Título: Homero
Autor: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Galera Record
Neste intrincado romance de Luiz Antonio Aguiar, acompanhamos a trajetória do lendário poeta Homero. O criador da Odisséia e da Ilíada, sempre uma figura coberta por um véu de mistério, tem um pouco de sua vida revelada em uma ficção recheada de ação, monstros e heróis, de Aquiles a Ulisses. Um verdadeiro mergulho no universo da mitologia grega.
Estou numa fase de bastante curiosidade a respeito de mitologia, não sei se vocês repararam... rs... Então adorei ver esse livro entre os lançamentos da Galera. Acho que se eu conhecesse um pouco mais a respeito do tema, teria aproveitado melhor a leitura. Fiquei um pouco perdida no início, mas depois consegui acompanhar muito bem os fatos, e no fim adorei o livro!
O autor já esclarece, desde o início, que esta é uma narrativa de ficção. Diz que não existe nenhuma fonte confiável a respeito de Homero. Só sei que achei uma delícia acompanhar os fatos (mesmo inventados) que o levaram a criar duas das obras mais importantes da literatura, atribuídas (ou não, alguns questionam isso) a ele: a Ilíada e a Odisséia. Fiquei, inclusive, com muita vontade de lê-las, já que Luiz Antonio Aguiar nos dá uma visão geral dos fatos principais narrados nas duas histórias.
E é a criação dessas obras que traça o destino de Homero no livro. Ele é um aedo, um poeta que canta suas próprias composições. Só que é um aedo diferente dos demais. O que se espera de alguém com esse ofício, é que use seu dom para louvar os deuses, e normalmente é o que se vê. Mas Homero é diferente, ele sente que precisa fazer algo que a maior parte das pessoas nunca cogitaria, algo que aterroriza as pessoas só de ouvi-lo dizer.
- Não é que eu queira fazer, mas... se pretendo compor hinos... que não sejam somente hinos... é algo que eu preciso fazer!- E o que é? - sussurrou a garota, temerosa da resposta.- Recriar os deuses!
É isso o que Homero faz. Recria os deuses. Retrata-os de forma mais humana, com todos os seus defeitos e caprichos; enquanto retrata os humanos de forma mais heroica, como pessoas que não se submetem simplesmente à vontade dos deuses, que lutam por seus ideais. Sua atitude deixa os deuses em um constante conflito interior: eles acham inadmissível que alguém não os considere perfeitos e divida esse pensamento com o mundo mas, ao mesmo tempo, sabem que com essa face mais humana que o poeta lhes dá nunca serão esquecidos, ao contrário de outros deuses que vieram antes deles. Portanto, deixam-no vivo, mas não o poupam do sofrimento.
Ao mesmo tempo em que conhecemos a história de Homero, nos são contadas histórias pertencentes à mitologia grega, como as de Édipo, Antígona, Prometeu... Essas, particularmente, eu já conhecia (por causa do teatro grego, que estudei), mas fui surpreendida por algumas narrativas, como a sobre Medusa. Nunca tinha parado para pensar sobre o motivo dela ter aquelas serpentes horrendas na cabeça. Agora eu a odeio menos.
O livro está lindo, ele é bem maior que o padrão da Galera. Tem ilustrações bem legais, e não encontrei nenhum erro durante a leitura. O tamanho da fonte está bom; as folhas são brancas, mas não me incomodaram. A edição foi feita com cuidado e capricho. Vocês podem conferir um pouco da diagramação na foto abaixo, e também clicando em "Leia um trecho" lá no início da resenha. =)
Homero foi um livro que não consegui largar em nenhum momento, nem no início, quando ainda não conseguia acompanhar tudo com tranquilidade. Uma leitura que gostei muito e recomendo!
Gostei muito da sua resenha, o livro me despertou muita curiosidade, também gosto de mitologia, apesar de não conhecer tanto. Quero saber mais sobre Medusa!
ResponderExcluirBjús
http://quadrofeminino.com/
Gostei da resenha Ju. Parece ser um livro bem interessante, principalmente por envolver todo esse lance histórico. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Oi Ju!!!!
ResponderExcluirEu amo mitologias! Também curti esse lançamento, é um que eu leria com prazer, também gosto desses livros que instigam o leitor a querer ler e conhecer os clássicos! Parabéns pela resenha e pela dica! Beijos
oi Ju!!!
ResponderExcluirSou mais do que apaixonada por mitologia!!! E que livro lindo!!! Amei essa diagramação!!! Perfeita!Com certeza tenho que ter ele aqui na minha estante!!!
bjus!
Oiii,
ResponderExcluirEu percebi sua preferencia para as mitologias, eu nunca fui muito interessada com o tema, mas nada demais.
Lembro que estudei Édipo na escola, foi o unico tbm... Gostei de saber que ele está no livro e confesso que leria mais para saber o porque a Medusa tem cobras na cabeça. Fiquei beeem curiosa HAHAHAHA
Gostei da resenha e sempre acho que a Galera arrasa *-*
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Ola Ju eu adoro temas de Mitologia. e esse livro me chamou bastante atenção. Vou colocar na lista para leitura. Toda mitologia tem seus encantos . Vou adorar saber mais . beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi Ju, tudo bem? Achei bem legal a ideia do livro, contar a história do Homero, mas em forma de ficção. Acho legal esses livros de mitologia, mas como não consegui gostar muito de Ilíada e Odisseia quando eu li no colégio, não sei se eu iria curtir a leitura. Entretanto, achei interessante o que você disse sobre as histórias da Mitologia, fiquei curiosa com essa sobre a Medusa.
ResponderExcluirRealmente a diagramação está muito bonito, e ótimo quando a revisão é bem feita!! Ótima resenha!! *-*
Beijinhos,
Rafa
Olá Ju, eu amo mitologia e esse livro parece ter sido feito para mim, morro de vontade de ler a Odisséia desdo ensino médio quando estudamos mitologia Grega <3 Ler como o Homero criou e recriou seus mundos parece ser uma leitura fantástica, esse livro vai para minha listinha de desejados.
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
É sempre apaixonante ler sobre mitologia. Como tudo não passa de ficção, pelo menos eu não acredito na existência real dos Deuses Olimpianos rs, não me importo de os fatos estão muito ou pouco modificados.
ResponderExcluirVocê não sabia a história da Medusa?! Aprendi em Percy Jackson, e vou dizer, tenho a maior pena dela hahaha
A diagramação de Homero está linda mesmo <3
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Hey, Ju!
ResponderExcluirGostei bastante de sua resenha, moça. Porém, infelizmente, não sou do tipo que curte mitologia, sabe? Mesmo que uma mitologia 'inventada' (na verdade, creio que tudo que é mitológico é inventado), não consigo achar graça. Sou ateu, então acredito que todo tipo de crença em um poder divino é uma forma de escapismo, onde o homem procura meios de não sucumbir à desgraça de saber que um dia morrerá e não irá para lugar algum.
Enfim, creio que eu não lerei esse livro nunca, mesmo você tendo gostado! haha
Até logo,
Sérgio H.
www.decaranasletras.blogspot.com
Me apaixonei! Apesar de não lembrar detalhes, li Ilíada e Odisséia para jovens na minha 7ª ou 8ª série e adorei. Depois disso nunca mais embarquei no universo da mitologia. E pelo que li esse livro é bem legal pra conhecer a história do criador junto com a mitologia, ainda que seja tudo uma grande invenção. Quando vc mostrou a diagramação, meu olhinho chegou a brilhar. Eu quero!
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Eu não sou tão chegada em ler coisas da mitologia, então não fiquei muito animada com esse livro, a história parece ser bem bacana, mas não é algo que me agradaria agora, sabe? Enfim, eu gostei da sua resenha, vi que a diagramação está boa e essas ilustrações estão lindas, mas eu dispenso ;C
ResponderExcluirBeijos :*
Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br
Estou adorando essa sua fase, porque eu também adoro mitologia e você já me indicou alguns que eu não conhecia ainda. Li um livro (Willow) faz pouco tempo que os personagens tem um discussão sobre Ilíada e Odisséia haha. Achei o livro lindo, adoro livros ilustrados <3 adorei esse pegasus!
ResponderExcluirOi Juju, tudo bem???
ResponderExcluirEu acho que nasci no século errado, desde o tempo da escola eu era apaixonada por história antiga, então foi fácil me encantar com mitologia. Eu sempre fiquei fascinada pelas histórias dos grandes guerreiros que morriam jovens, e o faziam com orgulho, pois estavam defendo seus ideais, seu povo. E eles acreditavam que ao contar a história desses guerreiros eles seriam eternizados, viveriam para sempre. Ilíada e Odisseia me conquistaram, tomara que conquiste você também.
Tenho certeza de que irei adorar esse livro, principalmente depois da sua resenha tão empolgada, adorei!!!!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/