Título: Deslembrança
Autora: Cat Patrick
Tradução: Lívia de Almeida
Editora: Intrínseca
Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.
Sempre gostei da capa desse livro, é linda. Com certeza agora a amo ainda mais. As características da personagem foram respeitadas na foto. Sei que deveria ser o básico, mas não acontece sempre.
London Lane é uma garota que está no ensino médio. Ela é um pouquinho diferente do resto do mundo (eu sei, todos somos, mas no caso dela há uma característica mais marcante).
Eu me lembro do que ainda vai acontecer.
Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.
Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz,
um dia vão se concretizar.
London aprendeu a lidar com seu cérebro. Como todos os dias, exatamente às 4:33, sua memória é apagada, ela escreve bilhetes para si mesma contando sua vida. (Fiquei pensando o que aconteceria se ela dormisse a tarde toda para conseguir passar a madrugada acordada. Eu com certeza faria essa experiência se fosse comigo! rs)
Imaginem o quanto o problema dela deve ser doloroso. Mas ela realmente lida com o fato muito bem. Tão bem que apenas sua mãe e sua melhor amiga sabem que ele existe.
London consegue ter uma vida normal, frequenta a escola como qualquer pessoa de sua idade, e consegue seguir com a sua formação, mesmo que seja necessária uma dedicação fora do normal.
Só que ela não apenas esquece o passado. Ela tem lembranças do futuro e precisa se esforçar muito para lidar com elas, pois nem sempre são agradáveis.
O livro tem um pouco de suspense, e aos poucos descobrimos quando o problema de London começou e as possíveis causas. Claro que tem romance também.
Primeiro, vejo o sorriso. Há uma inconfundível doçura em meio à provocação. Minha armadura começa a desmoronar antes mesmo que eu chegue aos olhos; o que sobrou dela se derrete quando os vejo. Cintilantes, um tom claro de azul com pontinhos mais escuros, rodeados por cílios que qualquer garota invejaria.
E antes que digam que a história se parece com a daquele filme, "Como se fosse a primeira vez", já adianto que adoro o filme e adorei o livro, e posso dizer com certeza que um não tem nada a ver com o outro.
São muitas diferenças, mas vou falar de uma só. No filme, o cara tem que fazer a garota se apaixonar a cada dia (sim, todo mundo deveria fazer isso, mesmo que as namoradas/ noivas/ esposas não se esqueçam da sua existência ao dormir). No livro, não. A London parece reter melhor os sentimentos, e isso com relação a todas as pessoas.
A história dá forças pra gente seguir em frente. A London tem uma vida mais que complicada, e consegue ser feliz. Então, acredito que todos nós podemos fazer isso também.
Gostei bastante da resenha, Deslembrança está na lista de leituras que um dia se tiver a oportunidade farei.
ResponderExcluirA capa é realmente linda, e é sempre bom quando ela faz uma representação fiel - ou tenta, do(s) personagem(ns)
Beigos!
Parabéns pela resenha Ju! Estou ansiosa para ler Deslembrança! Beijo!
ResponderExcluirPrimeiramente eu não sabia que tinha um filme. Eu queria ler Deslembrança antes mas perdi a vontade depois de ler algumas resenhas. A capa é linda mesmo. Ótima resenha!
ResponderExcluirStephanie M.
http://leianoescuro.blogspot.com.br
O filme não é sobre o livro, Stephanie. Em "Como se fosse a primeira vez" tem uma questão de perda da memória recente, em que a personagem principal se esquece de tudo que aconteceu nos últimos anos sempre que acorda, que faz as pessoas compararem os dois. Mas eu realmente achei que um não tem nada a ver com o outro. Obrigada pela visita!
ExcluirTbm gosto dessa capa ela é realmente linda!!! Adorei! Nossa eu quero ler pois acho interessante isso, e que legal que ela se lembra dos sentimentos.
ResponderExcluirBjs
JU!
ResponderExcluirDeve ser um terror dormir e ao acordar, não se lembrar de nada do dia anterior...Que agonia!
A capa é linda de viver e quero muito ler esse livro.
Valeu pela resenha!
Luz e paz!
Cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Oi,
ResponderExcluirConfesso que a sua resenha foi a primeira que li desse livro.
Sempre passo por ele na livraria ou nunca me interesso em comprar porque não via a menor graça.
Mas eu gostei bastante da historia e sua resenha me fez desejar o livro.
bjinhuxxx
eu li e divulgo
http://euliedivulgo.blogspot.com.br/
Que linda essa capa amei,achei uma historia comovente ela sempre esquece o seu passado,E interesante a parte que ela tem as "lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir", fiquei curiosa para ler esse livro, Gostei muito da resenha.
ResponderExcluirSou doida por esse livro, ainda me encanto com a história toda vez que lleio uma resenha!
ResponderExcluirO livro é mesmo muito bom, já tive oportunidade de lê-lo e a história é bem convincente. O final ainda foi um pouco vago para mim, mas ainda assim o livro é ótimo, uma leitura muito boa :) E eu nunca assisti esse filme, por isso nem comento nada à respeito disso :P
ResponderExcluirBjos...
Só de olhar pra essa capa você se sente bem (calma pra ser mais exata rs), a sinopse me conquistou e se esse livro for tão bom quanto o filme mesmo sendo histórias diferentes, sei que vou ama-lo.
ResponderExcluirEu amei essa capa, é simplesmente perfeita! A resenha entao... Posso dizer que ele me conquistou completamente, e acho que se eu fosse a London faria a mesma coisa que vc Ju kkkk Mais um para a lista de maaaaiiss desejados kkk
ResponderExcluirAdorei a história, deve ser difícil lidar com tal problema...
ResponderExcluirJá fico horrorizada quando esqueço a matéria da prova imagina então esquecer de tudo!Com certeza num primeiro momento me fez lembrar do filma, mas dá pra ver as diferenças entre as personagens...
Amei a capa, muito bem trabalhada ^^
A capa é realmente uma obra de arte... e coitada da London, né? =/
ResponderExcluirFaz tempo que quero ler mas ainda não surgiu a oportunidade... vou adicioná-lo no skoob :)
a capa é super, incrivel, perfeita, comprei o livro só por causa dele, mas achei uma super leitura , foi exatamente o que eu procurava!
ResponderExcluirEssa capa é linda, amo amo.
ResponderExcluirGostei de saber o misto de suspense e romance que há no livro e fiquei me imaginando no lugar dela. Imagina só perder a memória todos os dias??? Não sei se conseguiria continuar na escola.
Me interessei pelo livro.
;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/