Título: Diário de um adolescente apaixonado
Autor: Rafael Moreira
Editora: Novas Páginas
Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, amigo mesmo, pra ele, é a família. Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas. O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.
Vocês podem me achar uma ET pelo que vou dizer, mas a verdade é que eu nunca tinha ouvido falar do Rafa até ver a divulgação desse livro. O título me deixou curiosa, e quando chegou quis logo ler. Minha mania de não ler sinopses não me deixou saber que era um livro de crônicas, o que talvez tivesse me feito mudar de ideia quanto à leitura, pois não é um gênero que eu leia muito. Felizmente, quando percebi, já estava apaixonada pela narrativa.
O Rafa tem 17 anos, e achei impressionante a forma com que ele trata de assuntos sérios de forma bem-humorada. Fala sobre coisas como o primeiro beijo, amizade, paixão, amor, família, perdas, ciúme, orgulho. E vou dizer para vocês que ele chegou a algumas conclusões excelentes muito mais rápido que eu. A sinopse cumpre o que promete, me senti bem próxima do autor, parecia que nos conhecíamos e estávamos mesmo conversando.
Achei corajosa a atitude que ele teve de se abrir sobre várias particularidades de sua vida. Sou uma pessoa bem fechada, e são poucas pessoas que sabem detalhes da minha vida como os que ele decidiu dividir com o mundo. A gente sente que o Rafa é uma pessoa do bem enquanto lê, ele aceita que é um ser em transformação, mas tem valores dos quais não abre mão.
O livro está simplesmente maravilhoso! Tem ilustrações e vários detalhes de diagramação. Adorei a fonte escolhida para a maior parte do texto (alguns detalhes utilizam fontes diferentes). A narrativa é super fluida e descontraída. As folhas são amarelas, e não encontrei nenhum erro.
Gostaria de ter lido esse livro durante a minha adolescência. Daria de presente para qualquer adolescente tranquilamente. Enquanto lia, voltei a essa fase da minha vida, voltei até mais longe algumas vezes, relembrando coisas da minha infância. Foi uma leitura muito gostosa, que recomendo para pessoas de qualquer idade.
Oi Ju!
ResponderExcluirEu também nunca tinha ouvido falar sobre o Rafa, então acho que somos uma dupla de ET's. Mas enfim... A diagramação do livro está uma maravilha mesmo, mas só pelo título sei que não leria o livro. Acho que seria uma leitura mais apropriada para os adolescentes mais jovens. Não que eu seja tão velha, mas já passei há séculos pelo meu primeiro beijo... HAUEHAUEHAUE
Beijo!
http://www.roendolivros.com/
Não leria ele hoje, parece uma leitura bem jovial, mas como você mesmo afirmou, na adolescência teria sido de boa valia.
ResponderExcluircafeecomletras.blogspot.com.b
Oieee, tudo bem? Se for assim eu também sou um ET pois nunca ouvi falar desse cara kkkkkk. Não gosto muito de livros deste tipo mas essa diagramação, estas ilustrações me deixaram bastante curioso, a capa também ficou muito legal. Ou seja, estou com dúvida em relação ao livro, se eu ganhasse ele de presente leria sem problemas, mas não sei se é um livro que vai para a minha lista de desejados rsrs. Não conhecia e achei a dica bem legal rs, Abraços.
ResponderExcluirOooi,
ResponderExcluirEu também não conhecia o Rafa e não leio sinopse. Acho que o livro é bem parecido com Um Sorriso Ou Dois do Fred Elboni, eu gosto muuuito desse estilo de livro, achei liiinda as fotos da diagramação.
Gostei de verdade e principalmente por me lembrar do Fred que foi um dos melhores livros que li ano passado,
Já anotei a dica ;D
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi Ju... eu também nunca tinha ouvido falar do Rafa... nossa parece que ele é bem famoso... gostei da premissa... também não sou muito fã desse tipo de leitura, porém pelas imagens que você colocou seria bem interessante ler... gostei dos desenhos e das fontes diferente... se ele fala de todas essas coisas acho bem válido ler.. Xero!!!
ResponderExcluirOlá Ju
ResponderExcluirPois é, eu também não conhecia o Rafa haha então me sinto um ET com você. Fiquei bem interessado no livro por vários motivos, desde o tema que ele resolveu escrever a ser um livro de crônicas. Eu gosto bastante desse gênero, mas li muito pouco dele. Espero ler mais nesse ano e este título parece ser bem bacana.
Abraço!
www.umomt.com
Oi Juju, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, fiquei emocionada lendo os trechos das fotos. As conclusões dele são tão simples e ao mesmo tempo tão maduras. Adorei a sua resenha!!!!!! Você realmente me fez sentir esse clima de conversa, e pensar que talvez eu também esteja perdendo livros maravilhosos, pois não costumo ler crônicas.
No meu caso, eu deixarai de ler pelo estilo da capa, mas pensando agora, acho que ela é perfeita para a proposta do livro.
Eu também não o conhecia, mas agora, não vejo a hora de me encantar e aprender com suas palavras.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá Ju,
ResponderExcluirEu também não conhecia o autor e não tinha muitas expectativas com o livro, mas sua resenha me animou muito, espero gostar também...abraço.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Ju lindona , estou no time dos Ets com você não conhecia o Rafa e adorei essas ilustrações , a clareza e objetividade no que escreveu, vou comprar para ler e para minha filha de 13 anos ler, será um ótimo aprendizado. A maturidade que passa esses textos impressionam. adorei. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi Ju, tudo bem? Vamos abrir um time de ETs pois até pouco tempo eu também não sabia quem era o Rafa. O livro parece ser bem gostoso de se ler, e que bom, que ao não ler a sinopse você pode se surpreender com as crônicas. Parece ser um livro que todo o adolescente tem que ler e que podemos tirar muitas reflexões mesmo já passando dessa fase. Achei a diagramação do livro muito bonita!!
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oi, Ju!
ResponderExcluirEsse livro tá tão comentado, e devo confessar faço parte do time de ETs, rsrs também nunca tinha ouvido falar do Rafa.
Mas parece que uma galerinha mais nova curte ele.
Quanto ao livro, parece bem leve e descontraído, vou ler em breve.
Beijinhos
Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.
Pasme! Eu também não conhecia o Rafael e o Christian até a NC decidir publicar livro deles. kkk Enfim, ultimamente virei um fã assíduo do canal dos dois e estou adorando muito!
ResponderExcluirO Rafael é sempre menos brincalhão e por isso acho que o livro dele deve ser mais sério e bem profundo na questão do amor adolescente, e não cheio de zoeiras como o Christian.
Abraço!
Visita lá o Bookmore
Oi Ju, nunca ouvi falar sobre o Rafa, mas curti muito as frases do livro. Com certeza leria, me lembrou as frases da Bruna Vieira que eu adoro.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Oi, moça
ResponderExcluirEu não tinha interesse em ler esse livro, e confesso que também não conhecia o autor antes da divulgação do livro, mas confesso que o gênero crônica é um dos meus preferidos. Adorei saber que o autor foi corajoso abordando temas de seu interior, e que tem ilustrações no livros. Mas não sei se iria me identificar com as cronicas, já que você diz ser um livro que adoraria ter lido mais jovem.
Att,
decaranasletras.blogspot.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirTambém não conhecia o autor. O que eu mais gosto na NC é que eles sempre capricham na diagramação dos livros. Não tem como não ficar babando. Mas não sei se eu leria DIário de um Adolescente Apaixonado por agora.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oie Ju! :D
ResponderExcluirNão costumo ler Livros de crônicas, e também não conhecia o Rafa até o momento que a Editora lançou o Livro dele! A sua resenha me deixou bastante curiosa para ler mesmo não sendo um estilo que eu curte muito!
A diagramação só pelas imagens deu para perceber que está linda!*-* O que me deixou babando pela edição!
Espero que quando eu ler goste tanto quando Você! *-*
Beijooos e até logo! :D
Oi, Ju!
ResponderExcluirEstou louca por esse livro, adoro crônicas e li resenhas bem positivas.
Acho legal o lance do autor se abrir um pouco, faz com que a gente se identifique e se sinta mais próximos dele. Adorei a resenha e espero ler em breve hehe
Beijos
Rayssa
http://diariosdleitura.blogspot.com.br/