Título: A esperança é uma torta de maçã
Autora: Sarah Moore Fitzgerald
Tradução: Joana Faro
Editora: Galera Record
(Selo Galera Junior)
Número de páginas: 176
Skoob
Autora: Sarah Moore Fitzgerald
Tradução: Joana Faro
Editora: Galera Record
(Selo Galera Junior)
Número de páginas: 176
Skoob
Oscar é o melhor amigo e vizinho de porta de Meg. Ele tem o incrível dom de consertar qualquer problema assando tortas de maçã perfeitas. Mas nem suas renomadas tortas conseguem aplacar a tristeza de seu pai, ainda de luto pela morte da esposa. Quando Meg recebe a notícia de que irá se mudar para a Nova Zelândia por seis meses, ela fica devastada com a ideia de ficar tanto tempo longe do amigo. Para piorar tudo, a casa de Meg é alugada pela família da terrível Paloma Killealy, que inventa todo tipo de mentiras sobre o garoto na escola. De repente, Oscar desaparece. Sua bicicleta e suas roupas são encontradas no litoral, e todos acreditam que o pior aconteceu e ele cometeu suicídio. Com a ajuda do irmãozinho de Oscar, Meg decide investigar o paradeiro dele, e por mais difícil que seja, nunca abrir mão da esperança.
Meg e Oscar são vizinhos há muito tempo, daquele tipo em que dá para conversar facilmente pelas janelas de seus quartos, que obviamente dão de frente uma para a outra. Quando os pais de Meg decidem que a família passará seis meses na Nova Zelândia, a garota se revolta. E acaba descobrindo que não quer ir por causa de um motivo bem específico: está irremediavelmente apaixonada por Oscar.
É claro que não consegue impedir a viagem, e não tem coragem de se declarar antes de partir. Mas como ela teria ideia de que tudo poderia mudar em um curto espaço de tempo devido a mal entendidos e a pessoas mal intencionadas? Agora todos dizem que Oscar está morto pois se jogou do píer, e Meg e o irmão mais novo do garoto, Steve, são os únicos que acreditam que ele apenas se afastou.
Os capítulos do livro são alternados entre Meg e Oscar, alguns mostram o presente e outros nos levam de volta ao passado para entender o que aconteceu. A narrativa da autora é bem fluida e li o livro rapidamente, só acredito que faltou um pouco de emoção. Achei que a história me comoveria mais.
Não tem como não gostar dos protagonistas, são adolescentes e bem inseguros, o que é completamente normal. Têm muito medo de precisar lidar com a rejeição, portanto acham mais fácil esconder seus reais sentimentos.
Oscar foi meu personagem preferido. Ele tem um talento: consegue sentir quando alguém está triste, deprimido ou precisando ser consolado, e quando tem o pressentimento de que alguém está assim vai imediatamente para a cozinha e assa tortas de maçã para oferecê-las à pessoa que precisa de ajuda. Achei muito fofo isso. Claro que não devemos nos tornar dependentes de comida para nos sentir bem, mas sempre considerei que alguns tipos de alimentos me faziam sentir imediatamente abraçada, como panquecas ou purê de batata. Não sei se só eu e a autora sentimos isso… Rs…
O enredo transmite lições, como o valor da amizade, da sinceridade, da esperança, do amor, da família e do diálogo. Mostra que algumas vezes um simples boato pode ser o responsável por causar uma tragédia e que palavras são poderosas, podem machucar ou reerguer uma pessoa. O livro não chegou a se tornar favorito, mas foi uma leitura de que gostei bastante.
Olá! Apesar de achar a sinopse fofa, logo de cara pensei que seria um livro muito monótono... =/ Então, não é um livro que me atraiu. Mas gostei da sua resenha e da forma de escrever, muito clara e direta. Beijos.
ResponderExcluirthehouseofstorie.blogspot.com.br
Oi!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas achei a proposta bem bonitinha. Adorei o Oscar, essa coisa de poder sentir quando alguém está triste pode ser bom e ruim pra ele, queria ver como ele lida. Adorei conhecer esse livro, sério, anotei a dica e espero ler mais para frente!
beijos =)
Acho a capa do livor deliciosa e gostaria de ler só por causa disso, mas percebi que o conteúdo também é interessante e de imediato imaginei a amizade antes da separação e como a história vai se desenvolver. Quero muito ler.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oie!
ResponderExcluirMesmo não se tornando um livro favorito, foi uma leitura agradavel.
Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas achei a história bem leve, e que envolve.
Gostei da dica.
Bjks!
Histórias sem Fim
Olá. Só de ler essa sinopse já me fez bem... Um menino que tenta se curar e fazer algo bom pelas pessoa através de assar tortas. Eu amei isso!!! Dica anotada com certeza quero Ler. Beijos
ResponderExcluirOi Ju!
ResponderExcluirparece ser um livro bem gostoso de ler :)
Gosto muito quando o autor faz essa alternância entre as personagens nos capítulos, temos uma visão melhor.
E a capa? Deu vontade de comer torta de maçã hehhe
bjss
Olá Ju,
ResponderExcluirJá ouvi falar desse livro e estou com ele na listinha de quero ler e preciso comprar. É uma pena que você tenha achado que tenha faltado um pouco de emoção.
Muito legal a lição de moral que é apresentada no livro e como é fácil aplicar isso em nosso dia-a-dia e ver que realmente acontece. Já vi pessoas quase morrerem por um boato que demorou para ser explicado.
Achei interessante esse poder do Oscar e fiquei curiosa para conhecê-lo na história.
Dica anotada.
Beijos
oie, eu quero muito ler esse livro, mas sem grandes expectativas, mais no estilo meigo mesmo. gosto de que ele passa lições para a gente e adoro isso de o personagem oferecer as tortas de maçã, só de falar desse título posso sentir o cheirinho. Espero ler e gostar.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEntão, não conhecia o livro, e confesso que não gostei da capa, se me deparasse com ele provavelmente nem pararia pra lê a sinopse, pois sou das que olham a capa primeiro kkk enfim, adorei o que você disse na resenha, e fiquei curiosa com a obra. Dica anotada, e espero pode conferir a oba em breve haha
Olá,
ResponderExcluirQuando vi esse livro pela primeira vez, acreditei que se trataria de um livro sobre crianças, algo no título me remeteu a isso. Agora, porém, vejo que minhas impressões estavam totalmente erradas, mas apesar disso gostei bastante do que foi contado na resenha. Fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com o Oscar, e tenho que falar que infelizmente esconder os sentimentos não é algo que só os adolescentes fazem hoje em dia, o que realmente é uma pena. Enfim, já anotei a dica e espero gostar da história.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAcho que não é o fato em si de comer para nós sentirmos bem e sim a lembrança que aquela comida nos traz ou até mesmo o amor é carinho de quem preparou ela para nós. Eu tida vez que como um bolo de cenoura lembro da minha avó e acabo ficando feliz.
Eu estou mega curiosa para ler esse livro é até já pedi spoilers sobre o qie aconteceu de verdade com o Oscar para outra pessoa que já leu o livro.
Adorei a resenha.
Bjs
Olá Ju =)
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, adorei conhecer. Adorei o nome,a capa, a sinopse e a resenha. Realmente não devemos nos tornar dependentes de comida, mas há comida que nos deixa mais feliz. O livro parece que vem trazendo uma história encantadora. Já anotei a dica. Beijos'
Oiiii,
ResponderExcluirGostei da premissa e da maneira como a história te aprendeu, ainda que você esperasse mais emoção me pareceu um livro legal, daquele que a gente mantem por perto pra quando tiver uma ressaca rs.
Vou deixar a dica anotada pra quando precisar :D
Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com/
Oie,
ResponderExcluirA premissa e boa e parece ser triste também, fiquei curiosa para saber o que acontece com o fofo do Oscar. Já anotei para poder ler depois.
~Achei a capa desse livro uma coisinha tão vovó sabe? ashausha
Beijos
Bru, Cantinho da Bruna
Oi Ju
ResponderExcluirQuero muito ler este livro
Adoro livros com amigos adolescentes. Li um bem parecido sobre dois vizinhos.
Fiquei curiosa. Acho que a leitura deste deve ser bem bacana, por conta da sinopse.
A Galera Record tem trazido livros bem legais!
Gostei muito do sue post
Bjs
www.maeliteratura.com
Olá!
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro, porém o que me chamou muita atenção nele conforme dito na sua resenha foi o fato de transmitir tantas lições. Nós cometemos tantos erros todos os dias e sempre é boa ler coisas que nos ajudem e nos incentivem.
Bjs
Oi, Ju
ResponderExcluirConfesso que não conhecia esse livro. De cara achei o título muito interessante e diferente. Parece bem leve, apesar de uma suspeita de suicídio. Espero que o pior não tenha acontecido com ele e espero que no final eles fiquem juntos. Apesar de achar a trama bem juvenil, o que geralmente não me agrada, acho que gostaria desse livro.
Beijos
Oi Ju, engraçado que quando a narrativa nos é apresentada em duas perspectivas, eu sempre gosto mais do personagem masculino! Certeza que, como você, eu teria gostado mais do Oscar também... risos! Estou querendo ler esse livro, ele parece ser uma leitura leve e gostosa! Anotado! Abraços
ResponderExcluirOlá Ju,
ResponderExcluireu acho livros desse gênero sempre bem fofos, e principalmente quando passam uma mensagem bonita.
Alguém avisa ao Oscar que estou muito triste, fiquei com água na boca com as tortas de maça kkkk
Beijos,
Anne
Fadas Literárias
Oiee Ju ^^
ResponderExcluirEsse livro é uma graça, né? Eu também senti que faltou alguma coisa para ser mais tocante, comovente e emocionante, mas, como você disse, não tem como não gostar dos personagens e da história em si. Sem contar que a capa é uma coisa linda ♥
MilkMilks ♥
Milkshake de Palavras
Olá!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha deu para ver que a história é muito boa. Fique curiosa para saber se Meg consegue reencontrar Oscar. Gostei de saber que o livro transmite muitas lições a valores importantes.
Sua resenha está muito boa.
Beijinhos!