Título: Em um bosque muito escuro
Autora: Ruth Ware
Tradução: Alyda Sauer
Número de páginas: 288
Editora: Rocco
A britânica Ruth Ware alcançou as listas dos mais vendidos do The New York Times, USA Today e Los Angeles Times com este surpreendente romance de estreia que chega ao Brasil pela coleção de suspense Luz Negra. Em um bosque muito escuro é narrado por uma escritora reclusa que aceita o convite para a despedida de solteira de uma amiga de escola com a qual não tinha contato há anos. Quarenta e oito horas depois de chegar ao local da festa, uma casa de campo isolada, ela desperta numa cama de hospital, com a devastadora certeza de que alguém está morto. E mais do que tentar lembrar o que aconteceu no fatídico fim de semana, precisa descobrir o que fez. Com uma atmosfera inquietante, em que segredos do passado são revelados aos poucos e as relações se constroem pelo entrelaçamento de admiração, carinho, inveja e ressentimentos, Ruth Ware entrega um thriller arrebatador, que não à toa a colocou entre os principais nomes do novo suspense feminino, como Paula Hawkins e Gillian Flynn. Em um bosque muito escuro será adaptado para o cinema por Reese Whiterspoon.
Recebi esse livro de surpresa na sexta-feira passada. Junto com ele, veio um véu daqueles usados em despedidas de solteira todo sujo de sangue (sangue de mentirinha, obviamente)… Imaginem a situação da pessoa mais medrosa e aversa a sangue do mundo pensando se teria coragem de ler. Mas eu estava corajosa no dia e decidi que leria logo, antes que o colocasse indefinidamente no fim da fila. Claro que esperei a manhã do dia seguinte para começar, não estava corajosa a ponto de me arriscar com o enredo à noite. E acabei me surpreendendo bastante.
Vocês não têm ideia de como fiquei tensa no início da leitura. O livro é narrado por Nora, uma escritora de 26 anos que mora sozinha em Londres, que é convidada pela dama de honra de sua ex-melhor amiga, que não vê há dez anos, para sua despedida de solteira. O que é estranho não só por terem perdido completamente o contato, mas também por ela não ter sido convidada para o casamento. Mas a curiosidade fala mais alto e Nora aceita o convite, sem saber que teria um final de semana inesquecível - mas não de um jeito bom.
A narrativa é em primeira pessoa e nos mostra Nora no presente, em um hospital, onde chega coberta de sangue e com a certeza de que alguém está morto, apesar de não se lembrar de grande parte dos acontecimentos; ao mesmo tempo que retroage para antes e durante a despedida de solteira, que não foi planejada do modo tradicional e sim como um final de semana inteiro em uma casa com paredes de vidro no meio de um bosque aparentemente deserto e muito, muito escuro, em que celulares não funcionam.
É tipo o cenário perfeito para um filme de terror, certo? Se alguém me fizesse um convite desses eu com certeza recusaria, mas claro que Nora só descobre todos esses detalhes ao chegar no local. Fiquei muito nervosa enquanto lia, afinal, sabia que algo terrível aconteceria e no começo não sabia nem com quem.
A autora, a propósito, conseguiu me deixar extremamente confusa, não consegui juntar as peças para suspeitar de ninguém de verdade, mas claro que as peças estavam lá, eu só precisava ser uma leitora mais atenta. Apenas um detalhe que deixei passar era o suficiente para ter desvendado o crime. Amo quando tenho uma experiência desse tipo, quando não descubro o que aconteceu mas depois percebo que foi tudo muito bem construído e esclarecido.
A narrativa é muito ágil, e adorei isso. Eu ficava entre o medo de descobrir o que tinha acontecido e a vontade de saber todos os detalhes, porque a história é viciante e era difícil demais fazer alguma pausa na leitura. E não, não tem muito sangue durante a narrativa. O desfecho é mais difícil de encarar pelo fato de mostrar que é assustador o que seres humanos são capazes de fazer. Eu poderia dizer mais, mas prefiro evitar para não correr o risco de dar uma pista mesmo sem querer. Só sei que gostei bastante da leitura e recomendo.
Ola Ju
ResponderExcluirEsse titulo vai ser a minha próxima leitura. Nao estava esperando ler ele por agora, mas estou curiosa quanto a premissa e a divulgação da editora me deixou bem intrigada, preciso confessar. Muito curiosa também sobre as dicas a respeito do crime e de todos os elementos trabalhados pela autora. Espero curtir a leitura também.
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Oiii
ResponderExcluirNossa fiquei muito interessada no livro. Quando vi o título e a capa achei que não seria tão interessante assim, mas vejo que você aprovou a leitura, mesmo com medo dela, hahaha
Vou colocar na lista!
Achei engraçado que o "começo" do livro é bem parecido com o de "A garota mais fria de Coldtown".
http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/
Oiii! Fiquei extremamente curiosa sobre o livro só de ler sua resenha. Amooo obras que conseguem me deixar tão louca para saber o final, mas ainda assim quando ele chega, o autor surpreende e te mostra que as pistas estavam ali o tempo todo. Adorei a indicação. Beijos.
ResponderExcluirthehouseofstorie.blogspot.com.br
Kkkkk você é corajosa. Se fosse eu recebendo esse lenço aí eu sairia correndo e nap pegaria no livro nunca mais na vida kkkkkk passaria pra outra pessoa e sairia gritando para as colinas kkkk Mas que bom que você foi corajosa e leu porque adorei suas considerações mesmo não pegando a dica pra ler. Beijos
ResponderExcluirNossa, eu fiquei muito curiosa pra ler desde que a Rocco anunciou, e depois da sua resenha fiquei mais ainda!
ResponderExcluirAdorei saber que o livro já começa deixando o leitor tenso e que é uma narrativa ágil, acho essencial nesse tipo de livro.
Espero poder conferir em breve!
Virando Amor
Oiee ^^
ResponderExcluirEu também prefiro ler livros macabros durante o dia...hehe' apesar que, à noite eu fico lembrando de algumas cenas e demoro para dormir do mesmo jeito *-* O livro parece ser muito tenso e macabro, mas eu gostei kkkk' eu também gosto quando não consigo descobrir ou sequer imaginar o que vai acontecer, e o autor me surpreende. Fico feliz em saber que gostou :)
MilkMilks ♥
Milkshake de Palavras
Oi Ju! Nossa, também tenho medo de sangue e receber o livro com um lenço assim, acho que cairia para trás! Também sou medrosa, mas fiquei curiosa para ler esse livro! Esse mistério que a autora coloca na história deve ser agoniante! Beijos!
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirFiquei muito interessada em saber o que aconteceu... rsrs amo esses livros de suspense que instiga a nossa imaginação; Já coloquei na lista de próximas compras. rsrs
Aaa, a capa do livro é uma graça <3
Parabéns.
Olá, nossa mulher, fiquei muito curiosa sobre esse livro! Não o conhecia, mas já anotei a dica aqui na minha lista de desejados.
ResponderExcluirSua resenha está bem direta e não falta nenhuma informação importante para que o leitor fique curioso com o livro.
Um beijo.
Olá Ju,
ResponderExcluirAcho que se eu recebesse um pacote desse jeito me sentiria ameaçada, sério hahah
Considerando que você é medrosa, você ter arriscado na leitura foi muita coragem. Acho que entendo seu medo de ler o livro e querer saberm avidamente, o que acontece e fico feliz que você tenha gostado.
Achei muito legal saber que o livro é cheio de pistas e que deixar uma passar pode resultar na não resolução do crime.
Vou super anotar essa dica, pois quero muito saber o que aconteceu.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a premissa da obra! É a primeira vez que ouço falar do livro e agora estou super curiosa sobre como teria ocorrido o assassinato, com quem e o porquê. Acho muito intrigante quando os protagonistas estão com amnésia e deve ter sido assustador para Nora perceber que estava no hospital daquela maneira. Também gosto quando os autores colocam pistas para desvendarmos os mistérios, mas de modo que fiquem bem escondidas e nos surpreenda no fim. Adorei a sua resenha e agora estou super curiosa para ler!
Beijos! ♥
Olá amore,
ResponderExcluirA Rocco é sempre um espetáculo não é... e esse livro não parece ser diferente... Ai que diferente essa ideia do véu cheio de sangue... mais confesso que também ficaria com medo.
Nossa fiquei mega curiosa aqui pra ler esse livro... sua resenha está uma delícia de ser lida.
Beijokas!
www.facesdeumacapa.com.br
Quero ler... adorei o enredo, adorei a resenha e tb o fato de tudo estar bem amarrado. É sério esse lance do véu com sangue? Que terrível! O booktrailer é perfeito e assustador.
ResponderExcluir*☆* Atraentemente *☆*
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirTambém sou do time avessa a sangue, mas, fiquei super curiosa em relação a essa obra primeiro, por você não ter descoberto o final antes que o mesmo chegasse. Super valorizo isso em suspenses. Outro ponto que chamou minha atenção foi a maneira como a leitura te prendeu, então, sugestão mais que anotada. Mal vejo a hora de poder conferir a obra.
Beijos!!
Oi, Ju
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e posso te dizer que fiquei bem interessada, viu? Se eu recebesse esse véu ensanguentado eu também ficaria meio cabreira! Hahaha
Agora estou curiosa para saber o que aconteceu! Vou colocar no skoob para não esquecer dele!
Beijo
Oi Ju, me desculpe, estou aqui rindo de você com o véu ensanguentado nas mãos. Logo você!!!! E sim, você foi corajosa minha amiga, pois de início achei que você não leria. Também gosto quando não descubro o rumo das coisas, mas o autor sabiamente me mostra tudo certinho e bem feito. Vou anotar sua dica.
ResponderExcluirBjs!
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAdoro narrações em primeira pessoa, principalmente com livros com cenas misteriosas e cheias de suspense. Fiquei imaginando esse final, e como a autora trabalhou com o que o ser humano é capaz de fazer. A autora foi perspicaz em deixar o leitor confuso e não dar pistas diretas para desvendar o mistério, isso faz com que quem está lendo não solte o livro tão cedo.
Olá =) Muito bom receber livros de surpresas. Também não sou fã de sangue, recebe isso desse jeito deixa uma dúvida mesmo de ler ou não. haha' Que bom que se surpreendeu. Bom saber que não tem muito sangue no livro. Não conhecia a obra, mas a sua resenha além de me apresentar me deixou interessada no livro. Dica anotada. Beijos'
ResponderExcluirAdoro livros em que não descobrimos nada, mas ficamos tentando muito e sempre nos enganamos! Quando sou enganada e vejo que estava apostando errado, sinto que desfrutei de um bom livro. Esse não estava na lista, mas agora já coloquei lá! Adorei a premissa, o suspense e o ritmo que a história parece ter. Valeu pela dica!
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirHaha... Menina você é muito corajosa, porque eu até assisto filme de terror, mas livro no qual sempre tudo é mais detalhado e tudo mais... Sem a menor chance. haha
A sinopse até chamou minha atenção e sua resenha ficou maravilhosa, todavia, não é realmente um tipo de leitura que me agrada. rs
Cantinho da Bruna
Simplesmente amo livros de suspense! Nossa, do jeito que você conta tenho certeza que também ficarei super tensa com a leitura. Vou ter que terminar o livro no mesmo dia, pois costumo ter pesadelos quando leio livros assim.
ResponderExcluirA capa, a propósito, é linda! Já compraria só de olhar para o livro.
Amei sua resenha. Está muito bem escrita.
Beijos.
www.salaliteraria.com.br
Oiii.Tudo bem?
ResponderExcluirAinda não tinha visto esse livro, mas já gostei super da premissa. Se eu tiver a oportunidade com certeza lerei.
Adorei o post, Parabéns.
Abraços Mary.
Leituras da Mary
Oii! Tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que não curto muito esse tipo de leitura, sou medrosa mesmo. Mas ao mesmo tempo fiquei curiosa pra saber o que aconteceu nesse fatídico fim de semana. No momento estou com uma lista imensa de livros para ler, mas quem sabe quando a lista reduzir eu não adicione esse? Haha
Beijos
Oi Juju, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirOMG!!! Deve ter sido o máximo receber esse kit, eu ficaria no clima da história, como se eu estivesse recebendo evidências de um crime, não é empolgante??? Eu adoro isso, nós abrimos o livro, sabemos que tem um crime ali, e entramos com a consciência de que vai acontecer a qualquer momento com alguém, nós dá aquele friozinho na barriga de medo!!! Eu geralmente desconfio de qualquer coisa, mas adoro quando não enxergo as pistas verdadeiras e no final sou surpreendida. Estou louca de vontade de descobrir quem é esse assassino, mas a minha curiosidade mesmo, é o motivo de ela ter sido convidada. Amei sua resenha, e não vejo a hora de ler. P.S.: Juju, eu também não aceitaria ir para essa casa não, risos....
beijinhos.
cila.
Olá.
ResponderExcluirAi que inveja. Aposto que o kit foi maravilhoso. Eu não conhecia esse livro, mas achei super interessante a premissa da história. Parece ser bem empolgante mesmo. Já até adc a minha lista de desejados. Aliás, fico feliz q vc tenha gostado do livro e que a leitura tenha sido prazerosa. Pelo jeito a história é bem desenvolvida e imprevisível, né? Amei suas considerações.
Beijos,
Respire Literatura
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirSó pelo nome é capa do livro eu já tinha ficado bem curiosa mas depois de ler sua resenha tenho certeza que preciso ler esse livro para ontem. O enredo parece mesmo bem um filme de terror e nossa eu já acharia muito suspeito ser convidada para uma despedida de solteira de uma pessoa que não tenho contato há anos agora imagine juntar isso com oo lugar da festa? Nossa assustador.
Preciso muito saber o que aconteceu nesse lugar!
Bjs