Título: E se for você?
Autora: Rebecca Donovan
Tradução: Fal Azevedo
Editora: Globo Livros
Cal acaba de entrar na faculdade e divide seu tempo entre aulas e festas com os amigos. Até que ele encontra Nicole Bentley, por quem foi apaixonado quando criança, e de quem nunca mais tinha ouvido falar desde que se formaram na escola, há mais de um ano. O único problema é que... aquela garota não é Nicole. Ela é idêntica à menina que conviveu com Cal, mas seu nome é Nyelle Preston e, ao contrário de Nicole, é impulsiva e ousada, e só quer aproveitar a vida. Quando os segredos do passado e do presente começam a colidir, de uma coisa ele poderá ter certeza: nada é o que parece ser. Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções.
Desde que Nicole, chegou à vizinhança, mesmo sendo uma garota extremamente contida, se integrou ao trio que já existia por lá: Cal, o único menino, Rae, uma loirinha baixinha de sardas e, principalmente, Richelle, a garota da casa ao lado. Mas os anos passaram, Richelle se mudou para outra cidade e, após certas férias de verão, Nicole parou de falar completamente com Cal e Rae. Mesmo sem entender o motivo para aquele distanciamento, eles o aceitaram - ainda que Cal sentisse um fascínio diferente por ela e tivesse esperança de ser mais que um amigo. Depois do ensino médio ninguém teve mais notícias de Nicole, até que algo bem inusitado aconteceu.
Certo dia, saindo de uma festa a fantasia em que a namorada havia terminado com ele claramente para ficar com outro cara, Cal vê um casal discutindo. A garota está fantasiada de ninja e, aparentemente, usa armas de verdade para afastar um rapaz dela. Uma conhecida de Cal acaba aparecendo para voltar com a garota misteriosa para casa, e ele decide acompanhá-las. Quando chegam ao dormitório, e Cal vai se despedir da garota-ninja, que descobriu se chamar Nyelle, fica em choque ao olhar nos olhos dela.
Estou olhando para os olhos azuis mais incríveis que já vi. São olhos do tipo que podem me manter parado aqui como um idiota, olhando para dentro deles a noite inteira. Eu sei porque já olhei para eles antes. (...) Tento me convencer de que imaginei tudo aquilo. Consegui ver os olhos da ninja apenas por alguns segundos. Mas posso jurar que estava olhando dentro dos olhos de Nicole Bentley.
No dia seguinte, Cal está tomando seu café no lugar mais distante da faculdade que conseguiu encontrar para frequentar e, surpreendentemente, se encontra com a garota que está fazendo com que surte, com que acredite que trata-se de um reencontro com sua amiga de infância que perdeu a memória ou que exista uma irmã gêmea perdida dela, de quem foi separada ao nascer. A partir daí, Nyelle entra na sua vida, mas sem deixar nenhuma forma de contato e aparecendo só quando sente vontade.
Ela é uma personagem incrível. É uma garota que não hesita nem por um minuto para fazer algo que tem vontade, mesmo que seja algo considerado louco pelos demais - como rolar colina abaixo, por exemplo. Essa personalidade da Nyelle dá um encanto todo especial ao enredo, não tem como a gente não sorrir quando ela faz coisas que ninguém mais pensaria em fazer.
O livro é narrado intercalando presente e passado, sendo que a parte do presente é narrada por Cal e segue uma ordem linear; e a do passado é narrada de duas formas diferentes: em algumas partes, temos a narrativa em primeira pessoa por Nicole e Richelle, e é seguida uma ordem cronológica e, eventualmente, temos lembranças de Cal, que foram colocadas em itálico no meio do texto do presente e não seguem ordem alguma.
Mesmo que Nyelle seja basicamente idêntica a Nicole na aparência, vemos nos flashbacks que são pessoas completamente diferentes. Nicole tinha como objetivo ser perfeita, não por sua vontade, mas porque era o que seus pais esperavam dela. Não podia tirar menos que A, e nunca lhe foi permitido se sujar enquanto brincava. Dá até dor no coração acompanhar a infância e a adolescência dela.
Sou um pacote, embrulhado e enfeitado pelos meus pais. Cheia de expectativas de perfeição: do cabelo aos dentes e até as minhas roupas impecáveis. Não há nada real na pessoa que eu mostro ao mundo, e por isso não vejo nada além de uma miragem quando me olho no espelho. Minha imagem é tão falsa quanto eu sinto que é.
A leitura fluiu muito bem para mim, fiquei curiosa para descobrir o que tinha acontecido no passado e, especialmente, o que estava realmente acontecendo no presente. Confesso que achei o passado, em parte, bem previsível, mas mesmo que eu desconfiasse dos fatos em momento algum perdi o interesse pela história.
Não posso deixar de dizer que essa é uma das capas mais incríveis da minha estante. Em determinado momento, Cal faz uma descrição detalhada dos olhos da garota, e a descrição condiz perfeitamente com os olhos que encontramos na capa. A neve é um elemento muito presente na história também, então adorei que ela tenha tido destaque. A diagramação, o tamanho da fonte e o espaçamento estão ótimos. Não encontrei erros de revisão.
Este é um livro que indico para qualquer pessoa. Um livro que nos faz refletir sobre nossas atitudes frente à vida, que dá vontade de despertar o lado Nyelle que existe em cada um de nós. E se for você? nos lembra das coisas mais preciosas: o amor, a família, os amigos, Mostra que nunca é tarde para mudar de atitude, nem para seguir em frente. Um livro encantador que me fez suspirar e querer ser uma pessoa melhor e mais livre.
Nossa, que curioso. Como uma mulher vestida de ninja e com armas de verdade, assim do nada? rsrsr sobre a história, eu achei intrigante o fato de Nicole não ter sido vista há muito tempo e chega essa ninja e se parece muito com ela. Meu palpite é que a Nyelle seja a Nicole, mesmo você falando que os flashbacks mostrem pessoas diferentes, acho que foi pra fazer drama mesmo esses trechos. Enfim, posso estar errada, mas fiquei curiosa com a história e pra saber se ela é mesmo a Nicolle e se não for, quem é essa ninja e onde foi parar a Nicolle?
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirConcordo com você sobre a capa do livro, que é muito linda e desperta o interesse do leitor!
Quanto à história, parece ser muito boa e interessante, fiquei muito curiosa para ler e adicionei à minha lista de leitura!
Adoro quando o autor mistura presente e passado como parece ser o caso dessa história.
Obrigada pela dica!
Abraço!
Karla Samira
http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/
Ok, já amei a capa quando bati o olho, depois curti a sinopse e pra terminar, sua resenha me conquistou e eu já estou indo colocar ele no meu skoob pq eu preciso desse livro!
ResponderExcluirAgora, confesso que quando você contou do vai e volta do presente e passado entre os capítulos, eu achei confuso, apesar de amar esse detalhe, mas acredito que lendo a gente se ache e entenda rsrs.
Fiquei muuuito curiosa pra conhecer Nyelle e esse seu jeito de fazer coisas que ninguém mais pensaria em fazer.
Amo livros assim, cativantes que fala de família, amizade e amor.
Obrigada pela dica, pois não o conhecia. ^^
Bjk
www.viciadosemleitura.blog.br
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha que leio do livro, e o que posso dizer: fiquei encantada! A capa é linda, e premissa me atrai muito. Gosto de livros que nos fazem refletir. Livro adicionado na listinha. ;)
Beijos,
Dai | http://www.cheirodelivronacional.com.br/
Olá!!!
ResponderExcluirAdoro quando leio um livro que fico encantada com todo ele e me faz rever meus conceitos e refletir. A resenha está encantadora, clara e de muita sensibilidade que despertou meu interesse em ler o livro.
Beijos
Carla Fernanda
eu não conhecia o lançamento, mas estou encantada! a trama de Rebecca parece bem inovadora e singela, algo que ando precisando!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Ai, adorei a sua resenha. Achei engraçado que ela estava vestida de ninja e com armas de verdade para separar o garoto. Mas eu também gostei muito da capa no estilo de só um olhar já fala tudo. Eu gostei desta novidade, é a primeira vez que leio algo sobre o livro.
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Olá Ju,
ResponderExcluirAchei alguns acontecimentos do livro bastante inusitados, uma ninja, sério?
Apesar disso, a premissa do livro é bem legal e curiosa e sua resenha conseguiu despertar minha curiosidade. Adorei conhecer um pouco do livro e fiquei tentada a ler.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Ainda não conhecia o livro e adorei saber que ele é pra qualquer tipo de leitor. Amor, familia, amizade são temas que nos envolvem e nos proporcionam boas leituras. Achei a capa um pouco confusa, mas seria apenas um detalhe.
ResponderExcluirMeu Amor Pelos Livros
Beijos
Oiie Ju,
ResponderExcluirAchei a capa incrível também, muito bonita e ainda condiz com o livros, isso ê otimo. Adorei o enredo do livro fiquei super curiosa para saber o que de fato aconteceu com a Nicolle, que a fez mudar com os seus amigos. Espero logo ler. Bjs
Olá!
ResponderExcluirEu gostei muito da premissa dessa estória. E quero logo fazer a leitura. Suas opiniões sobre a obra me deixaram ainda mais intrigada com esta personagem misteriosa.
Sobre a capa, eu gostei mais da outra que a editora colocou para votação, mas como não li ainda, não sei se tem algo haver com a estória. Dica anotada!
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br/
Oi
ResponderExcluirAdorei conhecer o livro. A capa é incrível e a premissa me atraiu de cara.
Ler sua resenha confirmou o que imaginava. O livro passa uma mensagem para que possamos refletir sobre nossas atitudes.
Com certeza já coloquei em minha lista.
Ótima resenhe a ótima dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Uau! Essa história parece super intrigante. Quero saber porque as meninas são parecidas e não são as mesmas, ou se são e só trocaram de identidade. Já fiquei triste pela menina, cheia de exigências pelos pais. E fiquei empolgada quando você mencionou que aparece bastante neve no livro, adoro isso.
ResponderExcluirEspero poder adquirir o livro logo para conferir
A capa já atraiu minha atenção e fiquei curiosa pela estória.
ResponderExcluirSinto como se já tivesse lido algo sobre as duas pessoas parecidas ou a mesma, kkkkk, em algum lugar.
Mas quero conferir mesmo esse livro e descobrir.
Bjs,
Garotas de Papel
Olá, eu não conhecia a obra ainda e confesso que sua resenha me conquistou bastante, parece ser bem o tipo de livro que nos faz refletir e com toda certeza já quero ele!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Ola Ju recebi a prova desse livro estou começando a leitura, adorei essa narrativa do presente e o passado deixando o leitor situado em todos momentos. A capa está linda espero gostar muito da leitura. A personalidade da protagonista em ser livre já me cativou. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oieeee
ResponderExcluirTudo bom?
Realmente a capa é muito bonita, só por ela já compraria, não li a sinopse porque sempre pego spoiler, mas ao ler sua resenha, vejo que a história é maravilhosa, mesmo não gostando muito de livros que intercalam passado e presente, pois as vezes acabo me perdendo.
Amei sua resenha e mesmo com esse pré-conceito eu vou dar uma oportunidade.
Beijos
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirA capa é realmente linda! Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que estou apaixonada na sua resenha. Eu adorei o modo como você descreveu os personagens e a personalidade forte da Nyelle. Realmente temos que aproveitar mais a vida e sermos feliz.
Não dava nada pelo combo sinopse + capa, mas gostei do que você mencionou da obra, seja o modo de viver da Nicole e Nyelle (seja por vontade própria ou não...) e os estilos de vida dos outros personagens, tentando aproveitar suas vidas, já tô com dó do Cal sem conhecê-lo!
ResponderExcluirhttp://deiumjeito.blogspot.com.br/
Olá!!
ResponderExcluirVi essa capa pelo face e não sabia nada sobre ele! Gostei muito da sua resenha e entendi bem sobre o que trata. Parece ser uma ótima história, reflexiva! Amei a capa tb! Vou querer ler!
Bjus
Blog Fundo Falso
Oi Ju, tudo bem???
ResponderExcluirBom você sabe que leio pouco dessas temática, mas é porque rara vezes me interesso por elas... mas desta vez desde a capa senti um encanto... achei essa capa linda demais.... e quando comecei a ler sua resenha, não sei senti algo dentro de mim querendo conhecer essa história... vou colocar o livro na minha lista... e adorei a forma como descreveu um pouco dos personagens e como acontece a narrativa, dá para ter uma noção do que esperar... xero!!!
Oie!!!
ResponderExcluirVi uma foto desse livro ontem no Instagram e confesso que também achei a capa lindíssima. Porém apesar de ter gostado bastante do enredo, não estou muito em uma vibe meio Y.A mas irei passar a dica adiante com certeza. Amei a resenha aliás ;)
bjs
Eu amei a proposta desse livro e acredito que a reflexão que ele traz é bem essa que você disse, de nunca ser tarde para mudar e seguir em frente.
ResponderExcluirInteressante que Nyelle é meio que a mistura de Nicole e Richelle rs. Esse livro tá na minha lista de livros a ler!
Beijos, Kemmy - Duas leitoras