O Doador de Memórias (The Giver)
Diretor: Phillip Noyce
Roteirista: Robert B. Weide
Autora da obra original: Lois Lowry
Elenco: Jeff Bridges, Meryl Streep, Brenton Thwaites, e outros
Lançamento: 11 de setembro de 2014
Duração: 1h37m
Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.
Já esperava me decepcionar com essa adaptação, então até que ela me surpreendeu um pouquinho... é menos diferente do livro do que imaginei que seria, mas mesmo assim ainda é algo bem diferente.
Na minha opinião, quem assiste ao filme sem ler o livro não consegue compreender completamente a história, e me refiro especificamente aos traços de distopia. Não dá para perceber claramente como a sociedade se organiza, não são mostradas todas as regras que são impostas às pessoas. O livro nos dá um panorama de como funciona a vida nesta sociedade, desde o nascimento até a morte. O filme não faz isso. Ele mostra alguns marcos, diz que existe um local onde ficam os bebês, frisa as principais regras, como a precisão de linguagem, a cortesia e a proibição de mentir, e basicamente é só. Quem leu sabe que conhecer o resto das informações faz falta.
No livro, Jonas tem 12 anos quando decidem sua ocupação. No filme, obviamente, tem mais que isso. Essa alteração permitiu que um romance fosse incluído no enredo.
Achei que o filme começou bem devagar, bem devagar mesmo... Mas as amigas que foram comigo não tiveram essa impressão. É que a narrativa do livro é tão ágil, que realmente esperava algo mais dinâmico na tela. Aliás, o filme só fica mais agitado no final, e os fatos foram quase que completamente alterados. Os motivos que levam ao desfecho são os mesmos, mas as coisas acontecem de forma bem diferente.
Não quero dizer com tudo isso que o filme seja ruim. Achei bem legal, na verdade. Quando a sociedade decidiu viver sem emoções, a vida perdeu as cores, e isso é demonstrado com maestria. Achei genial o fato de usarem praticamente só preto e branco no início, e depois ir colocando cores à medida que o Jonas recebe as memórias de toda a sociedade, e se dá conta de tudo o que a humanidade perdeu para se livrar da dor e do sofrimento. Vendo o trailer vocês vão entender o que eu quero dizer. Não sei se ainda é possível encontrar o filme em cartaz, mas vale a pena assistir.
Não quero dizer com tudo isso que o filme seja ruim. Achei bem legal, na verdade. Quando a sociedade decidiu viver sem emoções, a vida perdeu as cores, e isso é demonstrado com maestria. Achei genial o fato de usarem praticamente só preto e branco no início, e depois ir colocando cores à medida que o Jonas recebe as memórias de toda a sociedade, e se dá conta de tudo o que a humanidade perdeu para se livrar da dor e do sofrimento. Vendo o trailer vocês vão entender o que eu quero dizer. Não sei se ainda é possível encontrar o filme em cartaz, mas vale a pena assistir.
OLa Ju acredita que ainda estou na metade desse livro comecei a ler e preciso terminar , eu estou achando a leitura meio corrida por ser um livro pequeno, meu irmão assistiu o filme e achou meio parado. Assim que acabar o livro vou assistir o filme . Essa distopia de viver sem cores e sem emoções imagina um mundo assim .? beijos lindona
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Confesso que eu nem pensava nessa possibilidade de decepcionar, Ju. Eu ainda não li e nem assisti ao filme, então sou suspeita em dizer. Mas quanto ao gênero, eu quero muito ler e assistir, fiquei ansiosa desde o lançamento.
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.
Oi Ju...
ResponderExcluirgostei da sua resenha, porem o livro nao me despertou aquela vontaaaaade de ler sabe? Talves eu assistiria o filme rs
beijos
Www.marichic.com
Não vi o filme, mas li o livro e me apaixonei pela história. Sabe....eu fiquei encantada com todo o cenário que a autora criou e nem tenho palavras para descrever o quanto o livro mexeu comigo.
ResponderExcluirBeijos!
Monólogo de Julieta
Oii,
ResponderExcluirJu eu ainda não li nem assisti o filme, mas achei interessante o seu ponto de vista, sempre vejo que os atores são de idades diferentes no filme, e os finais nunca são feitos pelos mesmo motivos. Essa parte de ser lento os acontecimentos sempre me chateiam :(
Aqui onde moro, o filme já saiu, espero poder ler e assistir pela net em breve :)
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi Ju, não li o livro, vi apenas o filme, e também achei muito boa a ideia do preto e branco. Não sei no livro, mas a parte da travessia para mim ficou meio mal contada, mas mesmo assim, gostei do filme.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi Ju, tudo bem? Aiai, na maioria das vezes acabo me decepcionando com as adaptações, mas já tinha visto opiniões bem parecida com a sua. Realmente, é bem ruim isso de não conseguir entender completamente o que está acontecendo, e em algumas outras adaptações de distopias que eu já assisti também acontece isso, mas achei interessante terem aumentado a idade do personagem, realmente 12 anos é muito novo para enfrentar tudo o que o Jonas enfrenta, e também achei bem interessante o filme começar preto e branco e depois as cores irem aparecendo.
ResponderExcluirAinda não li o livro, mas quero ler antes de assistir ao filme, que eu acho que não está mais em cartaz, mas vou esperar lançar em bluray.
Beijinhos,
Rafaella Lima
Oi Ju <3
ResponderExcluirQue bom que a adaptação te surpreendeu um pouquinho. As amigas que foram assistir me disseram para ler antes de ir ou eu sairia meio perdida do cinema. Não rolou. Nem assisti e nem li. A ressaca literária me pegou e nada me fazia soltá-la. O filme parece ser bom! E o livro melhor ainda. Quero ler e assistir em breve! Adorei <3
Beijos, Rob
Olá,
ResponderExcluiradaptações são em sua maioria decepcionantes. Não posso me aprofundar sobre essa em questão pois ainda não assisti, mas o livro é muito bom.
Beijooos!
Vivendo em Livros
Oi Ju, um tempo atrás vi o filme em cartaz mas não fui assistir, quero ler o livro primeiro, mais ainda depois da sua colocação de que a leitura é necessária para entender alguns fatos. O trailer chamou bastante minha atenção e achei incrível a jogada do preto e branco/colorido.
ResponderExcluirBeijos
http://poraodaliesel.blogspot.com.br
Olá Ju, ainda não li o livro e por isso vou deixar para assistir o filme depois de lê-lo, mas eu tenho a opinião que a maioria das adaptações para quem ler o livro nunca vão ser como esperado, o ator não vai ter a idade do personagem do livro ou mesmo as características a historia vai ficar mais superficial ou vão muda-la drasticamente por isso já não espero muito das adaptações que assisto...
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
Tenho vontade de ler o livro. Já li comentários positivos sobre. Agora o filme não me despertou minha atenção.
ResponderExcluirPelo seu texto, vejo que o melhor mesmo é começar pelo livro.
Beijos
Oi Juju, sua linda, tudo bem???
ResponderExcluirEu li a resenha da Paty falando sobre o significado das cores e achei genial esse conceito que a autora criou. Essa história chamou minha atenção desde o lançamento, pois eu achei o enredo super original, criativo, embora tenha os elementos já conhecidos que o classificam como uma distopia.
Infelizmente não consegui ver o filme enquanto ele estava em cartaz e ainda não li o livro.
Mas tenho muita vontade de fazer os dois, risos...
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá, moça
ResponderExcluirFiquei com vontade de ler o livro, pois pelo que disseste temos uma visão melhor do mundo criado pelo autor. Eu vi o filme, achei uma boa adaptação até, mas não vi tanto a exploracão das características distópicas, ficaram algumas perguntas sobre várias questões. E é verdade, os personagens na parte da seleção já estão com a idade acima de 12 anos, que coisa, não sabia disso. :/
Att,
decaranasletras.blogspot.com
Olá Ju
ResponderExcluirTenho uma lista enormes de filmes pra ver, então esse ainda vai esperar bastante. Uma coisa que citou me chamou a atenção: o fato de começar sem cores e ir sendo colorido à medida em que ele vai recuperando as memórias. Não vou ler o livro, então vou conferir se o filme consegue se sustentar sem seu material de base.
Abraço!
www.umomt.com
Oi Ju.
ResponderExcluirA adaptação teve uma mudança gritante, mas eu gostei, é claro eu já tinha feito a leitura, então pra mim, foi como se as alterações complementassem o que senti falta no livro.
E quanto ao Jonas, concordo, acho que não colocaram um menino de 12 anos nas telinhas pra ter uma brecha para o romance.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi Ju... eu estou com esse livro em cada para a leitura... e também não consegui assistir o filme, tô esperando sair em DVD rs... Bom por ser uma distopia estou muito ansiosa para ler, mas tenho tantos outros rs... Esse particularmente me interessei pelo fato da sociedade não querer as lembranças que trouxeram sofrimento para humanidade e somente um pessoa ter que carregá-la... quero entender tudo isso e o porque... Xero!!!!!
ResponderExcluirOi, Ju!
ResponderExcluirQuero muito o livro e quero muito assistir o filme. Tenho visto maravilhas a respeito de ambos, e espero gostar, pois confesso estou bastante curiosa.
Uma pena que você tenha achado o inicio do filme lento, mas já era de se esperar algo assim, pois na maioria das vezes os filmes não são tão fieis a obra.
Beijos!
Oi, Ju!
ResponderExcluirJá assisti ao filme e simplesmente adorei, embora tenha achado que o final ficou um tanto quanto aberto demais. Espero poder em breve ler o primeiro volume da série e tirar minhas próprias conclusões da obra ;)
Até logo,
Sérgio H.
www.decaranasletras.blogspot.com
Olá Ju,
ResponderExcluireu já ouvi e li falarem que o filme é bem melhor que o livro. Mas ainda tenho aquela curiosidade em saber exatamente os per menores que somente o livro nos apresenta.
Olha sobre o negocio, do personagem ser mais velho no filme e colocar um romance dá aquela apimentada e leva ao interesse de quem quer ver. Mas acho que o filme deveria seguir as regras do livro, mas... Vai entender não é.
Eu quero ler e ver o que há de tão ruim na leitura e também para fazer aquela velha comparação que fazemos quando vamos assistir a adaptação nas telonas.
Beijokas Ana Zuky
Eu realmente gostei muito mais do livro... ainda não vi ninguém que gostou mais do filme não.
ExcluirUma pena quando uma adaptação nos decepciona, né? Mas quase sempre elas decepcionam os leitores :c kkkk Bom, eu não li o livro e nem vi o filme, então não posso falar muito, mas pelo visto o filme deixou muito a desejar, uma pena eles não terem mostrados as regras da vida das pessoas direitinho, assim deve ter ficado um pouco vago :/ Enfim, adorei a sua crítica e se eu tiver oportunidade vou tentar ler o livro e depois ver o filme oo/
ResponderExcluirBeijos :*
Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br