quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

[Resenha - Novo Conceito] Eu Fico Loko

Postado por Ju às 23:55
Título: Eu Fico Loko
Autor: Christian Figueiredo de Caldas
Editora: Novas Páginas

Ele só precisou de uma câmera, muita criatividade e um pouco de coragem para criar um dos vlogs mais acessados do YouTube. O Eu Fico Loko é recordista absoluto de views e inscrições, com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes. Para os entendedores, o Christian hoje é um vlogger e um youtuber dos mais bombados. Mas na verdade ele é apenas um cara que gosta de escrever e que transformou o papel em vídeo. Todos os dias, milhões de jovens procuram pelo Christian em suas redes sociais para saber o que ele está pensando. O porquê desse sucesso fora do normal você vai descobrir neste livro.

Eu Fico Loko, como prometido na capa, fala sobre "as desaventuras de um adolescente nada convencional". Mas durante a leitura cheguei à conclusão de que fui uma adolescente menos convencional ainda, então não consegui me identificar com o livro. Me incomodou bastante ter tantas histórias com álcool envolvido, desde uma em que um garoto rouba uma garrafa de vodca do pai e a leva para beber com os amigos na escola, até outra em que um cara chega a atravessar uma porta de vidro sem notar, de tão bêbado. E não são as únicas.

Não me entendam mal, o Christian não é a favor dessas atitudes. Muito pelo contrário, o que ele tem em comum comigo é que era difícil ele decidir sair de casa, principalmente para um festa que tinha chances de acabar mal. 

Não apoia essas coisas, diz aos adolescentes que não devem se deixar levar pela pressão que sofrem constantemente, principalmente dos amigos, para que ajam de acordo com o que se espera deles. Não é a favor dessa história de que só se aproveita a vida se você está disposto a beber até cair, nem de usar a bebida para atingir objetivos nada louváveis. Usa suas histórias como exemplos do que não deu certo. Mostra que aprendeu muita coisa com tudo o que viveu, que o que importa é ser você mesmo.

Fiquei um pouco chateada por ele, lendo algumas de suas experiências. Digamos que ele não teve o primeiro beijo nem a primeira vez dos sonhos de ninguém. Fiquei triste por ele acreditar que a primeira vez, na imensa maioria dos casos, é algo altamente frustrante. Acho que isso só é verdade quando a pessoa realmente não espera pela pessoa e pelo momento certos.

Apesar dos meus problemas pessoais com o livro, acredito que a imensa maioria dos adolescentes vai se identificar bastante com a narrativa. A escrita é fluida e a fonte é de um tamanho super confortável. Foi feito um belo trabalho de diagramação, o livro tem várias fotos e desenhos. Cada crônica começa do jeito que vocês podem ver na foto abaixo. Achei tudo lindo, exceto pela caixa alta. Sim, tenho mesmo problemas com caixa alta.


No final do livro, o Christian propõe que o leitor escreva sobre como se imagina daqui a cinco, dez e vinte anos. Gostei da proposta, acho bem legal fazer essa reflexão. Não foi uma leitura que me encantou, mas acho que vai funcionar bem para o público juvenil.

24 comentários:

  1. sabe eu to curiosa com o livro pq gosto mt do trabalho do chris, mas não sei se vou curtir a leitura sabe.
    to com medo de n gostar. bm, tenho certeza q os adolescentes vão gostar mt.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ju,

    Esse livro esta na minha lista de espero de leitura, não sei se vou gostar, mas concordo com você o público juvenil vai adorar....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!

    Acho a capa desse livro linda! Mas como você, acho que essas histórias envolvendo álcool me incomodaria muito também. Eu até gosto de ir à festas e tal, mas muita bebida me deixa irritada. Gente muito bêbada me irrita. Bom... Nãos sei se é um livro que gostaria de ler.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem?

    Eu provavelmente não me identificaria com o livro, pois certamente não tive uma adolescência assim. Mas eu vou pro lançamento do livro dele aqui em Brasília, mas devo ler em breve porém não vou com expectativas.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não me identifiquei com esse livro desde o momento que o vi. Eu tenho uma opinião bem chata em relação a blogueiros/vlogueiros que querem se aventurar em outros coisas. Na verdade mais os vlogueiros, pois tem muito blogueiro que sabe bem o que escreve, sobre o que escreve e o que tá fazendo; etc etc... Enfim, esse menino é tão "famoso" que eu nem se quer sabia da existência dele até ver algo da Novo Conceito falando sobre ele. Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju

    Já vi alguns vídeos do Christian e acho que também teria problemas pessoais com o livro haha também não sou desse jeito, bebidas só muito de vez em quando, tenho até um amigo que diz que vou sofrer muito na faculdade porque eu não bebo tanto. Enfim, achei legal essa reflexão do final do livro, tô pensando em fazer algo parecido.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,
    Tudo bom?
    Eu não li ainda o livro do Christian apenas do Raffa...
    Eu gosto bastante de leituras que a pessoa compartilha o que aconteceu em sua vida, e realmente muito triste ter tantas histórias com álcool, mas mesmo assim quero ler para ver como é....
    A capa achei bem legal, e até mesmo o projeto da Ed. NC de trazer esse novo estilo mais juvenil.
    Beijos
    Lu
    Relíquias da Lylu - http://reliquiasdalylu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oooi Ju!!

    Assim como ele e você, sou contra esse tipo de atitude. Na realidade acho ridiculo gente que enche a cara para se """"""divertir""""" porque quem sofre é quem tá sobrio para cuidar depois.
    Não sei se a leitura me agradaria, gosto do tema, mas é algo que eu meio que evito.
    Gostei do detalhe da diagramação e gostei da sua sinceridade na resenha ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, tô contigo nesse lance de não ser convencional. Não gostei de saber dessa parte do álcool e tal. E concordo um pouco com a Silviane sobre o lance de separar as coisas. Acho que a NC quis uma carona no sucesso deles, e vai vender, porque ele tem público e adolescente compra mesmo.
    Também não gosto de caixa alta, parece que tão gritando o tempo todo. =/
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo joia?
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da proposta do escritor, não sei se me identificaria com muitas coisas abordadas no livro já que boa parte do meu tempo estou com a cara nos livros haha,

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju... eu também fui uma adolescente nada convencional... eu não era muito de sair... e detestava bebidas alcoólicas, porque cresci com uns tios bêbados, então não queria essa vida pra mim, mesmo que fosse para fugir dos problemas ou com alguma frustração... sempre gostei de ler e escrever... como não era de muitos amigos... aproveitei isso ao máximo que pude... também dançava em uma companhia de dança e fazia capoeira... não tinha tempo para me perder nessas coisas... eu entendi a proposta do livro... e o que o autor quis passar, porém, não é uma leitura que eu me senti cativada em ler... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  12. Ju, então não somos convencionais haha
    Eu tinha de tudo para seguir por esse caminho de baladas e bebidas, mas fugi disso durante todo o ensino médio para ficar com um namorado que leu toda a minha série GG só para poder conversar comigo.
    Acho que não vou me identificar assim como você. Mas espero que a galera juvenil leia e aprenda com os erros dele rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ju!

    Vi esse livro nos lançamentos da NC e fiquei um pouco espantado. Nunca imaginei que o Christian escrevia, haha. Enfim, adorei sua resenha, ainda mais na parte que você falou sobre o primeiro beijo. Realmente, a maioria dos casos é bem frustrante! Enfim, fiquei curioso com a obra e, mesmo não possuindo tanto interesse nesse livro, pretendo lê-lo assim que possível.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem? Também não fui uma adolescente muito convencional, não era muito de sair, ir as festas e tudo mais que os adolescentes fazem, então não sei se iria me identificar com as crônicas do livro. Mas achei a diagramação muito bonita, apesar de a caixa alta me incomodar também.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Oi Jú,

    Achei bem bacana este papel do Christian de alertar os jovens para o consumo abusivo do álcool, que na minha visão é uma desgraça total. Concordo com você Jú as primeiras vezes só não são legais se não acontece com a pessoa e o momento certo.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi , Ju!
    A leitura parece bem dinâmica, e gostei do fato dele relatar seus casos que não deram certo. Acho que no fim ele quis isso mesmo, passar uma lição aos jovens!
    Pela foto a diagramação parece estar um arraso mesmo! Fiquei curiosa quanto ao livro, talvez o leia.
    Mas entendi seu ponto de vista, é triste ver o quanto ele "perdeu" de coisas boas na adolescência!

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ju
    Adoro tramas adolescentes e crônicas assim. Uma pena que não tenha lhe agradado tanto, no entanto, acredito que também teria essa aversão a tantas histórias envolvendo álcool. Bebo socialmente e raramente, e também acredito que adolescente não deva se embrenhar nesse mundo tão jovem. Bebida não é brincadeira e não é fator essencial para me divertir. Eu consigo curtir uma festa sem triscar uma gota de álcool na boca. Vale a pena refletir sobre o assunto.
    Acredito que iria gostar dessa trama. Gosto do trabalho gráfico da foto e acredito que iria me identificar com o Christian! Vou salvar a dica :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ooi Ju, tudo bem?
    Gostei da resenha, e gostei da proposta o livro, leria ele sem problemas. Eu amo uma balada com os amigos, é só chamar que eu vou. Mas eu fujo do álcool, passo a noite com minha coquinha e aproveito muito bem a festa.
    Gostei a capa.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju, assim como você também não me identificaria, pois minha adolescência foi super tranquila e bebidas não fizeram parte dela. Acredito sim que esse livro irá fazer com que muitos adolescentes se identifiquem, pois hoje grande maioria vive nessa realidade de baladas, bebidas e afins.

    Bjs, Glaucia
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju.
    Meus livros chegaram hoje e nem comecei a leitura ainda, mas já folheei esse livro e a diagramação realmente está encantadora.
    Infelizmente a realidade de muitos adolescentes hoje em dia é isso, se não tiver álcool não sabem o que é diversão, pelo visto é uma história que também não vou a me identificar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. Olá Ju, eu também são me identificaria com as historia, sempre fui contra beber e como não sou fã de cronicas acho que vou acabar passando este livro =/

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  22. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Bebidas e drogas são destrutivas e não é nem um pouco divertido se destruir e destruir a vida dos que estão ao seu redor. Isso é atitude de pessoas que não se amam e se sentem sozinhas. Em minha opinião precisam de ajuda. Que bom que o autor critica esse comportamento e o retrata para alertar os jovens.
    Mas tenho a impressão de que também não gostarei da leitura.
    Sabe Ju, você falou algo que chamou minha atenção: você se referiu a própria adolescência como não convencional. Parei para pensar, na verdade nós(pois me incluo) não somos a exceção, nós somos a regra. Percebeu que a regra virou exceção? O erro virou o "normal"? Acho que estamos vivendo uma época de inversão de valores. Mas isso é outro assunto, ou, pensando melhor, é justamente o mesmo assunto!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii,
    Estou com esse livro para leitura, mas me parece que também terei alguns problemas com ele, como vc mencionou parece ser um livro que os adolescente vão mesmo se identificar. Acho bom que o autor tenha mantido essa posição perate os vicios e tals. Enfim pretendo conferir, mas vou meio com o pé a trás .

    Bjs
    Aline Lima - http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oiii
    Estou super curiosa sobre esse livro. Com certeza é um livro que os adolescentes vão se identificar e gostar bastante. Achei super legal o Chris manter uma posição sobre os vícios e as outras coisa. Quero muito ler.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo