Título: Amy & Matthew
Autora: Cammie McGovern
Tradução: Raquel Zampil
Editora: Galera Record
Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Quando Matthew diz a Amy para parar de se enganar e enxergar a realidade, ela percebe que é exatamente de alguém assim que ela precisa. E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.
Amy tem hemiplegia, que é um tipo de paralisia cerebral que atinge um dos lados de seu corpo. O que quer dizer que tem dificuldade para comer, para falar, para andar... não é impossível para a garota fazer nada disso, mas algumas vezes precisa de ajuda. Tem um aparelho que a ajuda na questão da fala, ela digita com sua mão boa e uma voz (configurada como garota adolescente) é reproduzida por ele. Não come qualquer coisa na frente de qualquer pessoa, pois se envergonha da bagunça que acaba fazendo.
Mas Amy se julga feliz. Pelo menos quer acreditar nisso, até que um dia escreve uma redação dizendo o quanto é uma garota de sorte e Matthew é o único que faz questão de dizer que ela está mentindo, que não é possível que se sinta tão feliz assim, afinal, ela não tem amigos, muito menos vida social. E é quando ouve essas verdades que Amy percebe que precisa mudar.
Está no último ano do ensino médio, e vive acompanhada por auxiliares, adultos que a ajudam quando precisa - como quando tem que ir ao banheiro ou quando precisa carregar seu material pelo colégio. Decide que quer fazer uma experiência diferente: quer que seus colegas a auxiliem. E faz questão de pedir a Matthew para que se candidate a uma das vagas, já que precisa de alguém que seja sincero com ela. Assim, eles começam a conviver e a enxergar suas próprias vidas mais claramente ao observar um ao outro.
O desenvolvimento é um pouco lento, mas mesmo assim me envolvi bastante. E acredito que a lentidão tem uma razão para existir, devido à situação das personagens principais. Torci loucamente para cada um dos protagonistas conseguir se superar a cada dia, porque Amy não é a única que tem dificuldades a vencer nessa história. É muito bonito vê-los nessa jornada de autoconhecimento, aprendendo a se aceitar e, ao mesmo tempo, a não deixar que suas limitações os impeçam de fazer alguma coisa.
Certas partes do enredo foram bem previsíveis, na minha opinião. As reviravoltas não me surpreenderam, mas serviram para dar fôlego à história. E, quando o livro acabou, me decepcionei um pouco por não ser o final que eu esperava. Mas, mais uma vez, isso é problema meu, e não da escrita da autora... rs...
Achei a capa linda e delicada, como a história. A diagramação é simples, as folhas são amarelas. Só uma coisa me incomodou: quando o aparelho que Amy usa para "falar" está emitindo som, isso é representado em caixa alta. Sim, é culpa da internet, sempre vou ler caixa alta como se fosse um grito, então fiquei um pouco incomodada. Felizmente, na hora das mensagens de texto ou dos e-mails, esse recurso não foi utilizado; a fonte foi alterada de formas diferentes nesses momentos.
O livro transmite belas lições, sempre acho super válido ler sobre alguém que tem muito mais dificuldades em sua própria vida. É um lembrete para pararmos de reclamar e para sermos gratos por tudo o que temos, começando por um corpo e uma mente saudáveis, que nos permitem fazer o que desejarmos, desde que estejamos dispostos a lutar para que as coisas aconteçam.
Acho que vamos todos descobrir que não existe um único e grande teste ou maneira de nos validar no mundo. Existe apenas um longo e silencioso processo de descobrir nosso lugar nele.
Este livro está super na moda, né?
ResponderExcluirNão sabia do que se tratava, mas parece uma história linda... Vou colocar na lista!
Beijos
Little Bit of Glamour
Oi Ju!
ResponderExcluirNão consigo tirar a impressão de que esse livro é muito parecido com "Eleanor & Park", principalmente por causa da capa e do título. Pode ser que as histórias sejam diferentes, mas mesmo assim continuo com um pé atrás. Ainda assim gostei disso da Amy ter uma doença que dificulte um pouco as coisas.
Beijo!
http://www.roendolivros.com/
Oi, Ju!!!
ResponderExcluirTinha visto a divulgação do livro, mas confesso que nem tinha dado muita boal, mas depois de ler sua resenha, eu fiquei interessada em lê-lo. Parece ser um livro doce, apesar das dificuldades dos protagonistas.
A capa realmente é linda e delicada!
Dica anotada!
Beijos!
Oi Juju, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu já li um livro chamado Minha Profissão é andar, do João Carlos Pecci. O próprio autor narra sua história e toda a a luta que enfrentou e ainda enfrenta depois que sofreu um acidente e ficou paraplégico. Esse livro é muito especial mim.
Então, quando contou em sua resenha o problema da Amy, eu lembrei de todos os obstáculos, dificuldades que alguém pode passar nessas condições.Não é fácil e é para sempre!!!!!
Eu admiro essas pessoas, acho que no lugar delas estaria reclamando, chorando, inconformada, como sou pequena perto delas!!!
Como tenho tudo para aprender perto delas!!!!!
Pronto, já estou emocionada e o dia nem começou. Culpa de quem? Da dona Juliana!!!! Juju, adorei a resenha, pois já sei exatamente o que irei encontrar e sentir. E mesmo com os pormenores do livro, acho que irá fazer diferença.
obs: fiquei rindo aqui da caixa alta, imaginei a sua expressão enquanto lia.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Juju lindona amei a capa, a premissa do livro é linda e tenho certeza que o livro trará grandes superações, o fato de nossa protagonista perceber que vivia uma ilusão e hoje quer viver a realidade com os amigos ajudando reflete a maturidade que vai adquirir . Não vejo a hora de ler, pena que o final não foi o desejado. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi, Ju!
ResponderExcluirPoxa, que resenha linda!
A historia realmente parece nos fazer refletir. E parece ser linda!
Ás vezes realmente reclamamos de barriga cheia e sem razão para isso.
Gostei muito da resenha e tenho vontade de ler esse livro.
Beijinhos
Jaque - Meus Livros, meu Mundo.
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirTinha visto sobre esse livro e logo fiquei interessada na leitura, mas não conhecia muito bem sobre a história. Após a sua resenha fiquei ainda mais interessada na leitura. Posso ter esse problema com a caixa alta, porque isso pra mim é como gritasse mesmo, mas mesmo assim tenho vontade de ler. Espero que possa fazer isso em breve.
Beijos,
www.leitorasempre.com
OOoi,
ResponderExcluirMe lembrei um pouco de Extraordinário. Gostei da atitude da personagem, assumir que precisa de ajuda e fazer que os amigos a ajudem é muito legal.
Fiquei chateada por não ser muito supreendente, mas acho que é um livro cheio de ensinamentos, pelo menos imagino.
Eu também tenho problemas com caixa alta hahahaha
A capa é uma fofura!
Enfim, espero ler a obra em breve!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Até agora não sei se leria, algumas coisas me interessaram e outras não, e quando você fala em desenvolvimento lento e partes previsíveis, me incomoda ao ponto de ficar mais em dúvida ainda, o que me faz parar e pensar são as lições que você fala que o livro passa.
ResponderExcluirhttp://quadrofeminino.com/
Eu gostei dessa proposta porque me interessou saber como funciona as coisas pra Amy.
ResponderExcluirInícios lentos costumam ser complicados pra mim, mas estou disposta a persistir pra saber como foi a participação de Matthew ao auxiliar Amy.
Beijos.
Leituras da Paty
Olá, gostei do enredo do livro, principalmente por mostrar a busca da protagonista pela felicidade e autoconhecimento e sair da bolha de felicidade que ela havia criado para si, espero poder lê-lo em breve <3
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
Ler histórias de pessoas com qualquer tipo de limitação é sempre interessante. É tão fora da nossa realidade e ao mesmo tempo tão inspirador. Como você disse, serve para reclamarmos menos de nossas vidas. Não sei se o desenvolvimento lento pode me atrapalhar, mas de qualquer forma estou mantendo minhas expectativas contidas rs, não quero me decepcionar com a leitura.
ResponderExcluirBeijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Olá Ju, tudo bem?
ResponderExcluirO livro me interessou, vou procurar saber mais sobre ele. Quando eu vi a capa eu "gamei" nela.
Abraços, Mr. Souza // { Small Scribble }
Ah! Jú, que linda a mensagem de superação,ficou comovida com enredos com este, pois me convenço a cada dia que não conhecemos o nosso limite de aprendizado e capacidade. Lido com pessoas com deficiência e sempre ressalto que precisamos destacar a potencialidade deles e jamais a deficiência.
ResponderExcluirConcordo com você precisamos reclamar menos e agradecer muito mais, pois as bençãos são maiores do que as frustrações.
Beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Olá Ju,
ResponderExcluirNão conhecia o livro e essa é a primeira resenha que leio, achei a premissa interessante e a capa linda, vou anotar a dica.....abraço.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Só eu que acho que a Galera tentou embarcar no sucesso de Eleanor e Park com essa capa? A tipologia, as cores e tudo mais são extremamente parecidos e confesso que, por mais que o livro seja perfeito, isso faz com que eu queira passar bem longe dele.
ResponderExcluirEsse é exatamente o livro que estou lendo agora. E já na página 50 dá para perceber o quanto de lições esse livro trás. Espero adorar, assim como vc
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirRealmente sempre é bom ler livros sobre pessoas que passam por mais problemas que a gente, acho que só assim passamos a parar de reclamar por besteiras.
Pode ser previsível, até mesmo na resenha eu pude perceber e deduzir algumas coisas, mas seria uma previsibilidade que eu iria adorar ler.
A capa é bem simples e meiga. Bjs
www.horadaleitur.blogspot.com.br
Oi Ju!
ResponderExcluirA história do livro é interessante e deve passar muitas lições.
E realmente temos essa mania de reclamar de tudo ao invés de agradecermos pelo o que temos.
Confesso porém que não faz meu estilo de leitura, uma pena que o final tenha te decepcionado um pouco e que o inicio tenha sido meio lento, mas que bom que mesmo assim tu gostou do livro.
Parabéns pela resenha ^^
Beijos
Lara - Magia Literária
http://www.magialiteraria.com/
Oi Ju,
ResponderExcluirAcredita que eu ja confundi esse livro com Eleonor&Park, por causa da capa, bom historias que mostram a superação dos personagens a cada página, me emocionam muito, a historia parece ser bem linda, não me dou bem quando os livros parecem demorar a entrar num ritmo, mas nada que lê-lo não me faça mudar de história.
Mayla
Não conhecia este livro, mas gostei muito dessa história. Fiquei curiosa para ler ele inteirinho.
ResponderExcluirBeijos