segunda-feira, 1 de outubro de 2012

[DL 2012] Resenha - J. Edgar Hoover

Postado por Ju às 11:00

Título: J. Edgar Hoover - Uma Biografia em HQ
Autor: Rick Geary
Tradução: Manoel Lauand
Editora: Seoman

Sinopse: O livro conta a biografia em HQ do personagem que inspirou o filme “J. Edgar”, estrelado por Leonardo Dicaprio. Durante 55 anos servindo o povo americano, J. Edgar Hoover assumiu vários papéis, tais como combatente do crime, exterminador de comunistas e protetor da moral, mas ele, certamente, enxergava a si mesmo como um verdadeiro herói do FBI. Nas mãos do premiado cartunista Rick Geary, sua vida torna-se um amplo e atual guia histórico do século XX, ao retratar a eleição de oito presidentes norte-americanos e tudo o que aconteceu na época – Lei Seca, mafiosos, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, espionagem, escutas telefônicas e muito mais.
Fonte: http://www.skoob.com.br/livro/224235


Esta é uma leitura do Desafio Literário 2012.
Outubro - Tema: Graphic Novel

Eu nunca havia lido nada desse gênero. Faz tempo que eu não lia nenhum tipo de quadrinho... E adorei minha primeira experiência, foi uma leitura super rápida e objetiva.

O livro é uma biografia e, normalmente, só leio biografias de pessoas que me interessem muito. Não era o caso do J. Edgar Hoover. Mas o livro caiu na minha mão e resolvi dar uma chance a ele.

Eu não gostaria de ter conhecido Hoover. Ele teve seus méritos, claro, transformou um órgão do governo norte-americano que não servia para nada, que era apenas um cabide de empregos, no FBI. E conseguiu manter-se no cargo de diretor da instituição até a sua morte. Ele fez isso mostrando-se sempre neutro, cumprindo ordens sem pensar muito em que partido estava no poder. Outra coisa boa que ele fez foi cuidar da mãe até que ela morresse. Mas pelo que li, era um homem orgulhoso e prepotente, que se considerava melhor que qualquer outra pessoa da humanidade.

Acompanhamos a história de Hoover e, paralelamente, os principais acontecimentos do mundo, como a 1ª e a 2ª guerras mundiais. Claro que o foco é sempre sobre os Estados Unidos e sobre a participação do FBI na resolução  de conflitos.

Eu sei que eu deveria falar sobre os desenhos, sobre o traço do ilustrador, mas não entendo nada disso, então acho melhor não dar minha opinião. 

Levei menos de uma hora para terminar o livro. E preciso ressaltar um mérito dele: conseguiu me manter interessada em assuntos que normalmente não me atrairiam, como política e história mundial.

O desafio literário está acabando, só mais dois meses e terei cumprido minha missão. Em novembro tem mais! =)

8 comentários:

  1. Ah, eu li uma biografia cuja parte central cuidava de desvelar o relacionamento entre JFK e Marylin Monroe. De acordo com a visão do biógrafo, J. Edgar Hoover e sua figura implacável teve um papel de destaque nessa história. Deve dizer que foi mais generosamente retratado do que os Kennedy e a Monroe. Valeu a dica! Até novembro!

    ResponderExcluir
  2. Que legal! acabei de descobrir uma graphic novel que não conhecia. Não vi o filme com DiCaprio, mas parece que em algumas sinopses dizia que ele escondia um relacionamento homossexual também... conta isto nos quadrinhos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora! O livro só diz que existiam suspeitas. Não confirma nada, mas pelos fatos parece que o relacionamento existiu sim.

      Excluir
  3. Primeiramente detesto biografias, os traços do desenho parece ser bem feito, mas não dá para ver direito...

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus, por mais que seja importante e coisa e tal não leria, acabaria dormindo fácil fácil rsrsrs Não gosto desse tipo de livro :)

    ResponderExcluir
  5. Não sou fa de biografias (na verdade odeio ler) Mas saber que a biografia é em HQ aumentou minha curiosidade, axo que todos sabem que eu amo desenho e axo q esta seria uma otima de ler sobre a vida de alguem =]

    ResponderExcluir
  6. não tenho habito de ler biografias mais achei bem interessante essa capa, acho que fico perfeita! parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  7. Não curti a histórias, mas eu gosto de quadrinhos embora eu não tenha esse hábito assiduamente.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo