Título: Made in Macaíba
Autor: Miguel Nicolelis
Editora: Planeta
Ninguém duvida da competência de Miguel Nicolelis. A comunidade científica internacional e as principais revistas do mundo o apontam como um dos maiores ícones da neurociência da atualidade. Mas muitos o questionaram quando ele voltou para o Brasil decidido a ensinar e fazer ciência em uma das áreas mais pobres do Nordeste. Ele próprio dizia estar diante de uma utopia. O livro Made in Macaíba – a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos tapuias é uma lição de vida e de empreendedorismo de quem continua acreditando no Brasil. Nicolelis não só concebeu o Campus do Cérebro, que mudou o cenário de uma enorme comunidade carente, mas vem incentivando milhares de crianças a estudar e a acreditar que as oportunidades existem para todos. Inspirado no primeiro grande cientista brasileiro, Nicolelis quer abrir caminho para que apareçam outros Santos Dumont país afora. Resgatando a história, ele conta neste livro como isso é possível.
Provavelmente, esse não seria um livro que eu escolheria em uma livraria. Mas vi o autor falando sobre ele, e aí não tive como não ficar curiosa a respeito da história. Tanto que iniciei a leitura no mesmo dia em que ele chegou às minhas mãos. E preciso dizer para vocês: é um livro que vale muito a pena. É aquele tipo de livro que nos devolve a esperança em um mundo melhor, que mostra que o pouco que cada um pode fazer acaba se transformando em muito e mudando a realidade de muita gente.
Nicolelis fala de tanta coisa em pouco mais de 300 páginas que fica até complicado situar vocês. Ele é de São Paulo, mas desencantou-se com a situação do país e acabou se mudando para o exterior há bastante tempo atrás. Até que se convenceu de que a situação política a partir de 2002 o ajudaria a realizar um projeto, uma utopia brasileira. Algo que permitiria melhorar a vida ao menos de uma pequena comunidade.
Decidiu-se pelo local: a periferia de Natal. Ele nos conta toda a história do lugar, desde a chegada dos colonizadores até a forma como o Governo é mantido por algumas famílias até hoje... mostra todas as dificuldades que precisou enfrentar, desde a resistência de colegas que faziam de tudo para desmotivá-lo até a dificuldade de conseguir financiamento e autorização para montar a infraestrutura adequada.
Mas o que, enfim, Nicolelis planejava? "Descentralizar a infraestrutura e a produção científica de ponta por todo o Brasil e aplicar a ciência como agente de transformação social em regiões com baixo desenvolvimento humano". Ele nos mostra como, por exemplo, nos Estados Unidos, uma grande universidade e um grande centro de pesquisas estão sempre disponíveis a uma distância decente para qualquer pessoa do país que queira se tornar um cientista. E não sei vocês, mas eu nunca tinha parado para pensar sobre o poder transformador da ciência. O autor demonstra isso de um jeito que fica bem fácil de entender.
Macaíba foi escolhida para a implantação de um projeto que juntaria saúde e educação. No Instituto Internacional de Neurociências de Natal as mães seriam atendidas desde o pré-natal. Seus filhos teriam vaga garantida em um berçário e, caso desejassem, poderiam estudar em escolas do programa desde pequenos até o término de um doutorado. Claro que é um projeto bem extenso, e ainda hoje está em implantação por etapas. Foi necessário começar com um piloto e ir expandindo aos poucos, mas não tenho dúvida alguma de que tudo o que foi planejado será implementado.
O que mais me encantou nesse livro foi a escrita apaixonada do autor. A gente sente o quanto ele ama o que faz, o quanto é realmente um sonho dele usar a ciência para fazer do mundo um lugar melhor. Espero que o modelo que está sendo implantado em Macaíba prolifere por todo o Brasil; e que permita que crianças de outros lugares, que não lhes dão oportunidades justas de desenvolvimento, tenham acesso ao programa e possam crescer com um nível de autoestima e de confiança em si mesmas tão alto quanto o dos jovens pioneiros.
Made in Macaíba inaugura o Selo Crítica no Brasil. Como a editora divulgou no facebook, "sob o slogan de 'A Cultura necessária', o Selo Crítica foi criado na Espanha, em 1976, e é conhecido nos países de língua hispânica nas áreas de História, Filosofia, Ciências Sociais e divulgação científica. Com mais de dois mil títulos já lançados, é a casa de autores como Ian Kershaw, Max Hastings, Stephen Hawking e Stephen Jay Gould em outros países onde a Editora Planeta atua". Além de ser o primeiro título do selo, este livro também é a primeira publicação da Biblioteca Miguel Nicolelis, uma coleção dedicada ao cientista de que com certeza vou querer conhecer outras obras.
Apesar da temática que ele aborda, não é uma leitura que eu faria, pelo menos não no momento...
ResponderExcluirEu curti a capa dele, acredita? Achei importante esse projeto apresentado, e se for melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas, é válido ^^
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirQue livro diferente, nunca havia visto sobre ele e nem sabia da existência, mas posso confessar que gostei até, é bom ler algo diferente.
Beijão
Oiiie
ResponderExcluirnão conhecia o livro mas parece interessante pelo enredo apesar de não ser um gênero que curto, boa dica de leitura
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá linda,
ResponderExcluirNão sei nem o que dizer.
Esse livro descreve meus pensamentos.
Descentralizar a pesquisa dos "grandes centros científicos" no Brasil é um objetivo de muitos pesquisadores e cientistas desse país, isso quem fala é um formanda em Ciências Sociais que será futuramente uma cientista social e sabe que o Conhecimento é o agente libertador para nossa sociedade.
Vou ler esse livro sem sombra de dúvidas.
Beijos e maravilhosa resenha!
Beijos!
http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/
Leria com certeza, não conhecia o autor nem o seu projeto, mas depois de ler sua resenha me interessei bastante. E também fiquei curiosa para saber mais sobre o novo selo da Planeta.
ResponderExcluirBjs,
Juliana
claqueteliteraria.blogspot.com.br
Não é meu tipo de leitura, infelizmente deixo passar a dica, mas pela sua resenha não deixa de ser uma obra incrível!
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oiii
ResponderExcluirAchei o livro até que interessante. Mas não sei se leria. Não faz meu gênero.
Bjus
Eu achei o título desse livro tão curioso, a capa também chamou minha atenção. Esse seria, provavelmente, um livro que chamaria minha atenção numa livraria. O projeto parece interessante, mas teria que ler para compreender melhor até onde vai o empoderamento... e se realmente existe empoderamento ou é mais uma visão assistencialista.
ResponderExcluirOlá, não conhecia a obra, pela capa possivelmente eu não compraria quando encontrasse eu uma livraria, mas depois de ler sua resenha, fiquei até interessada.
ResponderExcluirBeijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
Hello!
ResponderExcluirAdoro conhecer novos livros e gostei muito de conhecer mais do livro Made in Macaíba.
Já de cara achei o titulo diferente e ao ler a resenha fiquei mais interessada.
Um livro que com certeza me tiraria da zona de conforto, gostei da dica e acho que vou gostar tb.
Vou tentar ler!
Beijos!
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Oi, Ju! Vejo que é uma leitura densa e é necessário um amadurecimento para o leitor deste livro. Eu, como futuro pesquisador, concordo com essa descentralização do ciência. Até pq todo bom cientista por fazer e trazer algo de relevante para a sociedade, independente de onde ele seja. Basta ser bom e não é o principal centro cientifico que diz se a pessoa é boa. O que vai dizer isso é a competencia do profissional. Boa resenha!
ResponderExcluirHTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM
Olaaaa
ResponderExcluirAssim como vc, esse não é o tipo de livro que eu escolheria em uma livraria, a para te falar a verdade, nem com a sua resenha ele me chamou tanta atenção então vou deixar a ideia passa ok?
beijos
Livros & Tal
Oie,
ResponderExcluirDe início eu não leria o livro, mas ao ler a resenha, o livro me deixou muito curiosa, o tema diferente das leituras que estou acostumada a ler , é o ponto principal! E o livro parece ser lindo com essa inciativa do autor, seria muito bom que se espalhasse pelo Brasil todo, mas pelo que vemos dos governantes, isso é algo bem distante!
Mayla
Oi.
ResponderExcluirNão conheço o livro é com certeza não chamaria a minha atenção em um livraria. Mas a temática é interessante e seria sair da minha zona de conforto. Espero conferir.
Beijos
Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com
Olá Ju, tudo bem?
ResponderExcluirMesmo com uma puta premissa, com bastante conteúdo interessante, no momento ele não é o que eu procuro. Mas vou deixar a dica anotada. Quem sabe uma hora não vai? ;)
Beijos