sábado, 29 de setembro de 2012

[DL 2012] Resenha - As Crônicas de Nárnia

Postado por Ju às 11:00

Título: As Crônicas de Nárnia
Autor: C. S. Lewis
Tradução: Silêda Steuernagel (A última batalha)/ Paulo Mendes Campos (demais histórias)
Revisão da Tradução: Silvana Vieira
Editora: Martins Fontes

Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa", escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois, e, juntos, ficaram conhecidos como "As crônicas de Nárnia". Nos últimos cinquenta anos, "As crônicas de Nárnia" transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração da artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e diretas, "As crônicas de Nárnia" continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinquenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez. (retirada da orelha do livro)



Essa é uma leitura do Desafio Literário 2012.
Setembro - Tema: Mitologia universal

Eu amo essa capa! Sou apaixonada pelo Aslam (para quem não o conhece, é o leão que vocês estão vendo aí em cima) e acho que não existe ninguém melhor que ele para ilustrar o espírito de Nárnia. Falemos um pouquinho de cada um dos livros contidos neste volume único.


O sobrinho do mago


As novas estrelas e as novas vozes surgiram exatamente ao mesmo tempo. Se você tivesse visto e ouvido aquilo, tal como Digory, teria tido a certeza de que eram as estrelas que estavam cantando e que fora a Primeira Voz, a voz profunda, que as fizera aparecer e cantar.

Foi muito bom ler essa história!! Ela é o começo de tudo. Quando eu digo tudo, incluo aí o nascimento de Nárnia. Acompanhamos a criação desse mundo mágico e ficamos sabendo porque os homens foram escolhidos para serem reis e rainhas de Nárnia. Descobrimos também porque aquele  único guarda-roupa, entre todos os existentes no nosso mundo, é capaz de permitir a entrada nesse lugar fascinante.


O leão, a feiticeira e o guarda-roupa


Só então viu que havia uma luz em frente, não a dois palmos do nariz, onde deveria estar o fundo do guarda-roupa, mas lá longe. Caía-lhe em cima uma coisa leve e macia. Um minuto depois, percebeu que estava num bosque, à noite, e que havia neve sob os seus pés, enquanto outros flocos tombavam do ar.


Acredito que esta seja a história mais conhecida do livro, pois foi a primeira a ser transformada em filme. Quatro irmãos, duas meninas e dois meninos (Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro), precisam deixar Londres devido aos ataques aéreos durante a guerra e são levados para a casa de um velho professor no campo. Lá, descobrem que um guarda-roupa é a porta de passagem para Nárnia, e é aí que começam suas aventuras.



O cavalo e seu menino


- Queira desculpar, tarcaína - respondeu Bri, com um ligeiríssimo tremor de orelha -, mas isso é conversa de calormanos. Somos narnianos livres, Huin e eu; e acho que, se você está fugindo para Nárnia, também desejará o mesmo. Neste caso, Huin não é mais a sua montaria. Podemos até dizer que você é a humana de Huin.


Um menino e um cavalo se unem para alcançar a liberdade. Tiveram uma vida de escravos, mas acreditam que, juntos, podem chegar a Nárnia, onde este tipo de vida não existe. Uma aventura em que descobrem muito sobre o mundo e sobre si mesmos.



Príncipe Caspian


- Titio não sabe? Dos tempos em que tudo era diferente. Em que os animais falavam, em que as fontes e as árvores eram habitadas por bonitas criaturas, chamadas náiades e dríades. E havia também anões, e os bosques estavam povoados de pequeninos faunos, que tinham patas iguais às dos bodes, e...


Uma história que acontece muitos e muitos séculos depois do reinado de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. Depois da tirania de alguns regentes, a maior parte dos animais perderam a fala e as árvores adormeceram. O Príncipe Caspian restaura a esperança de alguns seres remanescentes de voltarem a habitar Nárnia livremente. Mas isso não será uma tarefa nada fácil.



A viagem do Peregrino da Alvorada


Quase todos nós já sabemos o que se pode encontrar numa toca de dragão, mas, como eu já disse, Eustáquio só lera livros que não servem para nada. Falavam de exportações e importações, de governos e de canos de esgoto, mas eram muito fracos em questão de dragões.


O Príncipe Caspian, após promover a paz em Nárnia, resolve fazer uma viagem por mar muito além do mundo conhecido por ele, para procurar por sete senhores (amigos de seu pai) que seu tio, que havia se feito rei de forma desonesta, enviou para explorar o mar, torcendo para que nunca mais voltassem. Caspian e seus companheiros estão dispostos a enfrentar perigos e aventuras até que consigam encontrar os lordes e também o Fim do Mundo.



A Cadeira de Prata


Longe daqui é o reino de Nárnia. Ali vive um velho rei, que anda em aflição por não deixar um filho, um príncipe de seu próprio sangue, que venha a ser rei depois dele. Não tem herdeiro, pois seu único filho foi sequestrado há muitos anos. Ninguém em Nárnia sabe onde está esse príncipe ou mesmo se continua vivo. Mas está vivo. Ordeno que vocês procurem o príncipe até encontrá-lo, para trazê-lo de volta, ou até morrerem, ou até voltarem a seu próprio mundo.

Caspian X reinou em paz por muitos anos, ao lado de sua rainha e seu filho. Mas foi abruptamente separado dos dois, na mesma época. Humanos são levados a Nárnia por Aslam, e têm a tarefa de encontrar o herdeiro, uma vez que o rei já atingiu a velhice e em breve o mundo mágico precisará de um novo regente. Terão que desvendar uma longa trama para realizar sua missão, e não deixar de confiar nunca no Grande Leão.



A última batalha


Imediatamente o céu ficou cheio de estrelas cadentes. Uma única estrela cadente já é algo lindo de se ver. Desta vez, porém, eram dúzias delas, e depois um monte, e depois centenas, até que mais parecia uma chuva de prata - e assim continuou, aumentando cada vez mais.


Um macaco muito metido a esperto convence um jumento, que confia totalmente nele, a usar uma pele de leão que encontraram descendo a cachoeira. O macaco espalha a história de que Aslam voltou e se diz representante dele. Usa o poder de forma odiosa, destruindo a Nárnia que todos conhecemos. Será esse o fim do mundo? 


Minha história preferida foi a primeira, O sobrinho do mago. Mas todas são fantásticas! Eu realmente gostaria de conhecer Nárnia! rs... tenho duas personagens preferidas, Lúcia e Aslam. Cada um deles é maravilhoso à sua própria maneira.

O livro é imenso e achei que não iria terminá-lo a tempo de postar a resenha para o desafio literário desse mês. Mas no fim deu tudo certo, e consegui ler as 751 páginas em 4 dias! =)


É bem legal o encontro das personagens de livros anteriores com as novas personagens que surgem à medida que os séculos avançam em Nárnia.

No final do livro, tem uma ótima reflexão do autor sobre a maneira de escrever para crianças, que desvia-se para muitos outros assuntos. Gostei bastante dessa parte:

Somos acusados de retardamento porque não perdemos um gosto que tínhamos na infância. Mas, na verdade, o retardamento consiste não em recusar-se a perder as coisas antigas, mas sim em não aceitar coisas novas.

É isso aí. Eu sempre vou gostar de algodão doce, batata frita e contos de fadas; e acrescento a eles o vinho do porto, todo tipo de salada e a leitura dos clássicos mais complexos, sem o menor problema. Ser menina e mulher ao mesmo tempo me faz feliz, e nunca abrirei mão disso.

18 comentários:

  1. eu tenho esse livro mas infelizmente não li todos os livros parei no 3 livro , mas depois da sua resenha estou tomando coragem para seguir a leitura do livro

    ResponderExcluir
  2. As Cronicas de Narnia, bateu até uma nostalgia quando eu li a resenha. Minha história favorita é A Ultima Batalha, que vou confessar, chorei muito, fiquei desesperada com o final e... Enfim. Quando li pela primeira vez uma das histórias, eu era menor e tudo parecia tão mágico para mim. E esses tempos para trás fui ler as histórias que faltavam, senti a mesma coisa, e por isso, admiro muito a escrita desse autor, que é ótima mesmo.
    Muito boa a resenha, resuminho básico de cada cronica do livro, mais (no final) o que achou sobre ele. Completíssima.
    Beijos,
    Shake Your World

    ResponderExcluir
  3. As Crônicas de Nárnia é um dos grandes clássicos mundiais e de maneira nenhuma deve ser lido apenas por crianças, apesar de ser muito prazeroso de ler numa menor idade, porque tudo parece maior e mais mágico. Acho que, como Harry Potter, nos passa pequenas mensagens e lições em cada história que ele conta.
    Meu livro preferido é A Última Batalha, acho que Lewis não poderia ter dado um fim melhor ao mundo mágico e às pessoas que se aventuraram por ele *-*

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, em 4 dias, sério? rs
    Parabéns por isso então.
    Nunca li o livro, mas meu namorado sim e adoroou, ficou um pouco decepcionado com o final, rs, ele disse que teve muita raiva de Suzana, kkkk!
    Adorei o post e fico feliz que tenha conseguido cumprir a sua meta.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse livro e tb serei menina e mulher para sempre!

    ResponderExcluir
  6. Também tenho o volume único e o devorei quando li em 2010. Fiquei em um contetamento descontente ao final do livro, principalmente por causa da Susana, mas o livro é lindo e acho que é uma leitura obrigatória para todo bom leitor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Um dos meus livros favoritos, sou fascinada pelas histórias, e encantada por Aslam. Sempre que posso indico esse livro (:

    ResponderExcluir
  8. As Cronicas de Nárnia é encantadora.. Mas parei a leitura porque comecei a achar meio cansativo o livro. Adorei o post!

    Beijos
    Dani - http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu acho os filmes totalmente perfeitos, e eu viajo muito. Creio que os livros devem ser tão bons quanto os filmes, e um dia pretendo ler todos os livros *-*

    ResponderExcluir
  10. Aeee finalmente li a resenha de um livro que eu tenho kkkk ainda estou lendo mas estou amando de paixão <3 Igual os filmes que são de ficar de boca aberta (sou apaixonada nas Cronicas de Narnia)

    ResponderExcluir
  11. As crônicas de Nárnia, que lindo esse livro apesar de ainda não ter lido, simplesmente sou apaixonada pelo Aslam, amo muito o filme é perfeito e espero que quando o ler sinta uma maior magia do que quando assirtir. =D

    ResponderExcluir
  12. Definitivamente vou ler este livro, mesmo que meu p´rimo tenha me contado o final ¬¬
    A capa é extraordinária, amo o Aslam...
    Sei que o filme provavelmente não é tão fiel ao livro, mas gostei do filme^^ chorei muio quando maltrataram o Aslam...
    Mal posso esperar para ter um exemplar do livro na minha estante!!!

    ResponderExcluir
  13. Ainda nao terminei de ler, mas quero muito, e amo o filme *-*

    ResponderExcluir
  14. Eu não tenho interesse de ler =/
    Assisti aos filmes, e não gostei o suficiente para ver o último filme nem para ler o livro =/

    ResponderExcluir
  15. é um livro mais que perfeito, a capa dele é surreal, amo demais

    ResponderExcluir
  16. Estes setes livros MARAVILHOSOS sempre são relidos todos os anos, são uns dos meus favoritos.
    Eu amo Aslam, a Lúcia e sou louca para dar um abraço beeeeem gostoso no Aslam. Amo a premissa de cunho religioso que o livro tem.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Comprei o livro faz pouco tempo e ele ainda se encontra em minha estante lacrado pois ainda não tive a oportunidade de ler, tenho muitas leituras para terminar ainda lkkjskdjksdj eu simplesmente adoro a capa do livro, acho ela lindíssima, e estou me coçando para lê-lo logo, pois amo os filmes, e sei que os livros que inspiram filmes são sempre, na maioria das vezes, mil vezes melhores que o filme (:

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo