Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Tradução: Carolina Selvatici
Editora: Intrínseca
Eleito um dos 11 melhores livros de estreia de 2014 pela Kirkus Reviews e uma das melhores obras de 2014 pelo site Book Riot, Caixa de pássaros é o romance de estreia de Josh Malerman. Quatro anos depois de as mortes terem começado, há poucos sobreviventes em Michigan. Malorie e seus dois filhos pequenos estão entre eles. O trio faz parte do grupo que tenta resistir em um mundo no qual abrir os olhos pode ser fatal. Vivendo em uma casa abandonada, Malorie e os filhos não sabem o que se passa do lado de fora. Sempre com as janelas e portas cobertas e sem comunicação com o exterior, o local é uma área isolada no meio do caos. Até o momento em que uma misteriosa neblina atinge a região e Malorie toma uma decisão que adiou por muito tempo. Após quatro anos trancados, Malorie e as crianças fogem da casa em um barco a remo na esperança de encontrar um lugar distante do surto que matou todos ao seu redor. De olhos tapados, os três encaram uma viagem assustadora rumo ao desconhecido. Com uma trama cheia de suspense e terror psicológico, Caixa de pássaros explora a essência do medo em um mundo pós-apocalíptico.
A resenha de hoje é a estreia de algo diferente. A primeira experiência de um clube do livro virtual, criado com blogueiros amigos, pessoas mega especiais para mim que fazem da blogosfera um lugar muito melhor. Sejam bem-vindos ao resultado do primeiro mês do Clube do Livro da Liga! =)
O livro escolhido para dar início ao clube foi Caixa de Pássaros. Me deu um certo pânico na hora, porque logo de cara eu teria que encarar um gênero do qual fujo desesperadamente: o terror. Mas foi uma experiência muito mais tranquila do que imaginei. A parte da resenha em itálico é a parte que foi escrita de forma coletiva, o restante foi acrescentado por mim.
Um misterioso surto começou a ser noticiado na TV, se espalhou pela internet e fez a população entrar em pânico. Alguma coisa desencadeou uma reação terrível nas pessoas, fazendo com que elas atacassem as outras brutalmente e depois cometessem suicídio da forma mais bizarra possível. Ninguém sabe de onde isso surgiu e por que se espalhou em escala global. A única coisa que se sabe é que basta estar de olhos abertos para ser afetado.
O livro possui uma narrativa empolgante que não deixa o leitor perdido nas mudanças de capítulos entre o passado e o presente da protagonista Malorie. Começa contando desde quando ela vivia uma vida normal até o seu presente, em que ela luta pela sobrevivência. Isso é surpreendente pela sagacidade do autor em transpor a barreira do tempo e dançar entre passado distante, passado imediato e presente, sem deixar o leitor sequer desorientado.
Tive muito receio de conhecer a história, já que sou uma das pessoas mais medrosas do mundo, mas não cheguei a sentir medo em nenhum momento. Só preciso deixar um aviso para as pessoas de estômago fraco: o livro tem cenas bem fortes, achei algumas extremamente nojentas. Cheguei a sentir enjoo enquanto lia certos trechos, já que é muito fácil visualizar tudo o que o autor descreve, mas felizmente consegui seguir em frente com a leitura. A narrativa me deixou tensa o tempo todo.
Cada personagem tem suas particularidades, e todos são importantes na trama para torná-la ainda mais angustiante e nada previsível. Malorie não apenas retrata a luta pela sobrevivência em um ambiente caótico como também sintetiza vários temores maternos.
Ela é uma personagem que muda bastante durante a narrativa. Seria impossível que não mudasse, já que o terror a cerca. Para completar, precisa enfrentar um mundo em que a liberdade não existe - primeiro grávida e, depois, com os filhos pequenos. Senti uma enorme dor no coração por essas crianças, chamadas apenas de Garoto e Menina. Nunca tiveram a oportunidade de ver o céu, nem nada do mundo ao seu redor; foram treinadas desde que nasceram para nunca abrir os olhos sem a autorização da mãe e para aprender a distinguir qualquer som, qualquer mínimo ruído, para que pudessem viver com mais segurança. Misteriosas criaturas parecem estar por todos os lugares, e vê-las tira dos seres humanos qualquer chance de sobrevivência.
O autor apresenta um enredo bem articulado numa narrativa fluida e enigmática permeada de situações cabulosas e inimagináveis, interligando os fatos cuidadosamente. Esse é o diferencial da história criada por Josh: ele estimula o leitor a especular em busca de algo racional, a buscar explicações e criar teorias. A ansiedade em descobrir o que são as criaturas, de onde surgiram e como agiam, te faz virar cada página.
O desfecho do livro não responde as perguntas do leitor, começamos a leitura sem entender porque todos aqueles absurdos estão acontecendo e terminamos do mesmo jeito. Acontece algo importante, mas a premissa de todo o livro é reafirmada: o mundo como o conhecíamos não existe mais e provavelmente não voltará a existir. Cada um precisa se adaptar à nova situação, e é preciso entender que só vai sobreviver quem aceitar cada vez mais restrições. O assunto do livro é super atual , já que, em um mundo cada vez mais violento, as pessoas reduzem cada vez mais sua liberdade para manter uma ilusão de segurança.
Como sempre, a Intrínseca arrasou no trabalho gráfico. A capa transmite ao leitor o clima de tensão e escuridão do livro, de bônus ela apresenta uma textura levemente áspera, simulando uma caixa. Sua diagramação é simples, com folhas amareladas, letras capitulares, fontes e margens confortáveis. As primeiras páginas trazem galhos de árvores secas (típicas de florestas mal assombradas) para você já entrar no clima, os quais se repetem no início de cada capítulo.
O "Clube do Livro da Liga" é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem.
Nós Somos: Arquivo Passional | Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, Me Chamo Livro | SA Revista | Segredos Entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo
E tem promoção para vocês! Três sortudos vão levar um exemplar do livro para casa!
Regras obrigatórias:
1. Ter endereço fixo no Brasil;
2. Comentar na resenha de um dos blogs participantes (links acima).
a Rafflecopter giveaway
Atenção:
1. A promoção começa dia 18/02 e termina dia 15/03;
2. Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados;
3. O sorteado receberá um email e terá 48 horas para respondê-lo. Caso não seja respondido será feito um novo sorteio;
4. O livro será enviado em até 30 dias;
5. Não nos responsabilizamos por eventual extravio ou problemas com o correio, nem caso o endereço para envio seja passado errado.
2. Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados;
3. O sorteado receberá um email e terá 48 horas para respondê-lo. Caso não seja respondido será feito um novo sorteio;
4. O livro será enviado em até 30 dias;
5. Não nos responsabilizamos por eventual extravio ou problemas com o correio, nem caso o endereço para envio seja passado errado.
Adorei a resenha.
ResponderExcluirEstou super animada para ler esse livro, embora ele não responde as perguntas, apenas cria ainda mais dúvidas.
Pelo que entendi, esse livro fala sobre o medo e adoro quando os autores trabalham isso de uma forma incrível (e parece que ele consegue).
Com certeza um livro que está na minha lista de leitura.
Adorei sua resenha intercalada, Ju! Deu super certo! \o/
ResponderExcluirGostei desse paralelo que vc fez com a realidade atual, em relação às restrições por causa da violência. E também fiquei incomodada com a falta de nomes das crianças.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Ju. Adorei a resenha.
ResponderExcluirVocê tocou num ponto que, acredito eu, ninguém explorou: a facilidade de visualizar as descrições do autor. Por essa e outras que digo que já sou fã desse homem haha
Eu também fiquei com muito medo no inicio, mas o livro passa muito mais tensão do que medo. A gente agradece né!
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
realmente o livro é num cenário bema atual o que me deixou mega pensando no que seriam as criaturas. procurei até teorias na net pra ter noção! acho que to ficando obcecada haha
ResponderExcluirSeguindo o Coelho Branco
Ju eu sou medrosa também e relutei pra fazer essa leitura, mas depois vi que não era nada assustador, e sim tenso.
ResponderExcluirDevorei o livro e estou até agora criando teorias rsrs.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi, Ju!
ResponderExcluirSua resenha ficou sensacional!!! Amei.
Me fez até ver alguns pontos da historia com outros olhos. rs
Eu sinceramente não senti toda essa paixão e empolgação com a historia, to ficando frustrada ao perceber que só eu me senti assim. rs Mas fazer o que, cada historia é única para cada pessoa, né!?
Fico feliz que pra você funcionou super bem.
Beijinhos
Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.
Oi Ju! Foi uma leitura empolgante, eu ao contrário de você adoro terror, mas este livro não medo não, é mais aflição por não saber o que está acontecendo, e o que aconteceu pode um dia se tornar real, não é?
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oiee,
ResponderExcluirsou tipo você, meio medrosa para essas leituras mais dark huahua e é isso que fez com que eu não quisesse ler o livro até agora. Mas vocês tem falado tão bem que eu to curiosa. Só preciso estar no meu humor adequado e só ler o livro de dia huahuahuahua
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Olá Ju,
ResponderExcluirbom eu não sou medrosa e adoro um bom livro de terror e suspense, e quando este livro surgiu para a leitura da liga, me senti em êxtase.
Não achei as cenas tão fortes assim, acho que o relato do autor para atis cenas, foram bastante reais ao que passamos e vivemos, principalmente no final. Claro que temos a fantasia a ilusão, para algumas circunstancias o que apenas realçou e deixou espetacular ao todo.
Se este foi a estreia do autor, imagine nos próximos? Eu já me tornei fã e anseio por mais livros deles.
Beijokas Ana Zuky
OOoi,
ResponderExcluirAcabei de comentar no da Giulia, que achei incrível essa iniciativa de junção dos blogueiros, acompanho quase todos os blogueiros, então comecei a ficar afim do livro antes mesmo de ver todas as resenhas.
Uma forma bem legal de se unir.
Gosto de ler terror, não assisto naaada que tenha isso ou suspense. Mas adoro ler.
Como eu disse, estou afim desde quando comecei a ver pelo facebook alguns de vocês comentando.
Acho que a leitura é fantastica, o enredo foi bem formulado, mas não sei se minha ansiedade me deixaria muito satisfeita, HUSHAUSHAU não gosto muito de esperar.
A capa tá linda e adorei saber da diagramação *-*
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Vi resenhas positivas sobre esse livro. O quero desesperadamente, ele parece ser eletrizante. Bem do jeito que gosto.
ResponderExcluircafeecomletras.blogspot.com
Bom dia Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEstou LOUCA para ler 'Caixa de Pássaros' desde que soube que seria lançado pela Intrínseca e fiquei com o coração na boca enquanto lia a resenha (principalmente nos trechos em que você escreveu sozinha). Tenho uma relação de amor e ódio com livros desse tipo, mas estou criando tantas expectativas em cima dessa história que espero não me decepcionar.
Não irei participar do sorteio porque vou ao shopping hoje e pretendo compra-lo.
Adorei a ideia do clube do livro, principalmente por conta da resenha coletiva.
Mil beijos :*
Blog Procurei em Sonhos
Oi Ju,
ResponderExcluirTambém sou medrosa e confesso que só fiquei com medo porque sabia que seria acordada pelo meu filho a noite..kkkkk
Acho que liberdade tolhida e restrições retratam bem o que eles passaram, né?! Acho que o medo dominou a curiosidade, mas confesso que me incomoda esse "não saber"...
Li em ebook, mas só a capa já vale a pena, ficou linda demais!
Beijos
Chrys Audi
www.todasascoisasdomeumundo.com.br
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirNossa nunca imaginei... que esse livro abordaria um tema que gosto muito... adoro um terror e parece que esse é dos bons apesar que eu achei leve, levando em consideração de que você não ficou muito assustada rs... pelo que percebi as pessoas vivem em situação precária não é mesmo?? O que não diferencia muito para onde o mundo está caminhando... enfim... gostei dessa ideia de um grupo de leitura... onde vocês podem se encontrar virtualmente (pelo que entendi) e fazer a resenha em conjunto... uma excelente ideia por sinal... claro que estou participando... espero ter o azar de ganhar... rs....
Xero!!! E parabéns para todos pela belíssima iniciativa...
Oi Ju.
ResponderExcluirAo contrário de você amo livros de terror. Caixa de Pássaros parece ser incrível, o tipo de livro que você começa a ler e não que mais parar. Outra coisa, achei muito legal a idéia do Clube do Livro. Estarei acompanhando todas as postagens.
Abraços
www.estantejovem.com.br
Oi, Ju, ficou bem interessante o modo como alternou o ponto de vista coletivo e sua opinião. Realmente, que dó saber como a realidade e mundo da Menina e do ;garoto são tão diferentes, tão... errados para duas crianças. Eu sofri muito com a Malorie e suas dúvidas, especialmente com a maternidade. em um mundo que não conseguimos cuidar nem de nós mesmos, como proteger, criar, educar, orientar... filhos nascidos nele? Sobre não ter respostas, o livro parece ter sido escrito para esse fim mesmo: Cada um tecer sua teoria e eu AMO livros assim. São raridades preciosas que nos levam a refletir muito sobre nós mesmos. Beijos.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAdorei saber que o livro traz um tema bem atual, mas o fato de não responder algumas coisas me deixou com um certo receio de o ler. A narrativa deve ser bem nauseante, já que possui essas passagens mais descritivas de coisas nojentas. Mas ainda não sei se o leria.
Att,
decaranasletras.blogspot.com
Não sou fã de triller psicológico e fiquei com muito receio das tais cenas nojentas, tudo muito gráfico para a imaginação faz com que eu fiquei com as imagens gravadas para sempre na minha cabeça e tenho a memória tão boa que é difícil eu esquecer, mas você me indicou tanto esta leitura, mas tanto, Ju, que vou confiar no quanto você amou o livro e participar da promoção, mas eu jamais compraria por inciativa própria, então ganhar esta promoção será oportunidade que darei para eu lê-lo. kkkkkk
ResponderExcluirE adorei este novo estilo de promoções!
Beijos
Oi Juju, tudo bem?
ResponderExcluirQue máximo essa ideia, super criativa. Fiquei aqui pensando, como é que se faz uma resenha coletiva? Deve ser uma confusão, risos...
Mas o resultado ficou perfeito!!!!! Estão todas de parabéns!!!!
É verdade, dona Ju, quando vi a capa do livro, falei: o que aconteceu com a Juliana, ela bateu com a cabeça? Risos... eu sei que não gosta de terror e foi logo se aventurar nesse livro!!! Para você ver como as vezes somos surpreendidos!!!! Ju, só não entendi uma coisa, como ela conseguiu fazer essa viagem com os filhos de olhos vendados?
Acho que se o autor conseguir passa todo o medo, os anseios, dos personagens, como estão dizendo, nem precisa dizer mais nada. Eu quero ler!!!! Além de ser totalmente diferente de tudo o que já e trazer um enredo angustiante.
É claro que estou participando do sorteio!!!!!!
beijinhos.]
cila
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirQuando vi a capa do livro não me interessei muito, mas ao ler sua resenha fiquei bem mais curioso. Não sabia que o livro traria coisas do tipo e essas descrições cheias de detalhes que chegaram até a te dar enjoo me deixaram ainda mais interessado, pois quando isso acontece tenho certeza que o livro consegue cumprir o que propõe. Muito legal o projeto de vocês e já estou participando do sorteio!
Abraço!
www.umomt.com
Oiii
ResponderExcluirDesde quando vi essa capa, já me apaixonei pelo livro. Sou uma fã do gênero terror e acho que esse livro com certeza vai me agradar e muito.
Só de saber que o livro consegue que te deixar enjoado só pela descrição de alguns trechos me deixa muito curiosa para lê-lo.
Espero ganhar o sorteio para poder ler esse livro logo.
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/
Oi, Ju!
ResponderExcluirPrimeiramente Parabéns pelo projeto, espero que ele seja sucesso total!
Bem, vocês começaram muito bem! Adorei a resenha!
Estou de olho nesse livro desde seu lançamento, e a capa sempre me chamou atenção por ter essa coisa meio sombria. Estou ansiando muito para ter meu exemplar, por isso vou tentar participar do sorteio, vai que a sorte esteja a meu favor :3 haha
Beijos!
Olá
ResponderExcluirNossaaaaa estou morrendo de vontade de ler esse livro. E sua resenha só me deixou mais curiosa ainda haha.
Espero ganhar o sorteio para matar minha curiosidade :)
Beijos
Olá Ju tudo bem?
ResponderExcluirDesde que a intrínseca anunciou o lançamento desse livro fiquei com uma vontade enorme de lê-lo, por mais estranho que seja achei muito interessante as longas descrições de coisas nojentas, acho que foge um pouco do habitual e estou a procura disso. A capa me repele um pouco, mas a sinopse me prendeu de tal forma e a sua resenha só me deixou com mais vontade. A leitura me parece um pouco densa e eu gostaria muito de conferir, já adicionei a minha lista de desejados e vou esperar uma promoção bem bacana para poder compra-lo.
Abraços, Carlos.
http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/
Olá Ju. Conheci o blog agora, através do Este já li e amei. Parabéns! Gostei da resenha, muito bem escrita.
ResponderExcluirMeu deus!!Sua resenha me deixou muito curioso haha.
ResponderExcluirDepois dessa resenha tem como querer não ler? Só penso em ler esse livro!!
ResponderExcluirBianca Valente
biancasvalente@gmail.com
Adoro livros de suspense e terror, e pela sinopse e resenhas desse, parece ser um livro muito bom
ResponderExcluir