Título: Meio Rei
Autor: Joe Abercrombie
Tradução: Alves Calado
Livro #1 da trilogia Mar Despedaçado
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 288
Ganhador do prêmio Locus, Meio rei foi considerado, em 2014, uma das 5 melhores obras de fantasia pelo The Washington Post e um dos 10 melhores livros para jovens pela Time. "Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro". Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem. Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava. Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo. Joe Abercrombie nos apresenta um protagonista surpreendente, numa história de percalços e amadurecimento que abre a trilogia Mar Despedaçado.
Yarvi sempre se considerou inferior. É um príncipe, o filho mais novo de um rei, mas nasceu com um defeito: faltam dedos em sua mão esquerda, que é uma espécie de cotoco. Cresceu sabendo que seu irmão herdaria o trono e realmente nunca se chateou com isso. Muito pelo contrário.
O garoto se dedicou a um outro caminho, tornou-se aprendiz da Ministra do reino e estudou por anos para prestar uma prova que o faria "trocar de família": deixaria de pertencer à Família Real e se tornaria parte da "família" do Ministério, em que o título que os aprendizes aprovados na prova passam a usar é o de irmão ou irmã, e o que os Ministros que estão exercendo seu cargo oficialmente em um reino ostentam é o de Pai ou Mãe.
Entrando para o Ministério, abre-se mão de qualquer herança ou direito de nascença. A vida passa a ser dedicada a aconselhar reis e a curar. É um longo processo de formação, em que os aprendizes aprendem várias línguas, passam a conhecer as propriedades de todas as plantas a seu alcance, são treinados em diplomacia... Yarvi nunca imaginou que precisaria exercitar essas habilidades tão cedo.
Quando seu pai e seu irmão são assassinados pelo governante de um reino vizinho, o garoto se vê em uma situação completamente inesperada: se torna rei instantaneamente e precisa partir o mais rápido possível para vingar a morte de seus familiares. Precisa aceitar que não terá a vida que planejou e se adequar ao novo papel que deve desempenhar. Só que logo descobre que sua jornada será muito mais complicada do que poderia prever.
Isso é só o comecinho do livro, e não quero contar mais para não estragar nenhuma surpresa. Me apaixonei pelo Yarvi desde a primeira página, ele é apenas um garoto que teve que encarar uma enorme responsabilidade mesmo que não a desejasse. As pessoas que estão a seu redor começam a traçar uma vida de que ele não tem a menor ideia de como escapar.
Um garoto completamente averso à violência, com habilidades quase nulas no campo de batalha, precisa enfrentar uma vida repleta dela, com muito sangue em seu caminho - felizmente meu estômago não tem nenhum problema com sangue quando ele vem de lutas. O Mar Despedaçado é circundado por vários reinos e por regiões praticamente desabitadas, e Yarvi acaba passando por praticamente todos esses lugares.
A narrativa do Joe Abercrombie é simplesmente extraordinária, o enredo se passa na época medieval e fui transportada imediatamente para ela. Os personagens são todos bem marcantes e humanos, além de muito complexos. A primeira reviravolta que aconteceu achei bem previsível, mas as demais me deixaram literalmente de boca aberta. Estou super curiosa para ler o próximo volume da trilogia, e apesar do primeiro capítulo ter sido disponibilizado no final do livro ele não me ajudou nem um pouquinho com a ansiedade.
Eu estou muito feliz em ver que esse livro está sendo bem comentado, porque fiquei com muita vontade de lê-lo. Tinha um pouco de receio porque não curti a outra trilogia do autor, mas essa parece ser melhor trabalhada e escrita. Adoro livros de fantasia e essa jornada parece ser repleta de aventuras. Gostei muito de tudo que você disse e espero poder ler em breve.
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura || Participe do top comentarista de julho e concorra aos livros O Amor nos Tempos de #Like e Em Algum Lugar nas Estrelas
Que resenha maravilhosa é essa? Fiquei com vontade de ler o livro, só pelo o que você descreveu. E não deve ter sido fácil para Yarvi, está a tempos treinando por algo, para fazer uma função que ele queria e do nada ter acontecido essa tragédia com sua família, e ainda vem de "brinde" uma responsabilidade muito alta, e além disso ele não estava preparado para o que vier. Enfim, fiquei bem curioso para saber mais sobre o personagem, e de como ele vai superar esses problemas. Isso é, se ele realmente conseguir.
ResponderExcluirLeitor Irônico
Olá Ju
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas fiquei interessada pela premissa e especialmente depois de ler seus comentários. Fiquei bem curiosa sobre a narrativa do autor e ainda mais pela ambientação e personagens
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Olá, quando eu vi esse livro nos lançamentos da editora eu até cheguei a ficar curiosa mas não dei muita bola. Lendo a sua resenha, eu vi que a trama é muito intrigante e que, provavelmente, me deixaria fascinada durante a leitura. Eu gostei muito de saber que a escrita é boa e que os personagens são marcantes.
ResponderExcluirOlá Ju,
ResponderExcluirAcho muito bacana quando temos um personagem averso à violência, mesmo quando teve que encarar grandes responsabilidades.
Uma das coisas que mais me agradaram nesse livro foi o fato de o protagonista ter uma espécie de defeito. Outro ponto que me agradou foi que ele nunca se importou com o fato de o irmão herdar o trono.
Enfim, a premissa super me agradou, já quero.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Desde que saiu a capa do livro eu fiquei bem ansioso para o ler, achei a premissa incrível. Porém, eu estou saturado de séries. Hoje em dia tudo que é autor parece só saber escrever livros com inúmeras sequências e spin offs, o que é um tanto quanto deprimente. Mas estou pensando em dar uma chance pro livro, ainda. Sua resenha me deixou com vontade de o ler, haha. Abraços.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu amo livros de fantasia e estou muito ansiosa para ler esse, pois aparentemente tem todos os itens necessários para me fazer gostar. Eu gosto de quando a obra parece tomar um caminho previsível e quando você menos espera tudo virou de cabeça para baixo e você já não sabe mais o que está acontecendo. Mal posso esperar para ler.
Beijos.
https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com
Parece ser um livro maravilhoso. Adoro fantasia, e essa premissa é excelente. O que mais me chamou a atenção no personagem Yarvi é a força moral que ele parece ter, necessária para superar as suas limitações físicas. Acredito que força de caráter seja mais importante para um rei do que força física. Adorei a dica!
ResponderExcluirTatiana
Oláa! Tudo bom? Eu não me interessei muito por esse livro quando vi ele nos lançamentos da editora, mas agora lendo sua resenha fiquei super empolgada! Apesar de não ser uma grande fã de fantasia épica sinto que iria gostar bastante dessa leitura! Dica anotadíssima!!
ResponderExcluirBeijos
http://umaleitoravoraz.blogspot.com/
Olá!! :)
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar deste livro num post de lançamentos e interessei-me, confesso, ainda mais depois de ler a tua resenhaa! :)
Ainda bem que gostaste!! Fico contente que tenhas adorado a narrativa e que tenhas sido assim transportada para esse enredo! :)
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Olá Ju!
ResponderExcluirGosto muito de livros de fantasia, e apesar de ter visto esse lançamento da Arqueiro, não tinha lido nada a respeito. Fiquei bem curiosa para conhecer a trama, pois ainda não li nenhum livro que se passa no período medieval. Só de saber que a narrativa do autor te transportou para a história, me deixou bem empolgada para a leitura.
Beijos.
Um Rascunho a Mais
É a segunda resenha desse livro que leio e ambas foram bem positivas. Achei a capa bem condizente com a história e o enredo em si muito bacana, intrigante. Reviravoltas inesperadas são o que mais nos agradam nesses livros! Espero poder ler em breve!
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, o livro pelo que li na sua resenha é melhor do que eu imaginava!
Não consigo nem imaginar como deva ser complicado para alguém tão jovem como o Yarvi ter que assumir tal responsabilidade, tão jovem. Fiquei bem curiosa para saber como essa história se desenrola!
Bjs
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca fui muito chegada em livros que se passem em épocas medievais, por isso acho que não iria gostar tanto assim da leitura, porém, como falou tão bem do livro, acho que seria bom dar uma chance, porque encheu a narrativa de elogios e eu particularmente, gosto de livro que me transportem para onde se passa a história, não custa nada tentar ler haha. Adorei sua resenha!
Beijos,
garotareading.blogspot.com.br
Oiii!!
ResponderExcluirEu não conhecia este livro. Gostei bastante dos detalhes que você deu na resenha.
Me lembrou da patrulha da noite de GOT, que você tem que abdicar de tudo para ingressar nela.
Adoro livros com reviravoltas. Coloquei na minha lista.
Beijos
Eu achei engraçado o personagem não gostar de lutas e tudo o mais. Deve ser um grande desafio no que ele acaba se metendo, né? Eu quero ler essa obra desde que lançou, mas ainda não comprei porque não sei quando terei tempo de ler... :(
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oi Ju! Nossa, imagina se tornar rei da noite pro dia e não se sentir à vontade com isso! Fiquei curiosa para saber mais da história, amo livros com enredo de reis, com guerra para defender o trono e reino, você me deixou curiosa para saber mais. Beijos!
ResponderExcluirOii.. Vi esse livro no face da Arqueiro e me interessei. Gosto muito desse gênero de aventura que se passa no período medieval. A sua foi a primeira resenha do livro que li e gostei bastante.
ResponderExcluirBeijos
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEstou morrendo de ódio de mim por não ter solicitado esse livro! Que burra que fui!!!!! Agora fico vendo essas resenhas lindas que super elogiam o livro e eu aqui chupando dedo, kkkkkk.
Eu fica imaginando que tipo de aventuras Yarvi encontra pelo seu caminho, e pior, como ele se adaptou à nova realidade e todas as concessões que teve que fazer para cumprir com suas "obrigações".
Bjs!
Oi Ju,
ResponderExcluirNo ano passado li um livro parecido com esse, mas a protagonista era mulher. Gosto de histórias medievais, castelos, reinos, principes e guerras! A história me parece bem bacana.
Beijokas
Oi Ju, essas fantasias atuais estão cada uma melhor que a outra, e que capa linda, a história parece realmente ter te conquistado, eu vou esperar suas próximas resenhas para decidir colocar na lista...ahhahaha
ResponderExcluirBeijos e parabéns pela resenha.