quinta-feira, 10 de novembro de 2016

[Resenha - Arqueiro] O primeiro dia do resto da nossa vida

Postado por Ju às 08:00
Título: O primeiro dia do resto da nossa vida
Autora: Kate Eberlen
Tradução: Thalita Uba
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 432

Tess e Gus foram feitos um para o outro. Só que eles não se encontraram ainda. E pode ser que nunca se encontrem... Tess sonha em ir para a universidade. Gus mal pode esperar para fugir do controle da família e descobrir sozinho o que realmente quer ser. Por um dia, nas férias, os caminhos desses dois jovens de 18 anos se cruzam antes que os dois retornem para casa e vejam que a vida nem sempre acontece como o planejado. Ao longo dos dezesseis anos seguintes, traçando rumos diferentes, cada um vai descobrir os prazeres da juventude, enfrentar problemas familiares e encarar as dificuldades da vida adulta. Separados pela distância e pelo destino, tudo indica que é impossível que um dia eles se conheçam de verdade... ou será que não? O primeiro dia do resto da nossa vida narra duas trajetórias que se entrelaçam sem de fato se tocarem, fazendo o leitor se divertir, se emocionar e torcer o tempo todo por um encontro que pode nunca acontecer.

O primeiro dia do resto da nossa vida nos conta as histórias de duas pessoas, Tess e Gus, durante um período de 16 anos (de 1997 a 2013). Eles se encontram em Florença bem no início do livro, mas é apenas um encontro casual; trocam algumas palavras mas nada muito marcante. Gus está viajando com a família após perder o irmão em um acidente de esqui, Tess está viajando com uma amiga antes de se despedir de sua antiga vida e ir para a faculdade. Isso é o que ela pensa, pelo menos, mas o destino se encarrega de estragar seus planos.

Quando comecei a leitura tinha uma expectativa de encontrar algo diferente. Achei que teriam muitos “quase encontros” entre os protagonistas no livro, mas não foi o que aconteceu. No começo sim, e fiquei fascinada com a forma com que a autora entrelaçava sem entrelaçar de verdade a vida dos personagens. Era sempre por um triz que eles não tinham a oportunidade de se conhecer melhor. Só que isso logo mudou, e a vida dos dois durante grande parte do enredo foi contada separadamente. E aí as coisas não correram bem pra mim.

Não demorei a criar uma certa antipatia pelo Gus. Ok, ele estava presente quando o irmão morreu. Ok, ele carregava aquela culpa que muita gente carrega sem motivo, porque não é como se pudesse ter evitado o que aconteceu. Mas chegar a não fazer sua vontade valer e se submeter a viver a vida que o irmão teria vivido foi algo que realmente me irritou. E não foi o maior problema que tive com ele. Sim, é legal ter personagens imperfeitos no enredo, mas o Gus exagera nas atitudes insanas (não é insana de incomum, só de absurda mesmo, pelo menos na minha opinião).


 Já a Tess, bem, a garota com certeza ganhou meu respeito no início. Tomou uma responsabilidade enorme para si aos 18 anos, mas não é como se ela tivesse escolha. Eu teria feito a mesma coisa que ela fez sem pestanejar, mesmo que houvesse um preço alto a pagar. Mas perdeu uma grande parte desse respeito que conquistou inicialmente quando deu uma enorme mancada. 

Uma coisa que amei no livro foi que estão presentes muitas descrições de Londres (que não conheço mas quero muito conhecer) e da Itália (principalmente de Florença, cidade em que passei três semanas e amei muito!). Alguns dos lugares que ganharam meu coração durante a viagem foram citados pelos personagens, e se tornaram bem importantes na história, principalmente a Igreja de San Miniato al Monte, local que encontrei completamente por acaso mas que oferece a melhor vista da cidade - na minha opinião e na dos protagonistas também. E o engraçado é que ela fica a uma pequena distância de um mirante famoso, mas a vista de lá é algo que não vi ser divulgado. Descobri algumas coisas que não sabia e já guardei como dicas para uma próxima visita.

O livro não atendeu plenamente minhas expectativas e foi até uma leitura um pouco lenta, porque em alguns momentos eu me cansava dos protagonistas e precisava de um intervalo. Felizmente, existem personagens secundários bem mais interessantes, como a melhor amiga de Gus, Nash, e a irmã de Tess, Hope. Mesmo com as ressalvas, aconselho que leiam para tirar suas próprias conclusões. No mínimo vão fazer uma viagem gostosa pela Europa, já que a ambientação para mim foi um dos pontos mais fortes da obra.

23 comentários:

  1. Olá
    Eu também já fiz essa leitura e fiquei apaixonada pelo enredo, me conquistou fácil. Também amei as descrições da ambientação, que nos deixam bem empolgados sobre locais tão apaixonantes. Uma pena que não atendeu tanto as suas expectativas, no meu caso não sabia o que esperar, então me surpreendi bastante..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Estou bem curiosa para ler esse livro porque tenho visto muitos comentários positivos a respeito. Você trouxe um ponto que ninguem tinha falado ainda e que me deixou ainda mais curiosa que é o fato de trazer narrativas de Londres. Amo livros que me fazem viajar sem sair de casa! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju,
    Que pena que o livro não tenha atendido suas expectativas. Confesso que esperava algo bem diferente desse livro e meio que me decepcionei só de ter lido sua resenha. Entendo sua irritação com o Gus, mas também entendo o lado dele, então é como se eu estivesse em uma corda bamba. A Tess, ao contrário do Gus, parece ser uma personagem incrível.
    Acho que tentarei fazer a leitura, mas vou deixar as expectativas bem baixas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas fiquei sem grande vontade de ler depois da tua resenha! :) E uma pena que não tenhas gostatado assim tanto..

    E mau quando um livro tem leitura lenta e que te cansaste das personagens.. Enfim! Mas e sempre agradável quando temos descrições de locais que gostamos! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Tô vendo muita gente falar desse livro e tô ficando bastante curiosa pra ler, já que a maioria são comentários positivos.
    Que pena que você não conseguiu gostar tanto do livro por ter personagens cansativos, mas pelo menos compensou um pouco com os personagens secundários.
    Vou tentar ler em breve! Sua resenha ficou ótima!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, uma pena que a leitura não foi o que você esperava. Pena mesmo e saber que no início estava indo bem e de forma interessante, mas a autora acabou mudando o ritmo.
    Eu não estava tão interessada assim nele, e vou continuar assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Acho a capa desse livro muito bonita e a premissa dele é bem interessante. O que eu realmente achei melhor na trama, foi a forma como as histórias são contadas separadamente, eu acho que se ficasse nesses quase encontros eu ficaria entediada, sem falar que ficaria muito repetitivo.

    ResponderExcluir
  8. OI Ju
    Adorei seu post
    Nao conhecia este livro ainda
    Adoro quando o livro é ambientado na Europa, principalmente na Italia!
    Fiquei curiosa pra ler
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju,

    AMEI SUA RESENHA. Foi muito bem construída e muito sincera. Eu não tive vontade alguma de ler o livro, porque eu sentia que não me agradaria. O Gus é o tipo de personagem que eu detesto e lendo sua resenha, isso me comprovou. Adorei saber suas opiniões, definitivamente não é um livro que entrará tão cedo nas leituras.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler esse livro e amei!Entrou para a lista dos meus favoritos da vida!Uma história que envolve do início ao fim,personagens cativantes e com momentos nostálgico também,com toda aquela descrição da ambientação que traz um clima nostálgico para a obra.Escrita fluída que faz vc querer devorar o livro de um vez só.Indicado e favoritado!!!

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!!
    Eu ainda não conhecia esse livro. Gostei da sua sinceridade a respeito do livro. Eu também acharia mega chato ver um cara vivendo a vida de outro e esquecendo da sua, pelo fato da pessoa ter morrido. Uma grande explicação para isso, é ver que cada pessoa encara o luto de uma forma. Que bom que pelo menos a Tess salvou um pouco a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,
    Já havia lido algumas resenhas desse livro, mas a sua me deu algumas características a mais. Eu também pensava que os encontros e reencontros seriam contínuos, o que me fazia pensar de que maneira a autora fazia o caminho, mas pela sua opinião, vejo que não é o caso. Em compensação Londres e Florença, juntamente com Moscou, são lugares que almejo conhecer, então qualquer descrição detalhadas referente esses lugares, já me chamam a atenção. Adorei a sua resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Você é a segunda pessoa que vejo dizer que não gostou da leitura desse livro. Eu como não sou super fã de romances e são poucos livros do gênero que me atraem não me senti muito tentada com o enredo desse e pelo que li da sua resenha acho que eu acabaria me irritando com os protagonistas também.
    Fica para uma.a próxima dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Já li várias resenhas sobre esse livro e estou encantada com ele, só quero ler o quanto antes. Essa capa então nem se fala, é linda e chama atenção. Sua resenha ficou incrível, muito bem escrita, com certeza curti suas impressões e lerei o livro quando tiver a oportunidade!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Essa é uma das minhas priximas leituras e confesso que estava bem animada, mas agora lendo sua resenha acabei desanimando um pouco e vou abaixar bem as expectativas. Os personagens principais não parecem ser muito cativantes mesmo e isso é ruim, porque sempre acaba estragando a leitura. Enfim, espero que comigo a leitura funcione melhor.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  16. Helloo, Ju! Tudo numa nice?!
    Eu já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava. Não sou de ler muitos romances, mas às vezes abro uma exceção quando estou de ressaca e preciso intercalar com leituras diferentes. Bem, esse livro não me conquistou. Diferente de você eu detesto livros cheios de encontros e desencontros. Fico nervosa. De qualquer maneira ter as descrições dos locais onde passaram não me parece ser um ponto que realmente me faz ler uma obra, sobretudo quando em sua opinião essa foi um dos pontos mais fortes.
    Enfim, ótima resenha.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju!
    Eu já tinha lido a sinopse desse livro antes, mas nunca tinha me interessado realmente por ele.
    Não sou muito fã de histórias que envolvem desencontros e encontros a partir de anos, então não sei se esse estilo me agradaria tanto.
    E como você já não gostou muito, passo a dica dessa vez.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/resenha-quarenta-dias-sem-sombra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, esses encontros e desencontros foram o que achei que faltou, então talvez você curta.

      Excluir
  18. Achei a premissa bastante inovadora! Acho que não saberia o que esperar desse livro, livros assim, que fogem do convencional me fazem depositar todas as expectativas nos protagonistas. Também já não gostei muito da personalidade do Gus, culpa não é nada legal. Fiquei curiosa em relação a "mancada" que a Tess deu. Quem sabe um dia eu dê uma chance...
    Ótima resenha, bjs

    ResponderExcluir
  19. Realmente a viagem pelos lugares que você citou seria o único motivo para eu fazer a leitura desse livro, a historia não me chamou atenção e eu não vi motivo para a historia dos dois serem contadas juntas se eles não vão se encontrar mais do que uma vez, acho que a leitura tambem seria bem cansativa para mim assim como foi para você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, não é que eles não se encontrem mais do que uma vez, apenas se encontram menos do que eu esperava.

      Excluir
  20. Olá!
    Infelizmente a sua resenha é mais uma que vejo que não teve uma opinião muito positiva sobre o livro. Mas, achei muito interessante esses detalhes sobre essas duas cidades que sou extremamente apaixonada. Acho que ficaria super enraivecida com o Gus também, parece ser um personagem muito antipático.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas ouço muita gente falando muito bem desse lançamento. Eu gostei bastante da premissa dele na resenha e se eu tiver a oportunidade certamente lerei.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo