Título: Razão e Sensibilidade
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Sinopse: Na Inglaterra, no século XIX, as irmãs Dashwood ficam desamparadas com a morte do pai, que deixara suas propriedades em Norland ao filho do primeiro casamento. Mudam-se para um chalé em Devonshire, oferecido por um primo da viúva. A autora não faz concessões à sociedade da época, traçando um painel mordaz de tipos interesseiros, cujo objetivo de vida consiste em obter meios de enriquecer e projetar-se socialmente, seja herdando fortunas, seja casando-se por conveniência.
Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/464
Este livro é uma edição especial da Martin Claret, que agrupa as seguintes histórias de Jane Austen: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão.
Esta é a resenha do primeiro livro. Espero postar, muito em breve, as outras duas resenhas.
Razão e Sensibilidade foi meu primeiro contato com a obra da autora. Por mais incrível que possa parecer, eu nunca havia lido nada dela. Sempre ouvi falar, e muito bem. Então, achei que seria ideal ser apresentada de uma só vez a três de seus livros, e a Martin Claret foi muito gentil em enviar esta obra devido à nossa parceria.
Eu me encantei pelo que li. A autora escreve de forma sensível e perspicaz. Descreve com detalhes as personagens, mostrando todas as suas virtudes e principalmente, a vaidade e o orgulho humanos. Nos apresenta com extrema riqueza a sociedade de sua época.
Razão e Sensibilidade conta a história das Dashwood, a mãe e três filhas, que se veem tendo que recomeçar a vida de uma forma bem mais modesta do que estavam acostumadas.
A filha mais velha, Elinor, representa a razão; e a do meio, Marianne, a sensibilidade. Seus modos diversos de encarar a vida não fazem com que se amem menos, nem que sejam menos unidas. A convivência entre as Dashwood é sempre alegre e prazerosa.
As srtas. Dashwood eram jovens, bonitas e naturais. Isso era o bastante para garantir a sua boa opinião, já que ser natural era tudo o que uma moça bonita podia querer para tornar sua alma tão cativante quanto sua pessoa.
O livro mescla momentos bem felizes com momentos absurdamente tristes. Mostra que a razão e a sensibilidade funcionam realmente melhor quando unidas; essa é a lição que nossas personagens precisarão aprender para alcançar a felicidade.
Não tenho o costume de fazer isso, mas vou deixar uma pequena nota sobre a autora para vocês:
Jane Austen (1775-1817) — considerada uma das mais importantes representantes da literatura inglesa, ao lado de Shakespeare — passou toda a sua vida no interior de um diminuto círculo social, formado pela aristocracia rural. Tematizando o dia-a-dia das pessoas comuns, com fina ironia e aguda percepção do ser humano inserido na sociedade da época, Austen introduziu o romance inglês na modernidade.
Fonte: http://www.martinclaret.com.br/home/livro_detalhe.asp?paNLivro=513
O retrato acima foi colocado, nesta edição, nas duas orelhas do livro que, reunidas, mostram a imagem. Adorei a ideia! Ele foi feito por um autor desconhecido em 1875, baseado na aquarela feita pela irmã da autora em 1810.
Dois exemplares do livro foram enviados pela Martin Claret, para possibilitar resenha e sorteio no blog! Agradeço muito à editora por isso! = ) Darei início ao sorteio agora, com a publicação da primeira resenha, e durante o tempo de participação publicarei também as resenhas das outras histórias. Participem, e boa sorte!!! O resultado sai no dia 15/10.
_______________________________________________
a Rafflecopter giveaway
_______________________________________________
Atualização no dia 15/10/12.
Eu gostaria de agradecer a participação de todos no sorteio! E, como prometido, abaixo vocês conferem o(a) ganhador(a) do livro!
Parabéns, Cristine!!! Já enviei um e-mail para você e aguardo sua resposta em 72 horas, caso contrário o sorteio será refeito.
Se você não ganhou, não desanime! Está rolando no blog um super sorteio de Halloween que vai dar 7 livros para um só ganhador! Participe!! =)
Já li os livros, mas sempre é bom ler de novo...
ResponderExcluirhttp://literaturediary.blogspot.com
Oi Ju,
ResponderExcluirTudo bem? as Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão devem ser relidas pela vivacidade dos textos.
Beijos.
Tenho o e-book de Orgulho e Preconceito, mas até agora não li. Também já vi trechos dos filmes, mas nunca realmente parei para assistir. Gostei muito do seu cometário de que "a razão e a sensibilidade funcionam realmente melhor quando unidas", fiquei com vontade de ler. Espero ganhar hehe
ResponderExcluirBeijo!
Sou apaixonada por Jane Austen. Não tive oportunidade de ler seus livros, mas já vi muitos dos filmes e adoro. Por falar nisso, alguém já viu o filme O clube do Livro de Jane Austen? Eu achei ótimo! Se alguém tiver oportunidade, assista!
ResponderExcluirPor incrível que parece nunca li nada dela. Assisti o filme orgulho e preconceito e amei, como o livro é sempre melhor que o filme... Legal eles relançarem os três juntos.
ResponderExcluirJá vi vários comentários sobre este livro, algumas boas, outras ruins e isso me deixou com uma enorme vontade de ler para que eu possa ter minha própria opinião! Amei a resenha, pelo visto você gostou né! (:
ResponderExcluirJane Austen é minha escritora preferida. Adoro suas palavras, seus significados. Suas obras são repletas de sentimento, além da crítica e da imagem. É como se estivesse vendo um filme somente lendo suas palavras. Orgulho e preconceito é maravilhoso em todos os sentidos, e é uma história que nunca cansa. Jane Austen é perfeita.
ResponderExcluirJane Austen é uma escritora brilhante!
ResponderExcluirAdoro seus livros e sua forma de desmascarar a hipócrita sociedade de sua época!
Xerinhos
Paty
Jane Austen é ótima e consegue sempre cativar com suas tramas e seus personagens que, mesmo pertencendo a uma outra época, nos soam tão verossimeis que sua obra permance sempre atual.
ResponderExcluirAinda não li Razão e Sensibilidade, mas pretendo poder ler em breve.
alemdacontracapa.blogspot.com
Adoro jane Austen, quero muito Razão e sensibilidade!!! Participando da promo. Amei a resenha. Beijos. (:
ResponderExcluirGosto demais da autora, por sua delicadeza e percepção apurada e sensível das relações da mulher com a sociedade. Especialmente como nos coloca no lugar da personagem e até sofrer com ela, perceber o mundo através dos olhos da heroína de seus livros. Sem falar que é atual, apesar de estar distante de nosso tempo - cronologicamente -, Austen se revela moderna por apresentar atitudes avançadas e atuais.
ResponderExcluirNunca li nada de Jane Austen, certa vez comecei a ler esse livro mas fiquei impaciente e parei. Acho que as leituras dos clássicos precisam ser feitas com calma, por causa do tipo de vocabulário e a forma mais pausada das ações, mas gostei da resenha e pretendo tentar ler :)
ResponderExcluirJa li essa resenha e amei (pensei q eu havia comentado) Que pena q n participei do sorteio! Maas sei q um dia ainda vou conhecer as obras de Jane Austen kkk
ResponderExcluirEu AMO Jane Austen, a escrita dela é fantástica e não é a toa que suas obras são consideradas como clássicos.
ResponderExcluirEssa obra eu não li - ainda - e a minha favorita é Orgulho e Preconceito.
Que pena que perdi a promoção. É uma pena. :D
Estou fazendo planos para comprar a edição bilíngue de cada obra. :D
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/