terça-feira, 4 de novembro de 2014

[Resenha - Novo Conceito] O Lago Místico

Postado por Ju às 23:30
Título: O Lago Místico
Autora: Kristin Hannah
Tradução: Sylvio Deutsch
Editora: Novo Conceito

Esposa e mãe perfeita, Annie vê o seu mundo desabar de uma hora para outra quando é abandonada pelo marido. A fuga momentânea é para Mystic, a pequena comunidade onde ela cresceu e onde o seu pai ainda vive. Lá, Annie começa a se reerguer novamente, descobrindo o amor por si mesma, por um velho amigo solitário e por uma garotinha que acaba de perder a mãe. Tudo está se encaixando na vida de Annie. Nick e Izzy se tornaram uma parte importante de seu processo de cura, e ela também se tornou essencial para a sobrevivência da relação entre pai e filha. Até que o seu ex-marido reaparece... e a tranquilidade rapidamente dá lugar ao desespero. Kristin Hannah encanta mais uma vez com uma história comovente, sensível e verdadeira sobre perda, paixão e os fios frágeis que unem as famílias.

Li da mesma autora Jardim de Inverno, e por isso tinha uma expectativa completamente diferente a respeito desse livro. Esperava um romance histórico, e não é o caso; este é um romance contemporâneo. Mas, mesmo assim, o enredo tem algumas coisas em comum, principalmente a presença de mulheres fortes que precisam encarar a vida de frente e se reconstruir. E, se da outra vez levei quase a metade do livro para me apaixonar pelo enredo, dessa vez foi amor imediato.

O Lago Místico conta a história de Annie, uma mulher de quase 40 anos que é abandonada pelo marido e tem que aprender a viver tendo sua vida como foco. Por muitos e muitos anos, dedicou-se apenas a ele e a sua filha, e acabou se esquecendo de seus próprios desejos. Tudo o que ela sabia fazer era cuidar dos outros. Agora, com a separação prestes a se concretizar e a filha em uma viagem antes de iniciar a faculdade, Annie precisa se lembrar de quem ela é, e descobrir o que realmente deseja. 

O tempo passa e leva tudo no caminho, juventude, esperanças, sonhos. Sonhos. É o que ele mais leva.

É engraçado que a Annie, na verdade, começa a se curar fazendo o que sempre fez: cuidando de outra pessoa. Uma garotinha que perdeu a mãe e começou a acreditar que estava desaparecendo: Izzy. Não tem como não se encantar por essa criança, ela é tão frágil, tão insegura... mas ao mesmo tempo, do jeito dela, muito doce e determinada. Tem medo de não se lembrar da mãe, tem medo de entregar seu amor a alguém e ser abandonada. Dá vontade de pegar no colo, ela se tornou minha personagem preferida.

Sobre o título, o nome da cidade em que Annie nasceu e para onde retorna para descobrir quem ela é, é Mystic. Esse também é o nome do lago. Mas, além disso, existe algo de diferente no lugar, algo sobrenatural. O local é o palco de algumas comunicações de um espírito, e estou avisando apenas porque sei que pode incomodar algumas pessoas. Mas esse não é o foco do livro. É uma parte pequena, apesar de importante, da história.

Todas as personagens são muito bem construídas, e senti um enorme orgulho da Annie. Ela demora a conseguir acreditar que merece que sua vida seja como sempre sonhou, mas acaba acreditando. Corre atrás de seus sonhos, descobre que pode ser a pessoa que quiser ser. Perde o medo do recomeço.

- Mas você iria desistir de tudo... do interesse e do amor e de tentar... você desistiria disso porque no no final há dor?

Na minha opinião, faltou uma cena final. Mas tem uma entrevista da autora depois do fim da história em que ela diz que terminou como terminou de propósito, que escrever a cena que eu queria ler mudaria o foco. Entendi, aceitei, mas não aprovei a escolha. Mesmo assim, é uma leitura maravilhosa, que fala de perda, de amor e de superação. O livro me tocou e espero que também toque vocês.

- Às vezes você tem de fazer tudo certo e seguir as regras. (...) E em outras vezes... como agora... você tem de dizer "que se dane" e ir em frente.

14 comentários:

  1. Olá, tenho muita, mais é muita vontade de ler alguma obra da autora. Só vejo críticas positivas. E mesmo sem ler uma obra dela, afirmo que ela é DIVA, pois já li algumas entrevistas.
    Bom, gostei da proposta do livro, e fiquei curiosa para conhecer mais a Izzy, e saber como ela vai ajudar Annie a ser a Annie que era antes de casar.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante da escrita da Kristin Hannah, também por causa de Jardim de Inverno. Como você, eu demorei um pouco a gostar da história, mas acabei adorando! Por causa dele, virei fã da autora e quero ler os outros livros dela.
    O Lago Místico tem tudo pra ser muito bom! Adorei o mote, acho bem interessante as histórias de superação. Quero ler!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! Eu gostei da premissa do livro e a história de superação da protagonista. Fiquei feliz de saber que os personagens são bem construídos. Eu tenho o livro aqui e vou ler em breve. Já li algumas dos livros da autora e quero conhecer a narrativa dela.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  4. Jardim de Inverno é um livro que eu ainda não li da autora, em compensação já li outros dois que fiquei encantada e completamente emocionada, ela escreve muito bem mesmo. Fiquei curiosa com este lance do final, mas só lendo para saber né Ju?
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Final sem final tem que ter muito peito!
    Eu passei esse pra Jaque e espero que ela também se emocione. Não dei nada pela sinopse, mas agora fico até um tantinho arrependida. rs! Adoro histórias com crianças frágeis e sensíveis. Pelo que vc contou, é digno de virar filme - e eu vou pro cinema fácil!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, nunca li nada da autora. Mas acabei pegando o livro para resenhar no blog que virei colaboradora. Ele será minha próxima leitura. Gostei muito da resenha e pensei que seria uma história totalmente diferente (eu e minha mania de não ler sinopses) UHAHAHUHAUHA. Adorei a resenha, mal posso esperar para lê-lo.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem???

    Bom o livro não me contagiou.... não sei se eu o leria... gostei dos pontos levantados e dos encantos que ele traduziu a ti... Mas não é o meu tipo de leitura... ou realmente não me chamou atenção, porém amei o último quote... tanto que coloquei no meu facebook hehehe. Xero!!!

    ResponderExcluir
  8. Ola Ju eu já estava curiosa com esse livro e após sua resenha fiquei mais ainda, adorei a capa do livro, mesmo você não aprovando o final , vou ler quem sabe aprovo rsss.Jardim de Inverno ainda não li mas já vou pesquisar para ler. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju
    Eu já vi vários elogios a escrita da autora. Ainda não li nada dela, mas adoro esse enredo de O Lago Mistico. Adoro essa historia de amor, perda e superação e como a protagonista precisa aprender viver quando é abandonada e como ela se cura. Adoro essas crianças apaixonantes! :)
    resenha linda!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem? Nossa, nunca imaginei que a Hannah escrevesse romances históricos, então essa ideia nunca me passou pela cabeça. Bom, não li nada dela, mas vejo que sempre falam bem e me interessei desde que vi esse livro nos lançamentos. Que bom que gostou da história, apesar de algumas coisas, bom, não costumo gostar de finais abertos, mas entendo.

    Bom, também gosto muito dessas histórias de perda e superação, e também de redescobertas. A Annie parece ser bem determinada e forte e que bom que ela começa a se curar... a Izzy também deve ser super especial e encantadora. Achei legal também ter uma parte um pouco sobrenatural sobre o lago, acho bem legal quando os estilos se misturam um pouco.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. não sabia que Jardim de Inverno era um romance histórico! Eu tenho grandes recomendações para ler a autora, mas na única vez que tentei iniciar um de seus livros, mal sai do primeiro capitulo! Tudo bem, isso já faz um ano e eu deveria dar outra chance.. mas fica aquele medinho de não gostar da história sabe..
    tambem não curto quando não existe um final, mas... a gente respeita né rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju,
    eu havia lido a sinopse deste livro quando conheci os lançamentos da editora, e achei que teria este toque sobrenatural. Mas que não era o foco, eu imaginei a historia toda com ele. Mas fico feliz em saber que a historia mostra a superação de uma mulher, em sua descoberta depois de anos casada. E que neste meio ela conhece uma pessoa que ajudara ela, e ao mesmo tempo ela a personagem ira ajudar nossa garotinha.
    Gosto de livros que nos dá uma lição, que nos faz refletir e pensar, então com certeza este já entrou na minha lista e estou ansiosa pela leitura.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Eu ainda não o li, mas acredito que ele realmente vai me tocar, pois trata de temas que nos fazem refletir, principalmente a parte da perda e superação.
    Uma pena essa parte da cena que faltou no final .
    Acredito que não irei ler esse livro por agora, mas ele parece ser ótimo.

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju,

    Da autpra eu só tenho Por toda Eternidade, pretendo comprar mais livros da autora, parece que odos tem uma carga emocional muito grande, e de ve em quando eu preciso me emocionar, e os livros dela é uma ótima pedida!

    Mayla

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo