Título: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
Orgulho e Preconceito é um livro que nos faz pensar. É uma comédia de costumes, no sentido original da palavra comédia, de ser uma história sobre pessoas comuns. E que retrata os costumes da época. A história nos apresenta a muitos mal-entendidos e, devido à formalidade reinante e à impossibilidade de ser direto com as pessoas, eles demoram bastante para ser resolvidos.
O livro critica a sociedade, mostrando bem claramente que a posição social das pessoas define o relacionamento que os outros devem ter com elas. Caso alguém consiga passar por cima de seu orgulho e relacionar-se de forma mais próxima com alguém de uma classe social inferior, tem que enfrentar um forte preconceito devido a isso.
Jane Austen faz com que suas personagens sofram por um longo tempo, mas permite que elas tenham um final feliz. Nas duas obras que li da autora, somos apresentados a muito mais pessoas do que o normal. Ela nos transforma em participantes da história. Neste livro, embora a narração seja em terceira pessoa, acompanhamos os acontecimentos através da visão que Lizzy tem a nos fornecer.
Eu a adorei, ela é sincera e também bastante sensata, mesmo que se deixe enganar pelas aparências às vezes. Mas sabe reconhecer seus erros e, ao conhecer os fatos com maior profundidade, não hesita em mudar de opinião sobre alguém ou alguma coisa.
Lizzy tem irmãs que são a demonstração perfeita de que, para algumas mocinhas, o casamento era o único objetivo na vida e, se pudesse se realizar com um cavalheiro lindo e rico, nada mais poderiam desejar.
A leitura fluiu bem para mim, mesmo que a linguagem seja mais culta do que o padrão que costumamos encontrar. Por fim, deixo para vocês alguns quotes, para que sintam um gostinho do que os aguarda.
Não mude, em proveito de um único indivíduo, o significado dos princípios e da integridade, nem tente convencer-se a si mesma ou a mim de que egoísmo é prudência e insensibilidade ao perigo, penhor de felicidade.
O orgulho é um defeito muito comum. Por tudo o que eu já li, tenho certeza de que é muitíssimo comum mesmo; a natureza humana tem uma inclinação especial para esse defeito, e muito poucos dentre nós não nutrem um sentimento de complacência para consigo mesmos, sob pretexto de uma ou outra qualidade, real ou imaginária. Vaidade e orgulho são coisas diferentes, embora sejam palavras usadas muitas vezes como sinônimos. A pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho está mais ligado à opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade ao que os outros pensam de nós.
_______________________________________________________________________
______________________________________
Atualização no dia 15/10/12.
Eu gostaria de agradecer a participação de todos no sorteio! E, como prometido, abaixo vocês conferem o(a) ganhador(a) do livro!
Parabéns, Cristine!!! Já enviei um e-mail para você e aguardo sua resposta em 72 horas, caso contrário o sorteio será refeito.
Se você não ganhou, não desanime! Está rolando no blog um super sorteio de Halloween que vai dar 7 livros para um só ganhador! Participe!! =)
Oi Ju!
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas amo o filme baseado no livro, e os diálogos entre Elizabeth e o Mr. *suspiros* Darcy.
Beijos... Elis Culceag.
www.arquivopassional.com
Parabéns pela resenha Ju! Já li Orgulho e Preconceito e amei! É um dos mus livros favoritos! Beijos!
ResponderExcluirOrgulho e preconceito é realmente um livro maravilhoso, não é à toa que Jane Austen tem tantos fãs até hoje em dia.
ResponderExcluirAdorei a resenha! Condordo, acho que a linguagem é rebuscada, o que causa certa estranheza no momento de ler, mas é uma excelente oportunidade para aprender palavras que são pouco usadas hoje e também entender um pouco a mentalidade daquela época.
ResponderExcluirBeijos
Le
Sempre tive vontade de ler este livro por causa da quantidade de pessoas que o leram e dos comentários super positivos que ouço e leio sobre a história.
ResponderExcluirGostei da sua resenha, bastante sincera e completa. Fiquei ainda mais curiosa a respeito desta obra, quero conhecer a escrita da Jane! :D
Vou participar da promoção, espero ter sorte. rs
Beijos!
Bia | www.livroseatitudes.com.br
é simplesmente o meu livro favorito, vivo sonhando com o Senhor Darcy... gostei muito da sua resenha, Janne é perfeita!
ResponderExcluirBjoo
Depois dessa resenha fiquei ainda mais interessada nesses livros, porque se os filmes baseados na obra de Jane Austen são ótimos imagina os livros
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirA resenha está ótima...ainda não li o livro, mas já assisti o filme e é emocionante...espero sentir o mesmo ao ler esta obra.
ResponderExcluirJane Austen é simplesmente brilhante...comprei recentemente uma coleção dos livros em ingles, tem dois que eu ainda nao tive tempo de ler, que sao os menos conhecidos dela...
ResponderExcluirE eu preciso dizer que Persuasão me traz muitas coisas a memoria...e o filme produzido pela BBC ficou muito bacana!
Orgulho e Preconceito... todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida...maravilhoso! O que falar entao da trilha sonora do filme?
Quem gostar, experimente ler o livro ouvindo a trilha sonora...é muito especial
Lendo a resenha fiquei louca para ler... já assisti o filme e amei....
ResponderExcluirHá muito tempo gostaria de ler esse livro, gostei demais do filme, e esta autora é espetacular!
ResponderExcluirSou fã de livros que se passam no passado, e nesse caso é uma época que me agrada mto pq acaba por questionar mais os costumes do que hj. Mesmo pq acreditamos que hj não existe mais nada do que antigamente existia qt a posição social por exemplo, mas acredito que hj isso é sutil e está lá sim....ainda somos como eramos antigamente, valorizando coisas erradas e esperando determinados comportamentos...
ResponderExcluirBoa Resenha!
Miquilis: Bruna Costenaro
Eu aprendi a gostar de Jane Austen. Já li os 3 livros e vi o filme (Orgulho e preconceito), não gostava antes pq achava muita desgraceira para as mulheres, embora, antigamente, era só isso mesmo q acontecia com as mulheres. Hj eu tenho uma visão diferente, meio q isso q vc falou na resenha, sobre ter um final feliz.
ResponderExcluirBem famoso esse livro e nunca tive a chance de ler!!Ótima oportunidade!!! eheheheh
ResponderExcluirParabéns pela resenha!!
Muito boa a sua resenha! Eu ainda não li nenhum livro da Jane Austen, mas assisti ao filme Orgulho e Preconceito e simplesmente AMEI! minhas amgs dizem que eu vou amar ainda mais qdo ler o livro... *-*
ResponderExcluirOi, faz um tempão que quero ler esse livro, já vi o filme e amei demais. Adoro romances de época.
ResponderExcluirParabéns pela resenha, ainda não li nenhuma obra da Jane Austen mas ouvi falar bastante desse livro, morro de vontade de lê-lo e sei que não vou me decepcionar pois o filme é ótimo e sempre gosto mais dos livros do que dos filmes.
ResponderExcluirAinda não li esse livro, e não sou muuito fã da Jane Austen, mas acho os livros dela bem interessantes...
ResponderExcluirMilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Adorei a historia parece ser bem interessante.
ResponderExcluirAinda não li, mas é um bom momento para aprender uma linguagem mais complexa, e também entender a importância da posição social naquela época que os levavam a ações erradas esperando benefícios.
ResponderExcluirEu amo Jane Austen, tenho "Orgulho e Preconceito", é um livro incrível, cada página de deixa com mais vontade de ler mais e filme mais atual também é lindo.
ResponderExcluirGostaria muito de ter a oportunidade de ler outras livros dessa autora perfeita.
Parabéns pela resenha. Já li muita coisa sobre o livro Orgulho e Preconceito, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. Gostaria muito.
ResponderExcluirNossa adorei a resenha e me fez querer comprar o livro ou quem sabe neh ganhar
ResponderExcluiradoreii a resenha e meus parabéns
Ju!
ResponderExcluirComo sempre caprichando na resenha.
O livro é um clássico e apesar de já ter assistido o filme, ainda não tive oportunidade de ler esse livro. Gosto da ambientação, da época em que se passa o enredo e da originalidade.
Bom final de semana.
cheirinhos
Rudy
No passado a posição social era determinante na vida das pessoal e o livro retrata muto bem esta situação. Ótima resenha, parabéns pelo blog!
ResponderExcluirainda naõ li o livro, mas fiquei muito intereçada pela resenha,ela ser considerada uma cinderela deve ser muito bom.
ResponderExcluirAdoro a Jane Austen. Dos três o que eu gosto mais é Orgulho e Preconceito, que já vi o filme. Algumas pessoas que já leram o livro me disseram que amaram Sr. Darcy. Beijos! =D
ResponderExcluirSou apaixonada pelo filme orgulho e preconceito, e sempre tive muita vontade de ler o livro, pois certeza que o livro tra muito mais profundidade e a historia mais completa.
ResponderExcluirBeijos
Já li o livro orgulho e preconceito e vi o filme tbm é uma historia muito linda e é um classico que deve ser lido por todos
ResponderExcluirquero ter a chance de ler as outras duas historias que ja ouvi falar mas ainda nao tive oportunidade de ler
Eu sou HIPER SUPER MEGA ULTRA Apaixonada por Orgulho e Preconceito, eu já li o livro e AMO tanto ele como o filme, assisto quantas vezes puder, adoro mesmo...
ResponderExcluirGostei da sua resenha! Morro de vontade de ler os outros livros da Jane Austen *o*
beeijos
Muito legal a resenha, fiquei com vontade de ler!!
ResponderExcluirAssisti os filmes Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, e já adorei, pego me imaginando se os livros não são bem melhores(como costuma ser mesmo ) .
ResponderExcluirParticipando . . .
Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirainda não li o livro, mas parece ótimo!
então quero ganhar o sorteio!!
;D
Participando!! vou comentar nessa resenha mesmo.
ResponderExcluirPelo que entendi da sua resenha, é que, essa da sociedade estar sempre separando as classes, rico com ryco, pobre com pobre. quem nem voce disse, no orgulho de ter que se envolver com as pessoas da classe inferior e a classe inferior sofrer o preconceito. nao entendi muito bem, não sou boa com isso, mas essas duas palavra são bem fortes. ja vi o filme Orgulho e Preconceito, mas nao faço ideia se tem relação com o livro. e isso
Participando e divulgando!!
ResponderExcluirEu já vi o filme, mas ainda não li este livro. Acho que agora é a chance! hehehe
Na verdade, acho a história muito bonita e o livro parece ser gostoso de ler...
Abraços, Cris
Casa da Sorte
Não li o livro, mas amei o filme!
ResponderExcluirNão me incomodo com a linguagem ser mais formal, até que isso torna a leitura interessante, dá um charme, rs.
Olá! Sou apaixonada pelos livros da Jane Austen. Eu nao perderia esse sorteio por nda! rs Beijos!
ResponderExcluirAdoro Jane Austen. Como ela consegue retratar bem a alma feminina, seus conflitos e observações sobre a sociedade e o tempo em que está inserida.
ResponderExcluirGosto de suas heroínas fortes e decididas. E como muitas vezes percebo que ainda temos características que os livros, de época, retratam!
Poxa, o que falar de Jane Austen? Posso dizer que toda vez que leio suas obras (oi Orgulho e Preconceito) fico encantada pelo doce modo que ela conduz as palavras até formar uma incrível e apaixonante história. De longe Orgulho e Preconceito é meu livro favorito, porque é emocionante ver com Elizabeth Bennet vai escrevendo sua história com o Sr. Darcy sem cair no clichê de "mocinha indefesa", e o fato de que Lizzy e o Sr. Darcy aprendem a ver o outro de maneiras diferentes e aceitar suas respectivas situações tantos financeiras quanto sociais, mostra que Jane Austen é mais que uma grande escritora, foi uma heroína genial que usou de seu poder com as palavras para transforar gerações.
ResponderExcluirEu amo esse livro e adorei a resenha. Quero muito ganhar os livros. Beijocas!
ResponderExcluirOi Ju! Eu ainda não li nenhum livro da Austen, comprei o "Persuasão" na Bienal, mas ainda não deu tempo... vi esse filme e gostei muito da temática. Também estudei um pouco da obra da autora na faculdade, e me encantei. Espero começar a ler logo, para ter uma opinião sobre essa intensa história.
ResponderExcluirBjos!
Guria, que edição lindinha! haha Sou louuuca pra ler "Orgulho e Preconceito", eu tinha uma prof de literatura que falava bem demais e me deixava com muita vontade! Tu acabaste de resgatar essa vontade hahahaha Tua resenha tá muito bem escrita, parabéns :) Tô torcendo pra ganhar!! Bjj!
ResponderExcluirA-M-O esse livro, amei a resenha e amei o sorteio hahahah
ResponderExcluirMuita vontade de ler um livro da Jane, ouvi dizer que são muito bons!
ResponderExcluirADORO de mais essa história, essa autora e os livros dela. *---*
ResponderExcluirOrgulho e Preconceito foi o primeiro livro da JA que li, e acho que comecei muito bem, porque depois dele não parei até ler todos seus romances publicados.
ResponderExcluirAdoro Jane Austen! Ela dispensa comentários, só há uma autora que coloco acima de JA, mas isso é gosto pessoal mesmo, que é a Elizabeth Gaskell.
Adorei a capa dessa edição. hehe
Bjsss - Entre Cenas e Páginas
"Eu a adorei, ela é sincera e também bastante sensata, mesmo que se deixe enganar pelas aparências às vezes." Adorei essas palavras, sinto exatamente o mesmo quando leio Austen! Adoro o blog e quero muito esse livro!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!! ótimas dicas!! Simplesmente amo Austen! Bjoos
ResponderExcluirJá assisti Orgulho e Preconceito - é meu filme preferido. Li dois livros da Jane Austen e amei. ^^ Ajuda a recuperar um pouco do romantismo, do espírito sonhador perdidos no dia a dia...
ResponderExcluirBom, agora que li o livro, eu preciso comentar. É incrível! Foi um excelente surpresa o quanto gostei, um prazer totalmente inesperado. Acho também que cada casal que se forma, teve preconceitos a serem superados antes de acontecer, não apenas o preconceito de depois de formado. Amei, a Lizzie e o Darcy são ótimos - queria alguém que resolvesse todos os problemas para mim; ele é praticamente o herói da Lizzie.
ResponderExcluirAgora que ler ou outros, mas ainda vou decidir se vai ser e-book, como o que tenho de Orgulho e Preconceito, ou impresso, mas se eu optar por impresso, sem dúvidas vou adquirir em papel também o OeP.
Linda resenha!
Beijos
Nunca li nada de Jane Austen acredita? que vergonha... é que como são clássicos, muitas pessoas dizem a linguagem é bem dificil o que dificulta a leitura. Acho que por esse motivo ainda não li nada da Jane Austen. Mas ainda vou ler! haha
ResponderExcluirBeijos
Dani - http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com
Sou apaixonada por Jane Austen e AMO Orgulho e Preconceito <3 o que mais amo em clássicos é como você tem que prestar a tenção nas entrelinhas, por que depois pode ficar confusa no discorrer da história, e não acredito que perdi de ganhar esse clássico.
ResponderExcluiré uma das obras mais queridas por todos, quem leio ou viu os filmes inspirados na obro sempre acaba amando. Pra mim é um obra que não importa quanto tempo passe sempre será conhecida... Jane Austen é incrível!!!! E eu adoro a Lizzy quando mais nova eu queria ser como ela, ela era uma das minhas heroínas!!!
ResponderExcluirNunca li nada de Jane Austen mas tenho vontade, já assisti o filme Orgulho e Preconceito e gostei bastante, gosto de finais felizes não importa o sofrimento no decorrer da história :)
ResponderExcluirJane Austen arraza, adoro os livros dela.. parabens cris!
ResponderExcluirOrgulho e Preconceito é o meu livro favorito. Jane Austen encontrou para a minha lista de escritoras favoritas justamente com esta obra.
ResponderExcluirAdoro todas as histórias que se passam em tempos remotos e que têm mulheres à frente de suas épocas.
;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/
Aii eu ganhei um livro da Jane Austen num sorteio, estou simplesmente doida para le-lo e conhecer a obra da escritora... Esse livro tbm parece incrivel
ResponderExcluirFoi o primeiro e por enquanto unico livro que li da Austen, e gostei. Também senti que a leitura flui, e tudo o mais. Acho que as criticas, por mais que seja por uma sociedade antiga e costume que não temos mais como estritamente definidos, ainda são coisas que acontecem e assim a história nos faz refletir e nos apoia a olhar por trás das aparências.
ResponderExcluir