sexta-feira, 25 de novembro de 2016

[Resenha - Planeta] O diário internacional de Babi

Postado por Ju às 15:00
Título: O diário internacional de Babi
Autora: Chris Salles
Editora: Planeta
(Selo Outro Planeta)
Número de páginas: 272
Skoob


Mudar nunca foi a palavra preferida de Bárbara. Porém, depois da separação dos pais, a garota de 15 anos se vê obrigada a migrar com a mãe e os irmãos para Orlando, a cidade americana onde os sonhos ganham vida. E descobre que a fronteira entre o real e o ilusório pode ser mais difícil do que parece.




Chega uma hora em que a gente precisa de uma leitura mais leve, né? Pelo menos comigo isso acontece, e esse é um dos motivos de eu amar livros juvenis, eles me fazem voltar ao normal quando faço muitas leituras que me deixam tensa ou que até me causam um nó na cabeça… rs… o outro motivo é que acho muito legal lembrar como era ser adolescente, e esta obra me levou de volta no tempo.

Babi está sofrendo muito porque vai precisar deixar a vida que conhece para trás. Sua mãe está enfrentando uma situação financeira bem complicada, e por isso decide se mudar com os três filhos de uma cidade do interior do Brasil, Estrela, para Orlando, nos Estados Unidos, onde seus dois irmãos já moram, para recomeçar. Sim, é uma mudança muito drástica, e Babi, com seus 14, quase 15 anos, não sabe basicamente nada de inglês, e ainda tem o dom de se meter em várias trapalhadas.

Além disso, parece que o destino está contra ela pois, apesar de ter encontrado um garoto muito interessante de quem gosta mais a cada dia, começa a sofrer bullying virtual mesmo antes de iniciar os estudos. Será que vale a pena enfrentar tantos problemas e deixar todos os seus amigos para trás? Será que morar com o pai e sua nova mulher no Brasil pode ser pior que ter que enfrentar situações desagradáveis em um país diferente?

Amei essa leitura! O livro é todo escrito em forma de diário e isso fez com que eu o devorasse com uma rapidez incrível, pois simplesmente tinha que saber o que aconteceria com a protagonista nos dias seguintes. A Babi realmente me cativou, consegui entender toda a revolta e mágoa que ela sentia. Mas por trás disso sempre estava presente o amor pela família, e amo livros que dão destaque para isso. Além de conhecermos a mãe e os irmãos da Babi, também conhecemos seus tios e primos. Temos também o bônus de um romance fofo e de novas amizades se formando, além das antigas sendo mantidas mesmo à distância.

A protagonista cresce muito durante a narrativa. Aprende que primeiras impressões nem sempre (ou quase nunca) são confiáveis. Achei que uma boa parte dos problemas dela aconteciam por pura falta de diálogo, mas na vida real é assim mesmo. Cada um vê os acontecimentos de um jeito e já começa a tirar suas próprias conclusões sem nem pensar em ouvir a versão do outro primeiro. Julgar é muito fácil, difícil é aceitar que somos seres egoístas e imperfeitos, que erramos com frequência e acabamos machucando aos outros e a nós mesmos sem nenhuma necessidade.

Foi uma excelente surpresa perceber que o livro me causou várias emoções. Fiquei triste, irritada, feliz, com os olhos cheios d'água. Ri em alguns momentos também. O diário internacional de Babi superou minhas expectativas e com certeza é uma leitura que recomendo para pessoas de todas as idades.

A vida não é feita só de momentos perfeitos. Ela até tem alguns, mas é preciso que você lute por eles, e nem sempre você vai vencer. Mesmo quando vencer, eles podem não durar tanto quanto você esperava. Mas (...) vale a pena tentar, mesmo que o prêmio seja apenas um breve segundo.

20 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito, e seria interessante se pudesse fazer essa leitura. Fiquei curiosa a respeito do desenvolvimento da personagem central e por conta das emoções repassadas, que pelo que pude perceber são marcantes. Achei legal ser em forma de diário, o que faz a leitura ser mais leve sim <3
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Ahh amei sua resenha. E sim. Às vezes precisamos de algo leve e que nos cause várias emoções. Fiquei muito a fim de ler, tô precisando extravasar algumas emoções. rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu já conhecia o livro, e vi algumas resenhas sobre a obra. Achei a sua resenha bem bacana e confesso que sou muito fã de livros Infantos Juvenis, e realmente são sempre leituras que nunca me decepcionam. Um ponto bem legal sobre o enredo foi Isabel que a protagonista vai crescendo durante a leitura,;isso é muito bom. Sobre a capa só posso dizer que ela é muito fofa. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e fico contente que tenhas gostado assim tanto da leitura!! :) E ótimo quando ela nos surpreende mesmo!! ahah

    Adoro quando a protagonista desenvolve a sua personalidade e traços durante o livro!! :) E que nos consiga mexer assim tanto com as emoções!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Aiii, eu quero bastante ler este livro porque é bem como você disse, às vezes precisamos de uma leitura mais calminha para a mente descansar e eu acho que gostaria de ver a aventura dele ainda mais quando é para uma cidade dos Estados Unidos. Já tinha colocado no meu Skoob que tenho desejo de ler.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  6. Achei fofinha essa sinopse, mas admito que não leria esse livro, pois estou em uma fase YA e não estou mais engolindo personagens tão novinhos (não me xingue, é uma fase!!! rsrsrs). A capa me chamou atenção e sua resenha ficou muito boa, adorei!

    ResponderExcluir
  7. oie, que ótimo saber que o livro conseguiu despertar em você várias emoções. Eu não sei bem se tenho vontade de lê-lo, mas dois pontos me chamam muita atenção, que é o formato diário, eu amo livros assim, e também o fato de a autoora ter enfatizado a família, eu gosto muito quando isso acontece. Espero que se eu vir a ler goste tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  8. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas fiquei super interessada na premissa. A personagem, realmente parece ser cativante. O livro ser escrito em forma de diário é uma boa pedida, acho que assim podemos sentir melhor o que o personagem está passando. Fico muito feliz em saber que a leitura te agradou. O legal é que a estória da Babi, pode ser estórias de pessoas comuns do dia a dia, e isso me impulsiona a ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem
    Confesso que adoro esse gênero literário, mas que esse livro em questão nao chama tanto q minha atenção, sabe? Mas pela sua resenha deu para perceber que é uma hoa leitura, achei bacana saber que a protagonista é cativante e que amadurece. Também adoro livros em forma de diários, acho muito bacana.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Realmente às vezes bate vontade de ler algo mais leve mesmo, rsrs. Eu já li resenhas desse livro e curti bastante a trama, gostei do tema retratado. E adorei quando soube que é em forma de diário, adoro este tipo de narrativa!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Também gosto de intercalar livros mais leve entre leituras densas, mas faz um tempo que não leio nenhum infantojuvenil.
    Gostei muito da premissa desse livro, achei interessante ele ser narrado em forma de diário, aliás, adoro isso! Também gostei de saber que a protagonista amadurece ao longo da trama e, com toda a certeza, vou anotar essa dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Este livro está causando uma repercussão e tanto!

    Sei que não é uma daquelas leituras densas a ponto de fazer o leitor arrancar os cabelos, mas como você disse "O diário internacional de Babi superou minhas expectativas e com certeza é uma leitura que recomendo para pessoas de todas as idades."

    Já está na minha lista (que por sinal não para de crescer) há algum tempinho e pretendo conferir em breve.

    ResponderExcluir
  13. Um livro no qual a protagonista é minha xará!!! HAHAH eu preciso muito.
    Assim como você, também preciso de leituras mais leves, já até anotei esse livro na wishlist.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Achei o livro interessante pelo fato de se tratar que o livro é mais como um diário e acho que isso deixa a leitura mais leve e flui melhor. Parece que Barbara, vai encarar muitos desafios e eu gosto desse ambiente. Já anotei a dica e pretendo ler em breve.
    beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nossa, não que eu não goste do Brasil, mas se minha mãe falasse "Jonathan, arruma suas malas que a gente vai morar em Orlando" eu iria feliz da vida HAHAHAHAHA
    Eu concordo contigo, tem algumas horas que a gente precisar refrescar a mente com livros mais leves mesmo. Eu gostei bastante da ideia desse livro, quando eu tiver nesse momento tenso de querer ler algum livro infanto-juvenil, creio que esse possa ser uma ótima opção.

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Nossa, não conhecia esse livro e parece ser muito legal e rápido de ler, porque é escrito em forma de diário. Já está anotado da minha imensa lista de livro, afinal um livro levinho sempre nos ajuda a sair daquelas leituras tensas.

    Beijos

    https://pequenosinfinitosz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    A primeira vez que vi esse livro achei que fosse de youtuber, pela capa, pelo título.. Afinal, tá na moda livro de youtuber.
    Mas depois li umas resenhas e soube que era livro "normal". Apesar da capa ser lindinha ele não me atraiu muito, acho muito adolescente. Creio que só leria em uma situação parecida com a sua, de ressaca literária. O enredo em si que não me atraiu muito, sabe..
    Mas fico feliz que vc tenha gostado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju! Concordo com você, sempre é bom ler um livro mais leve para relaxar. Esse livro parece ser bem divertido e gostoso de ler. Imagino as confusões que ela se meteu e como toda essa mudança deve ter mexido com ela. A capa está uma fofura, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju,
    Eu também sou assim, de preferir uma leitura leve às vezes. Essa história parece ser bem gostosa e gosto de leituras assim para relaxar mais. Já adicionei na lista.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Gostei da história da personagem, esse conflito familiar na adolescência parece ser bem pior... e decidir se mudar ou não é complicado sempre. Eu entendo plenamente ter que ler livros mais tranquilos depois de leituras que mexem muito com a gente, eu tb faço isso... é bom pra sair das ressacas. O bom desse livro é que, mesmo juvenil, a protagonista tem uma evolução, um amadurecimento... isso é ótimo!
    bjs
    :)
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo