ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES DA SÉRIE
Título: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim deste thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança. (retirada da orelha do livro)
Acabei de ler A Esperança agora. E preciso dizer duas coisas. A primeira, é que desde o segundo livro eu comecei a mudar de ideia a respeito de certas personagens, para o bem ou para o mal. E terminei o último livro da trilogia odiando de verdade algumas delas... rs...
A segunda, é que eu realmente entendo a Katniss. E acredito que ela não tinha escolha, se realmente queria um lugar em que pudesse continuar vivendo. Eu teria feito o mesmo. E não me arrependeria nem por um segundo.
Estou com uma dorzinha no coração por dar adeus a essa trilogia. Eu amei. E pensar que fugi dela por tanto tempo... Nunca passou pela minha cabeça que ela faria meu skoob ficar tão estrelado! rs...
Neste livro, após 75 anos de domínio da Capital sem uma resistência por parte dos habitantes dos distritos, finalmente estoura a guerra. E o tordo se torna oficialmente o símbolo dos rebeldes. A imagem de Katniss afrontando o Governo torna-se inspiração para um mundo de pessoas descontentes, que não suportam mais ter que lutar diariamente por sua sobrevivência (enquanto o povo da Capital tem tudo o que precisa e pode se dar ao luxo de desperdiçar o que quiser) e decidem lutar pelo direito de viver com dignidade.
Na Capital, a única coisa que eles conhecem é Panem et Circenses. É um ditado de milhares de anos atrás, escrito numa língua chamada latim sobre um lugar chamado Roma. Panem et Circenses se traduz por "pão e circo". O escritor queria dizer que em retribuição a barrigas cheias e diversão, seu povo desistira de suas responsabilidades políticas e, portanto, abdicara de seu poder.
Katniss e Peeta precisam se reconstruir, após duas experiências na arena.
Ele compreende o fato de eu não querer ninguém comigo hoje. Nem mesmo ele. Certos passos você tem de dar sozinho.
Em A Esperança, podemos ver que a tirania pode se esconder sob várias faces. E que dar poder a alguém é uma forma muito eficiente de conhecer esta pessoa.
Tive a impressão de que este livro tem menos ação que os outros da série, mas preparem-se para entrar na maior arena de todas: as defesas da Capital a transformam em um território perigoso e imprevisível. Os rebeldes precisarão vencer muito mais obstáculos do que imaginaram para tomar o poder. Mas será isso o suficiente?
Espero que vocês tenham a oportunidade de ler e de encontrar a resposta.
Quero que todos vejam isso, estando você na Capital ou com os rebeldes. Parem por um instante e pensem no que poderia significar essa guerra. Para os seres humanos. Nós quase nos extinguimos lutando uns contra os outros antes. Agora nosso número é ainda menor. Nossas condições mais fracas. É isso mesmo o que queremos fazer? Aniquilarmos uns aos outros definitivamente? Na esperança de que.. o quê? Algumas espécies decentes herdem os destroços cheios de cinza da Terra?
Infelizmente ainda não conheço esta série.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Você já sabe sobre minha relação de amor e ódio com a série. Acho que nunca um livro - A Esperança - despertou emoções tão divergentes em mim. São as sequências dos fatos e o rumo da história que não funcionou para mim, mas o livro nos faz refletir muito, por isso vale muito a pena ler.
ResponderExcluirBeijos,
Leilane
Eu li a trilogia, pois vi que fariam um filme sobre eles, então quis tirar minhas próprias conclusões antes de ser influenciada pelo filme. A trilogia Jogos Vorazes faz parte dos meus livro favoritos, pois me marcou. Tem uma frase do Franz Kafka que diz assim: "Queremos livros que nos afetem como um desastre. Um livro deve ser como um machado diante de um mar congelado em nós”, e foi o que me aconteceu. Eu li um atrás do outro em menos de uma semana e eles me deixaram "baqueada". Esse último livro, diferente dos dois primeiros, tem menos ação, mas nem por isso impacta menos, uma vez que a parte psicológica da história é muito forte. Eu amei a série e faço das palavras de Franz Kafka as minhas,no que diz respeito a essa trilogia.
ResponderExcluirDesculpa não ler a resenha inteira, mas ainda estou no meio do segundo livro então evitei ler demais a resenha, pra não saber de algo do ultimo livro e perder a surpresa XD
ResponderExcluirmas gostei muito do primeiro livro e estou adorando o segundo, essa trilogia sempre me deixa sem ar quando começo a ler e toda vez que fecho o livro eu solto aquele suspiro que nem quando se assite um filme de suspense ou terro e então quando acaba você acaba suspirando de alivio.. é mais ou menos assim que eu me sinto sobre esta trilogia ^^
Eu amei também, fiquei muito surpresa com o enredo, chorei, tive raiva e me emocionei. Cruzei os dedos e fiquei ansiosa pelos trechos de justiça. Kat fez o que tinha que ser feito e me peguei odiando Gale, e como sempre, torcendo por Peeta. Triste pelo fim da série, mas apaixonada pela trilogia ;_;
ResponderExcluiraachei incrivela capa desse livro , muito interessante e tranquilizadora .. adoro
ResponderExcluirSou louca para ler a triologia, ja ouvi muitos (muitos msm) comentarios bons sobre os livro, o nome é magnifico e a capa segue bem o titulo adorei ^^
ResponderExcluirConcordo com a ideia de que você passa a conhecer uma pessoa - como realmente é - quando se dá poder a ela, já vi isso acontecer de perto.
ResponderExcluirEssa série me deixa louca porque quero muito ler e não consegui comprar ainda. É de uma premissa FANTÁSTICA.
;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/
Oii!
ResponderExcluirAconteceu o mesmo comigo. Fiquei levando com a barriga, não querendo conhecer e quando finalmente dei uma oportunidade, foi uma leitura muito boa.
Também adorei a trilogia!
Já ansiando pela primeira parte de "A Esperança".
Abraços,
http://legereoculis.blogspot.com.