domingo, 5 de junho de 2016

[Resenha - Galera Record] A Profecia do Paladino

Postado por Ju às 19:00
Título: A Profecia do Paladino
Autor: Mark Frost
Livro #1 da série A Profecia do Paladino
Tradução: Glenda d'Oliveira
Editora: Galera Record
Número de páginas: 420

Uma nova série de aventura do autor de Quarteto Fantástico e co-criador da série Twin Peaks. Will West faz de tudo para não chamar a atenção. A pedido dos pais, ele se esforça para tirar notas medíocres e não se destacar. Mas quando sua escola o obriga a fazer uma prova de desempenho geral, ele acaba se esquecendo de errar algumas respostas. Seu resultado espetacular atrai o interesse de uma das escolas particulares mais exclusivas do país, que o procura para oferecer uma bolsa de estudos. No entanto, assim que recebe essa oferta, começa a ser seguido por homens misteriosos e sedãs pretos. Ao tentar escapar de perseguidores, seus pais desaparecem e Will acaba se matriculando às pressas no misterioso colégio. Chegando à sua nova escola, ele percebe possuir talentos físicos e mentais que beiram o impossível e descobre que suas habilidades estão conectadas a uma batalha milenar entre forças épicas.

Para as pessoas que, como eu, dificilmente leem sinopses, começo com uma explicação necessária: esse livro não tem nada de medieval. A armadura na capa e o título me fizeram ficar encantada por ele desde o início, mas é uma história que se passa no tempo atual. Não deixem seus olhos lhe enganarem: a armadura não é bem isso, não tem nada daquelas coisas enormes de metal, é feita de algo que adere bem ao corpo. E sim, temos paladinos e uma profecia no enredo, mas essa profecia não é esclarecida até o final do livro e a questão de quem seria ou não um paladino se mantém confusa até a última página.

Infelizmente, essa não é a única coisa confusa no enredo. Até mais ou menos o meio do livro, eu não conseguia entender basicamente nada do que estava acontecendo. Talvez tenha sido a intenção do autor, já que apesar da narrativa ser em terceira pessoa acompanhamos tudo pelo ponto de vista do protagonista, e ele não tem a menor ideia de porque coisas estranhas e assustadoras começaram a acontecer em sua vida. Mas, para mim, essa forma de narrativa não funcionou. Espero que os próximos livros da série esclareçam melhor as coisas.

Achei difícil acreditar em vários acontecimentos e não me envolvi de verdade com eles. Fora que o autor é roteirista de cinema e TV e, devido a isso, esperava encontrar um texto bem mais ágil e visual. A única coisa que encontrei que me deu uma pista de que ele era dessa área foi o fato de ter incluído merchandising no livro - para quem não sabe o que é isso, é o fato de fazer propaganda de uma marca específica colocando o produto como parte da história. No caso, o protagonista corre, e ganha um tênis que claro que era o que ele sempre sonhou ter.

Por falar na história, vamos a ela, já que senti a necessidade de começar essa resenha de outro jeito. Will West é um garoto de 15 anos que não tem nenhum amigo. Por algum motivo, sua família se muda a cada 18 meses, e isso não permite que ele forme laços em lugar algum. Na verdade, o garoto nem tenta fazer isso, já que sabe que terá que se despedir das pessoas em um curto espaço de tempo. Mas, mesmo assim, tem uma vida feliz. Tem ótimos pais que o criaram com muitas regras, mas regras que fazem sentido, e não desnecessárias. Regras que com certeza deram a ele condições de se virar caso um dia precisasse seguir a vida sozinho... o que ele não esperava que fosse acontecer tão cedo.

Numa manhã, o garoto percebe que está sendo seguido. Consegue despistar seu perseguidor, mas aquela não seria a única surpresa de seu dia. Uma mulher o procura na escola para dizer que ele se saiu impressionantemente bem em uma prova aplicada em todo o país, e lhe oferece uma bolsa integral para que estude em um colégio super exclusivo. A mãe de Will é chamada e tem uma reação muito estranha à notícia. Depois de mais alguns fatos, o garoto conclui que, apesar daquela mulher ser igual a sua mãe na aparência física, não parece ter nada dela por dentro.

Acaba dando um jeito de fugir de casa e se matricular na escola nova, que fica em outra parte do país, falsificando a assinatura dos pais. A partir desse momento, começa a investigar com a ajuda de uma pessoa improvável o que está acontecendo, ao mesmo tempo que percebe que ele tem, sim, habilidades especiais, e que seus pais sempre fizeram questão que não chamasse a atenção para si por algum motivo importante - que, infelizmente, Will não tem a menor ideia de qual seja. 

Mesmo não sendo a história que eu esperava, é uma premissa interessante. E claro que o livro não tem só pontos negativos. Os personagens são muito bem trabalhados. Tanto o protagonista quanto os personagens secundários, principalmente os amigos que Will acaba fazendo na escola nova. Achei um pouco estranho, aliás, que ele tenha feito isso tão rapidamente, mas depois entendi que o garoto nunca havia estado sozinho e, quando as pessoas se abriram com ele e se mostraram dispostas a ajudá-lo no que fosse necessário sem querer nada em troca, ele sentiu a necessidade de se abrir também - mas claro que só revelou as coisas aos poucos, e houve detalhes que precisou guardar apenas para si.

Vemos um enorme crescimento dele no decorrer do enredo. Todas as regras que memorizou e sempre procurou seguir o tornaram meio paranoico, o que foi algo bem útil para enfrentar tudo o que começou a surgir em sua vida e o ajudou a se manter preparado para as surpresas. Will pensa bem rápido, e não tem medo de se arriscar para fazer a coisa certa. No livro, temos aventura e fantasia, incluindo aí realidades paralelas, algo que sempre chama a minha atenção. A Profecia do Paladino realmente não me conquistou, mas não é porque não foi uma boa leitura para mim que não será para vocês. Aconselho que leiam para tirar suas próprias conclusões.

27 comentários:

  1. Oi ju, além de sermos quase xarás, temos isso em comum de evitar ler sinopses, realmente a primeira vista acharia se tratar de algo medieval, é triste quando livro ao invés de surpreender ele meio que decepciona, tomara que os próximos sejam melhores.
    Não sei se leria, fiquei curiosa, mas por ser série eu fico ressabiada.
    Mas adorei a sua resenha super sincera e muito bem escrita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Eu fiquei muito surpresa quando descobri que não era medieval, pois como jogadora de RPG e jogos de mmoRPG, paladino e armaduras sempre foram sinônimos da era medieval. É uma pena que seja confuso o enredo e que haja essa demora de ambientação. Gostei bastante da sua resenha, bem explicativa. Eu ainda quero ler o livro, mas agora to vacinada e já sei mais ou menos o que esperar. :D

    ResponderExcluir
  3. Eu já li esse livro e gostei muito do estilo da narrativa do autor e estou curiosa para conferir mais obras dele. Eu também não costumo ler as sinopses por isso me surpreendi bastante com o enredo. Bom, no meu caso eu não achei confusa a trama, mas é uma pena que para você a experiência não foi tão positiva e que não tenha lhe conquistado!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, eu leio sinopses, salvo de o livro é de um autor que eu já amo muito, aí, nem me importo de cair na leitura sem uma preparação. Tudo no livro me levaria a crer que se tratava de algo medieval e eu acho que acabaria me decepcionando também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu também evito ler sinopses para não fazer um pré-julgamento da obra. Que chato que a trama é confusa até o final da história, você fica lendo e não entende nada do que está acontecendo e chega em um momento que você perde a vontade. Mas que bom que você conseguiu terminar e gostou do livro.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu imaginava que a ambientação do livro era bem parecida com os jogos de RPG, que pena! Porém, mesmo assim achei a premissa do livro bem interessante e fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre a profecia e a escola que Will começa a frequentar. Vou acrescentar esse livro a minha lista de leitura futuras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju,
    Que pena que o livro não tenha te conquistado. Pela capa e título, imaginamos que é uma história medieval, mas acho que não tem nada de medieval nela, hein?
    Confesso que achei a premissa desse livro bem interessante e fiquei curiosa para saber como algumas coisas acontecem, apesar de ter a impressão de que não vou curtir. Não gosto de histórias confusas :(
    Sua resenha está incrível.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi, também não gosto de ler sinopses, mas imagino o livro pela capa. Achei legal você comentar sobre, para evitar maiores expectativas. Justamente pela capa estava em minha lista de compras, mas talvez eu espere um pouco. Gosto de livros que mostrem o crescimento dos personagens, mas também gosto de ver as coisas se resolvendo. Sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju... seu aviso inicial foi bem pertinente... porque a capa já dá sinal de algo medieval rs...não curto muito esse tipo de leitura e é uma pena que as coisas não tenham acontecido da maneira que imaginava a leitura... mas o lado bom, foi que a leitura, mesmo não te conquistando, foi boa... não foi perca de tempo... O que eu curti foi a parte do crescimento do personagem... é muito bom quando isso é bem desenvolvido na história... enche os olhos do leitor... Xero!!

    ResponderExcluir
  10. Oieee Ju! Olha, eu até leio sinopses, mas só quando é um livro que me interessa muito ou quando a capa me interessa. Nesse caso, se não fosse pelo seu esclarecimento eu morreria achando que se tratava de um livro medieval. Confesso que não achei a história original, me lembrou inclusive o livro não pare! a parte do segredo que a família esconde e da parte das mudanças constantes. O fato de você também ter achado confuso afasta ainda mais a possibilidade de eu pegar o livro pra ler um dia, mas quem sabe né? Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Entendo a sua frustração. Eu não tenho muito costume de ler sinopses e em alguns momentos vou muito pela capa e acaba acontecendo esse tipo de coisa. Conconrdo com você quando disse que só porque você não gostou não significa que eu vou gostar. Mas infelizmente não me interessei muito pela trama e o fato de eu esperar algo confuso não ajuda muito.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. OI!!

    Antes de comentar o enredo, não recordo de ter lido um livro em que a narrativa vai merchandising para outras marcas. Enfim, as criticas não conseguiram me fazer imaginar lendo esse livro, e pela capa também achei ser um livro medieval, o que é uma lástima não ser. Não acho que entraria nessa estória e nem me vejo lendo. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    Não tenho muito costume de ler sinopses também, pois, elas costumam trazer spoilers e isso é deprimente!
    Essa leitura realmente não me atrai e espero que sua próxima leitura seja menos frustante.
    Gostei da sinceridade.
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Já caí em cilada muitas vezes por não ler a sinopse e julgar o livro somente pela capa. A sua resenha está ótima, gostei principalmente dos motivos pelos quais você não se identificou com a leitura. Gostei de saber que o Will mostra um amadurecimento ao longo da trama, alguns protagonistas de quinze anos nos irritam por causa da imaturidade típica da idade. Enfim, darei uma chance ao livro para saber se vou me conectar com a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Como assim esse livro não é medieval?! rs Nossa, tinha uma visão totalmente diferente dessa história. Uma pena que o começo seja confuso demais e que a leitura não seja tão fluida e visual como você esperava. Mas que bom que pelo menos nem tudo foi ruim e que o amadurecimento do personagem é um ponto positivo! Gostei muito da sua resenha e no momento passo esse livro.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  16. Quem disse que não deve se julgar um livro pela capa, não viu a capa desse, hahahah.
    Não tenho o hábito de ler sinopses também, costumo a confiar em indicações às cegas ou em resenhas, mas também por indicação de alguém.
    Não gostei desse livro só de saber que ele não medieval. GENTE, mas e a armadura? Que crime contra minha alma apaixonada por fantasia medieval! Hahahah.
    Belo post, de qualquer modo. Você escreve muito bem.
    Beijos.
    @Laymach_

    ResponderExcluir
  17. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Assim que o livro foi lançado, eu me apaixonei pela capa, tem a mesma qualidade das capas dos livros da Editora Verus e imediatamente o coloquei na lista. E o enredo é muito bom, já pensou, uma mulher se passando por sua mãe? Uma escola estranha? Ele ter que fugir para escapar sem saber de quem? E acredito ter que fazer isso bem rápido para não ser capturado? OMG!!! Dava tudo para ser um livro eletrizante. Que pena. Como sempre, gostei muito da sua sinceridade, sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ola, tudo bem??
    Confesso que quero ler apenas pela capa, mas foi bom ler sua resenha e saber que não se passa nos tempos medievais e sim atualmente, mas acho que vou dar uma chance para ele, pena que pelo jeito parece ser um pouco confuso, quem sabe nos próximos livros tudo seja esclarecido e colocado em seu lugar.
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ju!
    Eu acho que não pegaria para ler esse livro pela capa justamente por achar que tem um enredo medieval, e eu não sou fã. Depois que você esclareceu essa parte até li a resenha com mais interesse, e de fato fiquei curiosa com este livro. Acho legal livros onde jovens acabam fazendo coisas diferentes do que são esperados deles; mas acho que nunca cheguei a ver um personagem que tenha ficado paranoico com alguma coisa.
    Uma pena que o livro não tenha te agradado taanto quanto você gostaria, mas quem sabe com os próximos volumes você curta mais.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  20. Nossa eu to meio chocada... pensa em um livro que me enganou totalmente hahaha
    Adorei a sua resenha e acho que esse livro não faz muito o meu estilo, infelizmente.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Olá. Esse universo de fantasia e realidades paralelas realmente não me atrai e se o livro foi um desafio para você, acredito que não seja mesmo o meu estilo. Que bom que o personagem amadureceu durante a leitura e que os personagens são bem desenvolvidos. Acho que realmente era desnecessária a propaganda no meio da história. Parabéns pela sinceridade na resenha.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Vi o e-book desse livro em promoção na Amazon e quase pensei em comprar pois achei que fosse medieval, e agora depois de terminar a resenha, vejo que fiz bem em não tê-lo adquirido. Mesmo que o enredo tenha um chamariz legal, fiquei bem confusa com a história, mas pelo que foi descrito na resenha, já podemos ver que o enredo será bem complicado de entender, talvez o autor não soube se expressar ou realmente era essa a intenção. Bem, não sei se lerei, talvez mais para frente, mas infelizmente no momento não fiquei interessada. Uma pena que o livro não tenha sido uma leitura tão incrível, mas mesmo com os pontos negativos citados, A Profecia do Paladino tem aspectos legais. Essa capa e título enganam mesmo o leitor, pois quem bate o olho pensa que é bem medieval. Enfim, mesmo que o livro não tenha me interessado, gostei de poder conhecer um pouco dele pela resenha. :D

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  23. Oiii Ju, tudo bem?
    Por mais que eu tenha gostado muito da sua resenha, o livro não despertou muito meu interesse, então pularei a dica. Não costuma ser muito meu gênero.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Eu jurava que era uma história medieval, realmente. hahaha Que droga! Que pena saber que a obra não atendeu suas expectativas, agora já sei que preciso ler sem esperar muito. Gostei da resenha foi bem objetiva e mostrou bem tanto os pontos positivos, quanto negativos.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Ju!
    Queria entender a relação da capa, do nome paladino com a história do livro. Mesmo lendo seu resumo, sinceramente achei meio nada a ver. E o livro engana, essa capa com esse título nos faz pensar em livros medievais, eu qeu não leio sinopse, ia quebrar a cara. Uma pena o livro ser tão confuso, já que é pra ser assim e ser narrado pela visão do protagonista, que fosse em primeira pessoa de uma vez né.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    To vendo que essa capa enganou todo mundo e a mim também hahah.
    Sinceramente, essa história não me atraiu ainda mais que se mostrou uma narrativa confusa. Eu corro de livros assim kkk.
    Gostei da sua resenha, apresentou bem as características e sua opinião sobre a história.
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Olá, esse não é meu gênero preferido, mas acredito que seja uma boa leitura, gostei da premissa e sua resenha ficou muito boa.

    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo