terça-feira, 22 de novembro de 2016

[Resenha - Planeta] Traços

Postado por Ju às 23:30

Título: Traços
Autor: Eduardo Cilto
Editora: Planeta
Número de páginas: 272

Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.

Quando comecei a ler Traços esperava algo diferente, achei que fosse ler um romance juvenil, e minha expectativa era de um romance romântico mesmo, com o acréscimo da busca de dois adolescentes pela descoberta de quem realmente eram. Era isso que eu esperava pela capa e pela sinopse. Mas não foi o que encontrei, classificaria o livro mais como suspense que como qualquer outra coisa, um suspense juvenil, é isso.

Matheus há muito tempo é apaixonado por Beatriz. Então quando ela pede que ele lhe acompanhe em uma festa da escola, o garoto não hesita. Mas a noite acaba tomando um rumo inesperado e o futuro de Beatriz é previsto por alguém.

A garota se apega a isso, já que é obcecada pelo destino, e decide que precisa fugir para São Paulo em busca de seu ídolo, um vlogueiro, na sua cabeça o amor de sua vida. Matheus acaba indo com ela depois de mais uma decepção com seus pais, que controlam sua vida em um nível doentio. E assim a vida dos dois começa a ser virada de cabeça para baixo e acaba tomando um rumo perigoso.

A escrita do autor é simples, como acho essencial que seja em um livro do gênero, e a narrativa fluiu muito bem para mim. Me envolvi menos do que imaginei que me envolveria e mais do que gostaria.

Explicando essa colocação que parece sem sentido, achei que fosse voltar à minha adolescência, conseguir me ver nos personagens ou pelo menos sentir como se eles fossem próximos de mim. Isso não aconteceu, mas mesmo assim o enredo conseguiu me prender e me deixou tensa em vários momentos. E não sou muito fã dessa tensão… rs…

As páginas são amarelas, a fonte tem um tamanho bom e a diagramação tem alguns detalhes fofos, como desenhos de prédios no início dos capítulos e balõezinhos para identificar conversas por mensagens no celular. O autor trata de assuntos importantes, como a insegurança, o alcoolismo, o medo de ser julgado por suas escolhas. E de algumas outras coisas que prefiro não citar pelo risco de entregar o desfecho da obra, que consegui desvendar facilmente, mas que não me chocou menos devido a isso.

Só achei que entre o final dos capítulos e o epílogo faltou algo. Gostaria de entender melhor porque alguns fatos aconteceram. E preciso alertar vocês para que não se apeguem muito aos personagens se decidirem ler, porque acreditem, tudo pode acontecer com seus preferidos.

17 comentários:

  1. Ai que livro mais amorzinho gente! Fiquei querendo ler mais com toda certeza, sua resenha ficou um arraso mesmo <3
    Abraços Ju

    ResponderExcluir
  2. Olá, não conhecia ainda detalhes sobre este livro. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu até que gostei dessa história, mas achei que alguns dos pontos não foram bem desenvolvidos. Mas foi uma leitura bem rápida.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju
    Esse é um livro que sempre me faz confundir com outra obra, a capa o título, me lembra muito um projeto de financiamento coletivo que eu apoiei, mas começo a ler a resenha e vejo que não é, só isso já me deixa meio frustrada. Depois é uma trama que não me agrada muito, já não tenho paciência para acompanhar adolescentes descubrindo seu lugar no mundo :/
    Então vou passar a dica de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse na resenha, esse não é o foco da obra, é mais um suspense que qualquer outra coisa, acho que você não me entendeu bem.

      Excluir
  5. Olá.
    Já tinha lido outras resenhas do livro, mas infelizmente ainda não senti aquela vontade louca de ler esse livro, ele parece ser daqueles livros mais agua com açucar, gostosinho de ler, mas só isso.
    Adoro quando um livro tem aqueles balõezinhos para identificar conversas por mensagens no celular

    ResponderExcluir
  6. Olá, o que eu to vendo muita gente está se surpreendendo com o livro principalmente por ele se tratar mais de um suspense do que de qualquer coisa. Gostei da dica e espero ler ele em breve

    ResponderExcluir
  7. Olá! Curti muito sua resenha, fiquei até curiosa pra ler só pra conversar a respeito desse livro kkkkk Obrigada pela dica! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Edu é um dos meus booktubers favoritos <3 E por isso, estou bem curiosa para fazer esta leitura. Só que vi alguns comentários bem negativos sobre a obra, e por isso estou adiando a leitura, esperando minhas expectativas baixarem um pouco para poder fazer a leitura, e assim não me decepcionar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Fiquei aqui viajando quando terminei de ler sua resenha, imaginando tudo que pode acontecer com o enredo e com os personagens, que não podemos nos apegar. Não curto livros com este tema, mas vou dar uma chance só para descobrir o que acontece.

    ResponderExcluir
  10. Pela sua resenha o livro é mesmo muito bom, fiquei envolvida enquanto lia, imagina lendo o próprio livro haha
    Eu irei lê-lo com certeza, espero que eu goste assim como você também gostou *-*

    http://www.literaturanews.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju,
    Gostei da resenha e por ela sei que eu não curtiria a leitura, essas falhas que comentou me incomoda bastante. Gosto de ter tudo amarrado. Mas gosto é gosto. Boas leituras.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Eu tive a mesma impressão que você, que seria um romance juvenil, com a busca pela identidade, por seu lugar no mundo. Estou surpresa por saber que na verdade temos uma trama de suspense, adoroooo, risos... E para tudo: o autor teve coragem de matar os personagens??? E aqueles que se tornarão nossos preferidos???? OMG!!! Já vi que o livro é tenso mesmo, risos... Estava muito curiosa sobre o livro, já vi que irei gostar!!! Sua resenha ficou ótima Juju!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ju lindona esse seu último comentário sobre os personagens já me deixou muito curiosa, assim como você ao ler premissa e ver a capa, penso em romance, adoro um bom suspense, uma pena que pelo visto algumas pontas ficaram soltas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, acompanho o Edu no seu canal e gosto muito dele, não sei se iria apoiar a personagem ir atrás de um youtuber que ela é platônicamente apaixonada então isso me faz achar que talvez eu não vá gostar muito dela, mas achei o livro parecido com cidades de papel do john green, não em todo, mas o clima, o foco, um pouco da premissa

    ResponderExcluir
  15. Ooi! Tudo bem?
    Acredito que já li resenha desse livro, mas mesmo lendo esta nova, eu não me senti atraída pela história, sabe?
    Mas, parabéns pela resenha! Boas leituras :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá! Gostei da premissa do livro, mas pelo seu entusiamos e deixou uma resenha bem feita falando de tudo do livro, já vou querer ler e tentar comprar esse livro no natal, espero que eu consiga, pois minha lista está imensa.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo