quarta-feira, 19 de novembro de 2014

[Resenha - Geração Editorial] Antes que o sonho acabe

Postado por Ju às 23:30
Título: Antes que o sonho acabe
Autor: Hermes Leal

No antigo seriado Túnel do Tempo, os personagens são enviados ao passado e dançam conforme a música para escapar de situações difíceis, como uma guerra em andamento. Na verdade, isso acontece com cada um de nós. Quem nasce hoje, por exemplo, terá que enfrentar o mundo tal qual ele é, com todas as suas virtudes e vicissitudes. Em Antes que o sonho acabe, o personagem Daniel vê-se enredado pelos acontecimentos da década de 1970, entre os quais a guerrilha na selva amazônica. Mas este episódio é apenas um pano de fundo para apresentar um rapazinho meigo, sem malícia, amigo íntimo da natureza, que sonhava com uma vida melhor e fugir daquele fim de mundo às margens do rio Tocantins. Mas as circunstâncias vão alterando os seus planos. A cada dificuldade, no entanto, Daniel vai crescendo, transformando espinhos em amadurecimento, dificuldades em sabedoria. Mas não tinha muita consciência disso durante a turbulência da vida. Nada como a memória para voltar ao passado e aprender duas vezes. É o túnel do tempo que existe em cada um de nós. O personagem Daniel é maior que a história que tenta aprisioná-lo como um bicho. Com a palavra, Hermes Leal.

Achei a sinopse um pouco confusa. A única coisa de volta ao passado que existe em Antes que o sonho acabe é o fato de a história se passar na década de 1970. A narrativa é linear, feita por um garoto de 17 anos que não conseguiu completar seus estudos, pois sempre teve bastante dificuldade na escola. Ele ainda está matriculado, mas naquele tempo não existia a tal aprovação automática... 

É importante falar disso, porque encontrei vários erros no livro. A maior parte, acredito que proposital. Mas em alguns casos tive a impressão de que era algum problema de revisão mesmo. Não tenho como saber. :/

Daniel vive em uma pequena cidade às margens do rio Tocantins. Mas seu lar está se transformando, pois soldados chegaram e tomaram conta do lugar. Instalaram-se para buscar guerrilheiros que dizem ser perigosíssimos, altamente violentos, pessoas que atiram em pessoas de bem de forma gratuita. Mas o garoto acaba descobrindo que nem tudo o que ouve é verdade.

Hermes nos dá uma aula de história durante sua narrativa. Em alguns trechos, faz uma espécie de pausa no enredo para detalhar fatos históricos. Não sou muito fã disso, mas gostei da forma como as pausas foram trabalhadas. Deu para aprender um pouco sem perder de vista os acontecimentos ficcionais.

Não esperem uma história leve, porque não é isso o que vão encontrar. Na verdade, alguns trechos são bem fortes. A vida do protagonista nunca foi simples, mesmo antes dos soldados fazerem parte dela; mas piora consideravelmente depois disso. Um garoto que só pensava em nadar no rio, pescar e um dia se mudar para um lugar maior, para conhecer mais coisas no mundo, se torna alguém bem diferente.  Acaba mudando seu destino de forma involuntária, se envolve em algo bem importante, e só lhe resta se adaptar à nova situação e tentar seguir em frente.

É uma história que nos permite refletir sobre várias coisas. Não gostei tanto quanto imaginei que fosse gostar, mas mesmo assim foi uma leitura válida.

18 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Confesso que a única coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa. Achei ela linda *-*
    Não é o tipo de leitura que me atraí, então eu passo a dica. E não sou muito fã de história, e acredito que essas pausas que ele fez para retratar fatos históricos me
    incomodaria.

    Beijos doces :*
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bom?! <3

    Poxa vida, que pena encontrar tantos erros assim. Isso desanima =(
    Mas mesmo assim, gostei de saber que foi uma leitura válida. Apesar de ter gostado da sua resenha, não tenho a intenção de lê-lo. Gosto de livros reflexivos, mas esse não me chamou atenção mesmo. Parabéns pela resenha!!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  3. Bem a Sinopse é bem confusa mesmo .. não entendi nada
    Gostei da resenha,mas pela resenha vi que não devo nem chegar perto do livro ..
    as vezes leio livros diferente do tema que me encanta, mas esse tema histórico não é meu forte, não gosto nem um pouco ...
    Parabéns pela resenha ..

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju, tudo bem?
    Acho que eu teria certa dificuldade em ler algo com muitos erros, ainda que propositais. Não que eu seja um exemplo de escrita perfeita (apesar de ser uma linguísta quase formada), mas sempre fico corrigindo coisas que quase ninguém nota durante a leitura.
    Não sei se o ideal seria ficar detalhando muito aspectos históricos em pausas... não seria mais interessante inserir essas informações em diálos, sei lá... sempre dá a impressão de coisa segmentada.
    No momento acho que não estou no clima para histórias fortes, mas quem sabe futuramente, né...

    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii,

    Eu ando vendo bastante reclamações sobre as revisões em livros, o que é uma pena :(
    Gostei de saber que o livro se passa no Brasil e de saber que o autor soube inserir fatos históricos, mas não sei se leria ele. Estou em uma fase mais "leve" quero livros mais tranquilos, então deixaria esse passar no momento.

    Uma pena que você não curtiu tanto o livro.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem? Concordo com você, também achei a sinopse meio confusa. O livro, apesar de ser interessante pelos fatos históricos e pela vida do Daniel não me chamou muito a minha atenção. Adoro livros reflexivos, mas mais ficcionais. Entretanto, adorei a sua resenha e a capa do livro está realmente bonita. Ah, outra coisa que me incomodaria seriam os erros, mesmo que sejam propositais.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Ola Ju confesso que o livro não me chamou atenção, a sinopse não está clara mesmo, A capa também não chamou minha atenção, Dessa vez vou deixar passar a leitura e ainda com vários erros prejudica ainda mais, beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Se eu tinha me arrependido de não ter pedido Flora Hen, nesse eu tô aliviada. A proposta do livro não me atraiu, e agora sabendo dos vários erros muito que piorou. Se são intencionais, deveria ter ficado claro; se deixou dúvida, pode ser que realmente seja erro. A Geração costuma ter uma revisão bem correta gramaticalmente falando, mas peca com troca de letras, omissão de palavras, coisas bobas assim.
    Dispenso esse fácil!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju!
    Eu não entendi muito a história. Não conhecia o livro. Acho que só vou entender se ler a história.O bom que esse é o livro que nos faz refletir. Gosto muito de livros assim. Sua resenha ficou muito boa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju, espero que esse erros tenham sidos propositais, porque nada pior do que ler um livro cheio de erros... O enredo parece ser bem legal e eu gosto quando o livro traz um pouco da historia, sendo de uma forma leve e não forçada, mas mesmo assim o livro não me encantou ou me deixou com curiosidade para lê-lo...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Oi, Flor! Tudo bom?
    Sempre que temos flashes do passado, pode ficar um tanto confuso, principalmente se o autor não souber separar os momentos de maneira adequada. Fiquei triste ao ler sobre os erros, é sempre difícil saber como o livro foi publicado dessa maneira, ele passa por mil e uma revisões!
    Que bom que, nos momentos de maiores descrições e explicações o autor soube fazer isso da maneira correta. O livro parece ser intenso, assim como seu título e se não prestarmos a atenção devida, ficamos perdidos, não é?

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não me entendeu bem, pelo menos em parte... não tem nada de flashes do passado, a sinopse é que dá essa impressão.

      Excluir
  12. Oi Ju,
    Concordo que a sinopse seja confusa e fiquei curiosa pra saber que erros foram esses.
    Para o meu gosto acho que ficção e História devem ser contadas em livros separados. Acho que eu não leria esse, dessa vez.
    Beijos
    Chrys Audi

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju.
    Eu gosto quando fatos históricos são bem integrados ao enredo, acho que dessa forma flui naturalmente, não se me agradaria com essa pausa que o autor faz pra retratar a história.
    Agora, eu fiquei curiosa quanto aos erros, será que foi proposital?

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros históricos, mas nunca li um no qual o autor pausa da ficção para lhe explicar algumas coisas. Achei interessante o fato do protagonista não ter completado os estudos e haver alguns errinhos. Propositais ou não, são justificáveis pela condição dele. Interessante como a vida dele foi mudada com a chegada dos soldados. Fiquei bem interessado no livro!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju,
    realmente a sinopse me pareceu muito confusa. A verdade é que eu entendi outra coisa lendo a sinopse. Totalmente diferente da sua resenha.
    Mas vamos a historia agora: Olha eu gosto de livros que retratam bem e isso acaba deixando marcas. Como não embelezar a historia. Mas não sei se este tipo de leitura seria pra mim.
    Achei um tanto estranho a historia, sobre o garoto ser uma coisa e se tornar outra, e por que a guerra esta lá? E o que isso fez para ele mudar?
    Deu para notar que ficou muitas perguntas.
    Bom Ju, desta vez eu vou deixar passar a historia, ate por que estou cheia de livros para ler e adicionar mais a minha lista sera um caos danado. rs
    Parabéns pela resenha. Adorei saber seu ponto de vista.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  16. Olá, Ju!

    Não gosto muito de livros históricos e também achei a sinopse um pouco confusa. Fiquei com mais receio ainda quando soube que você não gostou tanto quanto esperava gostar. Sim, toda leitura é válida, mas essa eu pulo!

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Ju.

    Como sempre, suas resenhas são impecáveis. Sobre o livro, é muito interessante quando o enredo possui um plano de fundo histórico e que encaixa perfeitamente na trama. Mas esses erros me desanimaram, não suporto isso kkk
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo