenha, o livro me pareceu ser emocionante, fiquei curiosa para saber mais sobre o relacionamento entre elas e sobre o final do livro. Mesmo não tendo tantas ações, eu gosto de livros assim, pois são simples e que falam em nosso coração. Eu espero gostar do livro quando eu ler
ResponderExcluirMinha diva Jojo Moyes como sempre arrasando. Impossível não se apaixonar pela sua escrita sensível e tocante. Adorei a resenha! Um grande abraço!
ResponderExcluirhttp://www.lostgirlygirl.com
Que top, o primeiro livro que vc lê dela e é justamente o primeiro livro que ela escreveu. Aaaa eu nunca li um livro da Jojo e acho que quando eu ler vou falar justamente isso FINALMENTE LI kkkkk
ResponderExcluirAdorei a premissa, e nem vou comentar sobre essa capa maravilhosa.
Adoro livro que nos deixa refletindo... Eu realmente estou curiosa para conferir a escrita da autora.
Amei a resenha, muito bem estruturada.
Eu gostei bastante deste livro e como você disse, apesar das 400 páginas, a leitura também fluiu bem, mas eu já conhecia a escritora da Jojo e estava ansiosa pelo livro. No meio da minha leitura, acabei perdendo o livro em uma viagem e tive que comprar outro, esperar chegar e continua a ler... pensa no meu desespero. Enfim, que bom que voc~e gostou do livro, é um dos melhores dela, recomendo a leitura do Um Mais Um, se tiver curiosidade para conhecer mais do seu trabalho.
ResponderExcluirMeu Amor Pelos Livros
Beijos
Quando gosto de um livro de um certo autor, busco adquirir todas as suas obras publicadas, estou na metade de como era eu antes de você e já tenho todos outros disponíveis no Brasil, inclusive que que comprei sem sequer ler a sinopse, mas agora que li sua resenha não acho que vá gostar muito da história, talvez esteja me precipitando, mas mesmo você dizendo que a história e boa e que flui bem, confesso que não me animei.
ResponderExcluirAbçs
Sou bibliófila
Oie!
ResponderExcluirVocê vai gostar muito dos próximos livros, e é claro o amadurecimento da autora em sua narrativa. Eu também li essa nova edição da Bertrand com os primeiros livros da Jojo e gostei muito das tramas. Cada uma é delicada a sua maneira, e emociona. Muito bom.
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Olá
ResponderExcluirConfesso que nunca li nenhum dos livros da autora (até agora) mas pretendo ler, acho essa capa muito fofa, inclusive pedi para o meu amigo desenhar ela para mim. O henredo é bem bacana e espero ter as mesmas esperi3ncias que m3us amigos tiveram com essa autora
Bjks
Foi bem corajoso da parte da Jojo Moyes estrear com um romance que mistura épocas diferentes, e personagens de idades tão diferentes também, pois acredito que seja difícil de escrevê-lo. Gostei da ideia, ainda não li nada da autora, então seria legal começar por esse.
ResponderExcluirBeijos!
http://caindonacultura.com
Adoro os livros da Jojo e já estou com esse em mão para ler.
ResponderExcluirAcredito que ela seguiu a mesma formula que dois livros dela que saíram pela Intrínseca, contendo duas histórias em períodos diferente, mas que devem se conectar.
Confesso que estou com recedo desse. Primeiro por ser bem mais extenso, então pode ter muitos rodeios e em segundo lugar, por ser o 1º, talvez ela ainda não tenha na epoca encontrado o ritmo do que gostei em seus livros mais recente.
Porém, é Jojo e como fã não posso deixar de ler.
Bjs,
Garotas de Papel
Amo a Jojo!
ResponderExcluirEste livro está nas minhas metas de leitura deste ano.
Adorei sua resenha, parabéns.
http://conchegodasletras.blogspot.com.br/
Amiga normalmente eu costumo gostar bastante de livros que abordam sobre familia e tudo mais sabe? Eu estou com esse na minha estante, mas eu ainda não li nada da autora. Tenho praticamente todos, mas o mais novo que tá sendo relançado só esse. Eu quero comprar aquele Baia da Boa Esperança, pois esse sim tenho visto muita gente falar MARAVILHAS. E deve ser lindo mesmo. Mas eu ainda nào sei quando irei ler algo dela. Espero que logo, porque muitos dos livros que ainda não tive chance de ler eu quero fazer isso esse ano e espero poder pegar um livro bom da autora. Espero poder me surpreender com a estória também. Só não me agradei muito quando tu disse que a narrativa é meio parada. Isso eu detesto, porque fico com sono sabe? Mas mesmo assim vou tentar fazer a leitura, até porque só lendo mesmo pra saber.
ResponderExcluirGostei do seu ponto de vista.
Gosto da sua sinceridade mesmo quando o livro não é um dos melhores, mas pelo menos tu gostou da escrita e isso já é um ponto positivo pra autora.
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-memorias-de-uma-gueixa.html
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não tive a oportunidade de ler nada da Jojo, mas todos sempre falam muito bem. E fico muito feliz que a historia tenha te agradado e arrancado risos seus em alguns momentos.
Ola este livro da Jojo esta em minhas metas faz algum tempo , gosto muito da escrita dela. Mais já li alguns comentários negativos em relação a este livro e fiquei um tanto receosa em lê-lo , gostei de saber que a leitura fluiu bem para você me deixou mais animada.
ResponderExcluirQuando li uma resenha falando sobre a leitura lenta, já pensei em algo monótono e que passaria longe, mas agora dando mais atenção a sua resenha, percebi que me enganei. A trama parece maravilhosa, e eu gostei por ser algo reflexivo. Nunca li nada da autora, mas pretendo ler em breve!
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oi!
ResponderExcluirEu ainda não li nenhum livro da autora e gostei de saber que esse foi o primeiro que ele escrever, é bom para ver a evolução dela mesmo... Isso sem contar que gosto muito de histórias que envolvem segredos familiares e gerações diferentes. Só não sei se vou resistir e ler antes de Como eu era antes de você, que me deixou bem curiosa com o trailer.
Gostei muito da sua resenha!
Beijos
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-orgulho-e-preconceito.html
Não tive a oportunidade de ler algo da autora mas pretendo ler Como eu Era Antes de Você em breve! A trama desse livro não despertou uma curiosidade em mim, principalmente por ter uma parte que se passa há mais de um século, é a primeira resenha desse livro que leio e tenho a sensação que a autora tem uma constante na qualidade de seus livros.
ResponderExcluirhttp://deiumjeito.blogspot.com.br/
Oie.
ResponderExcluirTudo bom?
Ainda não li nenhum livro da JoJo e não sabia que esse era o primeiro que ela escreveu.
Mesmo envolvendo intercalando passado e presente, achei a premissa bem interessante por ter a visão das três gerações de mulheres dessa família.
Quero saber como esses mau entendidos influenciaram tanto nas vidas delas.
Bela resenha.
Beijos