sábado, 28 de fevereiro de 2015

[Resenha - Novo Século] O toque da Vampira

Postado por Ju às 22:30
Título: O toque da Vampira
Autora: Christine Woodward
(pseudônimo de Nina de Gramont)
Tradução: Caco Ishak
Editora: Novo Século (Selo Marvel)

Anna Marie é uma garota estranha. Ela se veste... de maneira diferente: coberta dos pés à cabeça, sendo seu rosto a única pele à mostra. Mas ela não tem escolha. Sua pele, seu toque, é uma arma mortal que deve ser escondida. Um acidente leva Anna Marie a fugir para o Mississippi. Lá ela conhece James, e tudo muda. Ele é simplesmente igual a ela: solitário, e também em fuga. Para escapar da misteriosa e perigosa família de James, a dupla põe o pé na estrada e, à medida que atravessam o país, passam a compartilhar seus passados repletos de segredos.

Primeira coisa que preciso dizer: não sou nada especialista na história da Vampira. Em todas as resenhas do selo Marvel vou precisar fazer essa ressalva, não sou especialista em nenhuma das personagens deles. Então não sei se essa história foi completamente inventada para o livro ou se tem algo a ver com a história original. 

A Vampira sempre foi uma personagem que me comoveu. Acho muito triste o poder que ela carrega, que a impede de tocar e ser tocada. Não consigo imaginar como é viver desse jeito. Como é ser capaz de matar alguém só encostando na pessoa, e ainda ter que viver com todas as memórias e habilidades da pessoa que morreu. Deve ser enlouquecedor, principalmente se ao descobrir esse poder você coloca em risco a vida de uma das pessoas mais especiais para você. 

É isso o que acontece com Anna Marie no livro. Ao beijar seu melhor amigo da vida toda, por quem estava apaixonada, ela o faz entrar em coma. E, assim, decide abandonar sua vida atual e sumir no mundo, ir para um lugar onde ninguém a conheça e em que ela não corra o risco de machucar mais ninguém que a ame.

O que leva uma pessoa a sobreviver quando ela não tem mais nada pelo que viver?

A narrativa me prendeu o tempo todo, apesar de no início ter achado os acontecimentos meio absurdos. Não posso falar de um dos temas mais presentes no livro para não estragar a leitura de ninguém, mas gostei muito da forma como o enredo foi trabalhado, e acabei acreditando nos fatos. A Vampira é fascinante, e gostei muito do outro protagonista dessa história também, James. Os dois, em algum momento, tentam fugir de si mesmos. Mas, juntos, acabam percebendo que não há dificuldade que não possam vencer tendo ao seu lado a bondade e o amor.

O tipo de felicidade que a gente sente ao amar alguém que nos ama de volta simplesmente não nos abandona, independente das circunstâncias..

Esse livro não segue o padrão dos outros livros do selo. Foi o primeiro a ser lançado, e imagino que tenham tomado a decisão sobre a diagramação diferenciada depois. A leitura dele é bem confortável, mas a parte gráfica é bem básica, sem nenhum detalhe especial. Vocês podem conferir aqui, lendo um trecho do livro. 

Foi uma leitura bem diferente do que eu esperava, não tem nada de X-Men na história, acompanhamos apenas a jornada da Vampira em busca do que é certo e de sua felicidade. Mas, mesmo sendo um livro diferente do que imaginei, gostei bastante dele.

12 comentários:

  1. Engraçado que para mim não tem como não ver qualquer história associada a Vampira e não pensar na Tahereh Mafi agora, afinal ela escreveu Estilhaça-me sem saber que já existia a Vampira e os X-Men no mundo, mas ainda acho que em algum momento da vida dela ela teve contato, só que foi suprimido em sua memória, então o que pareceu uma ideia original, acabou se revelando só mais um modo de contar uma história com a mesma base.
    Acho interessantíssimo que o amor pelos personagens dos quadrinhos já está se extrapolando para todas os formatos - filmes, séries, livros etc. -, mas confesso que percebi que quando se trata de histórias mais focadas em ação, prefiro assisti-las a lê-las, entretanto, aparentemente não é o caso aqui, só não dou chance a ele, pois acho que prefiro ler de outros personagens da Marvel.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju! Eu sempre adorei a personagem Vampira, apesar de apenas ter assisto aos filmes e uma unica animação do X-Men. Assim como você não imagino como é viver nas condições em que ela vive; por isso acho que gostaria bastante de ler esse livro.
    Legal que mesmo não conhecendo as histórias originais, ainda assim você gostou do livro. Muitas vezes os fãs (ou não-fãs) das hqs tem certo preconceito em relação a novas histórias. Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Muitos não sabem, mas a Vampira é uma personagem essencial em várias histórias dos X-Men, mas que por n motivos não dão a mesma importância nos cinemas. Assim, não conhecia esse selo da Novo Século, preciso de todos os livros!
    Adorei sua resenha, e que bom que a leitura te agradou.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Eu já penso o contrário e acho que de certa forma o poder da Vampira é incrível. É um pouco insano pensar desta forma, mas eu acho isso tudo muito criativo e cativante, concordo que é enlouquecedor quando envolve pessoas que amam, mas enfim. O livro parece ser bem bacana, acho a Vampira uma ótima personagem para se acompanhar e estou gostando muito desses novos lançamentos do selo Marvel embora não tenha lido nenhum livro até agora. Já li muito X-Men quando era mais novo, mas lembro de pouca coisa. Recentemente li X-Men vs Vingadores e é fodástico!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!
    Eu também adoro a Vampira e a historia dela é mesmo comovente.
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Vou ver se consigo com a Editora.
    Adorei a sua resenha, me deixou com água na boca, digamos assim. rsrs

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Eu sempre tive preferência pelos X-Men , pessoas diferentes sendo julgadas, excluídas. É impossível não se colocar no lugar deles, sentir a dor deles. E sempre vi os poderes como uma maldição. Principalmente no caso da Vampira. Tanto que nos filmes, os meus preferidos são o Wolverine e a Vampira, e acho lindo um proteger o outro, como família. E Ju, você acabou me deixando com vontade ver o filme novamente e claro, conferir esse livro!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju. Tudo bem?

    Eu não conheço a história original da Vampira, apenas sei o que vi nos filmes e desenho. Mas sempre gostei dela e acho o poder dela incrível, mas ao mesmo tempo muito doloroso. Deve ser muito difícil não poder tocar em alguém, e sempre fiquei com pena da vampira sobre isso. Ela é uma personagem que sempre gostei, principalmente a dos filmes. Adorei sua resenha e nem sabia que a NS tinha publicado esse livro.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju, eu também não conheço muito bem a historia da Vampira, mas ela é a personagem que mais me cativa dos X-Men e por isso estou bem curiosa para poder ler este livro *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, não conhecia o livro mas adorei saber um pouco mais sobre a história, pois só conheço o que vejo nos filmes e desenhos e eu adoro a personagem.
    Vou anotar a dica para ler depois.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju.
    Vampira é uma personagem que eu adoro, não li nada da Marvel, nem sabia desse livro, uma dica excelente que amei receber.
    Já assisti todos os filmes X-Men, e essa parte que ela beija o melhor amigo e deixa ele em coma tem no filme( na verdade não lembro se ele entra em coma ou morre).
    Eu sou fã de X-Men, se tivesse alguma coisa sobre no livro não me importaria rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. A Vampira sempre foi a minha personagem preferida de X-Men *-*
    E deve ser realmente um poder triste esse dela :/
    Fico curiosa em saber da história dela :D
    E curti a capa *-*
    Bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ju!

    Para ser sincero, eu não conhecia o livro, mas gostei bastante de saber que você ficou presa a leitura. Darei mais umas pesquisadas na internet para ler mais opiniões sobre a obra!

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo