ESSA RESENHA CONTÉM SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR DA SÉRIE (presentes em sua maior parte na sinopse)
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente. (retirada da orelha do livro)
Quem leu minha resenha de Jogos Vorazes sabe que eu me surpreendi totalmente com o livro. Nem acredito que consegui esperar mais de um mês para ler a continuação. Bem, talvez seja mais exato dizer que, devido às circunstâncias, fui obrigada a isso.
Estou ainda mais apaixonada pela série agora que finalizei a leitura de Em Chamas. É impressionante o poder que a autora tem sobre mim. Eu grudei no livro, li em menos de 24 horas (lembrando que ele tem 413 páginas! rs).
Katniss e Peeta sobreviveram aos Jogos Vorazes. Mas a Capital não está nada satisfeita com a estratégia da garota para forçar esse acontecimento. Katniss, pelo menos segundo o ponto de vista do presidente Snow, desafiou abertamente seu sistema de governo. E precisa ser punida de forma exemplar, pois seu gesto encorajou as pessoas a organizarem levantes nos distritos.
Sim, todos nos distritos vão me assistir para ver como vou lidar com essa sentença de morte, esse ato final do domínio do presidente Snow. Eles vão procurar algum sinal de que suas batalhas não foram em vão. Se eu conseguir deixar claro que ainda estou desafiando a Capital até o fim, a Capital terá me matado... mas não ao meu espírito. Existe por acaso melhor maneira de dar esperança aos rebeldes?
No ano da 75ª edição dos Jogos Vorazes, acontecerá o 3º Massacre Quaternário. Significa que é o ano de uma edição especial dos Jogos, que acontece a cada 25 anos, quando uma regra ainda mais cruel do que a que impera nos outros anos é anunciada às vésperas da seleção dos tributos que irão à arena.
Katniss tem que enfrentar uma situação completamente inimaginável, que põe em dúvida toda a força e a coragem que ela imagina ter. E que faz a garota encarar seus defeitos e descobrir suas qualidades.
Eu sabia. Segundo essa linha, Peeta não é tão imprevisível. Enquanto eu estava zanzando pelo piso daquele porão, pensando somente em mim mesma, ele estava aqui, pensando somente em mim. Vergonha não é uma palavra forte o suficiente para descrever o que estou sentindo agora.
Eu, mais uma vez, sobrevivi a todo o sangue do livro... rs... A cada volume me convenço, afinal, de que essa parte não é nada insuportável. Ela toma conta apenas de uma pequena parte da história e, mesmo quando temos consciência de como morreu um tributo, esta morte não é descrita em páginas sem fim, e sim em poucas linhas, ou palavras. Se não incomoda a mim, duvido que vá incomodar a alguém.
A série continua me emocionando e me fazendo chorar. Mal posso esperar para ler A Esperança, e estou feliz porque acredito que poderei fazer isso com muita rapidez. E, em homenagem ao terceiro livro, finalizo esta resenha com um momento do segundo volume em que a esperança começa a se delinear.
Mas mesmo que todos nós tenhamos um fim terrível, alguma coisa aconteceu naquele palco na noite de hoje que não poderá mais ser desfeita. Nós, vitoriosos, encenamos nosso próprio levante e, talvez, apenas talvez, a Capital não seja capaz de contê-lo.
Gostei do seu blog não conhecia seguindo *---* adorei a resenha. Convido você à da uma passadinha no meu blog http://hrdamoda.blogspot.com.br/
ResponderExcluirOi Ju
ResponderExcluirSei que estou bem ausente daqui, mas vc sempre com ótimas resenhas. Eu já li a trilogia, e ainda bem que vc não viu o post que eu fiz spoiller deles, pois eu peguei a personagem principal para daí fazer um post, eu não me arrisquei a fazer uma resenha. Eu gostei de todos, li bem rápido os três, porque dá mesmo uma vontade de ler o outro, mas eu gostei mais dos Jogos Vorazes, não sei o que vc vai achar, mas eu me decepcionei um pouco com a Katnes no último, ela tem uma atitude que vai contra tudo aquilo que ela lutou. Ops, espero não ter feito nenhum spoiler aqui kkkkkk.
Bjão. Fique com Deus!
Uma série que eu quero muito conhecer.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi Ju,
ResponderExcluirEstou muito curiosa para saber o que você vai achar do último livro. Acho que a série deveria ter tomado outro rumo, por isso meu favorito é o primeiro livro e também gosto bastante até a metade do segundo, depois disso é uma relação de amor e ódio.
============>>>>>>>
Tão lindo o logo de parceiro da Novo Conceito aqui do lado.
============>>>>>>>
Beijo!!
Oi Ju!
ResponderExcluirMe parece que você também foi conquistada pela trama hein? Bela resenha.
Estou doida pra ler a série.
Beijinhos*
http://luahmelo.blogspot.com
Essa trilogia é maravilhosa e amei sua resenha!
ResponderExcluirBeijocas ;)
Esse livro é muito bom, porem eu acabei lendo so o primeiro (Eu vi um spoiler que dizia eu a Prim morria e eu fiquei com muita raiva, ela não faz nada, porem todos querem salva-la, deixem ela pra trás, que seja) então eu acabei não querendo mais seguir a Saga!!
ResponderExcluirLuís Eduardo Partichelli Potrich
@blogexlibris
*-*
ResponderExcluirEu já li a Trilogia e me apaixonei por cada página e personagem também, sei como você se sentiu porque também devorei vorazmente o livro inteiro rsrsrs
Emocionante né? *-*
Tenho vontade de ler Jogos Vorazes mas nunca tive chances! Ja ouvi tantos comentarios bons sobre a triologia! que me surpreendi até pelas resenhas!
ResponderExcluirnão faz muito meu estilo , mas curti bastante sua resenha sempre com pontos importantes!
ResponderExcluirA trilogia Jogos Vorazes é uma das minhas leituras futuras que pretendo priorizar, quero ver se consigo compra-los o quanto antes. :p
ResponderExcluirE fiquei impressionada em saber que você leu em 24 horas. Uau!! Eu não tenho leitura dinâmica e certamente levarei mais tempo.
;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/