domingo, 9 de novembro de 2014

[Resenha - Galera Record] P.R.A.T.A.: O Assassino Relutante

Postado por Ju às 22:00
Título: P.R.A.T.A.: O Assassino Relutante
Autor: Eoin Colfer
Tradução: Alves Calado
Editora: Galera Record

Chevie, 16 anos, era agente mirim do FBI até esse programa sair um pouco do controle. Trabalhando agora para Programa de RelocAção de Testemunhas Anônimas, enquanto a poeira do seu fracasso abaixa, ela acha que tudo o que precisa fazer é ficar de olho o dia todo numa máquina do tempo esquisita. Mas tédio é o que menos ela consegue quando, junto ao infeliz Riley, precisa fugir de um assassino em série da era vitoriana que os persegue através das épocas.

Chevie é uma órfã que não teve a sorte de ser adotada, e certo dia despertou o interesse do FBI. Havia sido criado um programa secreto de prevenção ao terrorismo nas escolas, e eles precisavam treinar adolescentes que se tornassem espiões dentro dos colégios. A garota recebeu um real treinamento de agente secreto. Deram-lhe inclusive uma arma, que ela certo dia usou indevidamente, ou pelo menos essa foi a impressão de seus superiores e da imprensa... e sua atitude causou o fim do programa. 

Todos os outros jovens aceitaram pacificamente seu desligamento, mas não ela, uma garota extremamente segura de si e atrevida. A única saída que encontraram foi mandá-la para Londres, para um trabalho que nunca chamaria atenção: ser babá de uma máquina. Sua única tarefa seria vigiar aquela coisa misteriosa por todo o tempo em que estivesse acordada. Mas eis que, certo dia, aquela coisa aparentemente inofensiva quase causou a destruição da casa em que estava, e dela saíram algumas pessoas bem esquisitas. E foi assim que Chevie descobriu o que era aquilo: uma máquina do tempo.

Foi exatamente essa questão de máquina do tempo que me interessou quando li a sinopse. Alguns temas sempre me chamam atenção, entre eles a viagem no tempo. Um livro que trate disso tem praticamente 100% de chance de ser lido por mim. 

Quando comecei a ler P.R.A.T.A., achei que ia ter problemas. A revisão estava me irritando bastante, em alguns momentos faltavam palavras, em outros existiam palavras repetidas (ou quase isso, tipo "daquela aquela"). Não sei bem se a revisão melhorou, ou se parei de prestar atenção nisso depois que me envolvi com o enredo, mas foi algo que me incomodou apenas no início. Também achei os capítulos longos demais, principalmente por ser um livro juvenil. Acredito que capítulos mais curtos teriam dado mais agilidade à história.

Em compensação, gostei demais dos personagens. Os protagonistas são bem cativantes, não tiveram nem de longe uma vida perfeita, mas lutam para fazer o certo. Sabem que suas chances são bem pequenas, pois precisam enfrentar inimigos mais experientes e poderosos, mas dão sempre o seu melhor e torcem para que seja o suficiente. Com isso, não quero dizer que sejam perfeitos, eles têm, sim, suas falhas, e isso só os torna mais humanos e admiráveis, por conseguir passar por cima de seus defeitos e de suas fraquezas. Os vilões são completamente detestáveis, como acredito que vilões realmente devem ser. Esse negócio de amar os vilões não é para mim, quanto mais eu consigo odiá-los, mais satisfeita fico... rs... 

Gostei bastante do enredo, a viagem no tempo neste livro pode ter alguns efeitos curiosos sobre os viajantes. O final é bem cruel, uma parte das coisas se resolve, mas alguns fatos que são revelados no epílogo fizeram meu coração ficar apertado. Espero que não demore muito para o segundo volume da série chegar por aqui.

15 comentários:

  1. Sua resenha ficou ótima e esse livro parece ser bem legal! Eu odeio quando é livro sequencial e temos que esperar para ver o final da história, fico muito curiosa.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro me parece divertido, além de movimentadíssima a trama.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Viagem no tempo, realmente, é um tema muito interessante. Deferente do você, eu sempre me apego ao vilão. Às vezes, acho que tenho uns probleminhas (risos).
    Nem preciso dizer que você escreve de uma forma que parece uma conversa. E isso nos faz querer saber mais do livro. Adoro livros que têm menina/mulher com protagonista. Adoro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    O enredo é bem interessante! Também adoro livros que contenham máquinas do tempo...e que tenham suspense :)
    Mesmo, vc dizendo q pode ser um pouco cansativo pelo fato dos capítulos serem longos demais, fiquei muito curiosa para saber o que irá acontecer! :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ola Ju , gostei da capa chama bem atenção e a premissa do livro promete, máquinas do tempo, treinamento de espião adorei esses temas e lendo sua resenha sei que a leitura vai valer a pena. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Eu gostei bastante da capa, mas confesso que a história não me interessou muito. Acho que demoraria pra entrar no clima da história, mas eu gostei de saber que os vilões são realmente vilões. Sinto falta disso as vezes...
    Espero que o segundo livro não demore muito!!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, o segundo não foi lançado ainda?? Como assim??? Dão um final beeem cruel e não lançam o segundo?! É para matar o leitor do coração! Amei, sua resenha flor. Acredito que viagem no tempo é um tema muito interessante mesmo. Porém só discordo de algo, criatura tem vilão que é impossível ser odiado! Tem histórias que o vilão é que dá a graça, sem não seria sem sal algum!rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Ju, gostei bastante da resenha, achei bem transparente quanto a revisão, porque isso é algo que também me incomoda, mas o livro deve ser bom ao ponto de você esquecer esse probleminha ou realmente ele ter melhorado. Me interessei pelo tema.
    Bjús
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Ju

    Fico feliz em saber que gosta de máquinas do tempo, já estou ciente agora que um dos meus livros tem 100% de chances de ser lido por você haha Eu confesso que adorei a sinopse e acho que já tinha visto o livro na página da editora, mas não tinha parado ainda pra ler nada a respeito dela (e eu já a tinha adicionado no skoob). Enfim, quero muito ler, porque histórias do tipo sempre me cativam e se você gostou (mesmo com essa péssima revisão) confio ainda mais nesta leitura.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, não estava gostando da história, mas a partir do momento que você citou a máquina do tempo fiquei super empolgada. Estou com Outlander em casa, louca para ler. Detesto capítulos muito longos, principalmente porque costumo ler em pequenos tempos livres e não gosto de deixar o capítulo pela metade. Não conhecia o livro e fiquei curiosa!
    Beijos
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju.
    Apesar de gostar bastante do assunto viagem no tempo, eu não me interessei por esse livro, não gostei da escrita do autor, não gostei da capa, e descobri isso apenas lendo o capítulo disponível pela editora....faço uso demais desse recurso, assim evito pegar spoilers em sinopse e evito surpresas com a escrita do autor.
    Enfim, agora lendo sua opinião, eu tenho certeza que essa história não me prenderia, capítulos extensos cansam, revisão mal feita irrita, e apesar da máquina do tempo, o enredo não me agradou.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Oi Juju, tudo bem???
    Você sabia que esse tema também é um dos meus preferidos??? O que mais me fascina nele é a chance que temos de voltar e fazer tudo diferente. Ou, de ir para o futuro e e descobrir tudo o que irá acontecer de errado e ter a chance de evitar isso. Você focou muito no perfil dos personagens, gosto disso, é isso que me prende à história, torna tudo mais real. preciso falar mais alguma coisa depois de ler sua resenha??? Você acaba de me viciar em outra série!!! Eu quero!!! Eu quero!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e a premissa do livro também me chamou a atenção, gosto bastante do tema viagem no tempo, apesar de não ter lido ainda muita coisa sobre isso. Achei interessante isso dos personagens, de ter uma vida difícil, não serem perfeitos, acho que isso trás uma maior verossimilhança com a vida real. Mas realmente, revisão mal feita me irrita muito, que bom que depois você se envolveu tanto com a história e acabou não mais percebendo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ju! Não me lembro desse livro nos posts de divulgação dos lançamentos, ou talvez eu tenha deixado passar batido. Fato é que eu gostei do enredo. Gosto de viagens do tempo, mas não sou tão fissurada como vc. E também gosto de literatura juvenil, é um outro tipo de viagem no tempo. Achei interessante ser um livro sobre espionagem, agentes e tal, mas com uma menina como protagonista, isso é tão pouco comum! E já quero saber o que essa garotinha fez pra desativar o programa, aposto que ela sai como heroína no final. rsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ju
    Assim como você sou fissurado pelas viagens no tempo; é um tema que constantemente me intriga na literatura. Gostei dessa relação entre treinar os jovens e infiltrá-los nas escolas para lutarem contra o terrorismo e essa criação da máquina do tempo, deixou o enredo bem interessante! Adorei a forma como o autor lidou com isso e como você expressou na resenha! :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo